Autor Tópico: Fraudes espiritualistas em vídeo!  (Lida 5212 vezes)

Offline O ENCOSTO

• Nível 09
  • *
    • O ENCOSTO HOME PAGE
Re: Fraudes espiritualistas em vídeo!
« Resposta #50 Online: 31 de Outubro de 2007, 07:43:12 »
Algo pouco documentado é que a Irmã Josefa foi desmascarada mais tarde, fazendo o mesmo truque.

Os espiritas, então, inventaram a estoria de que ela havia perdido o dom e precisava continuar ganhando dinheiro...
http://oencosto.rv.cnt.br
Onde houver fé, levarei a dúvida.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #51 Online: 04 de Novembro de 2007, 14:13:32 »
Eu confirmei essa informação na net. Segundo a tal Otília Diogo, ela teria "perdido" a capacidade mediúnica em 1965, e depois teria provocado as encenações.  Um ano depois, portanto, da pantomima encenada em Uberaba e que recebeu imensa cobertura jornalística do Cruzeiro (algo como 11 semanas seguidas!) O incrível, Encosto, é que não passa pela cabeça dos espíritas que ela pode nunca ter tido tais capacidades mediúnicas e ter fingido tudo desde o início. Lógico que ela iria inevitavelmente dizer que as materializações de 1964 eram verdadeiras: ela já estava presa, ia se ferrar na justiça... não iria complicar sua vida ainda mais comprometendo nesse rolo os "sagrados" nomes do Chico Xavier e do Waldo Vieira... Mas espíritas estão entre aqueles que acreditam que um critério de autenticidade é a reputação moral das testemunhas do fenômeno... se fosse assim os truques do MIster M teriam que ser autênticos!!!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 04 de Novembro de 2007, 20:21:29 »
se fosse assim os truques do MIster M teriam que ser autênticos!!!

Sklogw, pelo menos são bem feitos, bem diferente destas "materializações". Agora eu fico pensando: se mesmo com um fraude TÃO TOSCA e o posterior desmascaramento da Otília os espíritas ainda insistem na veracidade deste "fenômeno", imagine se o Mister M fosse espírita? Aí ia ser duro aguentar, hehehe...

Na verdade eu acho que passa sim pela cabeça dos espíritas (pelo menos os mais inteligentes - Videomaker está fora desta lista) que pode ser tudo uma fraude, mas aí teriam que admitir que o santo Chico xavier foi conivente... Inadmissível!
"Deus prefere os ateus"

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #53 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:15:49 »
Fabrício, eu li ontem à noite um artigo sobre o envolvimento do mágico Harry Houdini no problema das fraudes espíritas e sua luta em desmascarar os fraudadores: é impressionante como as coisas que ele combateu na década de 1920 ainda continuam ocorrendo. Por outro lado me assusta que a DE continue mantendo uma posição ambígua quanto às tais experiências de materialização da Otília Diogo: não conheço uma condenação formal a elas, talvez por medo de se sobrepor ao julgamento enviesado dos crédulos Chico e Waldo. Mesmo assim, materializações são um tabu no meio espírita mais consciente (ao qual pertence o Leafar, por exemplo): não se condena mas não se estimula, ao mesmo tempo. Jà o meio espírita mais heterodoxo "cai de boca": aceita tudo e não questiona os métodos usados nas tais materializações. A explicação "ad hoc" é a de que as materializações não ocorrem com mais frequência hoje em dia pela sua não-necessidade. Eu acho mais lógica a explicação de que, hoje em dia, há mais meios de se detectar fraudes. Então, todo cuidado é pouco...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!