Autor Tópico: Chaui: Crise aérea é invenção da mídia  (Lida 5259 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Chaui: Crise aérea é invenção da mídia
« Resposta #25 Online: 01 de Agosto de 2007, 20:29:32 »
É.... vá até um aeroporto e tente explicar isto para os passageiros que ficam horas esperando a liberação de embarque... explique isto aos controladores de vôo que operam, mesmo depois de 10 meses (tempo suficiente para fazer e gerar um ser humano... 10 meses), as mesmas sucatas pré-históricas sem que nenhuma palha tenha sido movida para reverter a situação.

10 meses... não existe outra explicação... a não ser descaso ou incompetência. 

Fala sério... tu ainda quer que eu acredite que a crise é só política?   |( :hein:

precisa mais quantas vidas???? 400??? 600???

Já pensou que ao invés de um terminal de cargas da TAM (meu irmão, se vivo fosse, poderia estar lá), poderia ser ali um condomínio residencial com milhares de vítimas?

É isto que falta?  :x
Filas não é motivo de espanto no Brasil. As filas do SUS são muito mais demoradas e podem causar mais danos a saúde das pessoas do que atrasarem seus compromissos. Quanto as mortes, pode ter sido fatalidade. Mesmo considerando as causas estruturais só acontecem avanços, isso quando acontecem,  com as tais crises. Quando não tem jeito mais de adiar algo daí sim é tomado providências. Não seria novidade agora. E mesmo assim a aviação continua sendo o transporte mais seguro existente. Não vejo razão para alarmismos.

Isso é motivo para a imprensa ignorar a crise?
Não penso que a imprensa deva ignorar a dificuldade atual do setor aéreo, mas é dado muita ênfase a algo que não tem tanta importância, pelo menos na minha opinião. Além disso, vejo a utilização política desse fato para ostentar as ideologias de opositores. As verdades proclamadas fazem mais sentido dentro de uma certa ideologia.

A crise real é essa, a política, e disso todos esquecem. O sistema aéreo vai ficar muito mais seguro do que já é, e o Brasil vai continuar violento e com muitas mortes como já acontece e já foi motivo de "crise" um tempo atrás.
Também acho que é isso que vai acontecer, mas não vejo por quê isso é culpa da imprensa.
E eu não vejo por quê a culpa é simplesmente do governo. Quem quer ver que veja, mas considero muito mais ideologia política do que preocupação com a atuação do governo atual.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #26 Online: 01 de Agosto de 2007, 21:14:57 »
tsc...tsc....
Antes do acidente da Gol os voos não atrasavam tanto... havia menos cancelamentos... os saguões do aeroporto não ficavam tão lotados com gente dormindo no chão...a crise aérea começou a 10 meses sim...e sabe porque?

Não tenha tanta certeza disso...

A imprensa dá ênfase ao que acha melhor para "informar". Por exemplo: o caso da mulher que jogou a filha em um saco de plástico preto, na lagoa da pampulha em BH, lembra?

Pois é,... depois a imprensa noticiou vários casos de mâes que deixaram seus filhos em lixeira, mato, na rua, etc...

Será que isso aconteceu apenas após o caso da pampulha? Não, sempre aconteceu, mas não se trasnformaram em notícia.

Na boa... esses casos dos aeroportos e da tragédia da TAM são formas de ocupar os noticiários com "marteladas" no Governo.

Não se vê a oposição reclamando da economia, inflação, deficit público, saúde, educação, etc... por que será?????

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 01 de Agosto de 2007, 21:46:28 »
É.... vá até um aeroporto e tente explicar isto para os passageiros que ficam horas esperando a liberação de embarque... explique isto aos controladores de vôo que operam, mesmo depois de 10 meses (tempo suficiente para fazer e gerar um ser humano... 10 meses), as mesmas sucatas pré-históricas sem que nenhuma palha tenha sido movida para reverter a situação.

10 meses... não existe outra explicação... a não ser descaso ou incompetência. 

Fala sério... tu ainda quer que eu acredite que a crise é só política?   |( :hein:

precisa mais quantas vidas???? 400??? 600???

Já pensou que ao invés de um terminal de cargas da TAM (meu irmão, se vivo fosse, poderia estar lá), poderia ser ali um condomínio residencial com milhares de vítimas?

É isto que falta?  :x
Filas não é motivo de espanto no Brasil. As filas do SUS são muito mais demoradas e podem causar mais danos a saúde das pessoas do que atrasarem seus compromissos. Quanto as mortes, pode ter sido fatalidade. Mesmo considerando as causas estruturais só acontecem avanços, isso quando acontecem,  com as tais crises. Quando não tem jeito mais de adiar algo daí sim é tomado providências. Não seria novidade agora. E mesmo assim a aviação continua sendo o transporte mais seguro existente. Não vejo razão para alarmismos.

