Autor Tópico: Livros ateístas lançados em português  (Lida 11899 vezes)

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
Re: Livros ateístas lançados em português
« Resposta #25 Online: 14 de Agosto de 2007, 15:03:31 »
ja citei links.

em resente artigo na sciam, o questionamento que levantado é se Existiriam redes neurais que codificam a Fé"...e casos de pessoas que quando estimulas ou como lesão no lombo temporal desemvolvem religiosidade exacerbada.
Falta definir o que é fé. Crença inútil? Pensamento positivo, mesmo sem base real? Pelo que você mesmo indicou, penso que confundem muito o termo fé com moral. Sendo assim a moral pode substituir a fé, e com bases sólidas.

Seu ateismo é psicoadaptado.
De onde tirou isso?  :biglol:

O importante é que sou ateu. Sou feliz assim, consigo ver o mundo sem contradições, não preciso ficar tentando achar nem procurar um motivo para validar a crença em deus.
Não existe confusão quanto ao que seja fé. O que tentei descrever,foi o que ainda sobraria de um possivel desgaste, era essa conceito mais abstrato, mas com consideral relação Espiritualidade e Ser.

Mas como hoje ainda é forte este conceito, Fé é a certeza, o apego as coisas espirituais, sem a necessidade da prova exteriencial.

Os religiosos tambem se sentem felizes
« Última modificação: 14 de Agosto de 2007, 16:16:38 por Brasília em Chamas »
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 14 de Agosto de 2007, 15:13:59 »
O importante é que sou ateu. Sou feliz assim, consigo ver o mundo sem contradições, não preciso ficar tentando achar nem procurar um motivo para validar a crença em deus.
Não existe confusão quanto ao que seja fé. O que tentei descrever,foi o que ainda sobraria de um possivel desgaste, era essa conceito mais abstrato, mas com consideral relação Espiritualidade e Ser.

Mas como hoje ainda é forte este conceito, Fé é a certeza, o apego as coisas espirituais, sem a necessidade da prova exteriencial.

Os religiosos tambem se sentem felizes
Steven Pinker

Mas a questão abordada por Dawkins, é que a fé, a religião, ultrapassa a barreira da crença pessoal, e confronta o saber científico, onde o exemplo mais explícito disso é do evolucionismo versus criacionismo. É uma cruzada da religião contra a ciência, e o ateísmo ataca como maneira de se defender, pois o avanço das contradições religiosas é enorme.

E para a espiritualidade não há necessidade de religião, é algo pessoal e privado. Ninguém contesta esse direito.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #27 Online: 14 de Agosto de 2007, 15:35:50 »
Entendo o que vc está querendo dizer.Mas associar homossexualidade com disfunção do lobo frontal e de quebra a religiosidade.
O estudo que vc mostrou associa religiosidade e lobo frontal.Porém, a homossexualidade...não tenho embasamento teórico pra discutir isso.
O que eu sei é o seguinte: não se deve tratar os homossexuais.Ninguém,nenhum psiquiatra sério - ou psicólogo - dará um diagnóstico de "homossexual".
Agora, a pedofilia seria uma parafilia, ou seja, uma patologia relacionada à incapacidade de uma pessoa reconhecer que uma criança não pode manter relações com um adulto de forma completa.A criança é um ser em formação.
Quanto ao homossexual ser pedófilo...bem existem casos de heterossexuais pedófilos.Teria que enumerar os casos aqui.
Não estudo Zoologia, mas me parece que na Natureza existem relacionamentos entre parceiros do mesmo sexo.Não sei! Alguém com uma formação mais sólida em Biologia poderia confirmar ou não o que estou dizendo.

"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #28 Online: 14 de Agosto de 2007, 16:03:28 »
Entendo o que vc está querendo dizer.Mas associar homossexualidade com disfunção do lobo frontal e de quebra a religiosidade.
O estudo que vc mostrou associa religiosidade e lobo frontal.Porém, a homossexualidade...não tenho embasamento teórico pra discutir isso.
O que eu sei é o seguinte: não se deve tratar os homossexuais.Ninguém,nenhum psiquiatra sério - ou psicólogo - dará um diagnóstico de "homossexual".
Agora, a pedofilia seria uma parafilia, ou seja, uma patologia relacionada à incapacidade de uma pessoa reconhecer que uma criança não pode manter relações com um adulto de forma completa.A criança é um ser em formação.
Quanto ao homossexual ser pedófilo...bem existem casos de heterossexuais pedófilos.Teria que enumerar os casos aqui.
Não estudo Zoologia, mas me parece que na Natureza existem relacionamentos entre parceiros do mesmo sexo.Não sei! Alguém com uma formação mais sólida em Biologia poderia confirmar ou não o que estou dizendo.

