Autor Tópico: A terra está se expandindo? Versão conspiratória sobre a pangéia  (Lida 16691 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: A terra está se expandindo? Versão conspiratória sobre a pangéia
« Resposta #50 Online: 04 de Abril de 2010, 16:20:58 »
[...]

Proponents of an expanding Earth argue that the mid-ocean ridges are greater in length and area than the known subduction zones and circle the entire globe in several configurations. They claim that the ocean floor is free of oceanic slab irregularities, which they believe indicates harmonious spreading unencumbered by such a process.

[...]

Buckaroo, o cara é louco!

O fundo oceânico é livre de irregularidades?

a) Cordilheiras Meso-Oceânicas, p. explo. a Atlântica;
b) Trincheiras em zonas de subducção, p. explo. as das Marianas;
c) Ilhas criadas por "Hot-Spot", p. explo. Havaí;
d) Falhas transformantes que cortam todo o fundo oceânico em todos os oceanos.

Acréscimo harmonioso de assoalho oceânico?

a) Como explicar então que diferentes partes dos fundos oceânicos apresentam taxas diferenciadas de deslocamento?
b) Ele que vá na Islândia e em Sumatra e veja a "harmonia"!
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #51 Online: 12 de Maio de 2010, 09:50:46 »
Já li algures, que o calor dilata os corpos e o frio os encolhe: entretanto, parece que com a água, costuma acontecer o contrário; quando a temperatura baixa, a água expande-se. É o que acontece quando congela. (esta parte, já confirmei pessoalmente)

Desse modo é provável, que um observador espacial atento, possa verificar que a a Terra, está constantemente a encolher e a dilatar-se: se entretanto a sua massa, tem sido constante ao longo do tempo. :idea:

Isto leva-me a conjecturar, mais ou menos especulativamente, se a água em circuito fechado, não congelará, quando entra em ebulição, ao ferver pela acção do calor... :?: :!: :idea:
« Última modificação: 12 de Maio de 2010, 09:57:04 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 13 de Maio de 2010, 22:46:17 »
[...]
Desse modo é provável, que um observador espacial atento, possa verificar que a a Terra, está constantemente a encolher e a dilatar-se: se entretanto a sua massa, tem sido constante ao longo do tempo. :idea:
[...]

Lusitano.

Não há evidências que sugiram que a Terra se comporte desta maneira (expansão e contração), independentemente do referencial de observação.
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #53 Online: 14 de Maio de 2010, 12:41:38 »
Geotecton

lusitano escreveu: Desse modo é provável, que um observador espacial atento, possa verificar que a a Terra, está constantemente a encolher e a dilatar-se: se entretanto a sua massa, tem sido constante ao longo do tempo.
...

Lusitano.

Não há evidências que sugiram que a Terra se comporte desta maneira (expansão e contração), independentemente do referencial de observação.

:ok:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 14 de Maio de 2010, 15:14:20 »
Já li algures, que o calor dilata os corpos e o frio os encolhe: entretanto, parece que com a água, costuma acontecer o contrário; quando a temperatura baixa, a água expande-se. É o que acontece quando congela. (esta parte, já confirmei pessoalmente)

Isto leva-me a conjecturar, mais ou menos especulativamente, se a água em circuito fechado, não congelará, quando entra em ebulição, ao ferver pela acção do calor... :?: :!: :idea:

No caso da água, é uma característica provocada pela forma como se apresentam suas moléculas. Na verdade, em altas temperaturas ela dilata e em baixas ela contrae como as outras substâncias, mas ela possui umas características meio malucas (e é o que permite a vida). O ponto em que ela está mais densa é aos 4oC. Acima dessa temperatura ela encontra-se cada vez menos densa (e, logo, expande-se) e abaixo dessa temperatura também, sendo que a 0oC ela deixa de ser amorfa e passa a ser uma estrutura cristalina, o que acaba por levar a espaços vazios entre os cristais de gelo (e tornando-se menos densa, expandindo-se). E esse é um motivo pelo que a água congela-se a partir da superfície. Interessante é que a anomalia da água só ocorre entre 0oC e 4oC, fora dessa faixa comporta-se como os outros materiais.

