Autor Tópico: Moral - ateismo x teísmo  (Lida 9400 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Moral - ateismo x teísmo
« Online: 09 de Outubro de 2007, 14:34:40 »
Adriano...
Você confunde ateismo com ceticismo e até mesmo distorce o significado de laicismo. :no:
O laicismo não visa promover o ateísmo, mas separar o estado da influencia das religiões.
Isso também não significa fazer do estado, um estado ateu, estaria mais para um estado ecumênico que aceita e respeita toda a diversidade, não importando se é teísta ou ateu.
Exatamente, não confundi nada, usei esse mesmo conceito. E o ateísmo defende esse laicismo, é o mais beneficiado.

Você elege o ateísmo como uma "verdade inegável".
Diz que: "Você não pode demonstrar que a realidade no ateísmo é falsa, ou refutá-la."
Você também não pode fazer isso com o teísmo em si, pois não pode provar que Deus não existe...
Não tenho intenção de provar a inexistência de algo que não existe. A crença em deus é um fenômeno cultural e uma invenção humana.

A forma como você coloca o ateísmo, é como se a inexistência de Deus fosse um fato, por isso o ateísmo trata da "realidade" e o teísmo da "crença".
Seu ateísmo é que não passa da "crença" na inexistência de um fato, Deus, e é por isso que seu posicionamento é tão crente.
A posição cética é uma posição neutra, o ateu que desconhece a inexistência de Deus, tem que deixar a porta aberta para a possibilidade, por isso reconhece a posição teísta como uma posição viável.
Deus é um conceito cultural, uma criação imaginária e simbólica da humanidade. Não é um ser real e não existe como querem os crentes. Nem mesmo os conceitos de deus são passíveis de lógica, não mera fé.

Eu reconheço os direitos dos teístas se expressarem livremente e se organizarem através da religião. Mas no ambito epistemológico e filosófico, da busca pela verdade, considero deus a maior mentira humana já criada.

Mesmo conhecendo a existência de Deus, considero o posicionamento ateu aceitável e não acho que tenha base em "crença" e, por isso seja toda ruim e fora da realidade... é apenas um posicionamento de alguém que, apesar de procurar se basear na realidade, desconhece um dos fatos dela... desconhece Deus.
Respeito o seu direito a crença, mas não concordo com a sua crença nem com o seu argumento de experiência pessoal, se conhecer deus pessoalmente. Para mim é mais uma crença, e você mais uma pessoa equivocada com relação ao conceito de deus.

Assim temos uma interpretação distinta da realidade, a sua, teísta é composta pela realidade teísta e considera que contemple a realidade de deus. Não deixa se ser uma posição de superioridade moral, baseado na condição de que suas experiências não podem ser erradas e portanto o que você acredita ter sito conhecer deus seja real.

Você diz que a crença em deus influencia certa moral e que o ateísmo não se prende a essas fábulas humanas e busca a realidade nua e crua.
Cite um único exemplo de moral que seja inerente a crença em Deus e que seja impedimento a procura da realidade nua e crua.
Você acha que um teísta não pode buscar a realidade nua e crua?
Ser teísta impede isso?
E se Deus for parte da nossa realidade nua e crua?
Você está sendo um exemplo de moral no teísmo. Por consideram que não pode estar errado na sua experiência de conhecer deus. Primeiro que não existe deus, para definir deus já é uma tarefa impossível, quanto mais ter contato com essa criação mental.

Você "acredita" que Deus, seja na realidade uma fábula e essa crença também influencia sua busca e a sua formação moral, no entanto a questão sobre Deus, seja do ponto de vista ateu ou teísta, não criam necessariamente nenhum tipo de moral especifica.
Como eu já cansei de repetir, ateus e teístas podem ter qualquer tipo de moral, ambos podem buscar a realidade nua e crua, ou cair em uma moral castrante, estúpida ou por assim dizer... imoral.
Sim, concordo que grande parte da moral seja separado da crença em deus e da religião, e é isso que o laicismo procura manter na nossa sociedade. Mas nem por isso deixa de existir muitas atitudes morais baseadas na crença em deus. A sua atitude de dizer que a sua experiência pessoal é válida como premissas ou como argumentos é uma questão moral.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 12:35:00 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
Re: Moral - ateismo x teísmo (cont. discussão com o NadaSei)
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:20:27 »
Olá, amigos do esporte!!!
Vamos a mais uma "luta", digo, debate entre:
NadaSei:

&
Adriano:

Muito bem, rapazes! Nada de ofensas pessoais, insultos ou "golpes baixos"...
Sei que são homens inteligentes e por isso dêem o melhor de si.
Por tanto...

Fight!!!
  :ok:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:21:50 »
Olá amigos do esporte!!!
Vamos a mais uma "luta", digo, debate entre:
NadaSei:

&
Adriano:

Muito bem, rapazes! Nada de ofensas pessoais, insultos ou "golpes baixos"...
Sei que são homens inteligentes e por isso dêem o melhor de si.
Por tanto...

Fight!!!
  :ok:
:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:24:05 »
Ora, Adriano...  :wink:
Tem que ter um toque de bom-humor.
Vocês são inteligentes e é legal que debatam.  :ok:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:25:32 »
Ora, Adriano...  :wink:
Tem que ter um toque de bom-humor.
Vocês são inteligentes e é legal que debatam.  :ok:
Exatamente, e você foi bem criativo, muito boa a introdução ao debate.  :biglol:

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2007, 05:27:58 »
Exatamente, não confundi nada, usei esse mesmo conceito. E o ateísmo defende esse laicismo, é o mais beneficiado.
Assim como qualquer religião também se beneficia igualmente, menos aquela que antes tinha poder dado pelo estado.
Ou você acha que defender o laicismo é coisa de ateu e não de teísta?
Não tenho intenção de provar a inexistência de algo que não existe. A crença em deus é um fenômeno cultural e uma invenção humana.
A sua crença não faz disso uma verdade.
Se você coloca o ateísmo como tendo base na realidade e o teísmo como tendo base em crença, tem que provar que o posicionamento ateísta é realmente um fato... do contrario Deus pode existir, o que inverteria sua idéia.
Como ambos não podem foram provados e desprovados, os dois posicionamentos continuam válidos.

Depois, mesmo que um deles esteja errado, isso não basta para fazê-lo "baseado" em crença e o outro uma busca pela realidade nua e crua.
Tanto um ateu quanto um teísta podem buscar por essa realidade nua e crua, mesmo que tenham algumas crenças em idéias enganosas, de fato, crenças todos temos e não é a opinião sobre uma única coisa, a existência de Deus, que faz de todo teísta um crente enganado e todo ateu um racional cético em busca da verdade. (nem o contrario... o teísta racional e o ateu um crente)
Deus é um conceito cultural, uma criação imaginária e simbólica da humanidade. Não é um ser real e não existe como querem os crentes. Nem mesmo os conceitos de deus são passíveis de lógica, não mera fé.

Eu reconheço os direitos dos teístas se expressarem livremente e se organizarem através da religião. Mas no ambito epistemológico e filosófico, da busca pela verdade, considero deus a maior mentira humana já criada.
E você tem o direito de acreditar nisso, mesmo que não seja verdade.
É justamente ai que você se torna um crente, pois coloca todos na possibilidade oposta como enganados irracionais, enquanto se elege como conhecedor da verdade suprema e da "realidade nua e crua".

Ter uma opinião sobre Deus, conhecer ou desconhecer um fato, não torna a opção oposta algo irracional baseado em pura crença.
Deus, ao contrario do que você pensa, faz parte da realidade, nem por isso eu julgaria todo ateu como um crente iludido, nem o ateismo como sendo baseado em crença e ilusão, enquanto o teísmo seria baseado na realidade nua e crua.
Mesmo o ateísmo estando errado, continua sendo valido e continua tendo pessoas que buscam a realidade... Apenas desconhecem uma única coisa pertencente a realidade, assim como um teísta pode desconhecer outra.
Ateus e teístas, desconhecem muitas coisas da realidade, isso não faz um superior ao outro.
Respeito o seu direito a crença, mas não concordo com a sua crença nem com o seu argumento de experiência pessoal, se conhecer deus pessoalmente. Para mim é mais uma crença, e você mais uma pessoa equivocada com relação ao conceito de deus.
Você conhece sua mãe via experiência pessoal, nem por isso te digo que isso seja pura "crença".
Assim temos uma interpretação distinta da realidade, a sua, teísta é composta pela realidade teísta e considera que contemple a realidade de deus. Não deixa se ser uma posição de superioridade moral, baseado na condição de que suas experiências não podem ser erradas e portanto o que você acredita ter sito conhecer deus seja real.
Superioridade moral?
Só se você "acha" que é superior moralmente a um teísta, por "achar" que Deus inexiste...
Conhecer ou desconhecer algo da realidade, não faz de ninguém moralmente superior ou inferior, não misture as bolas.
Você está sendo um exemplo de moral no teísmo. Por consideram que não pode estar errado na sua experiência de conhecer deus. Primeiro que não existe deus, para definir deus já é uma tarefa impossível, quanto mais ter contato com essa criação mental.
Desde quando acreditar em Deus é um conceito moral?
Conhecer a gravidade é um conceito moral?
E você "acredita" na inexistência de Deus com base em que "provas"?
Depois, não me baseio em "experiência" pessoal, mas em comprovação pessoal, algo bem diferente.

