Não sei por que as placas de expandiriam somente nas extremidades então. Por que é somente assim que pode ocorrer, por se há um aumento de volume como em uma bexiga, haveria terremotos em áreas bem no meio de placas tectônicas, como no Brasil. O relevo seria terrivelmente acidentado. Como não é isso que ocorre, se as placas téctônicas crescem, deve ser só nas suas extremidades, precionando umas as outras. Também não há razão alguma para o aumento destas placas. Se existir muita pressão do magma, simplesmente este rompe a placa e surge algum vulcão, o que vai ocasionar aumento da crosta terrestre.
Alguém aqui sabe me dizer se um metro cubico de magma, quando solidificado devido as resfriamento, significa 1m cubico de matéria sólida, como basalto? Se o magma estiver esfriando, talvez o planeta inche com a solidificação do magma que precionaria as placas tectônicas e tudo acima para cima. Mas para o planeta inteiro esfriar, acho que levaria bilhões de anos. Ainda vai existir atividade geológica aqui por muito muito tempo.