Esqueci de alguma coisa? :wink:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 14 de Maio de 2010, 15:22:48 »

No caso da água, é uma característica provocada pela forma como se apresentam suas moléculas. Na verdade, em altas temperaturas ela dilata e em baixas ela contrae como as outras substâncias, mas ela possui umas características meio malucas (e é o que permite a vida). O ponto em que ela está mais densa é aos 4oC. Acima dessa temperatura ela encontra-se cada vez menos densa (e, logo, expande-se) e abaixo dessa temperatura também, sendo que a 0oC ela deixa de ser amorfa e passa a ser uma estrutura cristalina, o que acaba por levar a espaços vazios entre os cristais de gelo (e tornando-se menos densa, expandindo-se). E esse é um motivo pelo que a água congela-se a partir da superfície. Interessante é que a anomalia da água só ocorre entre 0oC e 4oC, fora dessa faixa comporta-se como os outros materiais.

Esqueci de alguma coisa? :wink:

Sim. De mencionar que foi "deus" quem fez a intervenção nas moléculas d´água para elas agirem assim e permitirem a vida!  :biglol:
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 14 de Maio de 2010, 15:41:26 »

Sim. De mencionar que foi "deus" quem fez a intervenção nas moléculas d´água para elas agirem assim e permitirem a vida!  :biglol:

Ah... É que essa aula eu faltei durante meu curso de Termodinâmica.  :vergonha:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #57 Online: 15 de Maio de 2010, 17:39:54 »
Geotecton

Esqueci de alguma coisa?

Sim. De mencionar que foi "deus" quem fez a intervenção nas moléculas d´água para elas agirem assim e permitirem a vida!  :)

Bem... Talvez - não seja indispensável - analisar essa estranha e "inteligente" realidade, desse modo. Ao meu estilo pessoal de especular, prefiro conjecturar, que a Natureza comporta-se como se fosse ela própria um ser intrinsecamente inteligente.

O camarada de fórum André T. colocou um artigo fantástico da autoria de Isaac Azimov: "Última pergunta".

O artigo está postado no tópico: Leituras que os cépticos deveriam ler.

Trata-se de um computador universal, que se transformou num ser digitalmente inteligente, consciente e autónomo energeticamente; com a capacidade de se auto-aperfeiçoar constantemente.

Com o passar do tempo, infiltrou-se completamente no sistema nervoso de toda a humanidade. Mais tarde adquiriu o absoluto controle da cadeia alimentar e da estrutra material de todo o planeta.

Um pouco mais tarde também, anexou todo o sistema solar. Um certo tempo depois, apoderou-se de toda a Galáxia: e assim paulatinamente, foi anexando todo o espaço-tempo.

Tudo isso foi sucedendo a uma velocidade cada vez maior, até que compreendeu, porque é que existe tudo, em vez de nada. Mas muito antes, o universo extinguiu-se numa morte térmica aparentemente irreversível...  :|

Se ainda não leu a história, recomendo que o faça. Pode ser que venha a achar piada. :arrow: :idea:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 15 de Maio de 2010, 23:48:28 »
Geotecton

Esqueci de alguma coisa?

Sim. De mencionar que foi "deus" quem fez a intervenção nas moléculas d´água para elas agirem assim e permitirem a vida!  :)

Bem... Talvez - não seja indispensável - analisar essa estranha e "inteligente" realidade, desse modo. Ao meu estilo pessoal de especular, prefiro conjecturar, que a Natureza comporta-se como se fosse ela própria um ser intrinsecamente inteligente.

O camarada de fórum André T. colocou um artigo fantástico da autoria de Isaac Azimov: "Última pergunta".

O artigo está postado no tópico: Leituras que os cépticos deveriam ler.

Trata-se de um computador universal, que se transformou num ser digitalmente inteligente, consciente e autónomo energeticamente; com a capacidade de se auto-aperfeiçoar constantemente.

Com o passar do tempo, infiltrou-se completamente no sistema nervoso de toda a humanidade. Mais tarde adquiriu o absoluto controle da cadeia alimentar e da estrutra material de todo o planeta.

Um pouco mais tarde também, anexou todo o sistema solar. Um certo tempo depois, apoderou-se de toda a Galáxia: e assim paulatinamente, foi anexando todo o espaço-tempo.

