Autor Tópico: A terra está se expandindo? Versão conspiratória sobre a pangéia  (Lida 16689 vezes)

Narkus

• Visitante
A terra está se expandindo? Versão conspiratória sobre a pangéia
« Online: 08 de Setembro de 2007, 23:28:28 »
Não achei nenhum material em português sobre o assunto e também não possuo conhecimentos sobre geologia suficiente para avaliar a possível veracidade deste fato.

Alguns vídeos sobre o assunto:

São vários os vídeos, mas eu não entendo muito de inglês, não consegui entender os argumentos.

Também não achei nenhum material confiável na net sobre este assunto.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: A terra está se expandindo? Versão conspiratória sobre a pangéia
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2007, 23:59:28 »
Ele apresentou apenas mapas como argumentação...

mas oq eu questionaria é se: A terra realmente está expandindo, pq a expansão acontece somente no mar? P`q não houve expensão das terras, fragmentando os continentes em milhares de partes menores??

Narkus

• Visitante
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2007, 16:50:38 »
Ele apresentou apenas mapas como argumentação...

mas oq eu questionaria é se: A terra realmente está expandindo, pq a expansão acontece somente no mar? P`q não houve expensão das terras, fragmentando os continentes em milhares de partes menores??
O mar seria o preenchimento da parte não-continental... Não é o mar que expande, mas sim a parte "vazia".
« Última modificação: 09 de Setembro de 2007, 16:56:19 por Narkus »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2007, 18:44:46 »
Mas pq só o mar está expandindo?

Se a terra tivesse expandindo uniformemente os continentes não seriam quebrados em pedaços?

Narkus

• Visitante
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2007, 21:27:38 »
aff meu...

Não basta ser cético, tem que pensar tbm oras!

Eu fico irritado com esses questionamentos onde a resposta é óbvia...

Bixo... Presta atenção!

Se vc tem uma bacia cheia de agua com alguns "barquinhos" e consegue expandir a bacia isso não significa que os "barquinhos" também devam se expandir.

Eu to cético quanto a esta teoria da expansão da terra, mas não vejo sentido em fazer questionamentos tão bobos...
« Última modificação: 09 de Setembro de 2007, 21:32:01 por Narkus »

Narkus

• Visitante
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2007, 21:31:34 »
Eu to vendo uns materiais sobre placas tectônicas...

As placas tectonicas podem estar crescendo, mas isso não implica no crescimento dos continentes.
Porem existe a tal das ramificações entre placas onde algumas se expandem (a exemplo da divisao entre as placas da america do sul e africa) e as que se convergem (a exemplo da que tem a india se aglutinando com o oriente medio), e é neste ponto que a teoria da expansao da terra pode entrar em xeque.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2007, 22:15:29 »
Se vc tem uma bacia cheia de agua com alguns "barquinhos" e consegue expandir a bacia isso não significa que os "barquinhos" também devam se expandir.

Ou seja, os continentes estão boiando sobre os oceanos... :)
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2007, 22:17:01 »
Calma... conte até 10...

Vamos pegar o exemplo de uma bexiga. encha ela um pouco e desenho um qualquer coisa nela.
Conseguiu imaginar??? não é difícil...

Agora encha ela até quase explodir... Oq vai acontecer com o seu desenho inicial???
Ele vai crescer proporcionalmente!
Isso é oq deveria (em teoria) acontecer com as partes de terra... de expandir junto com a terra inteira.

Entendeu????
Se ainda não deu, prometo que amanhã eu compro uma bexiga, filmo a minha idéia e coloco no youtube.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2007, 22:28:28 »
Pseudociência.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Narkus

• Visitante
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2007, 23:50:28 »
Calma... conte até 10...

Vamos pegar o exemplo de uma bexiga. encha ela um pouco e desenho um qualquer coisa nela.
Conseguiu imaginar??? não é difícil...

Agora encha ela até quase explodir... Oq vai acontecer com o seu desenho inicial???
Ele vai crescer proporcionalmente!
Isso é oq deveria (em teoria) acontecer com as partes de terra... de expandir junto com a terra inteira.

