Autor Tópico: Da série - Questionando. - Passe livre para idosos.  (Lida 3755 vezes)

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
Da série - Questionando. - Passe livre para idosos.
« Online: 16 de Setembro de 2007, 12:53:07 »
Em várias cidades há uma lei que isenta pessoas maiores de 65 anos de pagarem passagens em ônibus, trens, metrôs, barcas e outros transportes públicos.
Tenho uma tia que recebe pensão de general e está muito bem de saúde, ela tem uns 70 anos e vive usando ônibus para passear de um Shopping pra outro. Quando eu usava ônibus para ir ao trabalho, cansei de ver casais de pessoas de aparência jovem (65 anos hoje não é velhice), bem vestidos, entrando no ônibus sem pagar e ainda exigindo que quem estivesse sentado nas primeiras cadeiras se levantasse para que eles pudessem sentar (é lei, há bancos preferenciais para eles). Daí o cara que trabalhou o dia todo tinha que levantar para o "idoso" passeador pudesse se acomodar.

Nem preciso dizer que, quanto mais pessoas usam o transporte público sem pagar, mais cara fica a passagem. Pessoas desempregadas tem que pagar mais quando usam o transporte para procurar emprego para que gente da "terceira idade" possa ir ao chá na casa das amigas. Da mesma forma, o dia de passe-livre que, em muitas cidades, acontece em algum domingo do mês, também encarece a passagem no dia-a-dia.

Minhas perguntas são: Há algum argumento que justifique o passe livre para maiores de 65 anos? Isso não seria prejudicial ao restante da comunidade?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Da série - Questionando. - Passe livre para idosos.
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:49:26 »
 :) 

Em suma, os idosos não possuem tanta disposição/capacidade para caminhar longos trechos, pois possuem menos resistência física e saúde mais delicada.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2007, 13:59:02 »
:) 

Em suma, os idosos não possuem tanta disposição/capacidade para caminhar longos trechos, pois possuem menos resistência física e saúde mais delicada.

Algumas considerações: 1 - Com 65 anos há muitas pessoas praticando esportes e com ótimo condicionamento físico.
                                 2 - Nesse idade a maioria já está aposentado, para que caminhar longos trechos? Não seria melhor incentivar as caminhadas?
                                 3 - Como ficam os doentes, estes sim, com problemas de saúde.
                                 4 - Crianças das primeiras séries também tem pouca resistência, pq não expandir o passe-livre para elas?
                                 5 - Qual o benefício para a comunidade em isentar o pagamento de passagens para indivíduos acima de 65 anos?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:11:25 »
 :sleepy: Acabei de concluir que não deveria mais participar de tópicos mais sérios e aqui estou eu.

1 - Com 65 anos há muitas pessoas praticando esportes e com ótimo condicionamento físico.

2 - Nesse idade a maioria já está aposentado, para que caminhar longos trechos? Não seria melhor incentivar as caminhadas?

3 - Como ficam os doentes, estes sim, com problemas de saúde.

4 - Crianças das primeiras séries também tem pouca resistência, pq não expandir o passe-livre para elas?

5 - Qual o benefício para a comunidade em isentar o pagamento de passagens para indivíduos acima de 65 anos?

Não vou responder um por um, mas basicamente:

=> Os idosos geralmente sofrem com algum tipo de moléstia.
=> Crianças recebem descontos (sim, acho que os idosos também deveriam receber apenas descontos).
=> Benefício quando a própria comunidade ficar mais idosa.
=> Motivações para caminhar longas caminhadas podem ser visitar parentes, hospitais, velhos amigos, buscar pensões...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:37:29 »
Saia dessa bolha RainorX, tem idosos (e muitos) que recebem apenas um salário mínimo e tem que comprar remédios todo mês, nem todós os idosos são como sua tia, nem todos estão bem de saúde como ela, e nem sempre vão passear no shopping como você imagina, eu conheço idosos que pegam ônibus pra ir em posto de saúde, no banco pegar aposentadoria e etc...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:52:38 »
Saia dessa bolha RainorX, tem idosos (e muitos) que recebem apenas um salário mínimo e tem que comprar remédios todo mês, nem todós os idosos são como sua tia, nem todos estão bem de saúde como ela, e nem sempre vão passear no shopping como você imagina, eu conheço idosos que pegam ônibus pra ir em posto de saúde, no banco pegar aposentadoria e etc...

