Autor Tópico: Sobre a Bíblia.  (Lida 8738 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Sobre a Bíblia.
« Online: 22 de Agosto de 2007, 11:58:56 »
Como ainda vejo, mesmo aqui no CC, pessoas dizendo coisas como: “Engraçado que a mentira tem pernas curtas, mas até hoje a ciência ainda não conseguiram próvas para afirmar que a bíblia não é a palavra de Deus” ou “Se as provas são exigidas para aqueles que afirmam existir, o mesmo procedimento cai sôbre aos que dizem não existir. Então empatou” resolvi criar esse simples tópico:

1° “O ônus da prova parte do princípio que toda afirmação precisa de sustentação, de provas para ser levada em consideração. Se tais provas e argumentos não são oferecidos, essa afirmação não tem valor argumentativo e deve ser desconsiderada em um raciocínio lógico (Wikipedia). Isso é bem fácil de entender e não precisa de explicações (E pelo amor de nossa senhora.... leiam e entendam isso....)

2° Há um tempo atrás, pesquisando na internet, vi um site “fórum evangélico”. Resolvi entrar. Como não é de se admirar vi absurdos e mais absurdos.... Coisas como “o Index ainda deveria existir e seria melhor se a Igreja controlasse o que nós lemos – Católico se referindo a uma mensagem minha. “Se uma menina deixar o namorado passar a mão lá, ela não é mais virgem e está pecando podendo ir ao inferno” – Um idiota qualquer....

O que é visivelmente notado é que as pessoas crêem na Bíblia como a coisa mais importante do mundo, mas.... não a lê.... Então pensando nisso criei esse texto e expus nesse fórum (Fórum Evangélico). Bom, vou poupar seus olhos e cérebro de ler as respostas do fórum....

Citação de:  Mutação
A “Bíblia Sagrada”, como quase todo mundo sabe, transmiti paz e medo para muitos seres humanos hoje e durante vários anos de nossa história. Foi a mente medieval. Serviu de dominação em massa por vários anos da história da humanidade (E o Edir Macedo sabe bem disso...). “Ela diz” que existe um único deus e que este é onibondoso, onipotente, onisciente e onipresente (E Justo), embora estas palavras não apareçam nenhuma vez nela. Composta por vários livros. Alguns contraditórios (Mas seus adeptos dizem ser erro de hermenêutica. Bom, eles se “defendem” como podem...), outros sangrentos, várias partes mostrada mito pela arqueologia e, para ser justo, algumas passagens de paz e amor ao próximo.

Sangrentos.

Não há possibilidades de associar infanticídios, atrocidades em geral, com a palavra “onibondoso”, logo, há um equívoco em dizer que o deus bíblico é onibondoso. De onde veio esta conclusão? Ora, da própria Bíblia... (Assim como contradição, erros, não condizem com onisciência e “ter observadores” não condiz com onipresença).

Infanticídios:
> II Reis 2
23. Daí, Eliseu foi para Betel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade, começaram a zombar dele, gritando: "Suba, careca! Suba, careca!"
24. Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos.

> Oséias 13:16. Samaria (Lugar) vai pagar, pois revoltou-se contra o seu Deus: cairão sob a espada, suas crianças serão cortadas em pedaços e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.

> Gênesis 7:21 (Note que, lóóógicamente, havia crianças).

E etc, etc, etc...

Alguns fundamentalistas acreditam e apóiam fielmente essas atrocidades dizendo:
“Deus é Deus e pode tudo!”. Opa. Aqui não tem nenhum fundamentalista, tem? Acho que não.

Obs: Se há fundamentalistas, esclareço: Estou criticando a “Bíblia brasileira”. Porque...
...em inglês, por exemplo, além da popular e conhecida versão do Rei James, temos também a Bíblia Scofield, a Bíblia Anchor, a Bíblia Standard Revisada, e várias outras. Poderia ser mais fácil aceitar uma Bíblia literal se todas estas versões dissessem o mesmo, mas não dizem. A versão do Rei Jaime (Esse rei exigiu que seu nome fosse incluso, sendo este trocado por Tiago que conhecemos. Blz) , por exemplo, menciona "unicórnios" em várias partes da obra. (Roubei isso de um link do Pedroac hehe...  :biglol: )

Babarias bíblicas em geral vc pode encontrar em vários sites. Não postarei todas, pois são muitas... Apenas classificarei as mais intrigantes e dignas de questionamentos:
Obs: Impossível de ser “erro de hermenêutica” já que são bem claras e literais...