Quanto a "definir" Deus, esse é um erro de raciocínio velho.
Primeiro que eu posso sim "definir" Deus, gosto do conceito do panenteísmo, algo presente no cristianismo, taoísmo, hinduísmo e outras religiões, mas prefiro o que alguns budistas dizem sobre o panenteísmo se perder ao nos unirmos ao todo, pois torna-se sem sentido falar em "Deus" e "nós", pois tudo é uma mesma "unidade".

Depois, mesmo que não existisse uma descrição precisa de Deus, isso não muda NADA.
Diversos modelos atômicos surgiram ao longo do tempo, desde que o átomo foi "imaginado" pelos gregos.
Se alguns modelos atômicos estavam errados, ou mesmo se a principio pensavam que o átomo era a menor partícula existente e era indivisivel... bem isso não fez do átomo algo falso, mostrou apenas que o homem estava enganado sobre o que pensava sobre o átomo.
Sim, concordo que grande parte da moral seja separado da crença em deus e da religião, e é isso que o laicismo procura manter na nossa sociedade.
E o que isso tem a ver com ateísmo?
Teístas também são favoráveis ao laicismo.

Depois, não é "grande parte", a crença em Deus, assim como a descrença, "podem" influenciar certos conceitos morais, mas NENHUM conceito moral é "inerente" a essas opiniões sobre Deus.
Um ateu e um teísta podem ter basicamente a mesma moral.
Mas nem por isso deixa de existir muitas atitudes morais baseadas na crença em deus. A sua atitude de dizer que a sua experiência pessoal é válida como premissas ou como argumentos é uma questão moral.
Assim como o ateismo também "pode" acabar servindo para "basear" uma atitude moral, isso não significa que exista qualquer tipo de conceito moral inerente ao teísmo ou ateismo, pois são ambos amorais a priori.

Depois, eu não me apoio em "experiência" pessoal, mas em comprovação pessoal... e isso NADA tem a ver com eu ser teísta, pois eu já pensava assim quando ateu.
Foi justamente por pensar assim, ainda quando ateu, que me propus a investigar a religião pessoalmente, o que resultou em comprovar a eficácia de seus ensinamentos e, por isso, me tornei teísta.
Eu me valho de uma investigação que em alguns pontos foge dos métodos científicos, visto que eles não são adequados para lidar com esse tipo de coisa.
Seria a caso o método científico moral?

Também não uso comprovação como argumento para "provar" nada, apenas uso para refutar a idéia de que a ciência é o único meio de se conhecer as coisas e lembro que a atitude cética é neutra, principalmente por essas coisas serem "verificáveis" por qualquer um, no entanto, também lembro que quem não comprovou pessoalmente, deve se manter cético e neutro.

É você quem tem como postura a idéia de que, como os cientistas não "relatam" o mesmo que eu comprovei, então eu deveria IGNORAR as evidências que conheço e o que comprovei pessoalmente, enquanto espero pelos  cientistas comprovarem a mesma coisa via métodos científicos...
Seria o mesmo que dizer que eu não posso acreditar que minha mãe existe, só por isso não ter sido provado pelos cientistas.
Você, entretanto, não deve acreditar no meu "relato" de que minha mãe existe... ela pode já ter morrido e eu estou aqui mentindo pra você... Isso é ser cético, mas pedir que eu, eu que estou com ela aqui e agora, não acredite que ela existe... bem, isso é pedir para eu ignorar o fato em pró do desconhecimento da comunidade científica sobre a existência da minha mãe.

A postura científica também é neutra, você pode duvidar que minha mãe existe, mas tem que aceitar isso como uma possibilidade, do contrario, vai estar "acreditando" que minha mãe já morreu... o que não é nada cético, mas sim uma postura crente.

Ainda estou esperando você postar um único exemplo de moral que seja inerente ao teísmo e que demonstre que o ateísmo é amoral, mas o teísmo não.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 05:33:22 por NadaSei »
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2007, 11:32:04 »
Assim como qualquer religião também se beneficia igualmente, menos aquela que antes tinha poder dado pelo estado.
Ou você acha que defender o laicismo é coisa de ateu e não de teísta?
Eu particulartemente, tenho mais conhecimento sobre a defesa do laicismo pelos ateus. Mas claro que muitos teístas e religiosos também defendem.

A sua crença não faz disso uma verdade.
Não é uma crença, é uma realidade. Deus é um mito construído pelo homem.

Se você coloca o ateísmo como tendo base na realidade e o teísmo como tendo base em crença, tem que provar que o posicionamento ateísta é realmente um fato... do contrario Deus pode existir, o que inverteria sua idéia.
Como ambos não podem foram provados e desprovados, os dois posicionamentos continuam válidos.
A minha comprovação de que o teísmo é uma construção humana se deu através do estudo do ateísmo, da filosofia de da antropologia. Com destaque para Feuerbach. A possibilidade de existência desse mito entendo como fazendo parte da fé. O conceito de deus só se refere a um fato natural para o teísta. Para mim é um fato cultural. Para você negar o conceito de deus mito, teria que provar que é real.

Depois, mesmo que um deles esteja errado, isso não basta para fazê-lo "baseado" em crença e o outro uma busca pela realidade nua e crua.
Tanto um ateu quanto um teísta podem buscar por essa realidade nua e crua, mesmo que tenham algumas crenças em idéias enganosas, de fato, crenças todos temos e não é a opinião sobre uma única coisa, a existência de Deus, que faz de todo teísta um crente enganado e todo ateu um racional cético em busca da verdade. (nem o contrario... o teísta racional e o ateu um crente)
Dependendo do assunto sim. Mas tem dados que apontam a presença do ateísmo nos países mais desenvolvidos e do teísmo crescente nos países pobres. Marx já falava sobre a religião ser o ópio do povo e teve muita influência de Feuerbach.

E em relação a escolaridade o ateísmo tem maior proporção quanto maior o grau de ensino. Na comunidade científica a proporção de descrentes é muito maior.

E você tem o direito de acreditar nisso, mesmo que não seja verdade.
É justamente ai que você se torna um crente, pois coloca todos na possibilidade oposta como enganados irracionais, enquanto se elege como conhecedor da verdade suprema e da "realidade nua e crua".
Como você mesmo está dizendo, a pessoa para ser errada em relação ao conceito de deus não quer dizer que seja um enganado irracional, mas que está equivocada nesse aspecto e pode ter influências em outros.

O criacionismo é o maior engodo religioso e não se encontra algo semelhante no ateísmo, pois no ateísmo não existe um objeto de crença. 

Ter uma opinião sobre Deus, conhecer ou desconhecer um fato, não torna a opção oposta algo irracional baseado em pura crença.
Deus, ao contrario do que você pensa, faz parte da realidade, nem por isso eu julgaria todo ateu como um crente iludido, nem o ateismo como sendo baseado em crença e ilusão, enquanto o teísmo seria baseado na realidade nua e crua.
Você nega (crença - se negar é crença para o ateísmo, nesse caso também é) o conceito de deus-mito e faz a afirmação de que deus é uma realidade e de que você conhece essa realidade.

E quando você chama um ateu de crente é baseado nessa sua crença, assim como você fala que deus faz parte da realidade. Essa sua crença não tem comprovação nem empírica nem racional. A sua experiência pessoal ou o uso do termo "comprovação" entram na categoria moral, pois é uma suposta realidade subjetiva sua que você quer impor como sendo real devido a sua crença.

Mesmo o ateísmo estando errado, continua sendo valido e continua tendo pessoas que buscam a realidade... Apenas desconhecem uma única coisa pertencente a realidade, assim como um teísta pode desconhecer outra.
Ateus e teístas, desconhecem muitas coisas da realidade, isso não faz um superior ao outro.
Você conhece sua mãe via experiência pessoal, nem por isso te digo que isso seja pura "crença".
Mães existem assim como a humanidade e a natureza. Com tudo isso é possível ter uma experiência pessoal. A tentativa de relacionar seres reais com irreais não tem nexo, ainda mais se falando de deus. É um mito, uma criação da sociedade humana, apenas uma experiência subjetiva da qual você nomeou como sendo deus.

