Autor Tópico: Crítica da razão na ciência.  (Lida 7849 vezes)

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blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #50 Online: 15 de Agosto de 2007, 23:57:49 »
Mais uma nota pra adicionar no argumento que diz respeito da inclusão do mundo das idéias dentro de cada substância do mundo físico.

Podemos perceber que em muitos seres, a configuração cerebral, hormonios, moleculas, celulas, em cada ser é diferente, o que nos leva a concluir que certamente não ha um "receita" pra que idéias apareçam.

Podemos também perceber que independe do tamaho físico do cerebro, embora haja uma relação, mas não implica necessáriamente na origem das idéias, implica na quantidade de idéias, na qualidade das idéias, implica em muitas coisas, mas não podemos jamais dizer que o tamanho do cerebro implica na origem das idéias.

Assim que chegamos a concluir que o mundo das idéias tem de estar em todas as substâncias do mundo, assumimos isso pra poder dar a liberdade e autonomia que o cerebro nos apresenta, nos apresenta de uma riqueza de idéias que nos remete para o limiar da estrutura física do mundo, onde em cada partícula por menor que seja, existe em potencial todas as idéias, não que se manifestem, como ja disse "em potencial", pois o que vemos são relações de "boas" idéias com uns certos padrões de cerebrais, mas que apesar desses padrões não podemos negar jamais que em uma única partícula (ou substância dando uma terminologia da filosofia), jamais podemos negar que de uma única partícula não possa brotar todas as idéias.

blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #51 Online: 16 de Agosto de 2007, 00:02:35 »
Entendi a frase, é um bom ponto de partida. Do qual pode-se concluir que existe uma interdependência nessa relação, uma dialética, entre a idéia de mundo e o mundo. Um atuando sobre o outro. A tese e antítese.
Isso.. Acho que agora você entendeu um pouco melhor, clareou um pouco a minha idéia, o que eu tava tentando expor, que na maioria das vezes se desviava pra outros assuntos.. Mas a idéia central mesmo que sempre me remete toda a filosofia é da construção metafísica, e é este modelo que tenho pensado ultimamente e to justamente aqui pra disseminar e ouvir opiniões...

Realmente essa analogia com a dialética faz sentido na minha metafísica, como se o mundo e o eu fossem tese e antítese, independente de qual posição ocupam, o que resulta é a síntese de ambos, um só existe com o outro e vice-versa, e essa correlação denominada existência.

Offline Adriano

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #52 Online: 16 de Agosto de 2007, 00:12:40 »
Mais uma nota pra adicionar no argumento que diz respeito da inclusão do mundo das idéias dentro de cada substância do mundo físico.

Podemos perceber que em muitos seres, a configuração cerebral, hormonios, moleculas, celulas, em cada ser é diferente, o que nos leva a concluir que certamente não ha um "receita" pra que idéias apareçam.

Podemos também perceber que independe do tamaho físico do cerebro, embora haja uma relação, mas não implica necessáriamente na origem das idéias, implica na quantidade de idéias, na qualidade das idéias, implica em muitas coisas, mas não podemos jamais dizer que o tamanho do cerebro implica na origem das idéias.

Assim que chegamos a concluir que o mundo das idéias tem de estar em todas as substâncias do mundo, assumimos isso pra poder dar a liberdade e autonomia que o cerebro nos apresenta, nos apresenta de uma riqueza de idéias que nos remete para o limiar da estrutura física do mundo, onde em cada partícula por menor que seja, existe em potencial todas as idéias, não que se manifestem, como ja disse "em potencial", pois o que vemos são relações de "boas" idéias com uns certos padrões de cerebrais, mas que apesar desses padrões não podemos negar jamais que em uma única partícula (ou substância dando uma terminologia da filosofia), jamais podemos negar que de uma única partícula não possa brotar todas as idéias.
A fenomenologia considero mais adequada, pois não faz a distinção entre objeto e sujeito, considera o fenômeno como essência. O que acabou culminando no existencialismo, que considera a existência humana de forma individual, como o fenômeno primeiro para análise.