Que bolha?
Existe uma máxima que diz: "Não existe almoço grátis". Ou seja, para que os "bons velhinhos" andem de graça, os outros vão pagar mais caro, simples. Vc não acha que, para ser justo, não apenas idosos, mas desempregados, doentes, crianças, pessoas com renda mínima, etc, também não deveriam ter passe-livre? Talvez gestantes, homossexuais, negros e índios, pq não, afinal são "discriminados". Só que aí a passagem ia custar R$ 1.000,00 reais para uns poucos, ninguém pagaria e as empresas faliriam.

Lei que concede isenção de pagamento é demagógica e está fazendo caridade com chapéu alheio. Aposto que, se um político tentar aprovar uma lei em que obrigue os restaurantes a servirem refeições gratuitas aos pobres, todo mundo vai aplaudir. E quando o preço da refeição ficar proibitivo, vão reclamar do custo de vida.......

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:13:59 »
Sabe, penso que o buraco é beeeeeeeeeeeem mais embaixo...

Questões como essa surgem pelo fato de o estado cometer o absurdo de monopolizar e regulamentar a atividade de tranporte. Ônibus, táxis, lotações, só se for com o licenciamento estatal e operando de forma altamente restrita.

Pensem bem: eu tenho um carro ou ônibus, você quer ser tranportado. Nós fechamos um trato: eu te levo até lá e você me paga tanto. Onde reside a sensatez em o estado querer se apoderar de parte desta quantia ou mesmo ditar a forma como este trivial serviço deve ser realizado?

Por que diabos é aceitável que o estado meta seu bedelho desta forma em uma atividade tão banal quanto transportar pessoas?

Já havia criado um tópico sobre o assunto: ../forum/topic=11700.0.html. Com a liberalização total da atividade, o serviço seria infinitamente mais eficiente e personalizado, mais adequado às possibilidades de pagamento de cada tipo de usuário e mesmo de conforto exigido por cada um.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2007, 15:20:45 »
Existe uma máxima que diz: "Não existe almoço grátis". Ou seja, para que os "bons velhinhos" andem de graça, os outros vão pagar mais caro, simples.

Não é a única solução: na verdade o velhinho já teria pago a entrada, trabalhando. Em todo caso, excetuando sua senhor avó, em geral a renda das pessoas com mais de 65 anos, além de ser menor do que nos seus tempos mais ativos, está comprometidas com outras preocupações como alimentação e remédios.

Aliás, eles também pagam mais caro pela saúde, se decidirem ter um plano de saúde.

Vc não acha que, para ser justo, não apenas idosos, mas desempregados, doentes, crianças, pessoas com renda mínima, etc, também não deveriam ter passe-livre?

Talvez gestantes, homossexuais, negros e índios, pq não, afinal são "discriminados".

O que tem a ver ? Idosos não tem passe-grátis por tentar compensar uma discriminação.

Aliás, não sei você, mas eu não discrimino gestante. (Este papo está prá lá de reacionário..., mas enfim, não vou me queixar, que vou ser tildado de velho esquerdista).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2007, 16:46:02 »

Espero um da "série" questionando algo que ele ache ser CERTO :lol:

Temma

• Visitante
« Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2007, 15:22:40 »
46% dos aposentados brasileiros vivem de ajuda de familiares

25% vivem da pensão do INSS (felizardos)

28% vivem da caridade pública (sem família, sem inss, dependendo de organizações governamentais e não-governamentais)

1% vivem com recursos próprios

isso são números de um curso da bovespa, sobre educação financeira.

a expectativa de vida está aumentando, mas a situação atual também deve ser levada em conta.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 19 de Setembro de 2007, 09:28:46 »
Já que nossa Constituição diz que somos um Estado Social, o transporte gratuito para idosos é legítimo.

Talvez fosse o caso de cadastrar os idosos em algum órgão que emitisse o documento garantindo a isenção, com base em laudos médicos ou em comprovada baixa renda, de acordo com a aposentadoria percebida do INSS. Mas não é fácil cadastrar idosos... nada fácil.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Setembro de 2007, 11:48:45 »
Minhas perguntas são: Há algum argumento que justifique o passe livre para maiores de 65 anos? Isso não seria prejudicial ao restante da comunidade?

