Autor Tópico: "Qualquer analfabeto pode plantar um pé de petróleo"  (Lida 5721 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: "Qualquer analfabeto pode plantar um pé de petróleo"
« Resposta #50 Online: 22 de Setembro de 2007, 19:29:56 »
Eu entendi a metáfora, só não concordo com ela mesmo assim... plantar cana, ou mamonas, qualquer analfabeto faz, nem é preciso nenhum conhecimento acadêmico para isto....
Um pé de petróleo o buraco é mais embaixo... é preciso conhecimento técnico sobre o processo de extração e destilação do bio-combustível, não é qualquer analfabeto que é capacitado em fazê-lo... e até muitos acadêmicos também não... é preciso conhecimento específico.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #51 Online: 22 de Setembro de 2007, 19:35:01 »
Fonte? É engraçado que essa frase era atribuída ao Bush...
Então o ilustre copiou o erro.
Onde? Quando?

Ridicularizar alguém é algo que se deve fazer com cautela. Não porque o cara é o Presidente, mas porque é como o Chaves (da TV): "Que burro, dá zero para ele!". A frase tema deste tópico está muito longe de ser um acerto ocasional, e quem a está ridicularizando está sendo duas vezes mais ridículo do que a hipótese (e não o fato) ridicularizada.
Acho que isso  se aplica ao Lulla , porque ele não tira o FHC da cabeça.Nunca ouviu o Lulla falando de FHC nos últimos 20 anos?
O que tem a ver?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #52 Online: 22 de Setembro de 2007, 19:42:35 »
Eu entendi a metáfora, só não concordo com ela mesmo assim... plantar cana, ou mamonas, qualquer analfabeto faz, nem é preciso nenhum conhecimento acadêmico para isto....
Um pé de petróleo o buraco é mais embaixo... é preciso conhecimento técnico sobre o processo de extração e destilação do bio-combustível, não é qualquer analfabeto que é capacitado em fazê-lo... e até muitos acadêmicos também não... é preciso conhecimento específico.
Por esse lado, faz certo sentido.

Mas o petróleo, assim como a cana-de-açúcar ou a mamona, é a matéria-prima dos combustíveis finais.

Ele falou um "pé de petróleo", e não um "pé de gasolina", então, a metáfora continua sendo logicamente perfeita para o contexto.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 22 de Setembro de 2007, 19:54:45 »
http://fimdetarde.wordpress.com/2006/10/24/frases-de-lula-para-rirou-chorar/

Vou ver se arrumo mais algumas fontes, para não haver dúvidas  de que ele disse mesmo o que é mostrado no site acima.

O que tem a ver? Vc diz que devo ter cautela quando ridicularizo o Lullalá, mas ele nunca mediu palavras quando era oposição a FHC.

O que vc disse a mim, tb pode se aplicar a ele, não acha?Já entrou em algum site do PT para ver o que escrevem lá?

« Última modificação: 22 de Setembro de 2007, 20:01:36 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #54 Online: 22 de Setembro de 2007, 20:10:21 »
Tem umas gafes realmente engraçadas do presidente:

“Isso incomoda gente demais pelo Brasil afora porque não tem nada que cause mais inveja a um ex-marido do que ele ver a mulher dele mais feliz do que quando estava casada com ele”. Cerimônia em que foram festejadas as metas do programa Bolsa Família. Osasco/SP.

Ao seu lado, no palanque, estavam Marta Suplicy e o senador Eduardo Suplicy.

E o que é ser antiamericano, agora, presidente?

Vários jornais da época. Site da Radiobrás tem a íntegra do discurso.

"Eu passei tanto tempo da minha vida, achando que ser antiamericano era não beber Coca-Cola. Depois eu fui ficando mais maduro e percebi que, quando a gente levanta de madrugada, e tem uma Coca-Cola gelada na geladeira, não tem nada melhor."

Falando na inauguração do Restaurante Popular da Coca Cola, no dia 18/03/2004.

http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/11/131929/    -   Esse link é de um tópico com diversas gafes do presidente, e o mais interessante é que citam as fontes na imprensa.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 22 de Setembro de 2007, 20:13:32 »
Por esse lado, faz certo sentido.

