Enquete

Você é/será doador de órgãos?

Sim.
15 (65.2%)
Em vida também.
2 (8.7%)
Não.
4 (17.4%)
Não sei.
2 (8.7%)

Votos Totais: 21

Autor Tópico: Você é/será doador de órgãos? (Post mortem)  (Lida 3480 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Você é/será doador de órgãos? (Post mortem)
« Online: 06 de Outubro de 2007, 23:50:56 »
Então pessoal, o título da enquete é auto-explicativo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Você é/será doador de órgãos? (Post mortem)
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:54:51 »
Não... técnicamente nem sangue posso doar, e nem medula óssea (em vida). Não sei quanto ao resto dos meus órgãos...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Lua

• Visitante
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:58:10 »

Também não posso doar sangue, mas caso venha a morrer, aceito doar o resto... Já até avisei aos meus pais...

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:24:51 »
Sou e faço campanha para que outros sejam também doadores.
Tenho três pacientes que estão atualmente em fila de transplante cardíaco e espero que aja tempo para que surja um doador compatível.
É angustiante você já estar no limite do que pode fazer com o tratamento clínico e saber que a sobrevida da pessoa depende em última análise da sorte.
Falta uma campanha nacional ampla e incisiva sobre o que representa uma doação de orgãos, para cada doador são duas pessoas que voltam a enxergar , duas a sair da hemodiálise , uma a viver sem insuficiência cardíaca e outra sem insuficiência hepática.

Quem se interessar este é o endereço da Associação Brasileira de Transplante de Orgãos http://www.abto.org.br/
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:54:10 »
Falta uma campanha nacional ampla e incisiva sobre o que representa uma doação de orgãos, para cada doador são duas pessoas que voltam a enxergar , duas a sair da hemodiálise , uma a viver sem insuficiência cardíaca e outra sem insuficiência hepática.
Por lei todos não são doadores a não ser que declarem o contrário na carteira de identidade?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:56:45 »
Não... técnicamente nem sangue posso doar, e nem medula óssea (em vida). Não sei quanto ao resto dos meus órgãos...
Posso perguntar o motivo? o_o

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2007, 01:01:24 »
Eu tenho anemia crônica (leve, por causa de uma falha genética na medula óssea), e quem tem anemia não pode doar sangue.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2007, 01:08:54 »
Eu tenho anemia crônica (leve, por causa de uma falha genética na medula óssea), e quem tem anemia não pode doar sangue.
Ah, que pena. =(

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2007, 01:21:10 »
Dôo sangue regularmente de três em três meses, há mais de 10 anos, e já avisei minha família sobre a doação dos orgãos (incrível como alguns familiares ainda oferecem resistência à idéia da doação, principalmente os mais velhos)
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2007, 01:56:00 »
Mais posso doar meu sangue, mas, não fiz exame de sangue saber meu é A, B, AB ou O. Sou sensível colocar agulha meu braço e doía muito fiz vários exames hemograma, não sei porque.
Doar órgãos só se eu estiver falecido.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2007, 10:12:35 »
Sou doador regular de sangue há uns cinco anos e de medula também; quando eu empacotar espero que minhas tripas sirvam pra alguma coisa. (Do jeito que cuido do meu corpinho acho que não vai sobrar muito.  :D )

Vito, eu não entendi direito o negócio aí da agulha. O exame ABO é feito na hora mesmo que você vai doar, não precisa saber antes não. Agora se você é alérgico a agulha, talvez exista alguma de material diferente, que não te dê reações. Ligue pro hemocentro do seu estado, geralmente tem um zerooitocentos pra dúvidas :ok:

Para quem tem dúvidas, talvez o link do banco de sangue e medula do Rio ajude:
http://www.hemorio.com.br/
« Última modificação: 07 de Outubro de 2007, 10:17:33 por Donatello van Dijck »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2007, 10:52:21 »
Já trabalhei em Hemocentro, mas não posso doar por ter tido histórico de convulsões na infância.