Putz.....depois de uma vida inteira de trabalho, sacrifícios, preocupações com os filhos, problemas vários, decepções várias e etc. os idosos ainda têm que ouvir perguntas deste tipo?????  E se alguns ainda têm a sorte de terem boa aparência melhor para eles!!!  Ou só quem está decrépito é que pode andar de graça nos ônibus???
Quer saber? Mais confortável seria um carro próprio! Pelo menos não precisariam de se sentirem humilhados com a cara que certos jovens devem fazer ao ceder por obrigação o lugar no ônibus....  |(

Porra!!! Quero morrer nova!!  :x
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 20 de Setembro de 2007, 11:58:53 »

E eu quero ficar bem velhinha para dar bengalada nesses pirralhos...  :lol:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2007, 12:00:02 »

E eu quero ficar bem velhinha para dar bengalada nesses pirralhos...  :lol:

:histeria:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2007, 12:48:28 »
Estranho, muitos aqui tem "pensamento mágico", dizem: Isso tinha que ser de graça.... e pronto. "De grátis" é algo que não existe, SEMPRE alguém (ou muitos) vão pagar para algo ser "de grátis" para outros. Os velhinhos, coitadinhos, devem andar de graça, as criancinhas, tão inocentes, também, os bichinhas (tão injustiçados), de graça pra eles, negros, pardos e índios (explorados, difamados, discriminados), não só deveriam andar de graça como também receber quando entrassem num ônibus. Assim fica mais bonito não acham? Ah, a propósito, alguém se habilita a criar uma empresa de transportes?

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 20 de Setembro de 2007, 12:56:47 »
Estranho, muitos aqui tem "pensamento mágico", dizem: Isso tinha que ser de graça.... e pronto. "De grátis" é algo que não existe, SEMPRE alguém (ou muitos) vão pagar para algo ser "de grátis" para outros. Os velhinhos, coitadinhos, devem andar de graça, as criancinhas, tão inocentes, também, os bichinhas (tão injustiçados), de graça pra eles, negros, pardos e índios (explorados, difamados, discriminados), não só deveriam andar de graça como também receber quando entrassem num ônibus. Assim fica mais bonito não acham? Ah, a propósito, alguém se habilita a criar uma empresa de transportes?

É o preço da civilização - tem o ônus e seu bônus. A sociedade é um corpo que depende do conjunto - com as células trabalhando individualmente para o bem comum.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Setembro de 2007, 13:06:57 »

É o preço da civilização - tem o ônus e seu bônus. A sociedade é um corpo que depende do conjunto - com as células trabalhando individualmente para o bem comum.

Não entendi muito o que vc falou. Mas é o tal negócio, normalmente as pessoas sempre vão lutar por vantagens pessoais, muitas vezes sem se dar noção que podem estar dando um tiro no próprio pé. Por exemplo, se os donos de super-mercados fosse obrigados a dar cestas básicas para todo pobre, os preços iriam subir num primeiro momento, depois os mercados faliriam pq a capacidade de compra ficaria reduzida. Por fim, não haveria cestas básicas pq os super-mercados fechariam. Simples. Eu não uso ônibus, pra mim tanto faz a tarifa. Mas minha faxineira usa e logo, se o preço aumentar, ela vai embutir isso no preço da faxina e daí eu serei prejudicado. Com o aumento da idade da população, com cada vez mais idosos (+ de 65 anos) não pagando, as tarifas só tendem a subir e daí...... well, you know.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Setembro de 2007, 13:10:10 »

O problema é que ninguém fica negro um dia, vira pardo, indio etc. Já velho, salvo um acidente de percurso, todo mundo vai ficar. Então, teoricamente, você paga para os velhos andarem de ônibus gratuitamente, mas também paga para quando ficar velho não precisar mais pagar.

É um tipo de ônus que vai beneficiar todos ao seu tempo certo, por isso me parece justificável. Além de que, ficar velho significa dificuldades diversas.

Já criança eu não vejo motivo algum para isenção. Talvez as de colo que não ocupam banco nem espaço, mas estas mais grandinhas não vejo sentido. 
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Setembro de 2007, 13:19:27 »

O problema é que ninguém fica negro um dia, vira pardo, indio etc. Já velho, salvo um acidente de percurso, todo mundo vai ficar. Então, teoricamente, você paga para os velhos andarem de ônibus gratuitamente, mas também paga para quando ficar velho não precisar mais pagar.