Pois eu vejo... e muitas... gravíssimas, diga-se de passagem.

Quem lê pode pensar que assistência médica no Brasil é gratuita, um ato de benemerência do governo.... não! É pago! e muito bem pago, é bom salientar... tributos + CPMF (lembra-se da original destinação da CPMF? Pois é! Eu me lembro! E já não bastasse os tributos que recolho, ainda pago CPMF!).
Além do mais, existir filas intermináveis na saúde "pública" (que é o contribuinte quem na verdade paga!), é mais uma amostra como este governinho é mais do mesmo. Cobra tributos e impostos de primeiro mundo e retribuí com serviço de quarto mundo.

"Ah... mas este problema existe a não sei quantos anos!"... FODA-SE! Tenho que cobrar de quem? De governos passados que não fizeram e nem podem fazer mais nada atualmente? Tenho que cobrar é deste governo!

O atual governo não gosta de ser cobrado? FODA-SE também! Ninguém esta aqui para dar cafuné para vagabundo! Governos, principalmente no Brasil, funcionam mal e porcamente e ainda na base da porrada... então desce o cacete nesta corja de vagabundos!

Não há motivos para alarmismos???? COMO NÃO?!? Vamos esperar o quê então???? O que é preciso então (fiquei sem resposta... mas desconfio que não vou obtê-la mesmo, é sempre assim).

É por estas e outras que sou separatista... e muita gente pensa como eu no meu estado... não queremos estar mais atrelados e algemados a tamanha incapacidade e incompetência. Quem manter a unidade desta corja de vagabundos assentados em Brasília? MANTENHAM! Eu não! Estou farto! Chega!

Tá na hora de um bando de gaúchos saírem novamente do sul para chutar algumas bundas gordas e inúteis lá de cima! Inertes!

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Agosto de 2007, 21:47:17 »
Ora, não é preciso nem prestar atenção na imprensa para perceber que nos últimos meses a situação nos aeroportos piorou de maneira considerável...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #29 Online: 01 de Agosto de 2007, 22:07:12 »
31/07/2007 - 20h06
PT diz que imprensa manipula a sociedade com o acidente da TAM
da Folha Online

A Executiva Nacional do PT criticou nesta terça-feira a imprensa brasileira e os partidos da oposição ao dizer que ambos estão promovendo a manipulação da sociedade com o acidente com o Airbus-A320 da TAM.

Para o secretário de relações internacionais do partido, Valter Pomar, houve um "aproveitamento indevido" do acidente, que matou cerca de 200 pessoas no dia 17 de julho. "Existe uma tentativa da oposição de rearticular ataques ao governo", disse Pomar.

Para o partido, as vaias que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na cerimônia de abertura dos jogos Pan-Americanos-2007 é resultado de uma articulação dos partidos oposicionistas.

Questionado se estão fazendo um complô contra o PT ou o presidente Lula, Pomar afirmou: "Não, complô é secreto. Neste caso, é tudo às claras".

Segundo ele, a "grande imprensa" está abordando fatos importantes, como o acidente da TAM, de acordo com interesses da oposição.

No documento publicado hoje pela Executiva Nacional, o PT cita a palavra mídia nove vezes, sempre atrelando o setor à oposição.

O partido também aprovou nota de solidariedade a Marco Aurélio Garcia, o assessor especial da Presidência, flagrado fazendo gestos obscenos ao assistir uma reportagem sobre a responsabilidade da TAM no acidente há duas semanas.

"A forma como ele tem sido tratado pela grande mídia é desproporcional", disse o pernambucano Humberto Costa, ex-ministro da Saúde e membro da Executiva Nacional do PT.

O ex-ministro também comentou a crise aérea. Segundo ele, o país enfrenta problemas decorrentes de infra-estrutura e de gestão que serão sanados com as mudanças anunciadas pelo governo.

Sobre a abertura de capital da Infraero, Costa disse que o entendimento do PT é o mesmo do governo, da necessidade de "transparência total" nas contas da estatal.

Reunião

A Executiva Nacional do PT aprovou nesta terça-feira a resolução do partido que deverá ser debatida em seus congressos estaduais, de 3 a 5 de agosto.

O documento trata, principalmente, de como o PT deve se portar diante da oposição, que estaria se reorganizando tendo em vista as eleições municipais de 2008. "Fizemos um debate sobre os últimos 60 dias no país", disse Valter Pomar, secretário de relações internacionais do PT.