> Um dos reais motivos para que adorem os sábados:

> Números 15

32. Enquanto os filhos de Israel estavam no deserto, surpreenderam um homem que recolhia lenha em dia de sábado.
33. E o levaram até Moisés, Aarão e toda a comunidade,
34. mantendo-o preso enquanto se decidia o que deveria ser feito com ele.
35. Javé disse a Moisés: "Esse homem é réu de morte. Toda a comunidade deverá apedrejá-lo fora do acampamento".
36. A comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou. E o homem morreu, conforme Javé tinha ordenado a Moisés.

> A morte dos primogênitos dos egípcios por vontade divina:
Êxodo 11:10. / 12:29.

> NUMEROS 16:49; NUMEROS 25:9; NUMEROS 21:35; NUMEROS 25:4.

> EZEQUIEL 21:3-4 (Até mesmo o justo? Por quê...?).

E etc, etc, etc...

Bom, o que tem a dizer os defensores da Bíblia agora...?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Sobre a Bíblia.
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:11:34 »
vou poupar seus olhos e cérebro de ler as respostas do fórum....

Não há motivos para poupar-nos. Somos incrédulos e negamos o Senhor Jesus Cristo! Temos que sofrer porque certamente Deus quer dizer algo a nós... ::)

Mostre as mensagens!!! :hihi:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:16:23 »
Isso faz um bom tempo, cara. Mas vou ver se consigo.  :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:23:02 »
vou poupar seus olhos e cérebro de ler as respostas do fórum....

Não há motivos para poupar-nos. Somos incrédulos e negamos o Senhor Jesus Cristo! Temos que sofrer porque certamente Deus quer dizer algo a nós... ::)

Mostre as mensagens!!! :hihi:

::)

Jeanioz atrás de mais inocentes...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:32:39 »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:34:25 »
“Agora o que vc está fazendo é impondo um pensamento Satanista para deturpar a fé dos Cristãos”.

“Crer que viemos do MACACO?
Crer que tudo se originou de uma bola que explodiu e que somo poeira cósmica?
Crer que o Planeta Terra tem bilhões de anos mas só nos últimos 4000 é que se tem registro de homens?

Cara a fé desses caras é muito grande!

Hahhahahahahaah!”

“Ah não! ESSA do macaco não.Se alguem aki quiser ser descendentes deles q sejam,mas eu não.Deus me criou conforme a Sua imagem e semelhança.ALELUIA!!!!!!!!!!!”

“Logo logo eu refuto esse tópico” (Essa foi engraçada... O cara era contraditório pacas...).

“Isto aí, se Deus é amor, e ele é amor, como poderia ser cruel?

Este Deus cruel é a imagem e semelhança de povos antigos, que eram endurecidos demais para compreender um Deus de amor”.

“Simplismente porque uma vez que a pessoa sabe a verdade e não aceita a mesma. Ele não está interessado nela, apenas quer satisfazer sua vontade de ver os outros repsondendo aquilo que eles tem medo de que seja verdade!”.

Ah, ta bom... Chega.  :biglol:

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:38:42 »

Tarde demais! :hihi:

http://www.forumevangelico.com/f/topic=2693.0.html

Então era você o Zaratustra. Como a internet é pequena! :biglol:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:39:48 »

Tarde demais! :hihi:

http://www.forumevangelico.com/f/topic=2693.0.html

Então era você o Zaratustra. Como a internet é pequena! :biglol:
  :biglol: É a vida.  :hihi: Neste site tem umas ótimas do Erivelton. E ainda com circunflexo tabajaraClub. :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:43:57 »
Acho que você tá em leve desvantagem nesse fórum, Mussolin...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:46:05 »
E o Krebys é a Josilene deles... :histeria:

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:46:44 »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:53:42 »
Por quê? Tem um cara lá chamado "Serverus-algumacoisa" que era bem inteligente. Salvava o site. Mas.... nunca quis participar do tópico hehe.....  :smartass:
« Última modificação: 22 de Agosto de 2007, 12:56:22 por Mutação. »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:56:40 »
Por quê? Tem um cara lá chamado "Serverus-algumacoisa" que era bem inteligente. Salvava o site. Mas.... nunca quis participar do tópico hehe.....

