Enquete

Você é/será doador de órgãos?

Sim.
15 (65.2%)
Em vida também.
2 (8.7%)
Não.
4 (17.4%)
Não sei.
2 (8.7%)

Votos Totais: 21

Autor Tópico: Você é/será doador de órgãos? (Post mortem)  (Lida 3481 vezes)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re: Você é/será doador de órgãos? (Post mortem)
« Resposta #25 Online: 07 de Outubro de 2007, 19:25:34 »
Em vida pode-se ser doador de medula óssea e rim. No caso da doação de córnea o doador não necessita necessáriamente estar em morte cerebral já que elas podem ser retiradas até 6 horas após a constatação do óbito , e a pessoa pode ser apenas doadora de córnea..
fígado não? dizem que regenera, né?

Desculpe ,esquecimento meu.
O fígado também pode ser retirado em vida , já que tem um alto poder de regeneração. Por sinal um colega meu recebeu o fígado do irmão e ambos tiveram uma recuperação excelente
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 08 de Outubro de 2007, 09:44:44 »
Citação de: Copenhagen
Eu passei mal quando fui doar sangue... então não tento mais.

Mas órgãos ainda é um caso a se pensar, mais para frente eu decido
Citação de: Athena
  Sempre quando estou doando alguém passa mal, mas geralmente é por ansiedade da primeira vez, muitos ficam tão nervosos que inventam desculpas de última hora , que tomam remédio controlado, para queda de cabelo (essa desculpa foi a que me fez mais rir) tem diabetes ou hepatite.
   É um procedimento tão simples e rápido, incluindo a doação, um teste rápido de anemia e uma entrevista sobre comportamento, não dura mais que 30 minutos.
   A quem tiver também interesse, recomendo fazer uma lanche leve , pois se almoçar, tem que esperar no mínimo 3 horas para poder doar,e de forma alguma fazer grandes esforços depois da doação.
   É um ato de solidariedade, me sinto muito bem, eu recomendo!

Da primeira vez que eu doei eu desmaiei no meio da doação :lol: Mó fouxo, mas continuei doando e nunca mais passei mal, também nunca mais ví ninguém passar mal. Mas é isso mesmo que a Athena disse, nervoso de primeira vez. E esse mal estar, convenhamos, não mata ninguém :wink:

Citação de: Lela
  :o Só não me animo com doação de medula, imagino que deva doer muito.

Lela, existem dois métodos: um é cirúrgico (a anestesia pode ser no local da punção ou geral [coma induzido], você escolhe). O bom deste é que a medula é leva menos tempo para ser transplantada e isso aumenta as chances do paciente. Mas se você não quiser sentir dor, existe uma maneira de doar que nem doação de sangue. Neste caso você tem que tomar um remédio que faz com que parte das células da medula migrem para a corrente sanguínea, e após uma semana você doa.

Estou cadastrado há dois anos e até ainda não fiz nenhuma doação. Se, por acaso, eu for chamado a primeira coisa que eu vou perguntar será o estado do paciente. Se o médico disser que ele tá bem e pode esperar uma semana eu doo pelo método sem dor, se não eu encaro a ferroada. :chorao:
« Última modificação: 08 de Outubro de 2007, 09:47:30 por Donatello van Dijck »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #27 Online: 08 de Outubro de 2007, 10:05:48 »
Eu particularmente não diferencio muito os hospitais de açougues, pelo menos por aqui. Assim, não sou doador, não confio na boa-fé e idoneidade dos hospitais.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Outubro de 2007, 12:26:17 »
Pode levar tudo que prestar. Passa a faca.  :biglol:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Outubro de 2007, 13:43:41 »
Uhn....eu confesso que ainda tenho alguma resistência quanto a doação de orgãos....eu sei, eu sei que é estúpido, mas e se eu não estiver realmente morta e sentir tudo e não poder gritar??  :susto:
Já ouvi uns relatos macabros de pessoas que tem uma doença qualquer que a deixa paralizada como morta, é declarada como morta e depois acorda no necrotério no meio dos defuntos.... Imagina se tivessem tirado algum orgão dela?  :susto:

Este tipo de distúrbio chama-se catalepsia , pode ocorrer em pessoas com esquizofrenia , alguns tipos de epilepsia e há relatos de casos  associados a reações histéricas em resposta a choque emocional intenso.