Na reunião, os dirigentes petistas discutiram também sobre as últimas aprovações de delegados regionais do partido. São mais de 1.000 delegados, mas por enquanto apenas 300 já foram eleitos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u316631.shtml

"Para o partido, as vaias que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na cerimônia de abertura dos jogos Pan-Americanos-2007 é resultado de uma articulação dos partidos oposicionistas."

Quando trata-se do Lula e do PT, tudo não passa de intriga da oposição e articulação da mídia burguesa...

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #30 Online: 01 de Agosto de 2007, 22:21:52 »
Já tinha lido o texto completo da Chauí  e a citação que abre o tópico seleciona alguns trechos e exclui outros o que  leva a uma leitura tendenciosa.
No início ela critíca a forma como a mídia apresentou o acidente , diz que a primeira chamada que ouviu na televisão dizia " Governo responsável pela morte de 200 pessoas" e após algum tempo , com o avançar da cobertura começaram a surgir os condicionais nas matérias ( é possível , talvez , é prematuro...) , daí faz uma crítica sobre como a notícia é divulgada já  levando a conclusões  antes de haver evidências que as embasem. Realmente a mídia  não cumpre o simples papel de informar mas muitas vezes de deformar os fatos , hoje com a divulgação do conteúdo das caixas pretas a possibilidade de falha mecânica está mais forte e o tom das críticas sobre as condições da pista diminuiram ( por sinal no texto a Chauí questiona como não se aventou com alguma ênfase a hipótese de falha da aeronave se a TAM tem um histórico importante de acidentes por falha mecânica).
Por outro lado se a crítica dela à manipulação midiática é correta , de te fabula narratur, o governo Lula faz uso da mesma manipulação em sua propaganda oficial e a Chauí ao lembrar que a crise no setor aéreo tem início desde há 15 anos esquece que destes o atual governo teve 4 para pelo menos tentar resolvê-lo seriamente mas ( como outras questões nacionais) nada fez.
Como sempre é bom ler o texto original ( e não uma versão editada) para poder criticar o que realmente foi dito
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 01 de Agosto de 2007, 22:34:56 »
Já tinha lido o texto completo da Chauí  e a citação que abre o tópico seleciona alguns trechos e exclui outros o que  leva a uma leitura tendenciosa.
No início ela critíca a forma como a mídia apresentou o acidente , diz que a primeira chamada que ouviu na televisão dizia " Governo responsável pela morte de 200 pessoas"

MENTIRA deslavada desta qualquer coisa!

As primeiras chamadas foram "Acidente aéreo em Congonhas com avião da TAM". Não se sabia nem daonde vinha o vôo e muito menos quantas pessoas estavam dentro do avião e muito menos ainda quantas estavam no posto e no prédio.

MENTIROSA! MENTIRA!

É uma canalha. PNC dela.

Quantas pessoas mais precisam morrer para que esta corja asquerosa comece a se coçar e fazer o que devia ser feito a muito tempo?
Até quando vamos ter que aturar esta corja de PNC ficar dando desculpinhas escrotas?

Foi pane do avião?!? A culpa é do governo!, não interessa! Quem é que deve fiscalizar as companhias aéreas? Os EUA???? Cuba??? A Tonga da Milonga do Cabuletê?

Foi culpa do piloto?!? Não interessa! A culpa é do governo! Eu, para dirigir um carro preciso fazer exames! E quem é que fiscaliza os exames dos pilotos?

Chega de ficar inventando desculpinhas esfarrapadas. Ou assumam-se ou assumam-se, não existe alternativas.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 22:41:12 por Spitfire »

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Agosto de 2007, 22:39:01 »

Li o texto completo, e os trechos destacados me parecem igualmente absurdos, mesmo inseridos naquele contexto.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #33 Online: 01 de Agosto de 2007, 23:02:10 »
tsc...tsc....
Antes do acidente da Gol os voos não atrasavam tanto... havia menos cancelamentos... os saguões do aeroporto não ficavam tão lotados com gente dormindo no chão...a crise aérea começou a 10 meses sim...e sabe porque?

Não tenha tanta certeza disso...

A imprensa dá ênfase ao que acha melhor para "informar". Por exemplo: o caso da mulher que jogou a filha em um saco de plástico preto, na lagoa da pampulha em BH, lembra?

Pois é,... depois a imprensa noticiou vários casos de mâes que deixaram seus filhos em lixeira, mato, na rua, etc...

Será que isso aconteceu apenas após o caso da pampulha? Não, sempre aconteceu, mas não se trasnformaram em notícia.

Na boa... esses casos dos aeroportos e da tragédia da TAM são formas de ocupar os noticiários com "marteladas" no Governo.