Eu disse isso porque nas postagens iniciais só vi os argumentos brilhantes do Krebyslene...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2007, 13:01:31 »
Pessoal tenha o maior cuidado para que o pessoal de lá não saiba sobre este fórum!!!!!! Se não tamo fudido.... vai ser m*** encima de m**** aqui....!!!!!!!!!!  :susto:

Offline Frank Brito.

• Nível 02
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2007, 11:31:10 »

um equívoco em dizer que o deus bíblico é onibondoso. De onde veio esta conclusão? Ora, da própria Bíblia...

Errado.

O equívoco só existe quando você usa o SEU conceito de bondade como premissa fundamental. Biblicamente, porém, bondade é o que Deus estabelece como bom e não o que eu ou você estabelecemos.

Você não vê que toda vez que você questiona a moralidade de alguma coisa você na verdade testifica a existência de Deus?

Para dizermos que uma linha é torta, temos que ter uma ideia do que seja uma linha reta. Pra dizermos que algo está seco, temos que ter uma ideia do que seja a água. Pra dizer que uma resposta está errada, temos que ter uma ideia do que seja a resposta certa.

Quanto mais o ser humano se revolta contra atos que ele julgar serem errados ele invariavelmente testifica duas coisas:

1) Ele testifica que existe um padrão universal de bondade, pois se bondade fosse subjetiva ao homem não teríamos fundamentos pra sentir revolta contra atitudes alheias que entendemos que não sejam corretas pois não haveria nenhum comportamento que poderíamos dizer que são universalmente malignos.

2) Ele testifica que ele é culpado, pois ninguém mantém o padrão de bondade que alega seguir.

Agora se você não acha que é correto Deus aniquilar aqueles que não o recebem como Deus, eu lhe pergunta, baseado em que padrão de bondade? Quem é que decide o que é bondade ou não? Eu? Você? Ou será a ONU?

SOLI DEO GLORIA.
"“Se as portas da percepção fossem limpas, tudo apareceria ao homem como realmente é: infinito. Pois o homem encerrou a si mesmo, e tudo que ele vê agora, vê pelas de estreitas fendas da sua caverna." (William Blake)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2007, 11:45:41 »
Ou seja, para os padrões de deus mandar ursos despedaçar crianças pode ser uma grande prova de bondade... como também rasgar o ventre de mulheres grávidas.

Mas este mesmo deus diz em seus sagrados mandamentos que "não matarás". Talvez alguma parte tenha se perdido, na verdade o mandamento é "não matarás a quem não me convêm"...

Cara, sinceramente, é muita vontade de acreditar... não importa a lógica, não importa nada, tudo tem justificativa. No fundo o argumento é um só: acredite, não questione, cale a boca.
"Deus prefere os ateus"

Offline Frank Brito.

• Nível 02
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2007, 12:01:29 »

Mas este mesmo deus diz em seus sagrados mandamentos que "não matarás". Talvez alguma parte tenha se perdido, na verdade o mandamento é "não matarás a quem não me convêm"...

Quantos cidadãos honestos você conhece são a favor da pena de morte no Brasil?

Eu conheço muitos.

Quando elas dizem que são a favor, você entende que elas são a favor do assassinato?

Tenho certeza que você compreende bem que assassinato é muito diferente de morte de réu culpado.

E quando a polícia apreende Cd pirata. Podemos dizer que ele está roubando?

A lógica é a mesma.

Tenho certeza então que você entenderá a diferença entre maldade e punição do pecador.

Cara, sinceramente, é muita vontade de acreditar... não importa a lógica

Até agora não vi argumentos lógico nas acusações aqui. Só emocionalismo, e nada além.

"“Se as portas da percepção fossem limpas, tudo apareceria ao homem como realmente é: infinito. Pois o homem encerrou a si mesmo, e tudo que ele vê agora, vê pelas de estreitas fendas da sua caverna." (William Blake)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Agosto de 2007, 11:53:26 »
Tenho certeza então que você entenderá a diferença entre maldade e punição do pecador.

II Reis 2
23. Daí, Eliseu foi para Betel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade, começaram a zombar dele, gritando: "Suba, careca! Suba, careca!"
24. Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos.
”Punição de pecado”? Ah.... Esquartejar crianças por dizer "Suba, calvo!Suba, calvo", é  "punição do pecado"....?

