Autor Tópico: Chaui: Crise aérea é invenção da mídia  (Lida 5258 vezes)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Chaui: Crise aérea é invenção da mídia
« Online: 01 de Agosto de 2007, 04:11:02 »
Chaui diz que mídia inventou a crise aérea
DA REDAÇÃO

A filósofa Marilena Chaui diz que a imprensa montou um cenário de "golpe de Estado" durante a cobertura do acidente com o avião da TAM em São Paulo."A grande mídia foi montando, primeiro, um cenário de guerra e, depois, de golpe de Estado", diz o texto "A invenção da Crise", publicado no site do jornalista Paulo Henrique Amorim.
Chaui diz que "a invenção da crise aérea simplesmente é mais um episódio do fato da mídia e certos setores oposicionistas não admitirem a legitimidade da reeleição de Lula".
Em 2006, ela usou expressão semelhante, ao dizer que o mensalão foi uma "construção fantasmagórica"" da mídia.
No novo texto, a filósofa critica os jornalistas por não darem a greves do INSS a mesma relevância das ações de controladores aéreos. "Mas pobre trabalhador nasceu para sofrer e morrer, não é? Já a classe média e a elite..."
Para ela, a imprensa levou a população a ter "cólera e indignação contra o governo Lula". "Esses sentimentos foram aumentados com a foto de Marco Aurélio Garcia e a repetição descontextualizada de frases de Guido Mantega, Marta Suplicy e Lula."
Chaui afirma que o jornalismo "produziu uma cronologia que faz coincidir os problemas do setor e o governo Lula". Sobre a reação do governo após o acidente, diz que foi "fraca e decepcionante, como no caso do mensalão".
Obs: Para assinantes

Alguém precisa salvar a Chaui de si mesma.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 04:32:22 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
Re: Chaui: Crise aérea é invenção da mídia
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2007, 07:06:27 »
A Chauí já tá ficando gagá. Ainda bem que ela não lê jornal (segundo ela mesma), senão toda semana sairia uma nota dessas.
Logo onde: no site do PTamborim...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2007, 09:15:33 »
Os atrasos dos vôos  e as pessoas dormindo em aeroportos, tentando embarcar, também deve ser invenção da mídia, nada disto existe. A crise entre os operadores de radar também é fabricado pela mídia...  ::)  :stunned:

Mesmo assim, viva a liberdade de expressão... sem ela, gente boçal não poderia dizer tanta merda em tão poucas palavras... é um preço pequeno a se pagar, nada preocupante... o que preocupa de fato são as pessoas que em nome de uma ideologia, são capazes de acreditar e fazer eco a tanta baboseira... ideologias emburrecem as pessoas.  :hihi:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:30:31 »
Contrariando os demais aqui, eu concordo com a Chauí, pois não há um setor onde não possa ser diagnosticado uma crise em nosso país. Num país com tantos problemas, falar com tanta ênfase do setor aéreo me parece um despropósito.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2007, 11:31:50 »
Isso prova que nossa democracia vai bem. Nem os ultra imbecis são impedidos de falar.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2007, 12:11:13 »
Contrariando os demais aqui, eu concordo com a Chauí, pois não há um setor onde não possa ser diagnosticado uma crise em nosso país. Num país com tantos problemas, falar com tanta ênfase do setor aéreo me parece um despropósito.

Isso não quer dizer que a crise tenha sido inventada, como ela afirma.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2007, 12:19:05 »

Se ela tinha alguma razão em dizer que existem outras tantas pendências a serem cobertas pela mídia, perdeu toda a razão em dizer que esta crise foi inventada.
Não esta mesma "filosofa" que disse em 2006 que o mensalão era uma obra fantasmagórica e também inventada pela mídia?

Sei... sei...

Nem comPeTência para criar desculpinhas escrotas esta boçal tem... VTNC!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2007, 12:29:02 »
O Lullalá  certa vez disse que a saúde pública no Brasil, beira a perfeição, como se a população que precisa de atendimento em hospital público não soubesse que marcar uma simples consulta leva meses...

Ao que parece, esse pessoal do PT mente tanto que  se criou uma fantasia em que eles próprios acreditam.

Tem conspiração da zelhithy qui qué u pudê,conspiração dos EUA, da maçonaria, dos Judeus, dos controladores de vôo, dos tucanos, dos empresários,da classe média,dos militares...

