Autor Tópico: Sobre a Bíblia.  (Lida 8740 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re: Sobre a Bíblia.
« Resposta #50 Online: 31 de Agosto de 2007, 19:21:24 »
Veja que você alega duas coisas extremamente contraditórias:

I) Você alega não conhecer nenhum padrão universal de bondade.
II) Você alega que o Deus cristão quebrou o padrão que você mesmo não sabe qual é.

Isso é apelo emocional e não lógica.

Vou reformular então.

Eu acredito que exista sim um padrão de bondade, só tenho dúvidas se ele é "universal". Talvez os chineses, ou indianos, ou ianomâmi sigam outro padrão, por isso a minha relutância em falar de um padrão universal.

Mas para todos os efeitos vamos considerar que sim, existe um padrão de bondade básico compreendido pela maioria da humanidade, embora com variações em alguns aspectos, que pode ser chamado de universal.

Da maneira como você coloca a questão, fica parecendo que a simples existência desta padrão automaticamente prova a existência de deus. Mas este padrão pode (e foi ) determinado unicamente pela própria humanidade, sem ser necessário a interveniência de nenhum "ser superior". Afinal, não é preciso ser nenhum gênio para saber que atos que causam dor e sofrimento a outras pessoas não são atos bondosos. O nigthmare já falou sobre isso lá atrás, inclusive. Portanto, mandar ursos estraçalharem crianças por chamar alguém de careca ou abrir o ventre de mulheres grávidas, não é um ato de bondade, por qualquer padrão que se siga.

Se Deus é por definição o padrão para o que é pecado ou não, e ele diz que é, então é.

Mais emocional do que este argumento eu acho difícil encontrar neste tópico... "se deus diz que é, então é"

"Deus prefere os ateus"

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #51 Online: 13 de Setembro de 2007, 06:40:32 »
Bom, o que tem a dizer os defensores da Bíblia agora...?
Primeiro devemos notar que a bíblia não é "um" livro, mas sim uma coleção de livros de vários autores.
Pegue dois autores escrevendo nos dias de hoje sobre o mesmo assunto, e eles vão discordar em certos pontos se contradizendo.
Os livros da bíblia são de autores que em alguns casos estão separados por MIL anos no tempo.
Se duas pessoas hoje contradizem uma a outra, imagine pessoas vivendo em épocas tão diferentes.

Bem, foi citado por exemplo o descumprimento da lei de guardar o sábado, onde a penas foi morte por apedrejamento.
Em caso de adultério essa penas também é recomendada.

Pegue agora Cristo e ele contraria isso.
Ele faz milagres aos sábados e salva a adultera do apedrejamento dizendo: "que atire a primeira pedra quem nunca pecou".
Cristo dá o exemplo na bíblia o tempo todo.
Ele desfia a autoridade eclesiástica da época e chama os padres, pastores e crentes de "cegos guiando cegos". Ele ainda diz que essas pessoas distorcem a verdadeira religião e "ensinam doutrinas humanas como se fossem de Deus".
Diz que eles estão fora do "reino do céus" e que impedem a entrada no reino daqueles que nele poderiam entrar.

Ele ainda nos ensina: "Não ore nas sinagogas e as vistas do povo, mas em casa, trancado no quarto e as escondidas".
Ele questiona a tradição, diz: "Os antigos diziam: 'olho por olho dente por dente'. mas em verdade eu vos dito, se lhe bateram em uma face ofereça a outra".

Cristo é quase um ateu militante na bíblia.
Só que ele se limita a criticar as distorções colocadas na religião, tentando explicar que a religião é uma coisa boa e importante, mas que está sendo "distorcida" por doutrina humanas.

Isso é o mesmo que ocorre hoje, se Cristo estivesse entre nós, estaria pregando contra diversas igrejas que estão ai.

A bíblia tem de tudo, coisas boas e ruins, inclusive um código penal arcaico utilizado pelos judeus da época.
Independente disso, tem o outro lado dela. Ela tem coisas importantíssimas e uma prática que visa libertar o homem do sofrimento, da morte e da ignorância.
Ela tem "contos" muito bons como o de Adão e Eva que contam o significado de "pecado", tem os ensinamentos de Cristo e mais um bando de coisas.
Coisas que são importantes para todos nós que estamos aqui.