Agora mesmo estou a mandar deus (O Bíblico) pastar e num é que me aconteceu nadinha.....  :sleepy:

Para esse tópico o único "argumento" seria calvinista, o qual, de forma 'meiga', vc está a usar. Concordas em rasgar ventres alheios? Acorda, meu filho....

Esse deus “é” onisciente, mas não sabe julgar de forma justa hehe.... Levando-se em consideração um “argumento” calvinista, onde “deus é deus e pode tudo”, teríamos perguntas como: “Por que Hitler (Ou outras figuras como Stalin, Bush e etc) não recebeu um castigo semelhante aos.... ....“das crianças que “falaram” suba, careca”....?”.  :hein:

Até agora não vi argumentos lógico nas acusações aqui. Só emocionalismo, e nada além.
Só um breve lembrete: Essas supostas “justiças e feitos” divinos não passam de abobrinhas.... Não leve tão a sério.... A Bíblia por si só mostra a “ignorância de Deus” (No caso, o Bíblico, pois há tantos deuses....)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #18 Online: 27 de Agosto de 2007, 17:04:35 »
Bom, o que tem a dizer os defensores da Bíblia agora...?

É inacreditável o tanto que você é folgado, Mussolim.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #19 Online: 27 de Agosto de 2007, 17:19:58 »
Quantos cidadãos honestos você conhece são a favor da pena de morte no Brasil?

Eu conheço muitos.

Quando elas dizem que são a favor, você entende que elas são a favor do assassinato?
A pergunta não era para mim, eu sei, mas, como isso aqui é um fórum... Eu entendo que não há diferença alguma entre matar por crime e matar por punição (exceto os motivos, é claro, mas, no final, os dois são asassinatos).

Tenho certeza que você compreende bem que assassinato é muito diferente de morte de réu culpado.
Sim. A pena de morte, na maioria das vezes, é sempre um ato mais vil do que o crime que a enseja.

E quando a polícia apreende Cd pirata. Podemos dizer que ele está roubando?
Analogia infeliz.

A lógica é a mesma.
A lógica não é a mesma nem no mundo bluepilliano.

Nos casos bíblicos, alguém, por exemplo, coleta lenha num sábado e é apedrejado até a morte.

Se você não enxerga crueldade pura nesse tipo de "punição", pode estar sofrendo de psicopatia.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #20 Online: 27 de Agosto de 2007, 17:37:47 »
um equívoco em dizer que o deus bíblico é onibondoso. De onde veio esta conclusão? Ora, da própria Bíblia...
Errado.

O equívoco só existe quando você usa o SEU conceito de bondade como premissa fundamental. Biblicamente, porém, bondade é o que Deus estabelece como bom e não o que eu ou você estabelecemos.

Você não vê que toda vez que você questiona a moralidade de alguma coisa você na verdade testifica a existência de Deus?

Para dizermos que uma linha é torta, temos que ter uma ideia do que seja uma linha reta. Pra dizermos que algo está seco, temos que ter uma ideia do que seja a água. Pra dizer que uma resposta está errada, temos que ter uma ideia do que seja a resposta certa.

Quanto mais o ser humano se revolta contra atos que ele julgar serem errados ele invariavelmente testifica duas coisas:

1) Ele testifica que existe um padrão universal de bondade, pois se bondade fosse subjetiva ao homem não teríamos fundamentos pra sentir revolta contra atitudes alheias que entendemos que não sejam corretas pois não haveria nenhum comportamento que poderíamos dizer que são universalmente malignos.

2) Ele testifica que ele é culpado, pois ninguém mantém o padrão de bondade que alega seguir.

Agora se você não acha que é correto Deus aniquilar aqueles que não o recebem como Deus, eu lhe pergunta, baseado em que padrão de bondade? Quem é que decide o que é bondade ou não? Eu? Você? Ou será a ONU?

SOLI DEO GLORIA.
Tese furada essa sua.

Muitos pensadores já trataram sobre essa "bondade universal", alguns milenares ("Não faça aos outros aquilo que não desejaria que fizessem a você") e outros seculares (Kant, Von Liszt, Mezger)...