Materia que saiu na Scientific American
 Numa tentativa de compreender melhor o fervor religioso despertado em pessoas com lesão temporal o neurologista Vilayanur Ramachandran estudou dois pacientes epiléticos do lobo temporal, ambos com tendência espiritualista exacerbada. Submeteu-os a um experimento simples, conectando-lhes ao braço um eletrodo que capta impulsos elétricos na pele quando a pessoa é envolvida por alguma emoção. Numa tela de computador assistiam a figuras neutras (como bola de tênis, árvore e quadro-negro) intercaladas com imagens de sexo, violência, símbolos religiosos e palavras alusivas a Deus. Para surpresa dos examinadores, os impulsos mais intensos não se deram com cenas violentas ou eróticas: naqueles dois epiléticos do lobo temporal, a intensidade aumentava nitidamente quando os pacientes viam imagens religiosas.

Assim, seria lícito supor - por mais absurdo que possa parecer - que existem áreas no cérebro cujos circuitos são especializados em fé ou apego religioso? É exatamente aí que se inicia a penumbra do nosso conhecimento. Talvez por isso os neurocientistas tenham se negado sistematicamente a dedicar tempo de pesquisa ao tema.

http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/editorial/editorial_31.html

So não vejo Steven Pinker e Susan Greenfield falando sobre homosexualismo
« Última modificação: 14 de Agosto de 2007, 16:21:20 por Brasília em Chamas »
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #29 Online: 14 de Agosto de 2007, 18:07:50 »
Talvez você esteja certo.Faltaria imparcialidade dos neurocientistas em relação ao homossexualismo.Concordo contigo.Agora entendi as suas colocações!  :ok:

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #30 Online: 14 de Agosto de 2007, 19:19:07 »
Talvez você esteja certo.Faltaria imparcialidade dos neurocientistas em relação ao homossexualismo.Concordo contigo.Agora entendi as suas colocações!  :ok:

Por hora so estou transcrevendo o que li.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 15 de Agosto de 2007, 07:09:01 »
Existem, sim, entre golfinhos, por exemplo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Agosto de 2007, 07:11:40 »
ja citei links.

em resente artigo na sciam, o questionamento que levantado é se Existiriam redes neurais que codificam a Fé"...e casos de pessoas que quando estimulas ou como lesão no lombo temporal desemvolvem religiosidade exacerbada.

Seu ateismo é psicoadaptado.
Neste caso, a religião é que é causada por problemas no cérebro, não o ateísmo.
Ser ateu é que seria o mais saudável.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Agosto de 2007, 07:16:38 »
Por que voce não discorda do homosexualismo? Homosexualismo é uma atitude irracional infundada.
[...]
Eu vejo o a homosexualidade como desnesaria. não existe base cientifica solidade que sustente isso. O que voce busca é algo que lhe pareça favoravel, uma ideologia que não que recrimine. Muito esperto!!
As pessoas praticam sexo homossexual porque gostam, não porque seja necessário. Não estão nem aí para "bases científicas" ou "racionalidade fundamentada".
Daí vêm as religiões e transformam tudo em coisa ruim, coisa do demônio (e até mesmo o sexo entre homem e mulher, que é um pecado tolerado).

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #34 Online: 15 de Agosto de 2007, 08:18:17 »
Por que voce não discorda do homosexualismo? Homosexualismo é uma atitude irracional infundada.
[...]
Eu vejo o a homosexualidade como desnesaria. não existe base cientifica solidade que sustente isso. O que voce busca é algo que lhe pareça favoravel, uma ideologia que não que recrimine. Muito esperto!!
As pessoas praticam sexo homossexual porque gostam, não porque seja necessário. Não estão nem aí para "bases científicas" ou "racionalidade fundamentada".
Daí vêm as religiões e transformam tudo em coisa ruim, coisa do demônio (e até mesmo o sexo entre homem e mulher, que é um pecado tolerado).

As pessoas praticam culto a deuses porque gostam, não porque seja necessário. Não estão nem aí para "bases científicas" ou "racionalidade fundamentada".
Daí vêm os ateus e transformam tudo em coisa ruim...

eita!!

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #35 Online: 15 de Agosto de 2007, 11:12:45 »
Obrigado, Fernando! Não me lembrava disto!  :hihi:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 15 de Agosto de 2007, 12:51:21 »
As pessoas praticam culto a deuses porque gostam, não porque seja necessário. Não estão nem aí para "bases científicas" ou "racionalidade fundamentada".

eita!!
Errado. Eu detestava ter que rezar e ir à igreja, mas cumpria com minhas obrigações.
Hoje tenho raiva de ter sido tão idiota por tanto tempo.