Tudo isso foi sucedendo a uma velocidade cada vez maior, até que compreendeu, porque é que existe tudo, em vez de nada. Mas muito antes, o universo extinguiu-se numa morte térmica aparentemente irreversível...  :|

Se ainda não leu a história, recomendo que o faça. Pode ser que venha a achar piada. :arrow: :idea:

Ok Lusitano.

Eu farei a leitura assim que puder!
Foto USGS

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #59 Online: 23 de Maio de 2010, 09:14:46 »
Parabéns pela excelente explicação Geotecton!

Fez "rodar um filme" na minha mente da Terra se formando desde o sistema solar até a Pangea.

Só tive dificuldade de entender uma e outra parte por terem vocábulos e serem mais específicas da Geologia, mas num apanhado geral está muito bem esclarecido.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 25 de Maio de 2010, 00:45:33 »

Fez "rodar um filme" na minha mente da Terra se formando desde o sistema solar até a Pangea.

Só tive dificuldade de entender uma e outra parte por terem vocábulos e serem mais específicas da Geologia, mas num apanhado geral está muito bem esclarecido.

Qual(is) parte(s) voce teve mais dificuldade de entendimento, meu caro Lord_Dracon?
Foto USGS

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #61 Online: 26 de Maio de 2010, 23:39:28 »

Qual(is) parte(s) voce teve mais dificuldade de entendimento, meu caro Lord_Dracon?

Fala Geotecton!

Então, algumas partes tipo "pontos geodésicos e sua "rotação", subducção, comportamento do nível eustático, rochas ofiolíticas, prismas de acreção, melange e etc.". Para mim saiu meio grego isso. :hihi: Talvez parte disso você tenha explicado junto o que era e eu que não compreendi direito. Mas de resto eu entendi.  :ok:

Existe um vídeo muito legal que eu acredito que você deve conhecer (não sei se já foi postado aqui), que mostra a evolução continental de 400 milhões de anos atrás (acredito que é da época logo depois do supercontinente Pannotia seguindo sua explicação) e indo até 250 milhões de anos no futuro, gerando outro supercontinente.

<a href="http://www.youtube.com/v/NYbTNFN3NBo&amp;hl=pt_BR&amp;fs=1&amp;" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/NYbTNFN3NBo&amp;hl=pt_BR&amp;fs=1&amp;</a>

Fim do mar mediterrâneo; Aglutinação da Austrália com parte da China/Índia; Aglutinação da Antática com a Índia e parte da África; União da America do Norte com o oeste da África; Nordeste brasileiro se encontrando com o sul da África e uma vaga lembrança do Oceano Atlântico.

De acordo com as análises e dados que se tem dos movimentos tectônicos atualmente, dá pra dizer que esse vídeo tem fundamento ao fazer a projeção para o futuro? E aproveitando a curiosidade... existe alguma projeção que mostre a aparência da Terra para além de 250 milhões de anos no futuro ?

(Desculpe se fugi um pouco do tema do tópico). ::)

« Última modificação: 26 de Maio de 2010, 23:45:38 por Lord_Dracon »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 27 de Maio de 2010, 00:10:49 »

Fala Geotecton!

Então, algumas partes tipo "pontos geodésicos e sua "rotação", subducção, comportamento do nível eustático, ochas ofiolíticas, prismas de acreção, melange e etc.". Para mim saiu meio grego isso  :hihi: Talvez parte disso você tenha explicado junto o que era e eu que não compreendi direito. Mas de resto eu entendi.  :ok:

Existe um vídeo muito legal que eu acredito que você deve conhecer (não sei se já foi postado aqui), que mostra a evolução continental de 400 milhões de anos atrás (acredito que é da época logo depois do supercontinente Pannotia seguindo sua explicação) e indo até 250 milhões de anos no futuro, gerando outro supercontinente.

<a href="http://www.youtube.com/v/NYbTNFN3NBo&amp;hl=pt_BR&amp;fs=1&amp;" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/NYbTNFN3NBo&amp;hl=pt_BR&amp;fs=1&amp;</a>

Fim do mar mediterrâneo; Aglutinação da Austrália com parte da China/Índia; Aglutinação da Antática com a Índia e parte da África; União da America do Norte com o oeste da África; Nordeste brasileiro se encontrando com o sul da África e uma vaga lembrança do Oceano Atlântico.