Entendeu????
Se ainda não deu, prometo que amanhã eu compro uma bexiga, filmo a minha idéia e coloco no youtube.
Ah cara, deixa de ser estúpido.
Quer refutar a teoria da expansão da terra tudo bem (até eu duvido), mas use de argumentos válidos e não coisas da sua imaginação.

Todos sabemos que a terra possui um manto e que as placas tectonicas "flutuam" sobre este manto.

Ou seja, os continentes estão boiando sobre os oceanos... :)
Eu não quiz dizer isso, deixa de ser engraçadinho.

Repetindo... A terra possui um manto e que as placas tectonicas "flutuam" sobre este manto.

Pseudociência.
Também acho, mas não achei explicações que refutassem essa teoria. To tentando pesquisar um pouco mais, mas se tivesse alguém com argumentos "válidos" para refutar essa "pseudociência" seria interessante postar.

Argumentos como o do nosso amigo Diego não passam de "chutes" ou "zueira" que tentam parecer como um questionamento cético válido.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2007, 00:18:16 »
Repetindo... A terra possui um manto e que as placas tectonicas "flutuam" sobre este manto.

Meu filho, prestenção!!! O que o Diego estava tentando te lembrar é o fato ÓBVIO que as placas tectônicas cobrem TODO o planeta Terra, INCLUSIVE EMBAIXO DOS OCEANOS, dãããããã! Não haveria COMO a Terra se expandir e só o OCEANO crescer, e as placas embaixo?? Elas deveriam se partir e o oceano teria que começar a escorrer pelo manto abaixo!!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Narkus

• Visitante
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2007, 00:27:39 »

Meu filho, prestenção!!! O que o Diego estava tentando te lembrar é o fato ÓBVIO que as placas tectônicas cobrem TODO o planeta Terra, INCLUSIVE EMBAIXO DOS OCEANOS, dãããããã! Não haveria COMO a Terra se expandir e só o OCEANO crescer, e as placas embaixo?? Elas deveriam se partir e o oceano teria que começar a escorrer pelo manto abaixo!!
Eia...
Você tá zuando né?

Eu sei que as placas tectônicas cobrem todo o planeta, inclusive os oceanos estão sobre estas placas...
Mas se as placas crescem da maneira como alguns "conspiradores" afirmam, o oceano como sendo a matéria mais "fluível" na superfície vai se expandir (embora provavelmente fique mais raso).

Os continentes não vão expandir, pq o que se expande seria as próprias placas tectonicas a partir do manto solidificado.

Sério...
Eu quero pessoas que conheçam pelo menos um pouco mais do que eu sobre geologia (eu não conheço nada, mas já tem 2 indivíduos que conhecem menos menos ainda e que só estão tumultuando o tópico com questionamentos imbecis).

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2007, 00:49:01 »
Mas se as placas crescem da maneira como alguns "conspiradores" afirmam, o oceano como sendo a matéria mais "fluível" na superfície vai se expandir (embora provavelmente fique mais raso).
Os continentes não vão expandir, pq o que se expande seria as próprias placas tectonicas a partir do manto solidificado.
Sério...
Eu quero pessoas que conheçam pelo menos um pouco mais do que eu sobre geologia (eu não conheço nada, mas já tem 2 indivíduos que conhecem menos menos ainda e que só estão tumultuando o tópico com questionamentos imbecis).

Oooooooooooooooooh, não DIGA, senhor SUPER-GÊNIO DO CETICISMO GEOLÓGICO. Agora diga QUE "maneira" é essa pela qual as placas cresceriam, já que você disse que nem "entendeu os argumentos". Se a crosta terrestre surgiu do resfriamento da matéria da Terra à superfície, como é que ela pode continuar aumentando de tamanho? Tóing.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2007, 00:50:38 »

Cartão Azul por essa (Denunciado a moderação)

Quer refutar a teoria da expansão da terra tudo bem (até eu duvido), mas use de argumentos válidos e não coisas da sua imaginação.
[...]
Argumentos como o do nosso amigo Diego não passam de "chutes" ou "zueira" que tentam parecer como um questionamento cético válido.

Meu filho, presta atenção.
Eu falei: mas oq eu questionaria é se
Não to querendo refutar nada, só fiz uma pergunta sobre uma coisa que eu não entendi.
Segundo a minha lógica eu acho q os continentes deveriam sim ser despedaçados.