Por outro lado, levei anos e anos me culpando por fazer aquilo que a natureza nos programou para fazer, como se fosse um crime horroroso, crime até em se pensar na coisa.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #37 Online: 15 de Agosto de 2007, 13:05:54 »

eita!!
Errado. Eu detestava ter que rezar e ir à igreja, mas cumpria com minhas obrigações.

2.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #38 Online: 15 de Agosto de 2007, 13:58:52 »

eita!!

Por outro lado, levei anos e anos me culpando por fazer aquilo que a natureza nos programou para fazer, como se fosse um crime horroroso, crime até em se pensar na coisa.
Você, você, aquele outro...mas existem pessoas que se sentem muito bem fazendo suas lutugias.
Gosto é igual cu, cada um faz o que bem enteder

Se se sente bem sendo ateu fodasse. Se uma velinha se sente gratificada inda as missas, cultos, macumba, o caralho a quato fodasse.

Deixai viver como bem entenderes.

Se os cara gosta de dar a bunda, fazer o que?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #39 Online: 15 de Agosto de 2007, 17:51:03 »

eita!!

Você, você, aquele outro...mas existem pessoas que se sentem muito bem fazendo suas lutugias.
Gosto é igual cu, cada um faz o que bem enteder

Se se sente bem sendo ateu fodasse. Se uma velinha se sente gratificada inda as missas, cultos, macumba, o caralho a quato fodasse.

Deixai viver como bem entenderes.

Se os cara gosta de dar a bunda, fazer o que?

Puts...

Esse cara é religioso?

Senta no colo de Jesus, senta:

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #40 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:21:53 »
O Adriano adoraria sentar no colo do carpinteiro, isso gosta da madeira!!!! Ele subiria aos ceus

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #41 Online: 15 de Agosto de 2007, 21:34:56 »
O Adriano adoraria sentar no colo do carpinteiro, isso gosta da madeira!!!! Ele subiria aos ceus
Não preciso de fantasias metafísicas com anjos, o que eu tenho vontade faço na vida real. E esse negócio de ficar implicando com a sexualidade alheia, pode ser coisa de enrustido.

Citação de: wikipédia
Quanto a razões específicas para a homofobia, alguns estudiosos e indivíduos comuns atribuem-na às mesmas noções que estão por trás do racismo e qualquer outro preconceito. Nomeadamente, uma oposição instintual a tudo aquilo que não corresponde à maioria com que o indivíduo se identifica e às normas implícitas e estabelecidas por essa mesma maioria. Desta explicação, aplica-se a necessidade de reafirmação dos papéis tradicionais de género, considerando o indivíduo homossexual alguém que falha no desempenho do papel que lhe corresponde segundo o seu género.

Outra possível motivação para tal comportamento é a dúvida de um indivíduo quanto à sua própria sexualidade. Situação a que se dá o nome de homofobia interiorizada.

Existem muitos casos de religiosos homofóbicos e que depois sairam do armário.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Agosto de 2007, 23:42:26 »
Deixa que eu sento!!!!!!!!  :P

Ja confessei em outro tópico que tinha fantasias com jesus. Imaginem que sexo divino.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #43 Online: 16 de Agosto de 2007, 10:44:58 »
para a homofobia, alguns estudiosos e indivíduos comuns atribuem-na às mesmas noções que estão por trás do racismo e qualquer outro preconceito.

“Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.

Outra possível motivação para tal comportamento é a dúvida de um indivíduo quanto à sua própria sexualidade. Situação a que se dá o nome de homofobia interiorizada.

Pô cara, isso é coisa de  menino em idade escolar.

Se tu não gosta de uma bucetinha molhadinha, de uma bundinha de uma loira safada, fazer o que?

E esse negócio de ficar implicando com a sexualidade alheia, pode ser coisa de enrustido.

Cara, tu so pode ter algum desvio psicosociosemâtico.

Voce acha errado que falem mal da homosexualidade, mas você fala mal da religiosidade.

Isso me parece malcaratismo.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 11:01:43 por Brasília em Chamas »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #44 Online: 16 de Agosto de 2007, 11:27:36 »
para a homofobia, alguns estudiosos e indivíduos comuns atribuem-na às mesmas noções que estão por trás do racismo e qualquer outro preconceito.

“Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.

Se ter leis resolvessem todos os problemas seriamos um dos países mas seguros, sem violência e sem criminalidade.

Pô cara, isso é coisa de  menino em idade escolar.
Isso é sério, como te disse tem os casos de religiosos famosos que acontecem isso. Foi assunto de um tópico aqui, teve um grande religoso dos Estados Unidos que aconteceu isso.