Todo mundo querendo mostrar o enriquecimento de mais de 400% do PT no governo Lulla, ou o propinoduto do Valério, ou as contas do Duda Mendonça em que ele admite que movimentou grana do PT no exterior, ou os dólares nas cuecas, ou gravações de ministros se relacionando com bicheiros, ou o superfaturamento da Infraero são mentirosos participando de uma conspiração contra o operário que gastou R$300.000,00 do dinheiro público em um barzinho para o Aeropinga 51...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2007, 12:42:04 »
Putaquepariu, viu, essa "elite" "intelectual" "pensante" dá nos nervos, haja engov para aguentar essa corja de pseudo-intelectuais boca-de-cu.

Chega uma hora que a paciência esgota...

« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 12:53:50 por Procedure »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2007, 12:45:46 »
Na boa... se um filho meu viesse e tentasse me aplicar uma estorinha tão estúpida quando esta, levaria, na hora, umas boas chineladas na bunda para aprender a não mentir jamais.

Me sinto ofendido quando uma pessoa tenta me tirar para bobo... dou mais crédito a quem me dizendo a verdade, mesmo que esta me contrarie, do quem me tira para otário com basófias tão levianas.

Catzo... isto me irrita... desculpem-me, pessoal.

Acabei de tomar meu suco de maracujá.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2007, 14:15:07 »

Mas a questão não é a Chaui ter dito que há crises em outros setores também, mas sim que a crise aérea é fruto da mídia. Que a imprensa não faz um trabalho exemplar na cobertura dos diversos acontecimentos não há dúvida, mas daí a dizer que 
Citação de: Marilena Chaui
"a invenção da crise aérea simplesmente é mais um episódio do fato da mídia e certos setores oposicionistas não admitirem a legitimidade da reeleição de Lula".
é ir longe demais.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2007, 14:40:30 »
O que eu penso é que o governo não é o único responsável pelas diversas crises existentes. Tem o setor privado, as empresas e a sociedade civil. E se a oposição tem o direito de ir longe demais em ver a culpa em tudo que acontece, quem apóia o governo tem o direito de não ver crise alguma.

E a crise da violência urbana? Morrem milhares de jovens diariamente, mas se isso não é crise, o setor aéreo também não é, pois as estatísticas devem estar melhores, mesmo proporcionalmente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2007, 17:40:09 »
E se a oposição tem o direito de ir longe demais em ver a culpa em tudo que acontece, quem apóia o governo tem o direito de não ver crise alguma.
A crise existe, independente de em quem se queira colocar a culpa.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Agosto de 2007, 18:09:46 »
O que eu penso é que o governo não é o único responsável pelas diversas crises existentes. Tem o setor privado, as empresas e a sociedade civil. E se a oposição tem o direito de ir longe demais em ver a culpa em tudo que acontece, quem apóia o governo tem o direito de não ver crise alguma.

E a crise da violência urbana? Morrem milhares de jovens diariamente, mas se isso não é crise, o setor aéreo também não é, pois as estatísticas devem estar melhores, mesmo proporcionalmente.
::)
É claro que o governo (ou seus defensores, como Chaui) tem o direito de ignorar a crise, como diversos governos anteriores antes dele fizeram com várias crises. Tem direito inclusive de acreditar em duendes, se quiser. Mas negar a existência da crise, por mais que queira o governo, não a apaga da existência (acho que você está levando aquele papo de fenômenos psi muito a sério...).
Responsáveis pela crise há muitos: as empresas aéreas, a iniciativa privada, culpe quem quiser. Isso não muda o fato de que o governo (não só esse, também os anteriores, mas no presente momento quem pode fazer algo é o atual) é responsável pela infraestrutura do setor aéreo e de que há uma crise nesse setor, que está ligada a questão de infraestrutura.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Agosto de 2007, 18:17:39 »
A Chauí merece: JESUIS TOMA CONTA!

Temma

• Visitante
« Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2007, 18:31:17 »
a "invenção" que ela se refere seria mais a tentar dar uma "cronologia" a essa falta de investimentos em  infraestrutura no setor. como ela disse:

b)definiu uma cronologia para a crise aérea dando-lhe um começo no acidente da GOL, quando se sabe que há mais de 15 anos o setor aéreo vem tendo problemas variados; em suma, produziu uma cronologia que faz coincidir os problemas do setor e o governo Lula;

mas é mais fácil cair matando a pau numa frase tira de seu contexto, apesar de muitos concordarem que:

- não é a única "crise" no Brasil

- não começou há 10 meses

- que a imprensa culpou peremptoriamente o governo por um acidente

parece que cada um se indigna com o que lhe convém.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2007, 18:46:06 »
Mas foi a 10 meses que esta crise foi exposta ao público em geral... e até agora, necas de pitibiriba... nada foi feito, nada, nothing, niente, rien, nichts...

