Autor Tópico: Governo prevê polícia sem armas de fogo  (Lida 3407 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Governo prevê polícia sem armas de fogo
« Online: 08 de Outubro de 2007, 22:12:09 »
Governo prevê polícia sem armas de fogo

As armas de fogo dos policiais brasileiros deverão ser substituídas pela conversa e a proximidade com a comunidade, e as viaturas, por bicicletas. É assim que o governo federal quer que ajam as polícias militar e civil de todo o País. Este é o conceito da polícia comunitária, carro-chefe das políticas federais para o combate à violência reunidas no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

» Policial terá de ter curso de graduação
» Opine sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos e notícias

"O atual modelo de policiamento é ilusório. Você vê a polícia passando e tem a sensação de segurança, mas não tem segurança", afirma o diretor do Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Recursos Humanos em Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, Ricardo Balestreri.

Para ele, é necessário substituir essa polícia por uma que dê prioridade ao diálogo com a comunidade, que seja indispensável nas reuniões de moradores. "Um modelo de proximidade com policiais caminhando nas ruas, andando de bicicleta. Mas se o modelo predominante é a viatura, ele passa o dia inteiro na viatura com a janela fechada".

No novo modelo, a arma de fogo continua sendo usada, mas não será predominante. "Vamos substituir por uma arma não letal, como um rádio comunicador para pedir ajuda".

De acordo com o diretor, o que mais incomoda o cidadão é a falta de liberdade cotidiana de ir e vir, é ter o seu salário roubado no fim do mês, a filha ameaçada sexualmente, a falta de segurança dentro da sua própria casa. "Esses fenômenos a gente reduz muitíssimo (a partir da adoção do novo modelo de polícia). Há experiências no Brasil setorizadas que reduziram de 30% a 60% o índice de violência e criminalidade".

Ele cita um exemplo prático. "Se está havendo roubo de botijão de gás, vamos dar dicas à sociedade do que fazer para diminuir o problema. Ao mesmo tempo, vamos ouvir da sociedade o que ela acha que a polícia precisa fazer".

Para Balestreri, a polícia comunitária é um excelente exemplo para a comunidade e a polícia precisa voltar a ser exemplo. Ele lembra que a exceção ao novo modelo é o crime organizado. "Evidentemente não é a polícia comunitária que vai acabar com o crime organizado, que tem que ser combatido com tecnologia de repressão qualificada".

Ainda assim, para ele, o que vai reduzir o crime organizado são as ações de investigação de inteligência, como políticas de combate à lavagem de dinheiro, infiltração e identificação dos chefões.

O diretor lembra que o atual modelo de policiamento foi introduzido com o golpe militar em 1964. "O combate à violência não funciona sem respeito aos direitos humanos. Desde 64, temos modelos de policiamento que não são respeitadores, que tentam acabar com a violência através da bordoada, da prisão, da matança. Não dá certo combater os criminosos da mesma forma que eles, do mesmo jeito que eles fazem com a sociedade. A gente se assemelha a eles".

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1940047-EI306,00.html

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

É rir pra não chorar...

:chorao: :chorao: :chorao: :chorao:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Governo prevê polícia sem armas de fogo
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2007, 22:13:07 »
É, vão lá conversar com os traficantes, eles devem adorar uma prosa...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2007, 22:18:26 »
Nem da para comentar, é rir para não chorar mesmo.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2007, 22:30:24 »
Todos sabemos que os bandidos são vítimas da sociedade e não merecem bala. Quem merece a bala somos nós.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2007, 22:33:45 »
Que título de reportagem tendenciosa, juntamente com o primeiro parágrafo. Depois que ficam expostas as idéias do Balestreri fica melhor abordado o conceito de polícia comunitária. Também considero que seja a saída para a polícia, melhorando o entrosamento com a população.