O problema é querer olhar apenas o lado ruim, principalmente se concentrando nas religiões organizadas e numa caricatura do posicionamento de muitos de seus lideres e membros... Pessoas iguais aqueles a quem Cristo pregava que eram cegos guiando cegos.

Isso seria como apontar o darwinismo social, as bombas atomicas, armas químicas e biológicas, etc... para dizer que "a ciência" é ruim.
Encarem a religião como a filosofia, são textos que devem ser questionados e que tem coisas boas e ruins.
O cristianismo é MUITO melhor do que a maioria dos ateus imagina. Basta entende-lo.

PS. não vamos nos esquecer que muitos textos da bíblia foram transmitidos por gerações via tradição oral, antes de serem escritos... Ocorrer uma deturpação da mensagem aqui é ainda mais fácil.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2007, 06:42:59 por NadaSei »
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #52 Online: 13 de Setembro de 2007, 22:06:45 »
A Bíblia é apenas uma compilação de lendas, mitos e histórias de vários povos e regiões por onde os hebreus passaram. Tudo devidamente modificado para enaltecer aos próprios hebreus e disseminar seus valores. Como literatura é prolixa e enfadonha, como história é fantasiosa e inverossímil, como livro sagrado.....bom, só crianças acreditam em coisas sagradas.

Sempre achei, no mínimo, estranho pessoas que se dizem racionais, céticas, ficarem discutindo as incongruências que existem entre um versículo ou outro da bíblia, o que ela fala de deus e outras coisas. Isso é puro desperdício de tempo, é o mesmo que procurar discrepâncias entre os livros da saga de Harry Potter.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 14 de Setembro de 2007, 07:04:35 »
Se encararmos a bíblia desta forma, não vejo problema algum, acho até razoável. O problema é que para as religiões cristãs a bíblia é a "palavra de deus", ou seja, foi escrita sob inspiração divina.

E se admitimos que a bíblia foi escrita por pessoas comuns (como realmente foi), qual a validade dela como livro "sagrado"? Sendo assim, a bíblia tem tanto valor quanto os livros do Senhor dos Anéis, Harry Potter, etc., ou até menos, porque pelo menos estes são interesssantes de ler e não tão chatos como a bíblia...
"Deus prefere os ateus"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 15 de Setembro de 2007, 02:48:20 »
Tem um conhecido meu que diz que a bíblia dá uma boa seda para fechar um baseado... já fumou todo o velho testamento.  :hehe:

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #55 Online: 15 de Setembro de 2007, 04:32:22 »
Tem um conhecido meu que diz que a bíblia dá uma boa seda para fechar um baseado... já fumou todo o velho testamento.  :hehe:
Isso é mentira... não é boa não.
É um pouquinho pior que aquela seda tradicional de guardanapo de buteco... mas na falta de coisa melhor quebra o galho.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #56 Online: 15 de Setembro de 2007, 04:35:09 »
A Bíblia é apenas uma compilação de lendas, mitos e histórias de vários povos e regiões por onde os hebreus passaram. Tudo devidamente modificado para enaltecer aos próprios hebreus e disseminar seus valores. Como literatura é prolixa e enfadonha, como história é fantasiosa e inverossímil, como livro sagrado.....bom, só crianças acreditam em coisas sagradas.
A bíblia tem mais coisa que isso, tem coisa boa lá também, coisas verossímeis e importantes.
O cristianismo como muitas outras religiões, possui uma coisa chamada "yoga", uma técnica que visa levar o homem a outro estado mental que é mais desperto que a vigília.
Isso não tem nada de fantasioso.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #57 Online: 15 de Setembro de 2007, 04:46:27 »
Se encararmos a bíblia desta forma, não vejo problema algum, acho até razoável. O problema é que para as religiões cristãs a bíblia é a "palavra de deus", ou seja, foi escrita sob inspiração divina.
"Seitas" cristãs...
Se você atentar para o conceito "panenteista" de Deus, onde somos todos partes de Deus, acaba com esse mistério.
Tudo tem alguma inspiração seguida de distorções ou mesmo enganos inspirados, pois muitos enganos também tem uma função a cumprir.
Isso também vale para o Harry potter, etc...