Não se vê a oposição reclamando da economia, inflação, deficit público, saúde, educação, etc... por que será?????

Eu viajava de avião...e os voos se atrasavam...eles atrasavam entre 20 minutos e uma hora....um ou outro era cancelado...mas vai no aeroporto pra ver quanto tempo um voo atrasa... e eu já expliquei umas 20 vezes o porque antes da tragédia da Gol os voos não atrasavam muito.... porque antes...os controladores cuidavam de 20 aviões ao mesmo tempo......e depois da tragédia da Gol eles começaram a seguir o protocolo...quer que eu repita de novo? ou entendeu?

mas por precaução vou repetir...antes os controladores cuidavam de 20 aviões ao mesmo tempo......e depois da tragédia da Gol eles começaram a seguir o protocolo...o que isso significa de fato? se eles reduziram o número de voos...e novos controladores não foram contratados pelo governo para compensar a diminuição de aviões que eles cuidam...isso significa mais atrasos...e mais cancelamentos..é matemática...se um controlador cuidava de 20 aviões e passou a cuidar de 10 significa uma queda de 50% de números de aviões que vão voar...se não for contratado outro controlador pra cuidar dos outros 10 aviões que sobraram...e o número de passageiros não caiu 50%....esse número só aumenta...mas como o governo finge que não vê isso...os voos continuam atrasando...e sendo cancelados....por isso o caos aéreo só começou com a queda do avião da Gol...entendeu?

E ao invéz do governo brincar de PAN e de Copa do mundo...eles que contratem mais controladores de voos....é simples.... e que a imprensa martele o governo até que ele tome uma atitude...porque em 10 meses de caos aéreo a única coisa que fizeram foi ficar no blá blá blá...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 02 de Agosto de 2007, 00:21:06 »
Desenha Fabi... desenha que é melhor.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #35 Online: 02 de Agosto de 2007, 00:56:24 »
mas se você ler o texto na íntegra, verá que ela não nega a crise.. faz algumas associações bizarras a "interesses neoliberais" mas reconhece os problemas. o "pico" da crise seria digamos a paralização dos controladores. e a própria deficiência do governo em lidar com esses. o que ela chama de invenção é "empacotar" esses problemas, juntando a falta de investimentos em infra-estrutura e dois acidentes e dizer: "essa é a crise aérea. todos os eventos são intimamente correlacionados, começou há dez meses."

http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=12724&sid=86d7008e853cd482dead242efdb999cc

dá uma olhada no texto integral

Valeu pelo Link, Temma. Acabei de ler o texto integral. Realmente ela não nega diretamente a crise, mas se refere a ela nos seguintes termos:
No plano político, a invenção da crise aérea simplesmente é mais um episódio do fato da mídia e certos setores oposicionistas não admitirem a legitimidade da reeleição de Lula
Como nenhuma das duas tentativas funcionou, esperou-se que a “crise aérea” fizesse o serviço
A “crise aérea” a partir da encenação espetacularizada da tragédia do acidente do avião da TAM é um caso exemplar de criação de “realidade”.
Por mais boa vontade que se tenha com o texto, ele acaba passando obliqüamente essa impressão de que Chaui está negando a crise aérea. Qual a necessidade da palavra invenção naquele primeiro trecho? Por que as aspas nos seguintes? O que ela quer dizer de fato com "caso de criação de realidade"?

Mas, apesar de a suposta alegação de que não há crise aérea (que não está explícita no texto) ter sido o que me motivou a iniciar o tópico, o texto inteiro revela algo ainda pior: assim como outros (da oposição e do governo), Chaui está meramente se aproveitando do acidente para fazer política. A mídia é golpista, o mensalão foi um ataque da direita contra o governo dos pobres, FHC foi pior... está tudo lá. Há menos texto lidando com o acidente ou a crise aérea do que com as acusações de que se tenta dar um golpe de estado.
Aliás, vale comentar: Enquanto critica a mídia por instigar o medo, divulgando informações pela metade (e não discordo dela - até aí), Chaui faz o mesmo, apresenta exageros interpretativos como verdade, procura jogar a culpa em outros para salvar a pele do governo atual, seguindo a mesma cartilha da grande mídia que demoniza. Quer saber: Chaui e a mídia se merecem.

