Entendi o que você falou.E tenho consciência das ideologias teístas. Mas , veja o meu caso por exemplo....não sigo qualquer orientação religiosa e no entanto a ideologia da crença em Deus está presente no meu entendimento.E por isso presumo ter uma ideologia teísta.Será que isso é tão singular assim? Creio que não .O Ateísmo é uma ideologia , o Agnosticismo é uma ideologia e a simples idéia de apenas crer em um Deus , mesmo que fora às denominações religiosas , é também uma ideologia.
Você tem uma ideologia própria que inclui a crença é Deus, o que é bem diferente.
Um ateu tem sua própria ideologia e moral, um conjunto de idéias que inclui o ateísmo.
É o ateísmo que pertence a ideologia individual dele e não o contrario. A ideologia dele pertence apenas a ele e não ao ateísmo.
Por exemplo, o Adriano associa homens-bomba a "moral teísta", como essa essa crença por si só fosse o resultado disso.
Também associa o laicismo e a ciência a "moral ateísta".
Você tem sua própria ideologia, assim como eu tenho a minha.
Um ateu tem sua moral e sua ideologia e ele forma isso com base em diversas coisas, ela não "pertence" ao ateísmo em si que é apenas uma descrença.
As pessoas se baseiam em ideologias, filosofias, questionamentos e morais diversas.
Um teísta, assim como um ateus, podem ter sua crença/descrença em Deus e, ao mesmo tempo, podem se posicionar politicamente como favoráveis ao laicismo, visto que isso é outra questão, uma questão desconectada da crença/descrença em Deus.
Um ideologia é uma coisa mais complexa, não diz respeito a um objeto especifico como Deus.
O islamismo, por exemplo, inclui a crença em Deus, nos profetas, nas infalibilidade do corão, no erro de ser "descrente", sendo que, "descrente" não significa "ateu"... Mesmo cristãos e judeus que são explicitamente citados como crentes no mesmo Deus, são considerados "descrentes", pois segundo eles, as escrituras cristãs e judaicas foram corrompidas.
Eles deveriam acreditar no corão apenas, então são "descrentes" no corão e esse é o erro deles.
O islamismo ainda inclui aspectos políticos e a crença em um estado teocrático.
Junte isso aos conflitos políticos internos e com paises como os EUA... e dá no que vemos ai.
Como dizer que as atitudes deles fazem parte de um "moral teísta"?
Será que é a crença em Deus o resultado disso?
Essas outras crenças todas não são mais importantes?
A crença no corão, na teocracia, no erro de ser descrente, etc, não são mais importantes?
Então porque moral teista?
Não seria moral muçulmana?
E será que o corão realmente ensina que essa é a forma correta de agir?
Uma religião constitui uma ideologia complexa, é muito diferente da crença em um único objeto como Deus.
É por isso que chamamos uma de crença e a outra de ideologia.
Não se pode falar em "moral" relativa a uma crença, visto que ela não tem obrigatoriamente nenhuma moral embutida nela, já uma ideologia tem diversos conceitos morais e inclui diversas crenças.
Tanto que a única coisa que teístas obrigatoriamente tem em comum, é a crença em Deus, de resto, podem ter morais completamente opostas.
O mesmo vale para os ateus, a única coisa que tem em comum é a descrença.
Inclusive ateus e teístas podem desenvolver morais idênticas, como eu que sou teísta e preso a ciência, o laicismo, sou contrario a superstições, estou de acordo com Dawkins em muita coisa, como sua critica ao pensamento mágico e as "terapias alternativas", etc...
Isso porque essas coisas são assuntos distintos, não fazem parte da "moral ateista", visto que o ateísmo não é uma religião ou ideologia/filosofia complexa, assim como a mera crença em Deus também não é.
Não faz o menor sentido querer atribuir todas as crenças e atitudes de ateus e teístas, a uma "moral ateista" ou "teísta".
Seria como tentar atribuir isso a todos que acreditam que o homem foi a lua, ou que acreditam em ETs reptilianos, etc...
Esses posicionamentos lidam com muito mais coisas que a mera crença em Deus.