12/09/2007 12:25h
A IMPRENSA NO BRASIL VIROU PARTIDO POLÍTICO
Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 629

Wanderley Guilherme dos Santos: a imprensa tem a capacidade de gerar crises
. A imprensa no Brasil é um partido político. É o que diz o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos (*).
. A imprensa no Brasil se considera indestrutível porque ela resiste à democratização, à republicanização do Brasil.
. Os militares brasileiros hoje se submetem mais à lei do que a imprensa.
. Para Wanderley Guilherme dos Santos, restou à imprensa brasileira ter a capacidade de gerar crises, instabilidade política.
. No Governo Lula, a imprensa pratica o “quanto pior melhor”, que, antes, atribuía à esquerda: ela combate políticas que, sabe, são benéficas ao país, mas não tolera que sejam praticadas por um líder comprometido com as classes populares.
. “Isso (o compromisso com as classes populares) é algo que irrita e, conseqüentemente, faz com que aumente a disposição da imprensa para acentuar tudo aquilo que venha a dificultar e comprometer o desempenho do governo”, continuou o professor.
. Essa entrevista faz parte de um projeto sobre a mídia conservadora (e golpista!), que chegará ao seu final em 2008.
Leia a íntegra da entrevista com o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos:
http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/454501-455000/454586/454586_1.html[...]
Como é que o senhor vê o papel da mídia no governo Lula ? Tem dois aspectos. O primeiro aspecto é fato de o governo Lula ser um governo inédito no Brasil. É realmente um governo cuja composição de classe, cuja composição social é diferente de todos os governos até agora. Isso não foi e dificilmente será bem digerido. Agora, em acréscimo a isso é que, ao contrário do que se teria esperado ou gostariam que acontecesse, este é um governo que até agora tem se mantido fiel à sua orientação original, independentemente das discussões internas do grupo do PT. A verdade é que as políticas do governo têm prioridades óbvias, que são as classes subalternas. Isso é algo que irrita e, conseqüentemente, faz com que aumente a disposição da imprensa para acentuar tudo aquilo que venha a dificultar e comprometer o desempenho do governo.
Globo..... uns nazistas...