Superioridade moral?
Só se você "acha" que é superior moralmente a um teísta, por "achar" que Deus inexiste...
Conhecer ou desconhecer algo da realidade, não faz de ninguém moralmente superior ou inferior, não misture as bolas.
A crença de deus faz parte da realidade cultural humana. Não faz parte da realidade natural por isso não é estudado pelas ciências naturais. Já as ciências humanas tem muitos estudos sobre as religiões e a crença em deus.

Na discussão eu não preciso me utilizar de um fator sobrenatural pessoal como argumento ou para basear argumento. Comprovação pessoal de "deus" é uma falácia e um ato imoral no ceticismo, não são permitidas, devido a um consenso na busca de objetividade e "comprovação pessoal" é totalmente subjetivo.

Novamente você faz uma analogia sobre algo inexistente com algo comprovadamente existente, como é o caso da gravidade. Essas analogias entre irrealidade (deus) e realidade só tem valor para você (subjetivo, pessoal) pois acredita em deus.

E você "acredita" na inexistência de Deus com base em que "provas"?
Depois, não me baseio em "experiência" pessoal, mas em comprovação pessoal, algo bem diferente.
Que deus? No deus-mito? O deus mito foi uma constatação de Feuerbach em sua antropologia da religião.

Não existe "crença" na inexistência de algo que não existe. Isso só é possível na concepção teísta que considera deus como sendo real, mas com base na sua crença, ou na sua crença de comprovação ou experiência.

Quanto a "definir" Deus, esse é um erro de raciocínio velho.
Erro de raciocínio é essa mais velho ainda mistério em torno do significado de deus. Isso é fugir da racionalidade e da busca da realidade.

Primeiro que eu posso sim "definir" Deus, gosto do conceito do panenteísmo, algo presente no cristianismo, taoísmo, hinduísmo e outras religiões, mas prefiro o que alguns budistas dizem sobre o panenteísmo se perder ao nos unirmos ao todo, pois torna-se sem sentido falar em "Deus" e "nós", pois tudo é uma mesma "unidade".
Tentar definir deus já é uma caminha para a realidade e para o ceticismo. Mas é isso mesmo, não faz sentido falar em deus, nem mesmo chamar deus de "todo". Muito menos chamar o universo de unidade. Mas se estiver nesse patamar já é um avanço em relação as falácias anedóticas de comprovação pessoal e "experiência".

Depois, mesmo que não existisse uma descrição precisa de Deus, isso não muda NADA.
Diversos modelos atômicos surgiram ao longo do tempo, desde que o átomo foi "imaginado" pelos gregos.
Se alguns modelos atômicos estavam errados, ou mesmo se a principio pensavam que o átomo era a menor partícula existente e era indivisivel... bem isso não fez do átomo algo falso, mostrou apenas que o homem estava enganado sobre o que pensava sobre o átomo.
Não muda para o crente. O modelo atômico tinha uma descrição sim, tinha suas teorias. A ciência toda quem hipóteses e teorias que dão continuidade ao processo científico. Assim como a teoria de deus-mito tem muitas evidências, devido a grande contradição das religiões sobre o tema e muitas das semelhanças com mitos antigos. O mito da criação é muito antigo.

Depois, não é "grande parte", a crença em Deus, assim como a descrença, "podem" influenciar certos conceitos morais, mas NENHUM conceito moral é "inerente" a essas opiniões sobre Deus.
Um ateu e um teísta podem ter basicamente a mesma moral.
Em alguns pontos sim. Mas veja, temos uma contradição da aceitação da comprovação pessoal, da experiência pessoal. Eu considero imoral esse uso no ceticismo, já você por ser o "experimentador", insiste em usar essas falácias para "refutar" argumentos.

A discussão no ceticismo é baseada na racionalidade, na descrição de conceitos, na busca de uma realidade objetiva através da ciência. Você quer se equiparar a ciência para fazer valer seus experimentos. Ou tenta desqualifica-la para se equiparar a você. Diz que a ciência é baseada em relatos pessoais de cientistas.

Isso para mim não é amoralidade.

Mas nem por isso deixa de existir muitas atitudes morais baseadas na crença em deus. A sua atitude de dizer que a sua experiência pessoal é válida como premissas ou como argumentos é uma questão moral.
Assim como o ateismo também "pode" acabar servindo para "basear" uma atitude moral, isso não significa que exista qualquer tipo de conceito moral inerente ao teísmo ou ateismo, pois são ambos amorais a priori.
Por ser a priori que é arbitrário. O ateísmo e o teísmo tem suas histórias. Eu procuro entender o contexto histórico do ateísmo e não nego fatos ruins do mesmo.

E o apriorismo Kantiano é desconsiderado por http://pt.wikipedia.org/wiki/Saul_Kripke#O_necess.C3.A1rio_a_posteriori]Saul Kripke.

Depois, eu não me apoio em "experiência" pessoal, mas em comprovação pessoal... e isso NADA tem a ver com eu ser teísta, pois eu já pensava assim quando ateu.
Foi justamente por pensar assim, ainda quando ateu, que me propus a investigar a religião pessoalmente, o que resultou em comprovar a eficácia de seus ensinamentos e, por isso, me tornei teísta.
Eu me valho de uma investigação que em alguns pontos foge dos métodos científicos, visto que eles não são adequados para lidar com esse tipo de coisa.
Seria a caso o método científico moral?
O método científico é moral (bom, correto) por ser feito de modo objetivo e através da comunidade científica. Não é uma experiência pessoal, é feita em conjunto e necessita de demonstrações empíricas.

A comprovação pessoal é algo que contraria essa objetividade da ciência e que é buscada no ceticismo. E você diz "esse tipo de coisa". Mas o que é isso, que tipo de coisa é essa? Nem a descrição e a definição, o uso da racionalidade fica tudo num campo místico.

Também não uso comprovação como argumento para "provar" nada, apenas uso para refutar a idéia de que a ciência é o único meio de se conhecer as coisas e lembro que a atitude cética é neutra, principalmente por essas coisas serem "verificáveis" por qualquer um, no entanto, também lembro que quem não comprovou pessoalmente, deve se manter cético e neutro.
Que coisas? Você faz suposições de realidades subjetivas como sento objetivas devido a sua "comprovação" pessoal. Isso não vale nada no contexto cético e não refuta nada.

Tanto que é uma falácia e faz parte das regras do fórum a proibição do seu uso. Usar conscientemente desse recurso para "refutar" argumentos não tem nada de ceticismo e muito menos neutralidade.

É você quem tem como postura a idéia de que, como os cientistas não "relatam" o mesmo que eu comprovei, então eu deveria IGNORAR as evidências que conheço e o que comprovei pessoalmente, enquanto espero pelos  cientistas comprovarem a mesma coisa via métodos científicos...
Seria o mesmo que dizer que eu não posso acreditar que minha mãe existe, só por isso não ter sido provado pelos cientistas.
Você pode acreditar no que quiser, ignorar ou não o que quiser. E eu também, e como me valho do ceticismo, ignoro as suas experiências e comprovações pessoais por considerar serem falsas, um possível equívoco que confunde realidade subjetiva com realidade objetiva. O que existe na sua mente não necessariamente é real.

Você querer que eu acredite em você nessas questões é muita ingenuidade, pois se fosse para dar valor as supostas comprovações pessoais alheias eu estaria numa igreja e não participando de um fórum cético.

Você, entretanto, não deve acreditar no meu "relato" de que minha mãe existe... ela pode já ter morrido e eu estou aqui mentindo pra você... Isso é ser cético, mas pedir que eu, eu que estou com ela aqui e agora, não acredite que ela existe... bem, isso é pedir para eu ignorar o fato em pró do desconhecimento da comunidade científica sobre a existência da minha mãe.
Mãe não tem nada a ver com deus. Gente falando que deus existe e que teve uma experiência pessoal com deus é o que não falta, até na família.

Agora comparar deus com mãe é um absurdo, já vi usando muito de pai, mas essa é nova.

Seu raciocínio: eu digo que tenho uma mãe e você acredita, logo eu digo que tem um deus e você também deve acreditar.

:histeria:

A postura científica também é neutra, você pode duvidar que minha mãe existe, mas tem que aceitar isso como uma possibilidade, do contrario, vai estar "acreditando" que minha mãe já morreu... o que não é nada cético, mas sim uma postura crente.
Não confunda fatos sociais e familiares com crença teísta. A sociedade e a família é algo que todos tem conhecimento. Já a sua comprovação pessoal de deus não existe, é algo apenas subjetivo e que você nomeia dessa forma.

Misturar possíveis fatos familiares com a "comprovação" pessoal de "deus" é totalmente arbitrário e sem relação.