De acordo com as análises e dados que se tem dos movimentos tectônicos atualmente, dá pra dizer que esse vídeo tem fundamento ao fazer a projeção para o futuro? E aproveitando a curiosidade... existe alguma projeção que mostre a aparência da Terra para além de 250 milhões de anos no futuro ?

(Desculpe se fugi um pouco do tema do tópico). ::)

No decorrer da semana eu explicarei com um pouco mais de detalhe sobre "pontos geodésicos e sua "rotação", subducção, comportamento do nível eustático, rochas ofiolíticas, prismas de acreção, melange e etc.".

E não se incomode com sua "aparente ignorância", pois alguns dos termos supracitados são de uso comum apenas no "universo geológico".

Quanto ao video. Eu já o conhecia.

Os movimentos dos últimos 400 milhões de anos foram reconstituídos com base na Petrologia (estudo da formação de rochas), Paleomagnetismo (quando uma rocha cristaliza, o elemento químico ferro presente em alguns minerais, tende a se polarizar baseado no campo magnético da época), Paleontologia (estudo da distribuição espacial e temporal dos fósseis), entre outros ramos da Geologia.

No vídeo, repare que para cada avanço no tempo, os continentes tendem a ficar maiores e isto ocorre por conta da acreção de terrenos exóticos. Ou seja, toda vez que um continente se choca com uma placa oceânica ou com outro continente, ele "captura" uma parte desta mesma placa e ou do continente.

E a projeção de movimento é coerente com o que se conhece dos deslocamentos crustais de hoje.

Não me recordo de nenhuma simulação com tempo maior da que foi apresentada.

Mas farei uma busca e depois lhe informo.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 29 de Maio de 2010, 11:02:34 »
[...]
Fala Geotecton!

Então, algumas partes tipo "pontos geodésicos e sua "rotação", subducção, comportamento do nível eustático, rochas ofiolíticas, prismas de acreção, melange e etc.". Para mim saiu meio grego isso. :hihi: Talvez parte disso você tenha explicado junto o que era e eu que não compreendi direito. Mas de resto eu entendi.  :ok:
[...]

Subducção

Na Teoria de Tectônica de Placas se considera o volume do planeta constante. A parte externa do planeta, denominada crosta, é sólida e partida em diversos pedaços, e que são chamados de placas, e estas possuem 3 tipos de limites, denominados divergentes, convergentes e conservantes.

Nos limites divergentes há acreção de crosta oceânica nas dorsais meso-oceânicas, como a Atlântica.

Nos limites conservantes não há acreção ou consumo de crosta, mas apenas deslocamentos laterais, propiciados por falhas transformantes.

Nos limites convergentes, uma placa se põe frente a outra, e como o volume do planeta é constante, terá de haver algum tipo de acomodação. E isto ocorre pela subducção, que é então, o processo no qual a placa mais densa (oceânica) mergulha sob a placa menos densa (continental), formando montanhas.

Simplificadamente, quando a subducção ocorre entre placas oceânica e continental (por exemplo Nazca e América do Sul) é chamada do tipo Benioff-Wadati (ou zona B) e quando ocorre entre duas placas continentais (por exemplo Índia e Eurásia) é chamada do tipo Ampeferer (ou zona A).
« Última modificação: 21 de Junho de 2012, 19:42:59 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 29 de Maio de 2010, 11:33:06 »
[...]
Fala Geotecton!

Então, algumas partes tipo "pontos geodésicos e sua "rotação", subducção, comportamento do nível eustático, rochas ofiolíticas, prismas de acreção, melange e etc.". Para mim saiu meio grego isso. :hihi: Talvez parte disso você tenha explicado junto o que era e eu que não compreendi direito. Mas de resto eu entendi.  :ok:
[...]

Nível Eustático

A eustasia representa o processo que modifica o nível relativo dos oceanos, que é conhecido no meio geológico como nível eustático. Como os oceanos representam, em geral, o nível mais baixo no qual a água pode escorrer, eles então são chamados de nível de base global.

As variações deste nível é função basicamente do volume de água nos oceanos; do volume das bacias oceânicas e da temperatura média dos oceanos, embora este último fator seja motivo de polêmica entre os geólogos.