« Última modificação: 02 de Agosto de 2007, 03:11:58 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #36 Online: 02 de Agosto de 2007, 03:09:40 »
Talvez as filas devessem ser motivo de espanto no Brasil, seja para pleitear benefícios sociais, seja para tomar avião, ônibus, metrô (Aliás, acabei de ler que foi decretada greve no metrô em São Paulo: Boa sorte aos foristas de sampa...).
Como você mesmo disse, só acontecem avanços no Brasil quando precedidos por crises (ou tragédias como a recente). E devemos nos conformar com isso? Aceitar este estado de coisas por quê também existem outros problemas, por quê essa atitude não é novidade? Que a aviação continua sendo mais segura do que o transporte rodoviário, não tenho dúvidas. Aliás, essa é outra área em que o governo (atual e anteriores) tem deixado a desejar, por isso mesmo, ambas as crises pedem solução.

Não penso que a imprensa deva ignorar a dificuldade atual do setor aéreo, mas é dado muita ênfase a algo que não tem tanta importância, pelo menos na minha opinião. Além disso, vejo a utilização política desse fato para ostentar as ideologias de opositores. As verdades proclamadas fazem mais sentido dentro de uma certa ideologia.
Antes de tudo, a importância da crise aérea é relativa, não é você quem a define. Provavelmente não lhe afeta, mas afeta a muitos outros. Garanto que esses a consideram importante. E mais, a utilização política da crise aérea não é exclusividade da oposição, o governo e seus partidários vêm tirando proveito dela também, como prova o texto de Chaui, tão carregado de ideologia quanto a gritaria da oposição.

A crise real é essa, a política, e disso todos esquecem. O sistema aéreo vai ficar muito mais seguro do que já é, e o Brasil vai continuar violento e com muitas mortes como já acontece e já foi motivo de "crise" um tempo atrás.
Também acho que é isso que vai acontecer, mas não vejo por quê isso é culpa da imprensa.
E eu não vejo por quê a culpa é simplesmente do governo. Quem quer ver que veja, mas considero muito mais ideologia política do que preocupação com a atuação do governo atual.
Não me sinto confortável em usar a palavra culpa, para discutir o papel do governo na crise aérea. Prefiro responsabilidade.
É claro que as empresas têm de responder. É claro que a crise não começou agora. Mas, quando Lula decidiu concorrer a presidência ele assumiu a responsabilidade por uma série de crises anteriores. E não se mostrou disposto a arcar com as conseqüências de assumí-la, pelo menos no primeiro mandato (o auge da crise aérea e a inércia do governo demonstram claramente). Pode-se lembrar, com razão, a inércia de FHC, Itamar e Collor o quanto se queira, mas isso não é cumprir o papel que cabe ao governo. Assim como não o é tentar se esquivar simplesmente acusando a imprensa de golpismo (além de ser repeteco das desculpas nos casos Waldomiro, mensalão, Bingos...), e atribuindo a crise aérea a ela. 
« Última modificação: 02 de Agosto de 2007, 03:13:00 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #37 Online: 02 de Agosto de 2007, 13:37:36 »
Talvez as filas devessem ser motivo de espanto no Brasil, seja para pleitear benefícios sociais, seja para tomar avião, ônibus, metrô (Aliás, acabei de ler que foi decretada greve no metrô em São Paulo: Boa sorte aos foristas de sampa...).
Como você mesmo disse, só acontecem avanços no Brasil quando precedidos por crises (ou tragédias como a recente). E devemos nos conformar com isso? Aceitar este estado de coisas por quê também existem outros problemas, por quê essa atitude não é novidade? Que a aviação continua sendo mais segura do que o transporte rodoviário, não tenho dúvidas. Aliás, essa é outra área em que o governo (atual e anteriores) tem deixado a desejar, por isso mesmo, ambas as crises pedem solução.
Considero que as filas, até pelo que foi exposto no tópico, estão ocorrendo devido a uma mudança na atitude dos controladores de vôo, que estão seguindo os métodos adequados de segurança ao invés de lidar de qualquer jeito com a situação apenas para garantir os vôos necessários para o faturamento das empresas. Sendo assim, apesar das filas demoradas, a segurança no ar ficou melhor.

O segundo acidente, pode ter sido influenciado pelo controlador em permitir o pouco na pista em condições de risco. Mas tudo ao meu ver tem influência da pressão das empresas e da demanda pelos serviços da aviação. Ninguém quer ousar interromper o "mérito" das companhias de oferecer serviços de "qualidade".

Antes de tudo, a importância da crise aérea é relativa, não é você quem a define. Provavelmente não lhe afeta, mas afeta a muitos outros. Garanto que esses a consideram importante. E mais, a utilização política da crise aérea não é exclusividade da oposição, o governo e seus partidários vêm tirando proveito dela também, como prova o texto de Chaui, tão carregado de ideologia quanto a gritaria da oposição.
Mesmos considerando os muitos que são afetados pela demora nas filas de avião, ainda é uma questão que passa bem longe dos alarmistas que questionam sobre as próximas mortes em acidentes aéreos. Estão ocorrendo mudanças de diversos vôos de Congonhas para Guarulhos. As ranhuras na pista estão sendo feitas.
O texto da Chaui pelo menos fez um contraponto aos absurdos que acabam por acontecer em determinadas críticas.

