Mesmo assim, extrair o extrato (eta redundância) em um produto primário para a produção de combustível, requer conhecimento técnico... é diferente de espremer cana e extrair melado. Não é para qualquer analfabeto da forma que ele falou.
Ele falou "plantar". Plantar é para qualquer analfabeto. Passarinho faz cagando. Aliás, o próprio pé de mamona planta muitas mamoneiras: as mamonas secam e as sementes começam a se abrir; em um determinado momento, as sementes pulam da planta para todos os lados.
Podia até ser: "Qualquer passarinho pode cagar um pé de petróleo", que a metáfora estaria logicamente perfeita.
Não achei tão perfeito assim... pelo que deixou entender é que basta saber plantar um pé de cana (o que por sí só já requer o mínimo de conhecimento, não é só jogar a sementinha na terra...) que terias condições de transforma-la em bio-combustível... isto esta anos-luz de ser verdade.
Continuo pensando que ele falou besteira... deveria ter ficado quieto, seria mais sábio. 
"Qualquer analfabeto do Planeta pode cavar uma covinha e plantar um pé de petróleo".
"Cavar uma covinha e plantar um pé de petróleo" foi o que ele disse.
Quem extrai petróleo não necessariamente é quem o transforma nos seus derivados. Quem for plantar mamona não necessariamente será quem a transformará em energia.
O Lula é uma besta (aliás, vivemos na Era da mediocridade: Lula, Bush, Chaves, Fidel, Evo Morales...), mas a metáfora, mesmo que não tenha sido concebida conscientemente, é perfeita (para mim).