Entendi a frase, é um bom ponto de partida. Do qual pode-se concluir que existe uma interdependência nessa relação, uma dialética, entre a idéia de mundo e o mundo. Um atuando sobre o outro. A tese e antítese.
Isso.. Acho que agora você entendeu um pouco melhor, clareou um pouco a minha idéia, o que eu tava tentando expor, que na maioria das vezes se desviava pra outros assuntos.. Mas a idéia central mesmo que sempre me remete toda a filosofia é da construção metafísica, e é este modelo que tenho pensado ultimamente e to justamente aqui pra disseminar e ouvir opiniões...

Realmente essa analogia com a dialética faz sentido na minha metafísica, como se o mundo e o eu fossem tese e antítese, independente de qual posição ocupam, o que resulta é a síntese de ambos, um só existe com o outro e vice-versa, e essa correlação denominada existência.
Mas existem duas dialéticas, a idealista que parte das idéias para entender o mundo e a materialista, que parte do mundo para entender as idéias. Assim a fenomenologia traz uma boa contribuição para superar essa dualidade sujeito e objeto.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #53 Online: 16 de Agosto de 2007, 00:31:38 »
Citar
Mas existem duas dialéticas, a idealista que parte das idéias para entender o mundo e a materialista, que parte do mundo para entender as idéias. Assim a fenomenologia traz uma boa contribuição para superar essa dualidade sujeito e objeto.

A dialética que eu usei foi só pra efeito de comparação.

Quero atentar apenas aos objetos da dialética, a tese a antítese e a síntese, como se fossem o Eu o Mundo e a Existência pra minha pequena metafísica.

Agora uma excursão para o conhecimento como criação do Eu com o Mundo e o Niilismo.

O Eu e o Mundo unidos só resultam em Existência, ou seja, o Eu e o Mundo sempre e somente existem, todo e qualquer resultado oriundo dessa junção - como por exemplo o conhecimento - é desprovido de sentido por ser uma síntese, como se tudo o que o Eu faz o Mundo impede, de forma que o conhecimento nunca sai do vazio, o conhecimento tem vaguidão de sentido por isto, por ser uma síntese onde "resulta zero" sempre.

O conhecimento não tem sentido porque é pura criação, e o que é criado não tem sentido, pois se tivesse sentido não precisaria ter sido criado

Esta ultima parte posso dixavar muito mais...
« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 00:37:26 por Blue Pill »

Offline Adriano

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #54 Online: 16 de Agosto de 2007, 01:16:41 »
Mas para você classificar o conhecimento como sem sentido, você teria que dizer o significado que está empregando a este termo. Seria o sentido do mundo sensível? Seria o sentido como sendo utilidade?
.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #55 Online: 16 de Agosto de 2007, 01:23:41 »
Mas para você classificar o conhecimento como sem sentido, você teria que dizer o significado que está empregando a este termo. Seria o sentido do mundo sensível? Seria o sentido como sendo utilidade?
.
É justamente ai que resíde o paradoxo, o "sentido" tem o significado genérico, não serve pra nada, não tem utilidade, não é bom nem ruim, não tem nenhum sentido de ser...

O sentido que o conhecimento não teria, ja é necessário pra dizer que o conhecimento não tem sentido...

No entanto, os filosofos niilistas não são corajosos suficientemente pra levar a cabo o niilismo, se é que você me entende... Se qualquer um viver sem nenhum sentido, será consumido pelo universo, até porque nem irá comer, não irá dormir, essas comodidades humanas sabe ?!?!

Antes disso você vai ficar andando pra um lado e pro outro sem nenhum norte(ou não), vai dizer nada com nada como uma poesia dadaísta, vai tirar a roupa quando tiver com calor, ou nem isso se considerar que está dando sentido para o seu frio....