É muita inércia... é muito "embromation"... "enrolation".

A culpa é do vizinho... a culpa é do mordomo... a culpa é do Batman... a culpa é da PQP!

Passaram-se 10 meses... só se discutindo de quem é a culpa.

Porra! Precisa mais o quê para começar a se mexer, caralho?!?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2007, 18:52:27 »
Para ela, a imprensa levou a população a ter "cólera e indignação contra o governo Lula". "Esses sentimentos foram aumentados com a foto de Marco Aurélio Garcia e a repetição descontextualizada de frases de Guido Mantega, Marta Suplicy e Lula."
Em que contexto não-humorístico pode ser menos indignante aquele "relaxa e goza"?

Tem que ser muito "Marilena Chaui" para falar tamanha merda de um modo tão pretensioso...
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 18:58:07 por Procedure »

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2007, 18:55:32 »
a "invenção" que ela se refere seria mais a tentar dar uma "cronologia" a essa falta de investimentos em  infraestrutura no setor. como ela disse:

b)definiu uma cronologia para a crise aérea dando-lhe um começo no acidente da GOL, quando se sabe que há mais de 15 anos o setor aéreo vem tendo problemas variados; em suma, produziu uma cronologia que faz coincidir os problemas do setor e o governo Lula;

mas é mais fácil cair matando a pau numa frase tira de seu contexto, apesar de muitos concordarem que:

Ainda assim, de dizer que a mídia está tentando isolar a crise aérea no governo Lula a dizer que a crise é uma invenção há uma grande diferença. Nem todos os problemas no setor coincidem com o atual governo, mas seu auge sim. Há uma crise, e não importa quando ela começou, é responsabilidade do governo em exercício fornecer soluções. Há dez meses a crise atingiu um pico e só agora, depois de um novo "maior acidente" é que se começaram a tomar medidas a respeito.

Se cada um se indigna com o que se convém, então Chaui é o maior exemplo disso: só se indigna com as abordagens na mídia, nunca com o que as provocou.  
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 18:57:44 por Thufir Hawat »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 01 de Agosto de 2007, 18:57:27 »

::)
É claro que o governo (ou seus defensores, como Chaui) tem o direito de ignorar a crise, como diversos governos anteriores antes dele fizeram com várias crises. Tem direito inclusive de acreditar em duendes, se quiser. Mas negar a existência da crise, por mais que queira o governo, não a apaga da existência (acho que você está levando aquele papo de fenômenos psi muito a sério...).
Eu sou cético quanto a crise, é possível que os dois acidentes em curto prazo sejam uma coincidência. Eu não sou obrigado a engolir algo devido a imprensa gostar de ficar embolada em alguns temas mesmo todos sabendo que depois é esquecido pela linda memória do povo brasileiro. Por quantas "crises" já não passamos? E a impressão que tenho é que os mortos em acidentes aéreos é insignificante proporcionalmente em relação a muitas outras mortes de diversas crises que o país possui.

E o qual a relação entre esse assunto e o fenômeno psi?

Responsáveis pela crise há muitos: as empresas aéreas, a iniciativa privada, culpe quem quiser. Isso não muda o fato de que o governo (não só esse, também os anteriores, mas no presente momento quem pode fazer algo é o atual) é responsável pela infraestrutura do setor aéreo e de que há uma crise nesse setor, que está ligada a questão de infraestrutura.

A crise real é essa, a política, e disso todos esquecem. O sistema aéreo vai ficar muito mais seguro do que já é, e o Brasil vai continuar violento e com muitas mortes como já acontece e já foi motivo de "crise" um tempo atrás.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Agosto de 2007, 19:33:56 »
É.... vá até um aeroporto e tente explicar isto para os passageiros que ficam horas esperando a liberação de embarque... explique isto aos controladores de vôo que operam, mesmo depois de 10 meses (tempo suficiente para fazer e gerar um ser humano... 10 meses), as mesmas sucatas pré-históricas sem que nenhuma palha tenha sido movida para reverter a situação.

10 meses... não existe outra explicação... a não ser descaso ou incompetência. 

Fala sério... tu ainda quer que eu acredite que a crise é só política?   |( :hein:

precisa mais quantas vidas???? 400??? 600???