Ainda estou esperando você postar um único exemplo de moral que seja inerente ao teísmo e que demonstre que o ateísmo é amoral, mas o teísmo não.
Também não considero o ateísmo como amoral.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2007, 19:34:12 »
Eu particulartemente, tenho mais conhecimento sobre a defesa do laicismo pelos ateus. Mas claro que muitos teístas e religiosos também defendem.
Então não existe motivo para tentar associar o laicismo ao ateismo, são coisas distintas.
Prove.
A minha comprovação de que o teísmo é uma construção humana se deu através do estudo do ateísmo, da filosofia de da antropologia. Com destaque para Feuerbach. A possibilidade de existência desse mito entendo como fazendo parte da fé. O conceito de deus só se refere a um fato natural para o teísta. Para mim é um fato cultural. Para você negar o conceito de deus mito, teria que provar que é real.
E você teria que provar que a idéia de Deus-mito é real.
Saiba que a antropologia não estuda a religião em si, mas a forma como as pessoas lidam com ela.
Isso é dito por muitos antropólogos e por outros cientistas sociais.
A antropologia é em muitos casos como a história, é dada a certas subjetividades e a opinião de um antropólogo sobre Deus, não prova que ele esteja certo.
Dependendo do assunto sim. Mas tem dados que apontam a presença do ateísmo nos países mais desenvolvidos e do teísmo crescente nos países pobres. Marx já falava sobre a religião ser o ópio do povo e teve muita influência de Feuerbach.

E em relação a escolaridade o ateísmo tem maior proporção quanto maior o grau de ensino. Na comunidade científica a proporção de descrentes é muito maior.
Aff...
Ateus são mais inteligentes é isso?
A questão de no meio cientifico Deus ser mais questionado, não diz nada a respeito do caso, mesmo porque seria natural de se esperar isso em um meio onde Deus não é estudado.
Como você mesmo está dizendo, a pessoa para ser errada em relação ao conceito de deus não quer dizer que seja um enganado irracional, mas que está equivocada nesse aspecto e pode ter influências em outros.

O criacionismo é o maior engodo religioso e não se encontra algo semelhante no ateísmo, pois no ateísmo não existe um objeto de crença. 
Primeiro nem todo religioso é criacionista, isso é coisa de teísta crente.
Depois, existem ateus crentes que caiem em crenças semelhantes, você pode ter ateus com as mais variadas idéias toscas, crenças em "memes", em superioridade de ateismo ou em teorias dignas do "Darwinismo social".
Eu conheci um ateu japones que dizia que os povos dos paises quentes são mais burros devido ao cérebro não trabalhar bem no calor.

Não confunda ateismo com ciência, pois o ateísmo em si não se baseia na ciência.
Pegar a ciência como base, bem como o ceticismo, é coisa do individuo e tanto ateus quanto teístas podem faze-lo.
Você nega (crença - se negar é crença para o ateísmo, nesse caso também é) o conceito de deus-mito e faz a afirmação de que deus é uma realidade e de que você conhece essa realidade.

E quando você chama um ateu de crente é baseado nessa sua crença, assim como você fala que deus faz parte da realidade. Essa sua crença não tem comprovação nem empírica nem racional.
É ai que você se engana, você "acredita" não não se pode observar Deus as evidencia de Deus, por acreditar que ele é um mito... essa é a sua crença.
Quanto a crentes, existem nos dois meios, tanto teístas quanto ateus, assim como céticos também existem dos dois lados.
O que te faz crente, não é ser ateu.
Eu conheço ateus céticos, não acreditam em Deus por não terem motivos pra isso, o que é bem diferente de "acreditar" que Deus é um mito e que isso é um fato inegável.

Você é crente por cair em um extremo oposto, colocando o ateísmo como real e racional, e o teísmo como crença irracional... Até insinuar que o ateísmo é moralmente superior e que ateus são mais "inteligentes" ou "instruídos" você faz... Atitude típica de crentes que pregam que sem Deus não existe moral.
A sua experiência pessoal ou o uso do termo "comprovação" entram na categoria moral, pois é uma suposta realidade subjetiva sua que você quer impor como sendo real devido a sua crença.
Que você "acredita" ser subjetiva.
A ciência é baseada em um método, e ele não pode tudo.
Quando você nega qualquer possibilidade de conhecimento fora desse meio, está sendo dogmático e elegendo a ciência como a única verdade.
O dogmatismo é mais uma característica do crente.
A crença de deus faz parte da realidade cultural humana. Não faz parte da realidade natural por isso não é estudado pelas ciências naturais. Já as ciências humanas tem muitos estudos sobre as religiões e a crença em deus.
Deus transcende a realidade natural, é a origem dela, por isso a ciência não pode estuda-lo, pois se apoia em um método que não permite isso.
Ao menos por hora.
Seria como se estivéssemos dentro de um mundo virtual criado por um computador, Deus seria o processador e não pode ser estudado ao se observar a "materia" desse mundo.
A ciência, no entanto, sabe que se baseai em um método e não nega aquilo que desconhece.
Muita coisa hoje ainda não é estudada, simplesmente por nem sabermos que existem... mesmos que sejam coisas reais perfeitamente naturais.
Na discussão eu não preciso me utilizar de um fator sobrenatural pessoal como argumento ou para basear argumento. Comprovação pessoal de "deus" é uma falácia e um ato imoral no ceticismo, não são permitidas, devido a um consenso na busca de objetividade e "comprovação pessoal" é totalmente subjetivo.
Não viaje.
Se eu estivesse usando comprovação pessoal como argumento para "provar" alguma coisa, tudo bem, você poderia dizer isso... mas esse não é o caso.
Eu apenas argumento sobre existirem outras formas de comprovação que independem da ciência.
É você quem faz um "apelo a ciência" e dogmaticamente a elege como a única fonte que nos permite conhecimento da realidade.

Como eu já disse, aquilo que chamamos de cientificamente comprovado, não passa de algo que foi comprovado pessoalmente por diversos cientistas.
Um cientista comprova algo pessoalmente e nós podemos fazer o mesmo.
Novamente você faz uma analogia sobre algo inexistente com algo comprovadamente existente, como é o caso da gravidade. Essas analogias entre irrealidade (deus) e realidade só tem valor para você (subjetivo, pessoal) pois acredita em deus.
Não importa a sua "crença" sobre deus ser um mito, a questão é que simplesmente "acreditar" ou "conhecer" algo, não é moral.
A moral diz respeito a comportamento, o que é certo e errado fazer.
Conhecer Deus ou a gravidade, não é algo "moral".
Que deus? No deus-mito? O deus mito foi uma constatação de Feuerbach em sua antropologia da religião.
E a opinião dele faz disso um fato?
Ou vai dizer que ele "provou" Deus como criação humana? Só na sua cabeça.
Não existe "crença" na inexistência de algo que não existe. Isso só é possível na concepção teísta que considera deus como sendo real, mas com base na sua crença, ou na sua crença de comprovação ou experiência.
Você acredita que Deus é um mito... isso é diferente do: "Não acredito pois nunca vi, mas acreditarei quando ver provas disso".
Você coloca como impossível a existência de Deus e afirma que quem conhece isso está enganado.
Isso é muito diferente da postura de "duvidar", parte para o campo das afirmativas, afirmativas que você não pode provar, afirmativas que você apenas "acredita".
Tentar definir deus já é uma caminha para a realidade e para o ceticismo.
Um post antes você dizia que era um conceito irracional...
Não muda para o crente. O modelo atômico tinha uma descrição sim, tinha suas teorias. A ciência toda quem hipóteses e teorias que dão continuidade ao processo científico. Assim como a teoria de deus-mito tem muitas evidências, devido a grande contradição das religiões sobre o tema e muitas das semelhanças com mitos antigos.
Aff...
E eles estarem errados a principio sobre a descrição do átomo fez dele algo falso?
Não, então caso alguém esteja errado em sua descrição de Deus, isso também não é o baste para fazer de Deus algo falso.
Quanto ao átomo, ele foi pensado antes do surgimento da ciência moderna, quando a palavra era sinônimo de conhecimento.
O mito da criação é muito antigo.
E?
Ele pode ser antigo, mas continua verdadeiro hoje no ponto doutrinário em que toca.
Em alguns pontos sim. Mas veja, temos uma contradição da aceitação da comprovação pessoal, da experiência pessoal. Eu considero imoral esse uso no ceticismo, já você por ser o "experimentador", insiste em usar essas falácias para "refutar" argumentos.
Aponte uma comprovação pessoal que eu tenha usado como "fato" para "refutar" um argumento.
Eu apenas a uso para lembrar que tudo é comprovação pessoal e que isso não pertence a ciência.

Você confunde o ceticismo científico, uma ferramenta para manter a ciência relativamente livre de crenças, com acreditar na ciência e apenas na ciência.
A discussão no ceticismo é baseada na racionalidade, na descrição de conceitos, na busca de uma realidade objetiva através da ciência.
Através da ciência?
Não... o ceticismo não é isso, visto que a ciência se baseia em um método e o próprio método pode estar errado.
O problema é a crença que você coloca na ciência.
O ceticismo é uma atitude "critica", neutra e investigativa, uma atitude que não pode se basear em um método que por si só não foi provado, por isso Popper sempre insistiu em termos como verossímil ao invés de verdadeiro.
Você quer se equiparar a ciência para fazer valer seus experimentos. Ou tenta desqualifica-la para se equiparar a você. Diz que a ciência é baseada em relatos pessoais de cientistas.