Cristo era "um" com Deus e pregava que todos poderíamos ser como ele, na verdade não existe separação real entre Deus e o homem, a separação é apenas uma ilusão mental.
Somos todos deuses.
E se admitimos que a bíblia foi escrita por pessoas comuns (como realmente foi), qual a validade dela como livro "sagrado"? Sendo assim, a bíblia tem tanto valor quanto os livros do Senhor dos Anéis, Harry Potter, etc., ou até menos, porque pelo menos estes são interesssantes de ler e não tão chatos como a bíblia...
Não vejo distinção entre sagrado e profano, tudo pode ser visto como sagrado.
O respeito dado a bíblia diz apenas sobre a importância que as pessoas dão a ela, visto que trata de alguns dos ensinamentos de ao menos de uma pessoa que eliminou a ilusão de separação de Deus e ensina como fazer o mesmo.
Muita coisa na vida faz parte desse mesmo processo e também pode ser vista como sagrada, ou ao atentar para todo homem como parte da divindade, podemos considerar tudo como sendo sagrado... ou tudo como sendo "comum".

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 15 de Setembro de 2007, 07:50:48 »
É, se tudo é sagrado, na verdade podemos dizer também que nada é sagrado. Gostei, posso escolher... pessoalmente fico com a versão de que NADA é sagrado.
"Deus prefere os ateus"

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 15 de Setembro de 2007, 08:38:16 »
Primeiro devemos notar que a bíblia não é "um" livro, mas sim uma coleção de livros de vários autores.
Pegue dois autores escrevendo nos dias de hoje sobre o mesmo assunto, e eles vão discordar em certos pontos se contradizendo.
Os livros da bíblia são de autores que em alguns casos estão separados por MIL anos no tempo.
Se duas pessoas hoje contradizem uma a outra, imagine pessoas vivendo em épocas tão diferentes.
Ou seja, não é perfeita, não é “abençoada” por deus nenhum, é falha e contraditória? Então vc concorda que em questão de moral e valor temos vários outros livros (E até mesmo no cotidiano) opções melhores para adquirir as mesmas? Então pra que serve a Bíblia........?

Ela tem coisas importantíssimas e uma prática que visa libertar o homem do sofrimento, da morte e da ignorância.
Que jumentos falam, que há um ser onipotente e etc, que pedras caem do céu  para satisfação de um deus vingativo, que pessoas vivem dentro de peixes e etc.....? “Libertar da ignorância”....?

Isso seria como apontar o darwinismo social, as bombas atomicas, armas químicas e biológicas, etc... para dizer que "a ciência" é ruim.
Nõ, nõ..... Ciência não é uma religião e muito menos dita coisas.... Ela pode ser usada para o bem e para o mal e todos sabemos disso. Ela não diz que é boazinha........ aliás ela não diz nada.

Sempre achei, no mínimo, estranho pessoas que se dizem racionais, céticas, ficarem discutindo as incongruências que existem entre um versículo ou outro da bíblia, o que ela fala de deus e outras coisas. Isso é puro desperdício de tempo, é o mesmo que procurar discrepâncias entre os livros da saga de Harry Potter.
Nunca vi pessoas passando nas casas das outras para falar seriamente do Harry Potter.... também não sei de casos de pessoas se matando por causa do Harry Potter..... não vejo pessoas criando um tabu entorno do Harry Potter..... Não vejo nenhuma interferência do Harry Potter na historia da humanidade.... Harry Potter, Harry Potter..... Não, não conheço ninguém que tema o Harry Potter......
« Última modificação: 15 de Setembro de 2007, 08:44:40 por Mutação. »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 15 de Setembro de 2007, 11:33:13 »
Isso é mentira... não é boa não.
É um pouquinho pior que aquela seda tradicional de guardanapo de buteco... mas na falta de coisa melhor quebra o galho.

Não sei... não tenho nenhuma referência para comparar.  :ok:

Offline Rennan.

• Nível 01
  • *
« Resposta #61 Online: 19 de Setembro de 2007, 16:03:22 »

Que maldade!

Já eu uso a bíblia como umas das principais referências em minha vida.

Toda vez que o correio entrega correspondência lá em casa, sempre as guardo dentro de uma bíblia que tem na sala .

O pessoal já sabe onde procurar.

E toda vez que estou esperando alguma correspondência, procuro sempre na bíblia.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #62 Online: 20 de Setembro de 2007, 11:02:34 »

Que maldade!