Já fiz um cadastro dinâmico da anamnese que faz a enfermeira antes da doação :) Aliás, conheci a minha atual esposa lá. O Oceanus deve conhecer, foi no Hemocentro de Ribeirão Preto, que fica enfrente ao Hospital das Clínicas.

Respondendo a uma dúvida do Unknown, essa lei não serve de nada, na hora do óbito a família é contatada e muitas vezes ela não autoriza a adoação (sim, ela tem que autorizar, além do próprio 'dono' do órgão). Muitas vezes se perde a doação pela perda de tempo neste processo...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2007, 11:31:48 »
Mais posso doar meu sangue, mas, não fiz exame de sangue saber meu é A, B, AB ou O. Sou sensível colocar agulha meu braço e doía muito fiz vários exames hemograma, não sei porque.
Doar órgãos só se eu estiver falecido.

É questão de costume Vito. Eu só não faço doações ainda pois ainda não tenho idade para isso.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2007, 13:21:55 »
Eu passei mal quando fui doar sangue... então não tento mais.

Mas órgãos ainda é um caso a se pensar, mais para frente eu decido

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2007, 13:27:20 »
Geralmente isso acontece se vc não comeu, mas não costuma acontecer sempre com a mesma pessoa, vc pode ir lá, doar e dar tudo certo.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Outubro de 2007, 13:59:06 »
Uhn....eu confesso que ainda tenho alguma resistência quanto a doação de orgãos....eu sei, eu sei que é estúpido, mas e se eu não estiver realmente morta e sentir tudo e não poder gritar??  :susto:
Já ouvi uns relatos macabros de pessoas que tem uma doença qualquer que a deixa paralizada como morta, é declarada como morta e depois acorda no necrotério no meio dos defuntos.... Imagina se tivessem tirado algum orgão dela?  :susto:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #16 Online: 07 de Outubro de 2007, 14:03:47 »
Credo, que horror! Que imaginação horrível.... ! Já pensou em escrever roteiros para o Zé do Caixão ? :P

Aliás , nesse caso é que realmente tinha sorte, porque ia acordar numa mesa de cirurgia :), perto de um novo médico, então a probabilidade de ser reavaliada é muito maior...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 07 de Outubro de 2007, 14:17:16 »
 :( Não é imaginação, ocorreu algo semelhante em minha cidade.

Um rapaz tinha sofrido um acidente de trânsito e ninguém acreditava que ele sobreviveria. Mas o danado era cabeça dura, viveu e fez questão de deixar de ser doador de orgãos.

Segundo ele, na ambulância estavam discutindo a retirada dos orgãos e ele escutava tudo.

:? Ficou apavorado com a possibilidade de começarem a aproveitar os orgãos enquanto ele estivesse vivo.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #18 Online: 07 de Outubro de 2007, 14:19:23 »
 :) E só para responder:

Não tenho idade ainda para doar nada.

:ok: Mas gostaria de servir para alguma coisa.

:o Só não me animo com doação de medula, imagino que deva doer muito.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Outubro de 2007, 14:20:52 »
 :) Não é imaginação não!!
Passou num desses canais de tv cabo da vida!
A senhora em questão teve outro ataque e quando o filho chegou em casa já estavam levando a mulher para o necrotério outra vez. Ele claro protestou e tentou explicar, mas acharam que era histeria dele por ver a mãe morta, até que uns dos médicos que estava lá decidiu investigar se era verdade e deu um crédito ao rapaz.
E assim foi, a mulher acordou e a partir daí tem que andar com um documento descrevendo a doença que ela tem para não haver mais enganos.

Eu sinceramente não sei o nome da doença, mas posso pesquisar para colocar aqui.

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #20 Online: 07 de Outubro de 2007, 14:30:36 »
(a mosca tsé-tsé ?)

Bom, aquilo do garato deve ter sido algum comentário sobre motoqueiros, porque todos eles se espatifam todo dia por aqui... agora é ridículo que aproveitassem os órgãos estando vivo, a menos que tenha ido a um açougue ao invé sido hospital...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #21 Online: 07 de Outubro de 2007, 14:32:58 »
(a mosca tsé-tsé ?)