Não me sinto confortável em usar a palavra culpa, para discutir o papel do governo na crise aérea. Prefiro responsabilidade.
É claro que as empresas têm de responder. É claro que a crise não começou agora. Mas, quando Lula decidiu concorrer a presidência ele assumiu a responsabilidade por uma série de crises anteriores. E não se mostrou disposto a arcar com as conseqüências de assumí-la, pelo menos no primeiro mandato (o auge da crise aérea e a inércia do governo demonstram claramente). Pode-se lembrar, com razão, a inércia de FHC, Itamar e Collor o quanto se queira, mas isso não é cumprir o papel que cabe ao governo. Assim como não o é tentar se esquivar simplesmente acusando a imprensa de golpismo (além de ser repeteco das desculpas nos casos Waldomiro, mensalão, Bingos...), e atribuindo a crise aérea a ela. 

A imprensa está fazendo o seu papel e defendendo os seus interesses. E a caracterização de crise me parece ser de interesse da imprensa e da oposição. Já o governo sempre negou, e já fez isso anteriormente. Então falar de crise já é adotar uma postura, que é a mesma da mídia.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #38 Online: 02 de Agosto de 2007, 14:37:08 »
Considero que as filas, até pelo que foi exposto no tópico, estão ocorrendo devido a uma mudança na atitude dos controladores de vôo, que estão seguindo os métodos adequados de segurança ao invés de lidar de qualquer jeito com a situação apenas para garantir os vôos necessários para o faturamento das empresas. Sendo assim, apesar das filas demoradas, a segurança no ar ficou melhor.
A questão é que em outros países os controladores conseguem seguir os procedimentos de segurança sem gerar grandes filas, por que há investimento em pessoal qualificado, renovação de aparelhos e muito mais. Filas enormes só são necessárias para a segurança aqui em Pindorama. E o fato é que a crise não se deve apenas a questão dos controladores. Desde o acidente da Gol, percebeu-se que além destes serem em pequeno número e mal pagos, os equipamentos usados nos diversos Cindacta espalhados pelo Brasil estão mais que desatualizados, tendo sofrido panes ou desligamentos que só contribuíram para piorar o caos.

Mesmos considerando os muitos que são afetados pela demora nas filas de avião, ainda é uma questão que passa bem longe dos alarmistas que questionam sobre as próximas mortes em acidentes aéreos. Estão ocorrendo mudanças de diversos vôos de Congonhas para Guarulhos. As ranhuras na pista estão sendo feitas.
O texto da Chaui pelo menos fez um contraponto aos absurdos que acabam por acontecer em determinadas críticas.
Concordo com você que a imprensa vem sendo alarmista com respeito a crise.
Quanto às medidas (relocamento de vôos, grooving...), bem, já estava na hora. Se foi preciso que a imprensa chegasse a extremos para que o governo fizesse alguma coisa, a meu ver  o problema não é a mídia, mas o governo.
O texto da Chaui se utiliza dos mesmos expedientes que ela critica na mídia (exageros interpretativos, meias verdades) e é tão alarmista quanto essa ao taxar quaisquer críticas feitas ao governo de golpismo. Por isso falei: Chaui e a mídia se merecem.

A imprensa está fazendo o seu papel e defendendo os seus interesses. E a caracterização de crise me parece ser de interesse da imprensa e da oposição. Já o governo sempre negou, e já fez isso anteriormente. Então falar de crise já é adotar uma postura, que é a mesma da mídia.
É claro que o trabalho da mídia serve aos interesses da oposição. O que não significa que o governo não venha tirando proveito dele também (Marco Aurélio top top, comemorando a flaha mecânica não me deixa mentir). Seus partidários já cansaram de lembrar que essa comoção toda é mais uma tentativa de dar um golpe de estado (!?), que as elites são más e nunca aceitarão um metalúrgico (!?) na presidência, que o governo Lula é bonzinho e dos pobres... Manipulaçõ há dos dois lados. Governo e oposição também se merecem
E por favor, que falácia é essa de falar da crise é adotar a postura da mídia? A crise existe, é um fato, sua existência não está sujeita a opniões e posicionamentos. Falar dela não implica se alinhar a posicionamento algum, apenas discutir um acontecimento.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2007, 14:52:19 por Thufir Hawat »

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
  • “A verdade nunca perde em ser confirmada.”
« Resposta #39 Online: 02 de Agosto de 2007, 15:06:31 »
Mais sobre o acidente, menos sobre politica, um infográfico interessante:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/infografico/2007/08/01/ult3224u43.jhtm
Fabio Lecina Marin

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #40 Online: 02 de Agosto de 2007, 16:54:46 »
Alguns dados:

O governo foi avisado sobre as deficiências no controle de vôo, mas nada fez para remediar
a situação.