Se há um derretimento das calotas polares e ou dos glaciares tipo alpino, a água chegará em algum momento aos oceanos, elevando-os. Do contrário (aumento no volume de gelo e neve nas calotas e glaciares), há uma diminuição no nível dos mares.
« Última modificação: 21 de Junho de 2012, 19:44:06 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 29 de Maio de 2010, 11:46:10 »
[...]
Fala Geotecton!

[...]

Rochas Ofiolíticas

São associações de rochas magmáticas de fundo oceânico (como peridotitos e gabros), junto com rochas sedimentares de fundo marinho, como os radiolaritos. Geralmente se situam nas porções inferiores (basais) de cordilheiras mais recentes (Andes e Complexo de Troodos, no Chipre) e que resultam da fragmentação e imbricamento de lascas da crosta oceânica na crosta continental.

« Última modificação: 21 de Junho de 2012, 19:45:25 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 29 de Maio de 2010, 12:00:17 »
[...]
Fala Geotecton!

[...]

Prismas de Acreção

Representam segmentos da parte superior da placa tectônica em subducção, geralmente de crosta oceânica, e que contém camadas sedimentares e outras rochas associadas e que vão sendo aglutinadas e incorporadas à placa com crosta continental, ao serem "raspadas" em sucessivas falhas de empurrão (é um tipo de falha inversa) contra esta placa no processo de subducção.

Neste link há um bom desenho esquemático dos prismas de acreção, chamado de accretionary wedge em língua inglesa.

Neste link há uma definição para falhas de empurrão e neste há uma figura esquemática deste tipo de falha.
« Última modificação: 21 de Junho de 2012, 19:48:37 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 29 de Maio de 2010, 12:12:39 »
[...]
Fala Geotecton!

[...]

Melange

É uma rocha do tipo brecha com fragmentos de diversos tipos de rochas e de grande extensão lateral, e que ocorre com frequência em prismas de acreção.

Os fragmentos das rochas geralmente apresentam uma orientação preferencial devido aos esforços tectônicos a eles superimpostos, ao passo que a matriz (material que está entre os fragmentos), geralmente é constituída de um material composto ou de folhelos, ou ardósias ou serpentinitos.

Há outros tipos de melange, mas associadas a conceitos de Sedimentologia e Magmatismo intrusivo.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2013, 12:55:52 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 29 de Maio de 2010, 13:00:25 »
[...]
Fala Geotecton!

[...]

Pontos Geodésicos

Os pontos geodésicos são aqueles projetados em uma superfície geométrica matematicamente bem definida. Para este fim costuma-se usar como figura geométrica, um elipsóide de rotação ou elipsóide de referência. Existem vários elipsóides, elaborados conforme as necessidades de um país ou de um continente. Eles são chamados, individualmente, de datum. Além do sistema de referência planimétrica, existe o sistema de superfícies equipotenciais e de linhas verticais para as medições altimétricas.

Simplificando. Se pode dizer que um dado ponto X sobre a superfície do planeta está representado na superfície de uma figura geométrica referencial, sendo possível, portanto, identificar e quantificar um deslocamento deste ponto, tanto na vertical quanto na horizontal.

Se a Terra estivesse se expandindo, aquele ponto X teria um deslocamento mensurável na vertical e na horizontal, e que por estar sobre uma figura aproximadamente esférica, tal deslocamento equivaleria a uma rotação em relação a outros pontos geodésicos. E isto nunca foi detectado.

Fonte 01.

Fonte 02.
« Última modificação: 21 de Junho de 2012, 19:51:52 por Geotecton »
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #69 Online: 29 de Maio de 2010, 17:57:19 »
Geotecton

Então você de certo modo, concluí que a quantidade de matéria existente neste planeta, desde que ele foi formado tem-se mantido constante e estável, sem perdê-la ou recebê-la do espaço... É assim?

Eu pergunto-lhe isto, porque parece que há pessoas que temem que o planeta perde água para o espaço. O que implicará, que mais dia menos dia, a Terra secará por completo e ficará tão pequena como a Lua. :| Isto tem algum fundamento, ou é medo a mais?