Isso para mim não é amoralidade.
Eu nunca tentei desqualifica-la, mas seria você quem tem que provar que a ciência é a única forma de se adquirir conhecimento sobre a realidade.
Eu uso de outros meios, conheço diversas coisas que são reais e que a ciência não fala.
Se minha mãe eu posso conhecer sem depender da ciência, também posso conhecer outras coisas. E não venha falar sobre a ciência falar sobre "mães", pois assim só seria real aquilo que a ciência conhece, sendo que muitas coisas a ciência desconhece e ainda está para descobrir.

Quanto a isso, não é uma característica como meu "teísmo", mas do meu "ceticismo", pois entendi isso ainda como ateu.

Ou seja, isso não faz parte de uma "moral teísta".
Por ser a priori que é arbitrário. O ateísmo e o teísmo tem suas histórias. Eu procuro entender o contexto histórico do ateísmo e não nego fatos ruins do mesmo.

E o apriorismo Kantiano é desconsiderado por http://pt.wikipedia.org/wiki/Saul_Kripke#O_necess.C3.A1rio_a_posteriori]Saul Kripke.
Aff...
Primeiro que não é desconsiderado, ele apenas diz que em alguns casos o que ocorre é a posteriori.
Segundo que isso não tem nada a ver com o que estamos falando.
Estamos falando sobre o teísmo e ateísmo não terem nenhuma moral embutida dentro deles que seja inerente a eles.
O método científico é moral (bom, correto) por ser feito de modo objetivo e através da comunidade científica. Não é uma experiência pessoal, é feita em conjunto e necessita de demonstrações empíricas.
Onde cada individuo faz sua própria comprovação pessoal e depois comparam resultados, procuram erros, etc...
O método científico não é "moral", você o julga moralmente como bom.
A comprovação pessoal é algo que contraria essa objetividade da ciência e que é buscada no ceticismo.
Não... os cientistas comprovam pessoalmente as coisas... eles usam da comprovação pessoal o tempo todo, ao invés de "acreditar".
E você diz "esse tipo de coisa". Mas o que é isso, que tipo de coisa é essa? Nem a descrição e a definição, o uso da racionalidade fica tudo num campo místico.
A mente, por exemplo.
Os métodos científico não são muito bons para estudar a mente, por isso a psicologia contém tanta subjetividade e escolar com idéias tão opostas umas as outras.
Que coisas? Você faz suposições de realidades subjetivas como sento objetivas devido a sua "comprovação" pessoal. Isso não vale nada no contexto cético e não refuta nada.

Tanto que é uma falácia e faz parte das regras do fórum a proibição do seu uso. Usar conscientemente desse recurso para "refutar" argumentos não tem nada de ceticismo e muito menos neutralidade.
Nunca fiz o que você afirma...
Seu raciocínio: eu digo que tenho uma mãe e você acredita, logo eu digo que tem um deus e você também deve acreditar.
:histeria: :histeria: :histeria:
 :histeria:

Muito pelo contrario... eu nunca disse que você deve acreditar em nada.
O que eu digo é que você não deve acreditar que minha mãe morreu, deve ficar neutro.
Bem como não deve eleger de forma dogmática a ciência como a única fonte de conhecimento.
Não confunda fatos sociais e familiares com crença teísta. A sociedade e a família é algo que todos tem conhecimento. Já a sua comprovação pessoal de deus não existe, é algo apenas subjetivo e que você nomeia dessa forma.

Misturar possíveis fatos familiares com a "comprovação" pessoal de "deus" é totalmente arbitrário e sem relação.
Muito pelo contrario, é um fato conhecido por diversas pessoas, por uma parcela da sociedade.
Só que você faz parte da parcela que desconhece isso.
Pois é... o assunto do tópico era esse e você fugiu.
Não considera o ateísmo amoral, antão cite, pelo amor de Deus, qualquer moral que venha necessariamente embutida com o teísmo e com o ateísmo.
CITE UM ÚNICO EXEMPLO!
« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 19:36:39 por NadaSei »
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2007, 22:45:07 »
Então não existe motivo para tentar associar o laicismo ao ateismo, são coisas distintas.
Prove.
Aqui que a sua crítica de que eu só considero a ciência como fonte de conhecimento se esvazia. Considero a parte histórica e social do ateísmo. Para mim o ateísmo não surge do nada, não é um conceito a priori. É uma negação, a não aceitação do teísmo, a descrença de deus, de um deus que o teísmo sempre pregou.

Dizer que as pessoas que são morais e não o ateísmo e nem o teísmo me parece contraditório e óbvio ao mesmo tempo. Não as pessoas que constroem a moral e foram elas que construíram esses conceitos. Não tem como separa-los das pessoas.

Por isso a minha abordagem vai além das ciências naturais e abrange as ciências humanas e a filosofia. E a religião é um dos focos da história do ateísmo, tem estreita relação com ele. Pelo que entendo, sempre foi um movimento de libertação das amarras da igreja e de suas crenças.

E você teria que provar que a idéia de Deus-mito é real.
Saiba que a antropologia não estuda a religião em si, mas a forma como as pessoas lidam com ela.
Isso é dito por muitos antropólogos e por outros cientistas sociais.
A antropologia é em muitos casos como a história, é dada a certas subjetividades e a opinião de um antropólogo sobre Deus, não prova que ele esteja certo.
Para você tudo é opinião e a ciência produz opiniões apenas. Estudos aparentemente contraditórios não significam opiniões. É algo que vai muito além. Você prioriza a religião em detrimento das ciências de uma forma geral.

O fato de alguém poder errar não significa que ela esteja errada e para você dizer que ela esteja errada também teria que provar isso.

Aff...
Ateus são mais inteligentes é isso?
A questão de no meio cientifico Deus ser mais questionado, não diz nada a respeito do caso, mesmo porque seria natural de se esperar isso em um meio onde Deus não é estudado.
Não disse que ateus não mais inteligentes, mas que entre as pessoas mais escolarizadas o ateísmo é maior. Existem muitas pessoas inteligentes que não tem acesso ao ensino e que não podem desenvolver o seu potencial.

E não pense que deus não é estudado pela ciência. Não é pelas ciências naturais, mas nas ciências humanas há um grande estudo e recentemente surgiu as ciências da religião, se destacando das outras ciências, sendo um estudo mais objetivo da religião e da crença em deus.

Essa de você achar que só você estuda a religião e por isso tem autoridade de falar sobre ela é furada. É você falando de você mesmo, não tem validade isso. Tem que demonstrar isso através de conhecimentos objetivos e não ficar se qualificando. 

Primeiro nem todo religioso é criacionista, isso é coisa de teísta crente.
Depois, existem ateus crentes que caiem em crenças semelhantes, você pode ter ateus com as mais variadas idéias toscas, crenças em "memes", em superioridade de ateismo ou em teorias dignas do "Darwinismo social".
Eu conheci um ateu japones que dizia que os povos dos paises quentes são mais burros devido ao cérebro não trabalhar bem no calor.

Não confunda ateismo com ciência, pois o ateísmo em si não se baseia na ciência.
Pegar a ciência como base, bem como o ceticismo, é coisa do individuo e tanto ateus quanto teístas podem faze-lo.
E eu sou um indivíduo ateu que se interessa pela ciência e pelo ceticismo. E mesmo outros ateus gostam de falar sobre os ateus ilustres, para dar valor ao ateísmo. Os ateus de renome são constantemente citados.

É ai que você se engana, você "acredita" não não se pode observar Deus as evidencia de Deus, por acreditar que ele é um mito... essa é a sua crença.
Não digo que não seja crença minha, é sim, porque acredito nisso. E por isso mesmo digo que deus não existe. Mas isso decorre do meu entendimento acerca da religião e da crença em deus, do teísmo. As religiões sempre se contradizem, principalmente em relação a deus.

Para você é possível observar deus e ter evidências por acreditar que seja um ser real. E a possibilidade de que sua comprovação pessoal seja um grande engano não lhe passa pela cabeça, considera como algo certo e imutável e por isso mesmo considera "observação" e "evidência".

Veja que no quesito da crença, se sou crente você é tanto ou mais que eu, pois considera deus como uma realidade. 

Quanto a crentes, existem nos dois meios, tanto teístas quanto ateus, assim como céticos também existem dos dois lados.
O que te faz crente, não é ser ateu.
Eu conheço ateus céticos, não acreditam em Deus por não terem motivos pra isso, o que é bem diferente de "acreditar" que Deus é um mito e que isso é um fato inegável.
Assim como me diferencio dos ateus que consideram o ateísmo amoral (isso faz parte das "cartilhas" de ateísmo pela internet) também não tenho problemas com a palavra crença. Até vejo uma certa atitude  "politicamente correta" de ser o uso dessa palavra. Acredito mesmo na inexistência de deus e não vejo mal nisso.