Para ser considerado doador de orgãos após a morte a pessoa tem que estar em morte cerebral (morte encefálica) , que implica em cessação de toda atividade neuronal a partir do tronco cerebral. Neste caso o indivíduo não apresenta reflexos ligados ao sistema nervoso central ( nenhuma reação a dor , ausência de dilatação puliplar à luz , pupilas dilatadas e fixas , sem respiração espontânea) , a confirmação é feita por eletroencefalograma que demonstra ausência de atividade elétrica cerebral ou por arteriografia que mostra interrupção do fluxo cerebral. Casos em que houve utilização de substâncias depressoras do sistema nervoso central ( p. ex. barbitúricos ) exigem que se aguarde o tempo necessário para a eliminação da droga para confirmar o diagnóstico.
Portanto o doador em morte encefálica é um doador cadáver , já que ele está técnicamente morto , os respiradores e as medicações mantèm a ventilação e a pressão arterial mas a falência circulatória é inexorável e leva à parada cardíaca irreversível em questão de dias.
Em vida pode-se ser doador de medula óssea e rim. No caso da doação de córnea o doador não necessita necessáriamente estar em morte cerebral já que elas podem ser retiradas até 6 horas após a constatação do óbito , e a pessoa pode ser apenas doadora de córnea..
De qualquer maneira a família da pessoa que quer ser doadora de orgãos após a morte tem de ser avisada e orientada , pois mesmo que seu desejo seja manifesto e conhecido , se a família não autorizar a doação não pode ser feita.

Eu acho que neste caso não é catalepsia não... :?  Porque a dita senhora tinha todos estes "sintomas" (nenhuma reação a dor , ausência de dilatação puliplar à luz , pupilas dilatadas e fixas , sem respiração espontânea), até porque foi parar mesmo no necrotério...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Outubro de 2007, 13:47:03 »
Doaria até vivo. :)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Outubro de 2007, 13:48:08 »
Estou cadastrado há dois anos e até ainda não fiz nenhuma doação. Se, por acaso, eu for chamado a primeira coisa que eu vou perguntar será o estado do paciente. Se o médico disser que ele tá bem e pode esperar uma semana eu doo pelo método sem dor, se não eu encaro a ferroada. :chorao:

Se for uma ferroada como uma anestesia peridural ou epidural (aquelas que tomamos na hora do parto) até que dá para aguentar na boa. Dói um pouco mas nada assim de especial.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #32 Online: 08 de Outubro de 2007, 14:02:50 »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Outubro de 2007, 15:42:13 »
 :biglol:

dói.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 08 de Outubro de 2007, 15:42:55 »
E por que não doa?
Eis uma excelente pergunta...

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #35 Online: 08 de Outubro de 2007, 17:14:05 »
Eu gostaria muito que meus órgãos fossem doados, e preciso tomar vergonha na cara de doar sangue..

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #36 Online: 08 de Outubro de 2007, 19:46:59 »
Eu já tentei doar sangue mas não pude porque sou grupo de risco.

Quanto a órgãos, por mim eu doaria tudo.

Offline CRICA

• Nível 08
  • *
  • lealdade:qualidade dos cães, nem todas pessoas tem
« Resposta #37 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:19:28 »
eu bem que queria...não posso... :'(
o Brasil não tem povo...tem público...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:25:10 »

Estudantes de filosofia? :| :D

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #39 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:40:50 »

Sempre quando estou doando alguém passa mal, mas geralmente é por ansiedade da primeira vez, muitos ficam tão nervosos que inventam desculpas de última hora , que tomam remédio controlado, para queda de cabelo (essa desculpa foi a que me fez mais rir) tem diabetes ou hepatite.
   É um procedimento tão simples e rápido, incluindo a doação, um teste rápido de anemia e uma entrevista sobre comportamento, não dura mais que 30 minutos.
   A quem tiver também interesse, recomendo fazer uma lanche leve , pois se almoçar, tem que esperar no mínimo 3 horas para poder doar,e de forma alguma fazer grandes esforços depois da doação.