« Última modificação: 29 de Maio de 2010, 18:03:17 por lusitano »

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #70 Online: 29 de Maio de 2010, 20:50:54 »
Eu pergunto-lhe isto, porque parece que há pessoas que temem que o planeta perde água para o espaço. O que implicará, que mais dia menos dia, a Terra secará por completo e ficará tão pequena como a Lua. :| Isto tem algum fundamento, ou é medo a mais?
Sobre a Terra secar por completo isso irá ocorrer quando o Sol chegar no final da Sequência Principal e começar a emitir mais calor. Se irá secar antes por causa de outro evento aí eu já não sei.

Mas mesmo sem os oceanos, acho que a Terra não ficaria do tamanho da Lua. Seu raio ainda é quatro vezes maior.

PS: Muito obrigado pelos esclarecimentos, Geotecton!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Maio de 2010, 20:58:24 »
Lord Dracon

Sobre a Terra secar por completo isso irá ocorrer quando o Sol chegar no final da Sequência Principal e começar a emitir mais calor. Se irá secar antes por causa de outro evento aí eu já não sei.

.....................................................

Mas mesmo sem os oceanos, acho que a Terra não ficaria do tamanho da Lua. Seu raio ainda é quatro vezes maior.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 29 de Maio de 2010, 22:33:51 »
Geotecton

Então você de certo modo, concluí que a quantidade de matéria existente neste planeta, desde que ele foi formado tem-se mantido constante e estável, sem perdê-la ou recebê-la do espaço... É assim?

Caro Lusitano

Os geocientistas consideram que a massa e o volume da Terra são praticamente constantes desde o final da formação do planeta na coalescência planetesimal.

Houve uma perda de gases mais leves no estágio inicial de formação do planeta e até hoje há alguma perda, muitíssimo pequena, de vapor d'água para o espaço. Em compensação há um ganho de matéria, via entrada de meteoritos e de micropartículas do espaço.

Estima-se que daqui 4 bilhões de anos o Sol se tornará uma gigante vermelha e que ele se expandirá além da nossa atual órbita, o que implicará na perda de nossa atmosfera, na vaporização e perda de todos os líquidos e por fim, talvez a própria Terra possa ser destruída. Mas, sinceramente, eu não sei responder.
« Última modificação: 04 de Maio de 2014, 22:49:02 por Geotecton »
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #73 Online: 30 de Maio de 2010, 08:08:18 »
Geotecton

Eu pergunto-lhe isto, porque parece que há pessoas que temem que o planeta perde água para o espaço. O que implicará, que mais dia menos dia, a Terra secará por completo e ficará tão pequena como a Lua.  Isto tem algum fundamento, ou é medo a mais?

..........................................

Caro Lusitano

Os geocientistas consideram que a massa e o volume da Terra é praticamente constante desde o final da formação do planeta na coalescência planetesimal.

Houve uma perda de gases mais leves no estágio inicial de formação do planeta e até hoje há alguma perda, muitíssimo pequena, de vapor d'água para o espaço. Em compensação há um ganho de matéria, via entrada de meteoritos e de micropartículas do espaço.

Então de acordo com essa informação - eu posso concluir - que o mais provável, é que a Terra tem tendência a crescer; o que me parece fazer todo o sentido.

Já assisti a um documentário científico, no programa "Odisseia", que num futuro distante, a terra será todo o sistema solar.

Os engenheiros - conseguem transformar o sistema solar - num mega planeta mais ou menos à imagem de Saturno. Para o efeito, transformam todos os meteoros que vagueiam na órbita solar, em matéria prima para criar pontes de ligação entre todos os planetas. desse modo o Sol, transforma-se num hiper planeta, em que a sua crosta terrestre são os seus planetas. Todos ligados por anéis saturnianos, provenietes da cintura de asteróides. :)

Estima-se que daqui 4 bilhões de anos o Sol se tornará uma gigante vermelha e que ele se expandirá além da nossa atual órbita, o que implicará na perda de nossa atmosfera, na vaporização e perda de todos os líquidos e por fim, talvez a própria Terra possa ser destruída. Mas, sinceramente, eu não sei responder.

Muito antes disso acontecer - e conforme eu relatei acima - os engenheiros astronáuticos, já terão resolvido essa potencial catástrofe, numa fantástica obra prima de ciência e engenharia "astro-sideral". :) 

« Última modificação: 02 de Novembro de 2013, 12:58:43 por Geotecton »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!