Bom, aquilo do garato deve ter sido algum comentário sobre motoqueiros, porque todos eles se espatifam todo dia por aqui... agora é ridículo que aproveitassem os órgãos estando vivo, a menos que tenha ido a um açougue ao invé sido hospital...

:P Mas ele ficou apavorado com a possibilidade de qualquer maneira.

:umm: Não devem ter percebido que ele estava lúcido, foi uma tremanda insensibilidade.

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2007, 17:35:14 »
Eu passei mal quando fui doar sangue... então não tento mais.

Mas órgãos ainda é um caso a se pensar, mais para frente eu decido

Sempre quando estou doando alguém passa mal, mas geralmente é por ansiedade da primeira vez, muitos ficam tão nervosos que inventam desculpas de última hora , que tomam remédio controlado, para queda de cabelo (essa desculpa foi a que me fez mais rir) tem diabetes ou hepatite.
   É um procedimento tão simples e rápido, incluindo a doação, um teste rápido de anemia e uma entrevista sobre comportamento, não dura mais que 30 minutos.
   A quem tiver também interesse, recomendo fazer uma lanche leve , pois se almoçar, tem que esperar no mínimo 3 horas para poder doar,e de forma alguma fazer grandes esforços depois da doação.
   É um ato de solidariedade, me sinto muito bem, eu recomendo!
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #23 Online: 07 de Outubro de 2007, 18:11:21 »
Uhn....eu confesso que ainda tenho alguma resistência quanto a doação de orgãos....eu sei, eu sei que é estúpido, mas e se eu não estiver realmente morta e sentir tudo e não poder gritar??  :susto:
Já ouvi uns relatos macabros de pessoas que tem uma doença qualquer que a deixa paralizada como morta, é declarada como morta e depois acorda no necrotério no meio dos defuntos.... Imagina se tivessem tirado algum orgão dela?  :susto:

Este tipo de distúrbio chama-se catalepsia , pode ocorrer em pessoas com esquizofrenia , alguns tipos de epilepsia e há relatos de casos  associados a reações histéricas em resposta a choque emocional intenso.

Para ser considerado doador de orgãos após a morte a pessoa tem que estar em morte cerebral (morte encefálica) , que implica em cessação de toda atividade neuronal a partir do tronco cerebral. Neste caso o indivíduo não apresenta reflexos ligados ao sistema nervoso central ( nenhuma reação a dor , ausência de dilatação puliplar à luz , pupilas dilatadas e fixas , sem respiração espontânea) , a confirmação é feita por eletroencefalograma que demonstra ausência de atividade elétrica cerebral ou por arteriografia que mostra interrupção do fluxo cerebral. Casos em que houve utilização de substâncias depressoras do sistema nervoso central ( p. ex. barbitúricos ) exigem que se aguarde o tempo necessário para a eliminação da droga para confirmar o diagnóstico.
Portanto o doador em morte encefálica é um doador cadáver , já que ele está técnicamente morto , os respiradores e as medicações mantèm a ventilação e a pressão arterial mas a falência circulatória é inexorável e leva à parada cardíaca irreversível em questão de dias.
Em vida pode-se ser doador de medula óssea e rim. No caso da doação de córnea o doador não necessita necessáriamente estar em morte cerebral já que elas podem ser retiradas até 6 horas após a constatação do óbito , e a pessoa pode ser apenas doadora de córnea..
De qualquer maneira a família da pessoa que quer ser doadora de orgãos após a morte tem de ser avisada e orientada , pois mesmo que seu desejo seja manifesto e conhecido , se a família não autorizar a doação não pode ser feita.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Outubro de 2007, 18:16:06 »
Em vida pode-se ser doador de medula óssea e rim. No caso da doação de córnea o doador não necessita necessáriamente estar em morte cerebral já que elas podem ser retiradas até 6 horas após a constatação do óbito , e a pessoa pode ser apenas doadora de córnea..
fígado não? dizem que regenera, né?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!