Toda vez que o correio entrega correspondência lá em casa, sempre as guardo dentro de uma bíblia que tem na sala .

E toda vez que estou esperando alguma correspondência, procuro sempre na bíblia.

hahahahahahaahahaha
Será se você tiver bastante mas bastante fé mesmo, deus não paga suas contas?, rs....Deus paga as contas do Edir Macedo, pode pagar as suas também.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 20 de Setembro de 2007, 16:28:59 »

Que maldade!

hahahahahahaahahaha
Será se você tiver bastante mas bastante fé mesmo, deus não paga suas contas?, rs....Deus paga as contas do Edir Macedo, pode pagar as suas também.

As duas são demais....   :histeria: :histeria: :histeria: Primeira vez que vejo uma utilidade para a Bíblia! :histeria: :histeria:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #64 Online: 20 de Setembro de 2007, 17:39:46 »
Que é isso... A Bíblia tem mil e uma utilidades: peso de papel, combustível, auxílio contra a insônia,
martelo-pra-matar-mosquito, peso para porta e até, nunca devemos esquecer, equipamento de
auxílio em caso de emergência fisiológica... :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 21 de Setembro de 2007, 10:09:23 »
Que é isso... A Bíblia tem mil e uma utilidades: peso de papel, combustível, auxílio contra a insônia,
martelo-pra-matar-mosquito, peso para porta e até, nunca devemos esquecer, equipamento de
auxílio em caso de emergência fisiológica
... :hihi:
:histeria: :chorao: :histeria: :chorao: :histeria:        8-)

Offline Rennan.

• Nível 01
  • *
« Resposta #66 Online: 21 de Setembro de 2007, 18:18:36 »

hahahahahahaahahaha

Pois é cara.

Já me passou pela cabeça a possibilidade de algum dias quando fosse pagar minhas faturas dentro da bíblia, as mesmas tivessem sido todas pagas. Aí sim seria um bom motivo pra me converter.

Pensando melhor, adiaria o dia de minha conversão até que todas as contas fossem quitadas.

Offline Rennan.

• Nível 01
  • *
« Resposta #67 Online: 21 de Setembro de 2007, 18:21:05 »
Desafie deus blasfemando e veja no que dá. Desafie a ciência pulando de um edifício e... veja no que dá.....

Gostei da assinatura!

:histeria: :histeria:

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #68 Online: 26 de Setembro de 2007, 17:16:34 »

Eu diria que o redator do texto primario, precisa conhecer a Biblia antes de se pronunciar, publicando sua ignorancia teologica.

Jetro
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 02 de Outubro de 2007, 09:49:38 »
Amém.  :anjo:

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #70 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:20:53 »
Ué...

O tópico sobre a Bíblia se limita a fazer piadas?

Isto é muito científico... ehehehehehehehe

É do tipo das piadinhas que criacionistas também podem fazer em relação ao evolucionismo e que não prova nada e sim a ignorância de quem as pronuncia...

Ou será que vocês acham que as piadas revelam como vocês são inteligentes?

eheheheheheheheh

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 30 de Outubro de 2007, 16:22:38 »
Fica com raiva não, bem..... Se não percebeu, o tópico está esgotado.... Já foi.... O que tinha pra ser dito já foi dito.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #72 Online: 29 de Maio de 2009, 11:02:39 »
é isso aí. muito bom! querendo ou não, está lá.

Como ainda vejo, mesmo aqui no CC, pessoas dizendo coisas como: “Engraçado que a mentira tem pernas curtas, mas até hoje a ciência ainda não conseguiram próvas para afirmar que a bíblia não é a palavra de Deus” ou “Se as provas são exigidas para aqueles que afirmam existir, o mesmo procedimento cai sôbre aos que dizem não existir. Então empatou” resolvi criar esse simples tópico:

1° “O ônus da prova parte do princípio que toda afirmação precisa de sustentação, de provas para ser levada em consideração. Se tais provas e argumentos não são oferecidos, essa afirmação não tem valor argumentativo e deve ser desconsiderada em um raciocínio lógico (Wikipedia). Isso é bem fácil de entender e não precisa de explicações (E pelo amor de nossa senhora.... leiam e entendam isso....)