Mas desculpe por eu "não estar pensando" e estar "tumultuando" o seu importantíssimo tópico com meus meros "questionamentos imbecis".

Narkus

• Visitante
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2007, 02:58:14 »
Sério...
Eu quero pessoas que conheçam pelo menos um pouco mais do que eu sobre ge

ologia (eu não conheço nada, mas já tem 2 indivíduos que conhecem menos menos ainda e que só estão tumultuando o tópico com questionamentos imbecis).

Oooooooooooooooooh, não DIGA, senhor SUPER-GÊNIO DO CETICISMO GEOLÓGICO. Agora diga QUE "maneira" é essa pela qual as placas cresceriam, já que você disse que nem "entendeu os argumentos". Se a crosta terrestre surgiu do resfriamento da matéria da Terra à superfície, como é que ela pode continuar aumentando de tamanho? Tóing.
kkkkkkkkkkkkkkkk

Essa maneira é que estou questionando meu caro...

Se você tivesse ido direto ao ponto teríamos entrado em um acordo mais cedo. Mas foste querer defender o Diego sobre um argumento vazio e imaginário.

Essa questão sobre a expansão da terra é extraordinária, mas você não apresentou argumentos que possam questionar a validade desta teoria. Um aumento do calor interno da terra talvez podesse "dilatar" o manto expandindo a terra.

Cartão Azul por essa (Denunciado a moderação)

[...]

Meu filho, presta atenção.
Eu falei: mas oq eu questionaria é se
Não to querendo refutar nada, só fiz uma pergunta sobre uma coisa que eu não entendi.
Segundo a minha lógica eu acho q os continentes deveriam sim ser despedaçados.

Mas desculpe por eu "não estar pensando" e estar "tumultuando" o seu importantíssimo tópico com meus meros "questionamentos imbecis".
Pensa um pouco antes de lançar perguntas "bestas"...

Você não é o único deste forum a tumultuar um tópico fazendo questionamentos toscos...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2007, 08:49:48 »
Narkus, larga mão de ser prepotente e contenha seu ego. Se tem alguém que está sendo estúpido aqui é você, para não dizer outras coisas. Não vou tolerar esse tipo de comportamento. Está avisado.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2007, 10:36:47 »
Se o planeta está "inchando" e a quantidade de água continua a mesma, os oceanos deveriam estar retrocedendo, correto? Mas o que eu leio diz que as marés estão cada vez mais altas e que muitas ilhas do Pacífico estariam submergindo.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2007, 11:05:05 »
Não sei por que as placas de expandiriam somente nas extremidades então. Por que é somente assim que pode ocorrer, por se há um aumento de volume como em uma bexiga, haveria terremotos em áreas bem no meio de placas tectônicas, como no Brasil. O relevo seria terrivelmente acidentado. Como não é isso que ocorre, se as placas téctônicas crescem, deve ser só nas suas extremidades, precionando umas as outras. Também não há razão alguma para o aumento destas placas. Se existir muita pressão do magma, simplesmente este rompe a placa e surge algum vulcão, o que vai ocasionar aumento da crosta terrestre.

Alguém aqui sabe me dizer se um metro cubico de magma, quando solidificado devido as resfriamento, significa 1m cubico de matéria sólida, como basalto? Se o magma estiver esfriando, talvez o planeta inche com a solidificação do magma que precionaria as placas tectônicas e tudo acima para cima. Mas para o planeta inteiro esfriar, acho que levaria bilhões de anos. Ainda vai existir atividade geológica aqui por muito muito tempo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Setembro de 2007, 11:51:58 »
Leiam o livro Krakatoa - O dia em que o mundo explodiu, de Simon Winchester!! Além da história do Krakatoa ser totalmente demais, tem muita geologia também!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Setembro de 2007, 16:46:27 »
Pseudociência.

Não chega a ser pseudociência, é mais "fringe", ainda que tenha estado já em pé de igualdade com a teoria da deriva continental por volta da época em que essa foi aceita no lugar da idéia de pontes continentais para explicar a distribuição biogeográfica. Acho que talvez o principal critério de escolha tenha sido a subdução parecer mais plausível do que o planeta inflar ou expandir.