No final de 2006, mesmo depois de toda a crise dos controladores, a ANAC permitiu que as
empresas vendessem mais bilhetes do que o número de assentos em seus aviões. Isso causou
todas aquelas filas no período de festas de fim de ano.

O presidente tentou lidar com os controladores de forma inábil, quebrando a hierarquia militar e
enfurecendo os comandantes (não importa o mérito da questão, os controladores são militares
e devem respeitar a hierarquia).

A ANAC permitiu que as empresas aumentassem o número de voos que fazem escala em Congonhas.

Na semana anterior ao acidente, a revista Veja publicou uma reportagem na qual aponta o aeroporto
de Congonhas como a causa de boa parte do caos aéreo. Ela propõe a transferência de escalas para
Guarulhos, a transferência de aviões de pequeno porte para o Campo de Marte e a construção
imediata de um novo aeroporto em São Paulo.

O presidente levou três (3) dias para se pronunciar sobre o acidente. Isso demonstrou, se não foi
desinteresse, pelo menos falta de sensibilidade e inabilidade política. Pior: o presidente da ANAC
recebeu a ordem de Santos Dumont!

A diretoria da ANAC ganhou seu emprego na base da indicação política. Alguns deles são bastante
ligados às empresas aéreas. Isso é, francamente, um absurdo!

O governo tem sim responsabilidade. Quem parece estar conspirando contra o governo nessa questão
é o próprio governo. O que falta aos petistas do governo é coragem de assumir
seus erros. Para eles, tudo o que acontece de ruim é sempre uma "herança maldita", "conspiração da
mídia", ou "ações orquestradas". Eles deveriam deixar de ser covardes e assumirem sua
incompetência.
Votei no Lula em 2002, mas reconheço que ele tem se mostrado um tremendo
incompetente. Um político fraco, preguiçoso, que se deixa manipular por pessoas com mais
personalidade que ele, e que permitiu o aparelhamento do Estado pelo PT.

Ah, e como um certo jornalista uma vez disse (algo como): jornalismo de verdade é sempre de oposição.
Quem não está disposto a aceitar críticas são pessoas com tendências autoritárias.

Pra finalizar: quer dizer que quando o PT e a CUT organizavam protestos com slogans de "Fora FHC" isso
não era golpismo? Pimenta nos olhos dos outros...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Temma

• Visitante
« Resposta #41 Online: 02 de Agosto de 2007, 18:25:09 »

Pra finalizar: quer dizer que quando o PT e a CUT organizavam protestos com slogans de "Fora FHC" isso

e eram completamente ignorados por 90% da imprensa

até entendo quando as marilenas chauís e os olavos de carvalhos defenderem seu "lado", agora quando a imprensa dita imparcial começa a fazer acusações sobre acidentes, ou mesmo perder o próprio foco, noticiando apenas assuntos que possam ser ligados à crise (cheguei a ver na capa do G1 uma notícia sobre um pedaço do forro de congonhas que caiu, sei lá porque, um pedacinho de nada, ninguém nem chegou perto de se ferir) acho que no mínimo insensato.

e sobre a imprensa fazer sempre o papel de oposição, é ótimo, e acho que isso vem com a alternância do poder, mas nós não devemos ignorar nossa memória, não tinha uma imprensa assim tão, err... raivosa antes. tudo funcionava meio no bate e assopra.

de resto, concordo com tudo

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 02 de Agosto de 2007, 19:18:18 »

e eram completamente ignorados por 90% da imprensa

até entendo quando as marilenas chauís e os olavos de carvalhos defenderem seu "lado", agora quando a imprensa dita imparcial começa a fazer acusações sobre acidentes, ou mesmo perder o próprio foco, noticiando apenas assuntos que possam ser ligados à crise (cheguei a ver na capa do G1 uma notícia sobre um pedaço do forro de congonhas que caiu, sei lá porque, um pedacinho de nada, ninguém nem chegou perto de se ferir) acho que no mínimo insensato.

e sobre a imprensa fazer sempre o papel de oposição, é ótimo, e acho que isso vem com a alternância do poder, mas nós não devemos ignorar nossa memória, não tinha uma imprensa assim tão, err... raivosa antes. tudo funcionava meio no bate e assopra.

de resto, concordo com tudo

Quer um exemplo que  parte  da imprensa tb dá cobertura ao PT?