A idéia, bem sintetizada, é a seguinte:

Nós não precisamos de uma cultura, sociedade, deus que nos diga quais são esses elementos de "bondade universal". Nós os carregamos em nós e os utilizamos em dois processos:

1. "Valoração paralela/subjetiva na esfera do profano" (Mezger), que é a capacidade que temos de pensar que determinada conduta é errada porque não desejamos que outros a praticassem contra nós.

2. "Imperativos Categóricos" (Kant - quem não sabe?) - "se, praticada generalizadamente, determinada conduta levar ao caos, ela deve ser criminalizada".

Assim, nossos elementos de bondade universal não provam que deus existe, muito até pelo contrário, mostram que, se ele existisse, seria uma amálgama das piores características humanas: crueldade, imaturidade, vaidade egoística, covardia...

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #21 Online: 27 de Agosto de 2007, 20:29:45 »
Assim, nossos elementos de bondade universal não provam que deus existe, muito até pelo contrário, mostram que, se ele existisse, seria uma amálgama das piores características humanas: crueldade, imaturidade, vaidade egoística, covardia...

Não.

Não importa quão absurdo isso possa soar, Deus pode criar seres e, independente de como eles forem, Deus pode continuar sendo bom, pode criar monstros e continuar sendo perfeito.

Você pode querer relacionar os fatos, a criação ser imperfeita, suas criaturas seres que penam, felizmente as ações dos seres não são inerentes aos seres para que se possa chamá-los de cruéis por natureza.

Isso vai longe, até porque tu já está generalizando feito Schopenhauer, o mundo não é inteiramente cruel, isso seria pegar uma parte para caracterizar o todo, e mesmo se fosse, bem, você entendeu.. eu apenas acho que não faz sentido essa caracterização, não existe uniformidade alguma...

(...)
« Última modificação: 27 de Agosto de 2007, 20:44:01 por Rod Infinity »
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #22 Online: 27 de Agosto de 2007, 20:48:55 »
Quanto ao Mutação, mantenho minha indicação, pare de trivializar o universo das informações achando ser possível encontrar respostas sadias e satisfatórias (embasadas pelas fontes mais confiáveis) somente aqui no fórum, não sei se é o que você faz, mas se for, existem dezenas, senão centenas de livros publicados sobre debates entre historiadores que dedicaram na íntegra suas vidas acadêmicas para discutir sobre a bíblia nos mais variados aspectos.

Apenas como uma alternativa...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Agosto de 2007, 20:54:08 »
deus pode mandar ursas (aliás, por que ursas e não ursos? feminismo?) estraçalharem crianças por chamar alguém de careca e continuar sendo bom? mandar matar mulheres grávidas e ainda assim ser bom? e ao mesmo tempo dizer que matar é um pecado mortal?

Bem contraditório esse deus, hein... por mais esdrúxulo que seja o padrão de bondade do todo poderoso, é difícil encarar os casos acima como atos bondosos...

E antes que venha o argumento de "revolta contra deus porque existe maldade", gostaria de deixar claro que pra mim esta é uma discussão puramente retórica, primeiro porque sei que esses casos relatados na bíblia são pura lorota, e depois porque não há como eu me "revoltar contra deus". Seria o mesmo que me revoltar contra o papai noel por não ganhar presentes no natal.
"Deus prefere os ateus"

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #24 Online: 27 de Agosto de 2007, 20:58:07 »

Não.

Não importa quão absurdo isso possa soar, Deus pode criar seres e, independente de como eles forem, Deus pode continuar sendo bom, pode criar monstros e continuar sendo perfeito.

Você pode querer relacionar os fatos, a criação ser imperfeita, suas criaturas seres que penam, felizmente as ações dos seres não são inerentes aos seres para que se possa chamá-los de cruéis por natureza.

Isso vai longe, até porque tu já está generalizando feito Schopenhauer, o mundo não é inteiramente cruel, isso seria pegar uma parte para caracterizar o todo, e mesmo se fosse, bem, você entendeu.. eu apenas acho que não faz sentido essa caracterização, não existe uniformidade alguma...

(...)
Bem, a mensagem não era para você (não estou dizendo que não era para você responder). Ao invés de "deus" eu deveria ter escrito "seu deus", referindo-me a Javé, o deus bíblico. Então, releia o que eu disse sabendo disso: refiro-me a Javé.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!