Já ouviu falar de um cara que foi doar aqui em BH, teve um surto psicótico, socou 3 enfermeiros e jogou a bolsa de sangue na parede do hemominas??

Pois é, fui eu...  :vergonha:

Foi minha 3ª doação... foi ao meio dia, sol a pino, eu a quase 36hs sem dormir e só fui porque amigo meu ficou me enchendo dizendo que não ia porque eu tinha medo de agulha... ¬¬

Eu desmaiei e comecei a ter um monte de alucinações, foi uma viagem total... acordei totalmente alterado, arraquei a bolsa de sangue do meu braço, o povo tentava me segurar e eu totalmente insano...

Minha pressão caiu a 7 por 4...  :sleepy:

Mas depois disso, doei normalmente outras vezes, sem stress...

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #40 Online: 08 de Outubro de 2007, 23:59:39 »
Não posso doar porque o meu sangue contém litio.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #41 Online: 09 de Outubro de 2007, 07:19:29 »
(...)Mas depois disso, doei normalmente outras vezes, sem stress...

Aliás, soldado (do exército ou militar) é o mais recrutado para doar sangue que eu me lembre ;)

Realmente doar nas condições em que vc estava não foi uma boa idéia (a menos que a idéia fosse socar alguém) :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #42 Online: 09 de Outubro de 2007, 09:20:55 »

Já ouviu falar de um cara que foi doar aqui em BH, teve um surto psicótico, socou 3 enfermeiros e jogou a bolsa de sangue na parede do hemominas??

Foi minha 3ª doação... foi ao meio dia, sol a pino, eu a quase 36hs sem dormir e só fui porque amigo meu ficou me enchendo dizendo que não ia porque eu tinha medo de agulha... ¬¬

Eu desmaiei e comecei a ter um monte de alucinações, foi uma viagem total... acordei totalmente alterado, arraquei a bolsa de sangue do meu braço, o povo tentava me segurar e eu totalmente insano...

Imagino que na quarta doação amarraram você numa cadeira e foi escoltado por três milicos com fuzil...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Outubro de 2007, 11:29:16 »

E esse homem estivesse com um daqueles fuzis da polícia..... Tava todo mundo lascado, meu deus.... :biglol:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Outubro de 2007, 13:14:01 »

Quê isso?!  :susto:
Tá vendo?? Doar sangue tem seus riscos, entra para doar sangue e sai com o olho roxo porque um maluco saiu dando socos por lá!  :hihi:

« Última modificação: 09 de Outubro de 2007, 13:16:16 por Alegra »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Outubro de 2007, 13:15:33 »
Não posso doar porque o meu sangue contém litio.

:o Ah é?! O meu também deve ter....não sabia dessa...

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #46 Online: 09 de Outubro de 2007, 13:26:46 »
Eu bem que gostaria de doar meus orgãos, mas nunca conversei isso com minha família, nem sei se tenho condições... :umm:

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Outubro de 2007, 19:06:00 »
Eu bem que gostaria de doar meus orgãos, mas nunca conversei isso com minha família, nem sei se tenho condições... :umm:

Apenas avise a família, se os orgãos estarão  em condições ou não a equipe responsável  (aqui em Minas é o MG Transplante) decide na hora
Só para ilustrar, um amigo infartou e morreu, como eu quem fui tentar socorrê-lo e estava no hospital na hora do óbito,  a esposa dele me pediu para tomar as providências no caso, conversei com os hospital que ligou imediatamente para o MG Transplante , ele  enviaram uma equipe em 5 minutos! Infelizmente por ele ter morrido de infarto, apenas as córneas foram aproveitadas . Ah, e nem nem dá para notar que foram retiradas.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #48 Online: 09 de Outubro de 2007, 22:26:24 »

Estudantes de filosofia? :| :D

Do grupo "preservativo para que?".

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #49 Online: 09 de Outubro de 2007, 23:02:11 »
 :o Espero que eu tenha interpretado isso errado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!