Eu acho principalmente toscos argumentos como que seria esquisito a idéia de um supercontinente num oceano imenso, a idéia de que os dinossauros existiriam por haver menor gravidade, "tudo cresce", "organismos, o universo, e planetas" e fico simplesmente sem a menor idéia sobre um mecanismo plausível para a Terra crescer. Alton Harp sugere que os planetas (ou alguns) tenham buracos brancos dentro, acho, ou algo relacionado à uma captura constante de grávitons. Marte, para ele, não seria o planeta original, mas uma lua de um planeta Marte antigo, que explodiu. Ah sim, os planetas eventualmente explodem, não expandem indefinidamente.

Mas as teorias do Neal Adams especificamente (um dos maiores desenhistas do batman que contribuiu bastante para a profissão dos desenhistas de quadrinhos) tem ainda mais invencionices físicas diversas.

Se a Terra tivesse crescido sem aumento de massa, a gravidade antigamente seria muito maior, não? Com um diâmetro menor? :como:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Setembro de 2007, 16:50:46 »
Se o planeta está "inchando" e a quantidade de água continua a mesma, os oceanos deveriam estar retrocedendo, correto? Mas o que eu leio diz que as marés estão cada vez mais altas e que muitas ilhas do Pacífico estariam submergindo.

Eles também dizem que está vindo mais água, sabe-se lá de onde. Por exemplo, na época dos dinossauros, com todos os continentes unidos, não estariam todos nadando num planeta-oceano sem terras, mas a superfície terrestre teria sido principalmente terra.... depois teria coincidentemente aparecendo/caindo mais água conforme a Terra fosse expandindo, seja lá como for que pudesse se expandir.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Setembro de 2007, 21:18:31 »
Mas as teorias do Neal Adams especificamente (um dos maiores desenhistas do batman que contribuiu bastante para a profissão dos desenhistas de quadrinhos) tem ainda mais invencionices físicas diversas.

Eu gostava mais do Jim Aparo, hehehe! Mas essas teorias são o quê no currículo do Neal, ele é geólogo também?? Ou é tudo ficção mesmo??

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Setembro de 2007, 22:26:33 »
Marte, para ele, não seria o planeta original, mas uma lua de um planeta Marte antigo, que explodiu. Ah sim, os planetas eventualmente explodem, não expandem indefinidamente.

Interessante... ja ouvi falar que o cinturão de asteróides entre a terra e marte (ou é depois de marte?) seria resquícios de um planeta que se despedaçou...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Setembro de 2007, 00:41:57 »

Eu gostava mais do Jim Aparo, hehehe! Mas essas teorias são o quê no currículo do Neal, ele é geólogo também?? Ou é tudo ficção mesmo??

Bem que eu gostaria que fosse ficção... :/  Segundo o artigo da WP, ele se compara com Da Vinci, diz que gravidade não existe, etc, muito triste...

http://en.wikipedia.org/wiki/Growing_Earth_Theory

Se eu fosse ele, e acreditasse nessa teoria, ficaria na miuda e faria uma HQ onde essa teoria se mostraria verdadeira apenas, e se por acaso algum dia se comprovasse, aí sim falaria "A-HA! Eu não disse, eu não disse?"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Setembro de 2007, 01:04:30 »
Marte, para ele, não seria o planeta original, mas uma lua de um planeta Marte antigo, que explodiu. Ah sim, os planetas eventualmente explodem, não expandem indefinidamente.

Interessante... ja ouvi falar que o cinturão de asteróides entre a terra e marte (ou é depois de marte?) seria resquícios de um planeta que se despedaçou...

Entre Marte e Júpiter.

Tem pontos dessa hipótese que acho meio curiosos... algumas peculiaridades de Marte que combinariam com uma lua perdida, o tipo de órbita, parece que a deformação tipicamente equatorial estaria meio "errada" para o eixo de translação, as luas de Marte parecem aos olhos de um leigo como fragmentos de um planeta, e a ordem de massa dos planetas no sistema solar seria, com exceção de Marte, organizada meio como duas filas indianas, uma de costas para a outra, com o centro de maior massa no centro do sistema.... mas a Terra é mais massiva que Marte, criando uma exceção... claro, essas coisas e outras mais podem muito bem ter explicações melhores em algo que não requisitasse um planeta explodir nem nada assim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!