2° Há um tempo atrás, pesquisando na internet, vi um site “fórum evangélico”. Resolvi entrar. Como não é de se admirar vi absurdos e mais absurdos.... Coisas como “o Index ainda deveria existir e seria melhor se a Igreja controlasse o que nós lemos – Católico se referindo a uma mensagem minha. “Se uma menina deixar o namorado passar a mão lá, ela não é mais virgem e está pecando podendo ir ao inferno” – Um idiota qualquer....

O que é visivelmente notado é que as pessoas crêem na Bíblia como a coisa mais importante do mundo, mas.... não a lê.... Então pensando nisso criei esse texto e expus nesse fórum (Fórum Evangélico). Bom, vou poupar seus olhos e cérebro de ler as respostas do fórum....

Citação de:  Mutação
A “Bíblia Sagrada”, como quase todo mundo sabe, transmiti paz e medo para muitos seres humanos hoje e durante vários anos de nossa história. Foi a mente medieval. Serviu de dominação em massa por vários anos da história da humanidade (E o Edir Macedo sabe bem disso...). “Ela diz” que existe um único deus e que este é onibondoso, onipotente, onisciente e onipresente (E Justo), embora estas palavras não apareçam nenhuma vez nela. Composta por vários livros. Alguns contraditórios (Mas seus adeptos dizem ser erro de hermenêutica. Bom, eles se “defendem” como podem...), outros sangrentos, várias partes mostrada mito pela arqueologia e, para ser justo, algumas passagens de paz e amor ao próximo.

Sangrentos.

Não há possibilidades de associar infanticídios, atrocidades em geral, com a palavra “onibondoso”, logo, há um equívoco em dizer que o deus bíblico é onibondoso. De onde veio esta conclusão? Ora, da própria Bíblia... (Assim como contradição, erros, não condizem com onisciência e “ter observadores” não condiz com onipresença).

Infanticídios:
> II Reis 2
23. Daí, Eliseu foi para Betel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade, começaram a zombar dele, gritando: "Suba, careca! Suba, careca!"
24. Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos.

> Oséias 13:16. Samaria (Lugar) vai pagar, pois revoltou-se contra o seu Deus: cairão sob a espada, suas crianças serão cortadas em pedaços e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.

> Gênesis 7:21 (Note que, lóóógicamente, havia crianças).

E etc, etc, etc...

Alguns fundamentalistas acreditam e apóiam fielmente essas atrocidades dizendo:
“Deus é Deus e pode tudo!”. Opa. Aqui não tem nenhum fundamentalista, tem? Acho que não.

Obs: Se há fundamentalistas, esclareço: Estou criticando a “Bíblia brasileira”. Porque...
...em inglês, por exemplo, além da popular e conhecida versão do Rei James, temos também a Bíblia Scofield, a Bíblia Anchor, a Bíblia Standard Revisada, e várias outras. Poderia ser mais fácil aceitar uma Bíblia literal se todas estas versões dissessem o mesmo, mas não dizem. A versão do Rei Jaime (Esse rei exigiu que seu nome fosse incluso, sendo este trocado por Tiago que conhecemos. Blz) , por exemplo, menciona "unicórnios" em várias partes da obra. (Roubei isso de um link do Pedroac hehe...  :biglol: )

Babarias bíblicas em geral vc pode encontrar em vários sites. Não postarei todas, pois são muitas... Apenas classificarei as mais intrigantes e dignas de questionamentos:
Obs: Impossível de ser “erro de hermenêutica” já que são bem claras e literais...

> Um dos reais motivos para que adorem os sábados:

> Números 15

32. Enquanto os filhos de Israel estavam no deserto, surpreenderam um homem que recolhia lenha em dia de sábado.
33. E o levaram até Moisés, Aarão e toda a comunidade,
34. mantendo-o preso enquanto se decidia o que deveria ser feito com ele.
35. Javé disse a Moisés: "Esse homem é réu de morte. Toda a comunidade deverá apedrejá-lo fora do acampamento".
36. A comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou. E o homem morreu, conforme Javé tinha ordenado a Moisés.

> A morte dos primogênitos dos egípcios por vontade divina:
Êxodo 11:10. / 12:29.

> NUMEROS 16:49; NUMEROS 25:9; NUMEROS 21:35; NUMEROS 25:4.

> EZEQUIEL 21:3-4 (Até mesmo o justo? Por quê...?).

E etc, etc, etc...

“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!