Agora quem discorda que deus seja um mito que me prove. Se não posso "provar" a inexistência de deus como um ser real o teísta também não pode comprovar que estou errado e que exista qualquer deus real. Então crença por crença fico com a minha.

Deus transcende a realidade natural, é a origem dela, por isso a ciência não pode estuda-lo, pois se apoia em um método que não permite isso.
Ao menos por hora.
Seria como se estivéssemos dentro de um mundo virtual criado por um computador, Deus seria o processador e não pode ser estudado ao se observar a "materia" desse mundo.
Essa é a sua hipótese de deus. É a maneira como vê esse conceito. As ciências naturais nunca vão observar esse seu conceito pois parte do princípio do estudo da natureza. É um dos axiomas das ciências naturais.

O conceito epistemológico de natureza é de tudo o que existe. E essa questão é mais filosófica.

A ciência, no entanto, sabe que se baseai em um método e não nega aquilo que desconhece.
Muita coisa hoje ainda não é estudada, simplesmente por nem sabermos que existem... mesmos que sejam coisas reais perfeitamente naturais.
A ciência nega muita coisa. Principalmente o ceticismo que se utiliza da ciência. Muitas fraudes e crenças infundadas são desmentidas. A ciência não é neutra como imagina, ela busca a realidade e aquilo que se contrapõe a realidade já conhecida é negado. Existe muito conhecimento bem fundamentado na ciência, compondo as teorias científicas.

Não viaje.
Se eu estivesse usando comprovação pessoal como argumento para "provar" alguma coisa, tudo bem, você poderia dizer isso... mas esse não é o caso.
Eu apenas argumento sobre existirem outras formas de comprovação que independem da ciência.
É você quem faz um "apelo a ciência" e dogmaticamente a elege como a única fonte que nos permite conhecimento da realidade.
Existem mas são suspeitos e piores do que a ciência. A ciência é por mim e por muitos considerada o melhor método de compreensão da realidade. Principalmente as práticas, experiências, comprovações ou seja lá como queira nomear as suas subjetividades. Principalmente no quesito de igualar a religião com a ciência. Para mim isso não tem vez e pode me chamar de fanático o quanto quiser.

Como eu já disse, aquilo que chamamos de cientificamente comprovado, não passa de algo que foi comprovado pessoalmente por diversos cientistas.
Um cientista comprova algo pessoalmente e nós podemos fazer o mesmo.
Isso é sua crença sobre a ciência. Já disse inúmeras vezes a minha discordância sobre a sua banalização da ciência, ao considera-la comprovação pessoal. Se quiser continuar acreditando nisso tudo bem, mas para mim não tem valor. 

Não importa a sua "crença" sobre deus ser um mito, a questão é que simplesmente "acreditar" ou "conhecer" algo, não é moral.
A moral diz respeito a comportamento, o que é certo e errado fazer.
Conhecer Deus ou a gravidade, não é algo "moral".
Não importa para você o fato de deus ser um mito. Para mim dizer que é possível conhecer deus é errado, e comparar deus com a gravidade é um absurdo gigantesco. Mas você não é crente e é uma pessoa neutra.  ::)

Você acredita que Deus é um mito... isso é diferente do: "Não acredito pois nunca vi, mas acreditarei quando ver provas disso".
Você coloca como impossível a existência de Deus e afirma que quem conhece isso está enganado.
Isso é muito diferente da postura de "duvidar", parte para o campo das afirmativas, afirmativas que você não pode provar, afirmativas que você apenas "acredita".
Eu duvido da possibilidade de deus existir.  :P

Para mim isso tudo é um joguinho de palavras e sem nexo. As palavras devem ser interpretadas dentro de um contexto.  Ficar analisando sentença por sentença e dizer que não é isso ou não é aquilo é uma discussão infrutífera pois se prende a gramática e não a mensagem que é facilmente entendida pelo contexto.

Se for para usar palavras e sentenças "adequadas" então digo apenas que não acredito em deus, que para mim tem o mesmo sentido e não preciso ficar discutindo picuinhas gramaticais e lógicas.

Digo isso porque já fiz muito isso.  :vergonha:

Mas se quiser avançar mais nessa questão também podemos.  :ok:

Aff...
E eles estarem errados a principio sobre a descrição do átomo fez dele algo falso?
Não, então caso alguém esteja errado em sua descrição de Deus, isso também não é o baste para fazer de Deus algo falso.
Quanto ao átomo, ele foi pensado antes do surgimento da ciência moderna, quando a palavra era sinônimo de conhecimento.
Assim como a minha idéia de deus mito não pode ser considerada errada. É apenas um conceito que contradiz o que você defende.

Aponte uma comprovação pessoal que eu tenha usado como "fato" para "refutar" um argumento.
Eu apenas a uso para lembrar que tudo é comprovação pessoal e que isso não pertence a ciência.
A sua premissa de que tudo é comprovação pessoal é falsa. E a sua "lembrança" é constantemente feita através dessa falácia. Não tem como "provar" que a sua crença solipsista é verdadeira com base em falácia anedótica. Tente esquecer esse absurdo. 

Através da ciência?
Não... o ceticismo não é isso, visto que a ciência se baseia em um método e o próprio método pode estar errado.
O problema é a crença que você coloca na ciência.
O ceticismo é uma atitude "critica", neutra e investigativa, uma atitude que não pode se basear em um método que por si só não foi provado, por isso Popper sempre insistiu em termos como verossímil ao invés de verdadeiro.
A ciência não é só um método. Depois de Popper muitos outros filósofos da ciência e historiadores e socilógos, especializados no estudo da ciência desenvolveram muitos outros conceitos acerca da mesma. Por exemplo, Thomas Kuhn é um exemplo, e descreve a estrutura das revoluções científicas. Fora outros mais atuais ainda que depuram mais o entendimento sobre ciência.

Eu nunca tentei desqualifica-la, mas seria você quem tem que provar que a ciência é a única forma de se adquirir conhecimento sobre a realidade.
Única não, é a melhor. Não quero perder tempo através de métodos pouco eficientes e passíveis de muitos erros.

Se minha mãe eu posso conhecer sem depender da ciência, também posso conhecer outras coisas. E não venha falar sobre a ciência falar sobre "mães", pois assim só seria real aquilo que a ciência conhece, sendo que muitas coisas a ciência desconhece e ainda está para descobrir.
Que seja educação familiar então. Quem te ensina que você tem uma mãe pode ser a sua própria mãe ou então seu pai. Geralmente a crença em deus é transmitida assim também.

Quanto a isso, não é uma característica como meu "teísmo", mas do meu "ceticismo", pois entendi isso ainda como ateu.

Ou seja, isso não faz parte de uma "moral teísta".
Você vai conhecer outras coisas através, além da família, da sociedade como um todo, das escolas e das religiões. O que eu contesto é que o conhecimento religioso seja válido.

Aff...
Primeiro que não é desconsiderado, ele apenas diz que em alguns casos o que ocorre é a posteriori.
Segundo que isso não tem nada a ver com o que estamos falando.
Estamos falando sobre o teísmo e ateísmo não terem nenhuma moral embutida dentro deles que seja inerente a eles.
Você está defendendo essa idéia. Eu discordo por o teísmo e o ateísmo não serem algo que existe separado nas pessoas. Qualquer livro ou instituição que forneça esse conhecimento teve pessoas envolvidas, não tem como dissocia-las totalmente. Pelo menos para mim não é o melhor, acho importante o contexto histórico que fala do surgimento e evolução de cada corrente de pensamento.

Onde cada individuo faz sua própria comprovação pessoal e depois comparam resultados, procuram erros, etc...
O método científico não é "moral", você o julga moralmente como bom.
Eu e muitas pessoas que o utilizam e consideram a melhor forma de análise da realidade. Dizer que é melhor é fazer um julgamento moral.

A mente, por exemplo.
Os métodos científico não são muito bons para estudar a mente, por isso a psicologia contém tanta subjetividade e escolar com idéias tão opostas umas as outras.
Discordo de você, considero o conhecimento filosófico sobre a mente como já disse antes. E não me agrada nem um pouco as assertivas religiosas sobre o assunto. Contrariam os fatos científicos.

Pois é... o assunto do tópico era esse e você fugiu.
Não considera o ateísmo amoral, antão cite, pelo amor de Deus, qualquer moral que venha necessariamente embutida com o teísmo e com o ateísmo.
CITE UM ÚNICO EXEMPLO!
As expressões, como a que você usou: pelo amor de Deus. São de uso corrente e popular, usados apenas por esse motivo. Não tem nada se racional e nem tão pouco errado, pois é uma convenção dos costumes, um hábito.