É um tipo de ônus que vai beneficiar todos ao seu tempo certo, por isso me parece justificável. Além de que, ficar velho significa dificuldades diversas.

Já criança eu não vejo motivo algum para isenção. Talvez as de colo que não ocupam banco nem espaço, mas estas mais grandinhas não vejo sentido. 

Mas, Amon, vc não concorda que a tendência da população é envelhecer (falo do percentual de gente velha)? Logo mais de um terço da população será de pessoas com mais de 65 anos. O que vai acontecer é como eu disse, se, de cada 3 pessoas que andam de ônibus, uma não paga, o preço subirá em 33 %. E eu pergunto, pra quê? Pra ser bonzinho? Quem necessita de transporte é a massa trabalhadora e estudantes. Tornar a passagem mais caras pra eles acarretará acréscimos em toda a linha produtiva, sem qualquer vantagem mensurável (apenas pra ser "bonzinho").

Outro aspecto é o fato de que, hoje em dia, indivíduos com 65 anos, em sua maioria, goza de uma saúde comparável às pessoas de 40 anos de algumas gerações anteriores. A idéia do "velhinho" de 65 anos não se sustenta mais.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Setembro de 2007, 13:29:27 »

Mas, Amon, vc não concorda que a tendência da população é envelhecer (falo do percentual de gente velha)? Logo mais de um terço da população será de pessoas com mais de 65 anos. O que vai acontecer é como eu disse, se, de cada 3 pessoas que andam de ônibus, uma não paga, o preço subirá em 33 %. E eu pergunto, pra quê? Pra ser bonzinho? Quem necessita de transporte é a massa trabalhadora e estudantes. Tornar a passagem mais caras pra eles acarretará acréscimos em toda a linha produtiva, sem qualquer vantagem mensurável (apenas pra ser "bonzinho").

Outro aspecto é o fato de que, hoje em dia, indivíduos com 65 anos, em sua maioria, goza de uma saúde comparável às pessoas de 40 anos de algumas gerações anteriores. A idéia do "velhinho" de 65 anos não se sustenta mais.

Bem, a idade para aposentadoria de 65 anos já está defesada. Quando a população for majoritariamente velha, provavelmente a idade de se aposentar será por volta dos 80 anos. Isso vai reequilibrar o sistema.  Em breve já vão subir a idade para 70, pode ter certeza. Tem de mudar também o estatuto do idoso, alterando a idade para mais. Só que como a média nacional de expectativa de vida é de 67 anos (incluindo homem e mulher), ainda se justifica ser considerado idoso aos 65.

O problema é que nosso país é desigual demais. Algumas regiões devem ter expectativa de vida superior a 75 anos e até mais. Mas em outras não chega a 60.

Por isso que eu vivo falando que não dá certo um Estado centralizado como o Brasil. Todos sabemos que a federação é de mentitinha aqui. Se cada Estado tivesse grande autonomia seria possível adequar a realidade da região com a idade para ser considerado idoso.

Mas em termos de Brasil, como a média é de 67 anos, ser considerado velho com 65 está dentro do razoável. 

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #20 Online: 20 de Setembro de 2007, 17:41:15 »
RainorX, você acha que se os velhos não andassem mais de graça a passagem ia baixar?
Sonha... só iria subir o lucro das empresas de transporte, o preço continuaria o mesmo...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Setembro de 2007, 17:47:19 »
RainorX, você acha que se os velhos não andassem mais de graça a passagem ia baixar?
Sonha... só iria subir o lucro das empresas de transporte, o preço continuaria o mesmo...

Nao, as empresas tem que apresentar as planilhas de custos, o preco nao eh totalmente livre.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Setembro de 2007, 23:45:51 »
Vocês lembram do espisódio da Família Dinossauros em que eles iam jogar a vovó Zilda no poço de piche porque ela tinha chegado "na idade"? Não sei por quê esse tópico me fez pensar nisso, kkkkkkkkkkk!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #23 Online: 21 de Setembro de 2007, 08:31:53 »
Estranho, muitos aqui tem "pensamento mágico", dizem: Isso tinha que ser de graça.... e pronto. "De grátis" é algo que não existe, SEMPRE alguém (ou muitos) vão pagar para algo ser "de grátis" para outros. Os velhinhos, coitadinhos, devem andar de graça, as criancinhas, tão inocentes, também, os bichinhas (tão injustiçados), de graça pra eles, negros, pardos e índios (explorados, difamados, discriminados), não só deveriam andar de graça como também receber quando entrassem num ônibus.