E essa de polícia sem arma não tem nada a ver, é uma distorção do conceito de polícia comunitária. Como a reportagem diz o crime organizado tem que ser combatido com tecnologia de repressão qualificada e investigação de inteligência.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2007, 22:49:13 »
A melhor parte, na minha opinião:

No novo modelo, a arma de fogo continua sendo usada, mas não será predominante. "Vamos substituir por uma arma não letal, como um rádio comunicador para pedir ajuda".

Fácil dizer isso quando se tem 16 caras fortemente armados e um carro blindado ao seu redor...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2007, 22:54:05 »
 :hihi: Mais um motivo pra você virar CARTEIRO!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2007, 23:38:56 »

Fácil dizer isso quando se tem 16 caras fortemente armados e um carro blindado ao seu redor...

Pense no lado bom da coisa..sem policia a bandidagem fará o que quiser..uma hora a população se revolta e pendura a cabeça de meia dúzia de politicos no mastro da bandeira  de alguma escola pública...

Quem sabe a situação mude depois...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2007, 23:40:34 »

Pense no lado bom da coisa..sem policia a bandidagem fará o que quiser..uma hora a população se revolta e pendura a cabeça de meia dúzia de politicos no mastro da bandeira  de alguma escola pública...

Desculpe o pessimismo, mas a população do país? Do Brasil? Não consigo ver isso acontecendo, simplesmente não consigo.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2007, 23:45:28 »

Desculpe o pessimismo, mas a população do país? Do Brasil? Não consigo ver isso acontecendo, simplesmente não consigo.

Tudo tem um limite,o dificil é saber qual é.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2007, 01:06:25 »
Ele cita um exemplo prático. "Se está havendo roubo de botijão de gás, vamos dar dicas à sociedade do que fazer para diminuir o problema. Ao mesmo tempo, vamos ouvir da sociedade o que ela acha que a polícia precisa fazer".

A coisa de 2 meses atrás roubaram meu botijão de gás daqui de casa... tive que comprar outro, gastei quase R$ 200,00 no botijão, R$ 15,00 em uma corrente grossa e mais R$ 20,00 em um cadeado para acorrentar o botijão em uma viga... o fio para eletrificar a corrente e o botijão com 220volts eu já tinha.  :twisted: :twisted: :twisted:

Agora esta estória que vão ouvir a sociedade é para phoder com a cabeça de qualquer um. hã-hã... vão sim... eu acredito.  ::)

Estes caras vivem em um mundo a parte... não tem nem noção da realidade... são umas Alices.  |(

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2007, 01:07:29 »
Não me parece que o "limite" tenha sido alcançado na nossa história. Pelo menos não depois do Pedro II.

Uh, que eu mal pergunte, rádio virou "arma" quando, que eu não vi?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2007, 01:13:06 »
Uh, que eu mal pergunte, rádio virou "arma" quando, que eu não vi?

Você pode usar como tijolo e atirá-lo na cabeça do bandido.

Estes caras só podem ter fumado muita noz moscada... não há outra explicação.  |(

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2007, 02:09:51 »
puta que pariu, que ridículo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2007, 09:18:03 »
Quero só ver os pedidos de exoneração em massa na PM... Alguém aqui se habilita a subir um morro do Rio fardado, desarmado e de bicicleta???

Já to vendo que o novo brasão do BOPE vai ser um coraçãozinho... os PMs vão subir o morro com cestinhas com doces para as crianças e botões de rosa para as moças...

Alguém derruba esse governo, pelos deuses...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2007, 09:51:18 »
:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

É rir pra não chorar...

:chorao: :chorao: :chorao: :chorao:

O senhor é um fanfarrão, xerife!

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Outubro de 2007, 11:09:41 »
Ninguém merece esses blá-blá-blás do governo federal, o que a polícia precisa é se livrar da estrutura militarizada, polícia não é exército. "Polícia militar" é um nojo, TOTALMENTE ranço de estados militares.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2007, 11:10:32 »
E juntamente com isso eles tem um projeto de contratação de um exército de clones do Chuck Norris, não é?

Acho que isso poderia ser aplicado só nuns redutos bem pacíficos cuja localidade talvez nem devesse ser divulgada.