Eu, ao contrário não gosto desse tipo de expressão devido ao meu ateísmo. Estarei errado ou estarei certo? Serão usados argumentos sobre os costumes para dizer um ou outro. E foge da questão puramente lógica, por isso tanta confusão em muitas discussões sobre esse tema.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2007, 14:38:30 »
Eu fiquei estupefato a priori ao perceber que o nada sei é um teísta convicto e ainda ele alega ter obtido uma experiência biunívoca com o ente necessário, caro amigo, poderia nos contar como foi esta experiência transcedental?
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2007, 18:06:40 »
Vamos simplificar Adriano, vou me ater a questão da moral.
Você não conseguiu citar um único caso de moral inerente ao teísmo ou ao ateísmo.

Você tenta sustentar seu argumento, na idéia de que o ateísmo é uma criação humana com um motivo especifico, tem uma historia por de tras e se coloca contrario ao teísmo. Argumenta também que o teísmo é uma construção humana social, pertencente a uma cultura, etc...

A grande questão é:
1 - Acreditar em Deus, por si só, não é uma "moral", nem acarreta em uma moral especifica.
2 - Não existe "um" teísmo, criado por "um" grupo e que compartilhe valores que poderíamos atribuir ao teísmo em si.
Supondo que certas morais levem a crença em Deus e a um teísmo especifico, continua não existindo uma moral única que faça isso, pois existem DIFERENTES religiões teístas, diferentes culturas com a crença em Deus, de civilizações avançadas a sociedades tribais.
Ou seja, você está confundindo religião com teísmo, pois além de existirem diversas religiões, existem também teístas sem religião alguma.
É por isso que você não consegue citar um único exemplo de moral que seja inerente ao teísmo em si.
Dentro do pensamento teístas, vão surgir diversas linhas de pensamento e diversas religiões, com os mais variados conceitos morais, algumas com morais opostas umas as outras.
Ou seja, não existe uma moral que se possa dizer como pertencente ao teísmo em si.
Se existe, volto a pedir por um exemplo.

3 - Você fala sobre a historia do ateísmo como o entende na sociedade ocidental.
Você pode dizer que o humanismo tem conceitos morais, mas não o ateísmo em si.
Um Vietnamita pode ser ateu, não por questionamentos anti-teístas como o seu, pode ter crescido sendo ensinado sobre o Budismo, uma religião tão comum lá, como é o cristianismo aqui, que quando se depara com o conceito de Deus pessoal, declara não acreditar em Deus e se define como ateu.
Milhões de motivos podem levar alguém ao ateísmo, eu mesmo quando me tornei ateu, não conhecia NADA sobre a história do ateísmo... mesmo sendo ocidental.
Apenas questionei as coisas que os crentes teístas diziam e passei a acha-las improváveis.
Fui me informar melhor sobre o ateísmo depois de já não mais acreditar em Deus.
Ou seja, também não existe "um" ateísmo, não como uma ideologia.
É por isso que não também não consegue citar um único exemplo de moral inerente ao ateísmo.

4 - Isso tudo se explica por um fato simples, ser teísta ou ateu, não está ligado a nenhuma filosofia/ideologia especifica, ser ateu ou teísta, significam apenas crer ou não em Deus.
Então não existe um "ateísmo" único, ou um teísmo único, que definam e compartilhem valores morais.
O que existem são correntes de pensamentos diversas como o humanismo, budismo ou cristianismo.
São nessas coisas (e em muitas outras) que o ateu e o teístas se baseiam na construção de sua própria moral.

5 - Você está confundindo acreditar em Deus (teísmo), com uma corrente de pensamento complexa como a de uma religião, assim como está confundindo não acreditar em Deus (ateísmo), com compartilhar de correntes de pensamento como o humanismo e fazer uso do ceticismo científico.

Essas outras coisas estão separadas do teísmo ou ateísmo em si, sendo que elas podem ser usadas tanto por teístas quanto por ateus.
Volto a repetir, se isso não é verdade, cite um único exemplo de moral que seja inerente a crença ou descrença em Deus.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2007, 18:27:51 »
Eu fiquei estupefato a priori ao perceber que o nada sei é um teísta convicto e ainda ele alega ter obtido uma experiência biunívoca com o ente necessário, caro amigo, poderia nos contar como foi esta experiência transcedental?
É o que chamam de satori ou kenzo em algumas religiões orientais, um vislumbre da iluminação.
A teoria é que o estado de vigilia é um estado de sono, onde a mente adormecida ou em transe, distorce a realidade nos deixando cegos, ignorando certas coisas da realidade.
Através de certas praticas podemos levar a mente a seu estado verdadeiramente desperto, onde ficamos plenamente conscientes e nossa mente não mais distorce a realidade.
Parte da ilusão criada durante a vigilia, é a de que somos "separados" do todo a nossa volta, algo que é uma coisa "una" e que vemos como "muitas" coisas, sendo que na iluminação essa ilusão desaparece.
É a essa coisa "una" que chamamos Deus, sendo que podemos percebe-la claramente quando a ilusão da vigília chega ao fim, então passamos a ver Deus em tudo e em todos.
Lembrando que o que tive foram "vislumbres" da iluminação, o que significa "acordar" por algum tempo e depois voltar a adormecer, retornando a vigilia e a ilusão.

Nesse estado experimentei diversas coisas, por exemplo, ouvi o que meu tio estava pensando e senti o que ele estava sentido, algo que foi confirmado pelo próprio.
No entanto eu separo experiência pessoal, de comprovação pessoal, experimentei a telepatia, mas não a "comprovei pessoalmente", pois não pude repetir e "testar" o que experimentei. Sendo assim, considero a telepatia uma "possibilidade", mas não sei se é real ou não.
Já no caso de Deus, pude comprovar esse fato de diversas formas, sendo que o conceito aplicado a ele (panenteísmo), descrito em religiões como cristianismo, hinduísmo e taoísmo, se encaixa perfeitamente. Algo que inclui evidentemente o que poderíamos chamar de consciencia. (do contrario não faria sentido falar em Deus).

Agora... se você me perguntar exatamente o que é Deus... vou te parecer um tanto agnóstico em meus questionamentos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
"
« Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2007, 19:25:41 »
Vamos simplificar Adriano, vou me ater a questão da moral.
Você não conseguiu citar um único caso de moral inerente ao teísmo ou ao ateísmo.

Você tenta sustentar seu argumento, na idéia de que o ateísmo é uma criação humana com um motivo especifico, tem uma historia por de tras e se coloca contrario ao teísmo. Argumenta também que o teísmo é uma construção humana social, pertencente a uma cultura, etc...

A grande questão é:
1 - Acreditar em Deus, por si só, não é uma "moral", nem acarreta em uma moral especifica.
2 - Não existe "um" teísmo, criado por "um" grupo e que compartilhe valores que poderíamos atribuir ao teísmo em si.
Supondo que certas morais levem a crença em Deus e a um teísmo especifico, continua não existindo uma moral única que faça isso, pois existem DIFERENTES religiões teístas, diferentes culturas com a crença em Deus, de civilizações avançadas a sociedades tribais.
Ou seja, você está confundindo religião com teísmo, pois além de existirem diversas religiões, existem também teístas sem religião alguma.
É por isso que você não consegue citar um único exemplo de moral que seja inerente ao teísmo em si.
Dentro do pensamento teístas, vão surgir diversas linhas de pensamento e diversas religiões, com os mais variados conceitos morais, algumas com morais opostas umas as outras.
Ou seja, não existe uma moral que se possa dizer como pertencente ao teísmo em si.
Se existe, volto a pedir por um exemplo.

3 - Você fala sobre a historia do ateísmo como o entende na sociedade ocidental.
Você pode dizer que o humanismo tem conceitos morais, mas não o ateísmo em si.
Um Vietnamita pode ser ateu, não por questionamentos anti-teístas como o seu, pode ter crescido sendo ensinado sobre o Budismo, uma religião tão comum lá, como é o cristianismo aqui, que quando se depara com o conceito de Deus pessoal, declara não acreditar em Deus e se define como ateu.
Milhões de motivos podem levar alguém ao ateísmo, eu mesmo quando me tornei ateu, não conhecia NADA sobre a história do ateísmo... mesmo sendo ocidental.
Apenas questionei as coisas que os crentes teístas diziam e passei a acha-las improváveis.
Fui me informar melhor sobre o ateísmo depois de já não mais acreditar em Deus.
Ou seja, também não existe "um" ateísmo, não como uma ideologia.
É por isso que não também não consegue citar um único exemplo de moral inerente ao ateísmo.