Já pensou que ao invés de um terminal de cargas da TAM (meu irmão, se vivo fosse, poderia estar lá), poderia ser ali um condomínio residencial com milhares de vítimas?

É isto que falta?  :x
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 19:38:17 por Spitfire »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Agosto de 2007, 19:36:42 »
Para os petistas, a crise aérea só vai existir quando o governo Lullalá acabar e o PT voltar a ser oposição...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Agosto de 2007, 19:43:19 »
Eu sou cético quanto a crise, é possível que os dois acidentes em curto prazo sejam uma coincidência. Eu não sou obrigado a engolir algo devido a imprensa gostar de ficar embolada em alguns temas mesmo todos sabendo que depois é esquecido pela linda memória do povo brasileiro. Por quantas "crises" já não passamos? E a impressão que tenho é que os mortos em acidentes aéreos é insignificante proporcionalmente em relação a muitas outras mortes de diversas crises que o país possui.

E o qual a relação entre esse assunto e o fenômeno psi?
Mas ninguém aqui discutiu a questão dos dois acidente serem resultados da crise exclusivamente. A questão é que a crise existe.
Outras crises (violência, saúde pública, educação...) também existem, há mais tempo até. A imprensa dá mais ênfase à crise aérea do que a essas (pelo menos no momento, vale lembrar que um poiuco antes do Pan era só ligar a TV num Jornal pra ouvir falar do complexo do alemão), mas isso não apaga a crise. Nem vejo por quê a imprensa deveria ignorar a crise aérea por causa das outras, todas podem ser abordadas.
E mortos em acidentes aéreos são sim proporcionalmente menos do que em decorrência da violência ou da saúde pública. Isso é motivo para a imprensa ignorar a crise?

A crise real é essa, a política, e disso todos esquecem. O sistema aéreo vai ficar muito mais seguro do que já é, e o Brasil vai continuar violento e com muitas mortes como já acontece e já foi motivo de "crise" um tempo atrás.
Também acho que é isso que vai acontecer, mas não vejo por quê isso é culpa da imprensa.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #23 Online: 01 de Agosto de 2007, 19:46:12 »

tsc...tsc....
Antes do acidente da Gol os voos não atrasavam tanto... havia menos cancelamentos... os saguões do aeroporto não ficavam tão lotados com gente dormindo no chão...a crise aérea começou a 10 meses sim...e sabe porque?

Quando o avião da Gol colidiu com o Legacy...aquilo foi o máximo que os controladores podiam aguentar....antes eles apenas reclamavam da sobrecarga de trabalho e alertavam sobre a probabilidade de uma crise aérea SE o governo não fizesse nada.... o governo não fez nada...e os controladores pararam de controlar os aviões " nas coxas" como estavam fazendo antes do acidente da Gol e começaram a seguir o protocolo...agora imagine...menos aviões no céu...as empresas vendendo a mesma quantidade de passagens...o resultado foi o caos aéreo... e o governo tem culpa do acidente...dos dois...porque o governo é NEGLIGENTE... ignora os fatos...e o resultado é esse....dois acidentes em menos de um ano...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Temma

• Visitante
« Resposta #24 Online: 01 de Agosto de 2007, 19:54:39 »

Ainda assim, de dizer que a mídia está tentando isolar a crise aérea no governo Lula a dizer que a crise é uma invenção há uma grande diferença. Nem todos os problemas no setor coincidem com o atual governo, mas seu auge sim. Há uma crise, e não importa quando ela começou, é responsabilidade do governo em exercício fornecer soluções. Há dez meses a crise atingiu um pico e só agora, depois de um novo "maior acidente" é que se começaram a tomar medidas a respeito.

Se cada um se indigna com o que se convém, então Chaui é o maior exemplo disso: só se indigna com as abordagens na mídia, nunca com o que as provocou. 

mas se você ler o texto na íntegra, verá que ela não nega a crise.. faz algumas associações bizarras a "interesses neoliberais" mas reconhece os problemas. o "pico" da crise seria digamos a paralização dos controladores. e a própria deficiência do governo em lidar com esses. o que ela chama de invenção é "empacotar" esses problemas, juntando a falta de investimentos em infra-estrutura e dois acidentes e dizer: "essa é a crise aérea. todos os eventos são intimamente correlacionados, começou há dez meses."

http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=12724&sid=86d7008e853cd482dead242efdb999cc

dá uma olhada no texto integral

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!