Se tu não gosta de uma bucetinha molhadinha, de uma bundinha de uma loira safada, fazer o que?
Deixa eu te explicar o que é a bissexualidade: gostar de pessoas dos dois sexos, tanto do mesmo, quanto do oposto. Não entendeu isso? Estou bem resolvido com a minha sexualidade e adoro isso tudo.

E esse negócio de ficar implicando com a sexualidade alheia, pode ser coisa de enrustido.

Cara, tu so pode ter algum desvio psicosociosemâtico.

Voce acha errado que falem mal da homosexualidade, mas você fala mal da religiosidade.

Isso me parece malcaratismo.
A questão é que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

E não falo mal da religiosidade, eu critico a religião, exponho a minha opinião. Agora não me venha com falácia ad hominem, concentre-se na validade dos argumentos e não em mim.

Veja que esse é um tópico sobre livros ateístas e você está falando sobre sexualidade, e não foi o único em que desviou o assunto. Se quer discutir a homossexualidade abra um tópico sobre o assunto.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #45 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:53:04 »
Sabe, se você deixasse de se preocupar com a creança, e os religiosos com sua ideologia de vida tudo estaria resolvido. No entando, nem você nem eles cedem.

O topico nos remete a discutir o conteudo dos livros e os assuntos co-relacionados com o mesmo.

Se voce não acha possivel, que exista a possibilidade de pessoas possuirem apego religioso, cabe a estas julgar como bem entenderem este posicionamento. Agora, agir de forma totalitária, achando que o pensamento religioso num todo é malefico, foge da realidade observável.

Tenho uma otima posição financeira, poder, mulheres...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #46 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:18:35 »
Depende do que você entende por apego religioso. Eu vejo como uma moral baseada em dogmas. Não quer dizer que não possa ser boa, mas não tem uma razão para tanto. É desnecessária, dispensável.

Democraticamente, ninguém discorda da importância da liberdade religiosa, que inclui a liberdade de descrença. Mas indo um pouco além e discutindo a questão de forma filosófica, avaliando e analizando a religião eu discordo da sua utilizadade.

Assim como você pode respeitar democraticamente a todos indivíduos independente da sua opção sexual e ter uma opinião negativa sobre a diversidade sexual.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #47 Online: 16 de Agosto de 2007, 20:24:49 »
Depende do que você entende por apego religioso. Eu vejo como uma moral baseada em dogmas. Não quer dizer que não possa ser boa, mas não tem uma razão para tanto. É desnecessária, dispensável.

Democraticamente, ninguém discorda da importância da liberdade religiosa, que inclui a liberdade de descrença. Mas indo um pouco além e discutindo a questão de forma filosófica, avaliando e analizando a religião eu discordo da sua utilizadade.

Assim como você pode respeitar democraticamente a todos indivíduos independente da sua opção sexual e ter uma opinião negativa sobre a diversidade sexual.

Você inste em colocar dificuldade em compreender minhas difinções. Para tanto, imagine eu como alguem que crer, ou presta cultos a um Deus ou coisas do tipo. Logo, apego religioso, vou adotar como a pratica de ir a cultos, orar, prestar canticos...

Vou defender este tipo de situação.

Melhora seu entendimento?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #48 Online: 16 de Agosto de 2007, 20:38:36 »

Você inste em colocar dificuldade em compreender minhas difinções. Para tanto, imagine eu como alguem que crer, ou presta cultos a um Deus ou coisas do tipo. Logo, apego religioso, vou adotar como a pratica de ir a cultos, orar, prestar canticos...

Não é questão de entendimento e sim de discordância, não precisamos ter o mesmo entendimento. Os itens que você utilizou para descrever o apego religioso podem ser entendidos como condicionamento cultural. Assim, ateus e agnósticos, seriam pessoas que descartam essa cultura, essas tradições, como algo necessário. Mesmo a crença em deus é um produto da cultura humana assim como diversos outros mitos.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #49 Online: 16 de Agosto de 2007, 20:49:26 »

Não é questão de entendimento e sim de discordância, não precisamos ter o mesmo entendimento. Os itens que você utilizou para descrever o apego religioso podem ser entendidos como condicionamento cultural. Assim, ateus e agnósticos, seriam pessoas que descartam essa cultura, essas tradições, como algo necessário. Mesmo a crença em deus é um produto da cultura humana assim como diversos outros mitos.

sim, e sendo?

Que tipo de privações este tipo de pessoas sofre?

esta pessoas é pior do que a outra?

o rapaz que trabalha na limpeza no local m que eu trabalho, como pesssoa, ele é inferior a mim, que ganho infinitamente mais do que ele?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!