Melhor efeito contra a violência talvez tivesse simplesmente deixar de combater o tráfico, e deixar que os traficantes matem-se uns aos outros, e que os drogados morram de overdose, e prender aqueles que cometerem crimes sob os efeitos das drogas. O problema é que, não sei se deixariam de morrer tanta gente nas favelas só porque as guerras seriam entre traficantes apenas.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Outubro de 2007, 11:11:53 »
Já to vendo que o novo brasão do BOPE vai ser um coraçãozinho...

Eu vi no UOL que Tropa de Elite transformou a caveira em ícone FASHION!!

Como é mesmo a musiquinha do BOPE?? Criança chorando, cachorro latindo, etc, etc, sempre quis saber a melodia, alguém não pode gravar num microfone e botar num share?

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Outubro de 2007, 11:12:50 »
Melhor efeito contra a violência talvez tivesse simplesmente deixar de combater o tráfico,

Você acha que a polícia COMBATE o tráfico?? Você não viu Tropa de Elite?? Hohohohohoho!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Outubro de 2007, 12:05:52 »
Quero só ver os pedidos de exoneração em massa na PM... Alguém aqui se habilita a subir um morro do Rio fardado, desarmado e de bicicleta???

Não tenha dúvida que isso acontecerá.

A bandidagem mata qualquer um que seja policial ou parente de policial mesmo que não tenham reagido.

Estar na rua fardado e sem arma é morte certa.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Outubro de 2007, 12:21:48 »

Como é mesmo a musiquinha do BOPE??

Homens de preto, o que que vc faz???
Eu faço coisa que assusta o Satanás!

Homens de preto qual é a sua missão??
Entra na favela e deixa corpo no chão!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Outubro de 2007, 12:44:46 »
Só vou dizer uma coisa... justamente no período mais militar deste país é que PCC e CV não se criavam.

Entendam como quiserem.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #23 Online: 09 de Outubro de 2007, 13:19:11 »

Como é mesmo a musiquinha do BOPE??

Homens de preto, o que que vc faz???
Eu faço coisa que assusta o Satanás!

Homens de preto qual é a sua missão??
Entra na favela e deixa corpo no chão!

"Homem de preto,
 qual é sua missão?           
 É invadir favela
e deixar corpo no chão."               
"Você sabe quem eu sou?
 Sou o maldito cão de guerra.
Sou treinado para matar.
 Mesmo que custe minha vida,
 a missão será cumprida,         
seja ela onde for 
— espalhando a violência, a morte e o terror."

"Sou aquele combatente,
que tem o rosto mascarado;
uma tarja negra e amarela,

que ostento em meus braços
me faz ser incomum:
um mensageiro da morte.
Posso provar que sou um forte,
isso se você viver. Eu sou... herói da nação."

"Alegria, alegria,
sinto no meu coração,
pois já raiou um novo dia,
já vou cumprir minha missão.
Vou me infiltrar numa favela
com meu fuzil na mão,
vou combater o inimigo,
provocar destruição."

Se perguntas de onde venho
e qual é minha missão:
trago a morte e o desespero,
e a total destruição."

"Sangue frio em minhas veias,
congelou meu coração,
nós não temos sentimentos,
nem tampouco compaixão,
nós amamos os cursados
e odiamos pés-de-cão.

"Comandos, comandos,
e o que mais vocês são?
Somos apenas           
malditos cães de guerra,
somos apenas
selvagens cães de guerra."

Temma

• Visitante
« Resposta #24 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:16:33 »
Já to vendo que o novo brasão do BOPE vai ser um coraçãozinho...

Eu vi no UOL que Tropa de Elite transformou a caveira em ícone FASHION!!

Como é mesmo a musiquinha do BOPE?? Criança chorando, cachorro latindo, etc, etc, sempre quis saber a melodia, alguém não pode gravar num microfone e botar num share?

http://br.youtube.com/watch?v=FleRMcnTfMk

a musiquinha toca ao fundo

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!