Novamente caindo na mesma fal[acia reacionária... vai dos velhinhos às crianças, e dai para negros, homossexuais, pardos (uma boa percentagem  dos brasileiros), índios... o que tem a ver uma coisa com outra ?

De resto, o Amon explicou perfeitamente.

E eu já disse: todos nós pagamos também pela média, portanto, estamos pagando agora para quando não tenhamos tantas condições financeiras e estejamos velhos, fora do mercado. A sua estatística simples de que 'alguém paga' não prevê que sempre há um montante pagante e outros não.

Aliás, 'da série questionando': por quê você não questiona os privilégios dos militares, que não pagam nem passagem de avião, ou dos cartolas do futebol, que não pagam entrada no estádio ? Sua série 'questionando' para mim é reacionária e tendenciosa.

Bom, e mais um aviso: chamar homossexuais de 'bichinhas' já é preconceito, e estou inclinado a começar a mandar cartões para seus posts mais preconceituosos. Seja tolerante, afinal neste fórum tem muitas 'bichinhas' que podem ficar ofendidos(as), e eu não chamo você com adjetivos pejorativos, ok?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Setembro de 2007, 09:06:08 »
Estranho, muitos aqui tem "pensamento mágico", dizem: Isso tinha que ser de graça.... e pronto. "De grátis" é algo que não existe, SEMPRE alguém (ou muitos) vão pagar para algo ser "de grátis" para outros. Os velhinhos, coitadinhos, devem andar de graça, as criancinhas, tão inocentes, também, os bichinhas (tão injustiçados), de graça pra eles, negros, pardos e índios (explorados, difamados, discriminados), não só deveriam andar de graça como também receber quando entrassem num ônibus.

Novamente caindo na mesma fal[acia reacionária... vai dos velhinhos às crianças, e dai para negros, homossexuais, pardos (uma boa percentagem  dos brasileiros), índios... o que tem a ver uma coisa com outra ?

De resto, o Amon explicou perfeitamente.

E eu já disse: todos nós pagamos também pela média, portanto, estamos pagando agora para quando não tenhamos tantas condições financeiras e estejamos velhos, fora do mercado. A sua estatística simples de que 'alguém paga' não prevê que sempre há um montante pagante e outros não.

Aliás, 'da série questionando': por quê você não questiona os privilégios dos militares, que não pagam nem passagem de avião, ou dos cartolas do futebol, que não pagam entrada no estádio ? Sua série 'questionando' para mim é reacionária e tendenciosa.

Bom, e mais um aviso: chamar homossexuais de 'bichinhas' já é preconceito, e estou inclinado a começar a mandar cartões para seus posts mais preconceituosos. Seja tolerante, afinal neste fórum tem muitas 'bichinhas' que podem ficar ofendidos(as), e eu não chamo você com adjetivos pejorativos, ok?

Oh, patrulhamento "políticamente correto". Quanto não se concorda com uma opinião, ataque o dono da opinião.... pensei que aqui fosse diferente. Me chamar de reacionário, tendendencioso e preconceituoso é artifício de quem não sabe discutir. Não chamei ninguém de "adjetivo pejorativo", "bichinha" foi usado num contexto de ironia (mas vc não percebeu isso não é, é preciso escrever "ironia" pra vc entender, não é?). Tem gente que se considera cético, mas o cético também questiona, reflete. Aceitar tudo como está pq "sempre foi assim" ou pq é "politicamente correto" não é atitude de verdadeiros pensadores e, além disso, é estranho ver pessoas sem o menor conhecimento de economia querendo dar pitaco em assuntos do quais desconhecem.

Então, JCatino, vai mandar "cartões" pra mim, fique a vontade, quando a argumentação acaba, começam as ameaças.

E eu até estava gostando desse fórum, mas tudo bem, tô caindo fora. Não gosto quando começam a apelar para agressões pessoais e ameaças. Bye.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!