Mas o petróleo, assim como a cana-de-açúcar ou a mamona, é a matéria-prima dos combustíveis finais.

Ele falou um "pé de petróleo", e não um "pé de gasolina", então, a metáfora continua sendo logicamente perfeita para o contexto.

Mesmo assim, extrair o extrato (eta redundância) em um produto primário para a produção de combustível, requer conhecimento técnico... é diferente de espremer cana e extrair melado. Não é para qualquer analfabeto da forma que ele falou.

Não achei tão perfeito assim... pelo que deixou entender é que basta saber plantar um pé de cana (o que por sí só já requer o mínimo de conhecimento, não é só jogar a sementinha na terra...) que terias condições de transforma-la em bio-combustível... isto esta anos-luz de ser verdade.

Continuo pensando que ele falou besteira... deveria ter ficado quieto, seria mais sábio.  :wink:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #56 Online: 22 de Setembro de 2007, 20:27:41 »
"Obviamente que eu não vou querer que o rei da Arábia Saudita seja favorável aos biocombustíveis, mas eu quero convencer os companheiros africanos a fazerem parte da matriz energética. Se não tem petróleo, vamos plantar o nosso petróleo", afirmou.

Essa frase já ajuda a contextualizar melhor o que foi dito. O sentido do analfabeto não é pela ignorância, e sim uma referências a pessoas simples e pessoas sem posse. Assim o oposto dos analfabetos no contexto não seriam os cientistas e sim os milionários que tem sua riqueza graças ao potencial energético do petróleo.
E a tecnologia já é uma posse do Brasil, então o que é necessário é a produção dos insumos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #57 Online: 22 de Setembro de 2007, 20:59:48 »
Mesmo assim, extrair o extrato (eta redundância) em um produto primário para a produção de combustível, requer conhecimento técnico... é diferente de espremer cana e extrair melado. Não é para qualquer analfabeto da forma que ele falou.
Ele falou "plantar". Plantar é para qualquer analfabeto. Passarinho faz cagando. Aliás, o próprio pé de mamona planta muitas mamoneiras: as mamonas secam e as sementes começam a se abrir; em um determinado momento, as sementes pulam da planta para todos os lados.

Podia até ser: "Qualquer passarinho pode cagar um pé de petróleo", que a metáfora estaria logicamente perfeita.

Não achei tão perfeito assim... pelo que deixou entender é que basta saber plantar um pé de cana (o que por sí só já requer o mínimo de conhecimento, não é só jogar a sementinha na terra...) que terias condições de transforma-la em bio-combustível... isto esta anos-luz de ser verdade.

Continuo pensando que ele falou besteira... deveria ter ficado quieto, seria mais sábio.  :wink:
"Qualquer analfabeto do Planeta pode cavar uma covinha e plantar um pé de petróleo".

"Cavar uma covinha e plantar um pé de petróleo" foi o que ele disse.

Quem extrai petróleo não necessariamente é quem o transforma nos seus derivados. Quem for plantar mamona não necessariamente será quem a transformará em energia.

O Lula é uma besta (aliás, vivemos na Era da mediocridade: Lula, Bush, Chaves, Fidel, Evo Morales...), mas a metáfora, mesmo que não tenha sido concebida conscientemente, é perfeita (para mim).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 22 de Setembro de 2007, 21:17:09 »
Bom... então vamos sentar a porrada no bestalhão por outro lado.  :histeria:

Por que então, já que era para alfinetar, ele não disse que qualquer magnata pode plantar um pé de petróleo? Por que um analfabeto?
É mais provável um plantador de cana (o que trabalha na terra...) ser um analfabeto do que um magnata.

E depois querem proibir as piadas preconceituosas...  :hihi:

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #59 Online: 22 de Setembro de 2007, 21:42:28 »
Porque ele é uma besta e cogitar os seus porquês é perda de tempo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 22 de Setembro de 2007, 22:26:33 »
O Lula é uma besta (aliás, vivemos na Era da mediocridade: Lula, Bush, Chaves, Fidel, Evo Morales...),

Finalmente encontramos um ponto em que concordamos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!