Offline Adriano

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #56 Online: 16 de Agosto de 2007, 01:40:03 »
Mas para você classificar o conhecimento como sem sentido, você teria que dizer o significado que está empregando a este termo. Seria o sentido do mundo sensível? Seria o sentido como sendo utilidade?
.
É justamente ai que resíde o paradoxo, o "sentido" tem o significado genérico, não serve pra nada, não tem utilidade, não é bom nem ruim, não tem nenhum sentido de ser...

O sentido que o conhecimento não teria, ja é necessário pra dizer que o conhecimento não tem sentido...

No entanto, os filosofos niilistas não são corajosos suficientemente pra levar a cabo o niilismo, se é que você me entende... Se qualquer um viver sem nenhum sentido, será consumido pelo universo, até porque nem irá comer, não irá dormir, essas comodidades humanas sabe ?!?!

Antes disso você vai ficar andando pra um lado e pro outro sem nenhum norte(ou não), vai dizer nada com nada como uma poesia dadaísta, vai tirar a roupa quando tiver com calor, ou nem isso se considerar que está dando sentido para o seu frio....
Isso já seria algo sem sentido ao meu ver, usando o significado de utilidade.

Eu vejo o nilismo como uma forma de anarquismo contra a imposição de sentidos externos. Seria a não aceitação de sentido que não o sentido que se queira dar inclusive a falta de sentido. Assim até a falta de sentido é uma opção, uma escolha.
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Offline Oceanos

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #57 Online: 16 de Agosto de 2007, 03:25:43 »
Dono da Verdade, só te digo uma coisa e mais nada: Dogmático.
Dono da Verdade, por que você foi acreditar na razão como ela é e não como o Blue Pill inventou? Abra sua mente, deixe seu cérebro cair. Matemática é ineficiente, lógica é bullshit. Largue esses dogmas inútes; vá para o lado entorpecido da força... :lol:

Offline Mauricio Rubio

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #58 Online: 16 de Agosto de 2007, 08:44:45 »
Já leu Castaneda Blue Pill?
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #59 Online: 16 de Agosto de 2007, 10:22:52 »
Já leu Castaneda Blue Pill?

Ainda não... Mas ja me recomendaram.. To sem tempo ultimamente pra ler, o unico tempo livre eu posto :D

Dono da Verdade, só te digo uma coisa e mais nada: Dogmático.
Dono da Verdade, por que você foi acreditar na razão como ela é e não como o Blue Pill inventou? Abra sua mente, deixe seu cérebro cair. Matemática é ineficiente, lógica é bullshit. Largue esses dogmas inútes; vá para o lado entorpecido da força... :lol:
Bom, se fosse na area de ciências eu diria "quanta falácia num post só...."
Na area de filosofia vou apenas me calar "..."

Offline Oceanos

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #60 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:19:52 »
Para quem não acredita na razão, falar em falácias é absolutamente contraditório, não acha? :p

blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #61 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:34:23 »
Para quem não acredita na razão, falar em falácias é absolutamente contraditório, não acha? :p
Pra você ver como não entendeu o que é a "crítica da razão na ciência".... Ao menos leu todos os posts ?

Você fala como se eu ja não tivesse usado a razão pra dizer que a razão não existe...

blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #62 Online: 16 de Agosto de 2007, 15:42:45 »
El Chiquito, na filosofia nem todos os filosofos buscam uma única verdade, por exemplo neste caso: A razão existe? Sim ou Não.

Existem correntes filosoficas diversas, existem vários metodos de avaliar a verdade, existe varios sistemas filosóficos pra distinguir o que é "verdadeiro" do que é "falso".

Não sei se não deixei muito claro, mas eu NÂO acredito numa única verdade, na prática, a minha resposta para a pergunta "A razão existe" é SIM e NÃO, ambos ao mesmo tempo, porque acredito que não exista a razão e que exista a razão, tenho tantas evidências para um quanto para outro, o que enquadra ambas as proposições verdadeiras para mim.

Porque só defendí exclusivamente a inexistência da razão neste tópico? Oras, porque apenas pratiquei a dialética, a partir do momento em que as pessoas que postaram aqui defenderam a existência da razão, eu apenas mostrei o lado oposto, mas alguns nem sequer entendem que o resultado destas dialéticas pode e resulta sempre em que a tese "cancela" a antítese....