Eu moro em um bairro que fica em SP, bem na divisa com a cidade de São Caetano do Sul e entre essas duas cidades existe um rio de esgoto sobre o qual havia uma ponte de veiculos que desabou em uma chuva forte no ano de 2002 , quando Lullalá estava em campanha pelo primeiro mandato..Ficou dois anos e meio sem conserto por uma briguinha politica entre Marta que não liberava uma mixaria de uns R$250.000,00 Reais, Alckimin e o prefeito de São Caetano que já haviam liberado as verbas.

Detalhe importante:No local sempre houve problemas com enchentes e a Marta havia inaugurado uma daquelas enormes escolas CEU a 20 metros da tal ponte e ela  ficava ilhada no esgoto a cada chuva de 10 min.

Os moradores do bairro denúnciaram o caso para rádios, televisões, jornais, revistas e ninguém publicou uma palavra  a respeito.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2007, 19:28:56 por Arcanjo Lúcifer »

Temma

• Visitante
« Resposta #43 Online: 02 de Agosto de 2007, 20:58:15 »
Quer um exemplo que  parte  da imprensa tb dá cobertura ao PT?

Eu moro em um bairro que fica em SP, bem na divisa com a cidade de São Caetano do Sul e entre essas duas cidades existe um rio de esgoto sobre o qual havia uma ponte de veiculos que desabou em uma chuva forte no ano de 2002 , quando Lullalá estava em campanha pelo primeiro mandato..Ficou dois anos e meio sem conserto por uma briguinha politica entre Marta que não liberava uma mixaria de uns R$250.000,00 Reais, Alckimin e o prefeito de São Caetano que já haviam liberado as verbas.

Detalhe importante:No local sempre houve problemas com enchentes e a Marta havia inaugurado uma daquelas enormes escolas CEU a 20 metros da tal ponte e ela  ficava ilhada no esgoto a cada chuva de 10 min.

Os moradores do bairro denúnciaram o caso para rádios, televisões, jornais, revistas e ninguém publicou uma palavra  a respeito.

eu estou me referindo só a esfera federal, não posso falar do âmbito estadual ou municipal. apesar de que, sei que em muitas cidades sempre teve políticos com laços estreitos com a imprensa, muitos sendo sócios de rádios e TV's, ou tendo aparentados os representando, em suma, mini-ACM's da vida. e claro pode ter algum do PT. (mas eu sempre vi muito mais do PFL, PMDB, PPB)

aliás: http://www.reportersocial.com.br/noticias.asp?id=1278&ed=comunica%E7%E3o

nesse site tem a lista de parlamentares que possuem cotas de rádio e TV. e como diz em um dos links, PMDB, PFL e PSDB são 67% das concessões

não que isso basta pra começar a desconsiderar o que a imprensa publica, achando que tudo é denuncismo, mas no mínimo serve pra ficar atento

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 02 de Agosto de 2007, 21:07:21 »
Todos os partidos tem alguma ligação com a imprensa..não consigo imaginar um veiculo de comunicação que aceite propaganda de qualquer governo falando mal do anunciante..

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #45 Online: 02 de Agosto de 2007, 21:37:07 »

Ohhh colega... o PT NUNCA, NUNCA defendeu esse jargão. Sempre respeitamos as eleições e o seu resultado.

Para seu conhecimento, quem defendia isso era o PSTU. Aliás, eles defendiam um FORA_qualquer_coisa_que_não_seja_PSTU.

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #46 Online: 02 de Agosto de 2007, 22:05:49 »
Mas houve divisões dentro do PT que queriam apoiar o "Fora FHC".
Aliás, mesmo que não houvessem, é muita ingenuidade achar que o PT não se aproveitou dos resultados do "Fora FHC" nas urnas.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2007, 22:47:34 por Thufir Hawat »

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #47 Online: 02 de Agosto de 2007, 22:44:57 »
De qualquer forma, "Fora LULA" não pode de maneira nenhuma...
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #48 Online: 03 de Agosto de 2007, 17:11:36 »

Ohhh colega... o PT NUNCA, NUNCA defendeu esse jargão. Sempre respeitamos as eleições e o seu resultado.

Para seu conhecimento, quem defendia isso era o PSTU. Aliás, eles defendiam um FORA_qualquer_coisa_que_não_seja_PSTU.

Capaz né? nunca teve petista no meios daqueles protestos contra o FMI, greves sindicais, onde sempre teve milhares de bandeirinhas e camisetas com FORA FHC... O Lula então? nossa, jamais ví ele no meio dessa multidão.  ::)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Agosto de 2007, 19:02:13 »
:histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!