Talvez depois que as pessoas passam a entender a dialética melhor elas possam vislubrar melhor também o que é o "falso valor do conhecimento", vejo muitos dogmáticos que não sabem que são dogmáticos...

blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #63 Online: 16 de Agosto de 2007, 15:56:25 »

A razão tem isso que se chama "existência" ? A razão tem existência? A razão existe ?

Pode parecer muito obvio pra alguns, porque vocês estão acustomados a chamar de existênte qualquer coisa, mesmo que essa coisa não esteja no mundo sensível.
Quer dizer, a razão não esta no mundo sensível, mas as pessoas em geral dizem que ela existe pelo fato dela "vagar" pelas mentes humanas, como se fosse uma "média consensual" das idéias, o ponto em comum de onde todos deveriam concordar, esta é a razão...

Muito bom, definimos idealisticamente o que é a razão.. Mas por outro lado, vejam o que fazem algumas das mesmas pessoas.

Por outro lado, negam que deus exista, sendo que deus se enquandra exatamente no mesmo nivel de existência da razão, que é a existência apenas em mentes humanas, ou seja, tem pessoas que acreditam em deus, deus é também apenas uma coisa que vaga pelas mentes humanas...

Agora posso propor uma questão pros céticos dogmáticos (que negam que são dogmáticos), porque aceitar a existência de um e negar a existência do outro ?

Isso vale pra qualquer um que se diz ateu.

blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #64 Online: 16 de Agosto de 2007, 21:17:01 »
Uma resposta única para esta pergunta "Você acredita em deus?" ou "você acredita na razão?", independente de ser SIM ou NÂO, uma resposta única é construir um dogma, e não que a RESPOSTA SIM seja o dogma.

Não sejam dogmáticos, DEUS EXISTE SIM, deus existe quando eu quero praticar a dialética com um ateu, e deus não existe quando quero refutar um crente, e nem um e nem outro existem quando quero refutar a mim mesmo...

Agora uma mensagem pros Ateus...

Libertem-se do sono dogmático, voces não querem que deus não exista, mas querem vencer intelectualmente os crentes...

Offline Südenbauer

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #65 Online: 16 de Agosto de 2007, 23:50:41 »
Libertem-se do sono dogmático, voces não querem que deus não exista, mas querem vencer intelectualmente os crentes...
Liberte-se das correntes dogmáticas em que tu acha que sabe ler a mente dos outros.

blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #66 Online: 16 de Agosto de 2007, 23:53:16 »
Libertem-se do sono dogmático, voces não querem que deus não exista, mas querem vencer intelectualmente os crentes...
Libre-se das correntes dogmáticas que acha que sabe ler a mente dos outros.

É inevitavel fixar dogmas em alguns lugares...

O problema passa a ser quando esses dogmas são fixados em regiões muito superficiais do conhecimento...

Offline Jeanioz

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #67 Online: 17 de Agosto de 2007, 10:37:07 »
Por outro lado, negam que deus exista, sendo que deus se enquandra exatamente no mesmo nivel de existência da razão, que é a existência apenas em mentes humanas, ou seja, tem pessoas que acreditam em deus, deus é também apenas uma coisa que vaga pelas mentes humanas...

Então deus(es) é(são) apenas conceito(s) abstrato(s) e imaginário(s)?

blue pill

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Re: Crítica da razão na ciência.
« Resposta #68 Online: 17 de Agosto de 2007, 11:26:45 »
Por outro lado, negam que deus exista, sendo que deus se enquandra exatamente no mesmo nivel de existência da razão, que é a existência apenas em mentes humanas, ou seja, tem pessoas que acreditam em deus, deus é também apenas uma coisa que vaga pelas mentes humanas...

Então deus(es) é(são) apenas conceito(s) abstrato(s) e imaginário(s)?

Ninguem sabe cara.... Ninguem sabe!

 

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