4 - Isso tudo se explica por um fato simples, ser teísta ou ateu, não está ligado a nenhuma filosofia/ideologia especifica, ser ateu ou teísta, significam apenas crer ou não em Deus.
Então não existe um "ateísmo" único, ou um teísmo único, que definam e compartilhem valores morais.
O que existem são correntes de pensamentos diversas como o humanismo, budismo ou cristianismo.
São nessas coisas (e em muitas outras) que o ateu e o teístas se baseiam na construção de sua própria moral.

5 - Você está confundindo acreditar em Deus (teísmo), com uma corrente de pensamento complexa como a de uma religião, assim como está confundindo não acreditar em Deus (ateísmo), com compartilhar de correntes de pensamento como o humanismo e fazer uso do ceticismo científico.

Essas outras coisas estão separadas do teísmo ou ateísmo em si, sendo que elas podem ser usadas tanto por teístas quanto por ateus.
Volto a repetir, se isso não é verdade, cite um único exemplo de moral que seja inerente a crença ou descrença em Deus.
Se você considera que o "erro" seu eu, o meu modo de pensar, que assim seja. Não acredito numa racionalidade onde você demonstra a "lógica" de seus argumentos e assim "refute" os meus. Eu já apresentei os meus argumentos que consideram os aspectos históricos tanto do ateísmo quanto do teísmo.

Se você acredita que sua "comprovação" de deus é algo real e isso "lembra" a "validade" de métodos que possibilitam um "conhecimento" tantos quanto a ciência, então não posso fazer nada.

Digo isso pois as palavras que coloquei entre aspas não tem o mesmo valor no texto para mim que tem para você. Por mais que eu cite situações que eu considere como exemplos de moral no contexto do ateísmo e do teísmo, você vai considera-las como erradas dentro da sua racionalidade.

Se quiser ver o problema em mim, e considerar que eu "confundo", ou mostrar "motivos" para que eu esteja errado, isso continua no lugar comum das discussões costumeiras, onde cada um se considera racional, e analisa o outro do ponto de vista dessa racionalidade.

Eu te convido para ir um pouco além e me responder porque pessoas inteligentes e sensatas, mas que sejam atéias ou teístas não conseguem chegar a um acordo sobre se deus existe ou não. Se é um assunto puramente racional e lógico qual é o motivo desse impasse?

Não adianta você me dizer, como deixa claro nos seus posts, que deus é uma realidade que os ateus não conhecem. Assim você está partindo para um dogmatismo teísta e julgando os ateus como tendo menos conhecimento que o teísta em relação a deus. E isso não é uma atitude amoral. Pelo menos para mim não.  :biglol:

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2007, 19:46:16 »
"

O forista Adriano será suspenso por 452345912897 dias por formatar o título do tópico.

Em caso de reincidência o forista em questão vai morrer. :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2007, 19:56:37 »
"

O forista Adriano será suspenso por 452345912897 dias por formatar o título do tópico.

Depois de 1239303870 anos não morro mais.  :biglol:

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Outubro de 2007, 20:00:38 »
"

Depois de 1239303870 anos não morro mais.  :biglol:

Eu e o descuido matemático... :vergonha:  :hihi:

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Outubro de 2007, 20:44:24 »
Se você considera que o "erro" seu eu, o meu modo de pensar, que assim seja. Não acredito numa racionalidade onde você demonstra a "lógica" de seus argumentos e assim "refute" os meus. Eu já apresentei os meus argumentos que consideram os aspectos históricos tanto do ateísmo quanto do teísmo.
Ou seja FUGIU DO ASSUNTO!

Se eu aponto o erro no seu raciocinio e você não consegue defende-lo, apresentando UM ÚNICO CONCEITO MORAL inerente ao ateísmo e ao teísmo, se você ainda assim insiste em falar de "ateísmo histórico" e eu te lembro que nem todo ateu se baseia nisso.... bem você não foi capaz de sustentar o raciocínio nem explicar ou defender a falhas apontadas.

Isso demonstra que a sua lógica está errada.
Lógica é igual matemática, o que você está dizendo é o mesmo que tentar defender que 2+2 = 5, quando eu já demonstrei claramente onde você errou no calculo, pois 2+2=4.

Um erro na lógica é como um erro de matemática, não é mera questão de "opinião".
Se a lógica está errada, está errada e pronto.

Só é questão de opinião discutível, casos onde as duas lógicas estão perfeitas, mas tem conclusões opostas.
Se você acredita que sua "comprovação" de deus é algo real e isso "lembra" a "validade" de métodos que possibilitam um "conhecimento" tantos quanto a ciência, então não posso fazer nada.

Digo isso pois as palavras que coloquei entre aspas não tem o mesmo valor no texto para mim que tem para você. Por mais que eu cite situações que eu considere como exemplos de moral no contexto do ateísmo e do teísmo, você vai considera-las como erradas dentro da sua racionalidade.
Pois é... DISTORCENDO o que eu disse e APELANDO pra algo sem NENHUMA RELAÇÃO com meu post anterior.

Estamos falando sobre moral no teísmo e no ateismo.
Fugiu do assunto e veio querer falar sobre a questão da comprovação pessoal... mas distorcendo minhas palavras.
Essa questão é completamente irrelevante na discussão sobre a moral no teísmo e ateísmo, sendo que ela não foi citada no meu posta anterior, justamente por isso.
Mas como você não consegue defender ser raciocínio errado, tras isso novamente para fugir do assunto.
Se quiser ver o problema em mim, e considerar que eu "confundo", ou mostrar "motivos" para que eu esteja errado, isso continua no lugar comum das discussões costumeiras, onde cada um se considera racional, e analisa o outro do ponto de vista dessa racionalidade.
Apenas se você for capaz de demonstrar, através de exemplo, que o seu raciocinio não está errado... afinal, eu apontei o erro dele e dei exemplos que demonstram que ele esta errado.
Volto a pedir, CITE UM ÚNICO EXEMPLO de moral inerente ao teísmo e ateísmo, que prove a sua afirmação.

Um erro na lógica é um erro na lógica.
2 + 2 = 5 é um erro de lógica.
Eu te convido para ir um pouco além e me responder porque pessoas inteligentes e sensatas, mas que sejam atéias ou teístas não conseguem chegar a um acordo sobre se deus existe ou não. Se é um assunto puramente racional e lógico qual é o motivo desse impasse?
Quem argumenta que um dos dois é ilógico é você, não eu.
A questão aqui, é que a lógica tem que se basear em evidencias e fatos, não sendo possível provar ou desprovar Deus, por isso, tanto o teísmo quanto o teísmo continuam sendo válidos e discutíveis.

Já a questão de se o teísmo ou ateísmo são morais ou amorais e se um pode ser "moralmente superior" ao outro, é uma questão que pode ser provada facilmente via lógica com base em exemplos simples.
Eu mesmo já provei que não existe nenhuma moral inerente a nenhum deles, dando como exemplo os diferentes tipos de teístas e ateus.
Já você... não consegue citar um único exemplo do que pretende defender.
Não adianta você me dizer, como deixa claro nos seus posts, que deus é uma realidade que os ateus não conhecem. Assim você está partindo para um dogmatismo teísta e julgando os ateus como tendo menos conhecimento que o teísta em relação a deus. E isso não é uma atitude amoral. Pelo menos para mim não.  :biglol:
E não adianta você fugir do assunto, visto que no post anterior, ao qual você está dizendo isso como resposta, isso não foi mencionado.
Depois... PARE DE DISTORCER as coisas que eu falo, pois isso nunca foi dito nesse sentido.

E em ultimo lugar, conhecer algo da realidade NÂO É UM CONCEITO MORAL.
Cientistas quanticos tem mais conhecimento de física quântica que biologos... isso nada tem de "moral" ou dogmatismo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 11 de Outubro de 2007, 21:56:00 »
Ou seja FUGIU DO ASSUNTO!

Se eu aponto o erro no seu raciocinio e você não consegue defende-lo, apresentando UM ÚNICO CONCEITO MORAL inerente ao ateísmo e ao teísmo, se você ainda assim insiste em falar de "ateísmo histórico" e eu te lembro que nem todo ateu se baseia nisso.... bem você não foi capaz de sustentar o raciocínio nem explicar ou defender a falhas apontadas.
Então primeiramente vou apontar a falácia ad populum que está cometendo, a citar que nem todo ateus se baseia na questão histórica. Estou defendendo o meu argumento de que não existe amoralidade no teísmo nem no ateísmo e a base para isso é principalmente o contexto histórico.

Estou me mantendo no tema, embora não da maneira que queira considerar "lógica".

Isso demonstra que a sua lógica está errada.
Lógica é igual matemática, o que você está dizendo é o mesmo que tentar defender que 2+2 = 5, quando eu já demonstrei claramente onde você errou no calculo, pois 2+2=4.

Um erro na lógica é como um erro de matemática, não é mera questão de "opinião".
Se a lógica está errada, está errada e pronto.

Só é questão de opinião discutível, casos onde as duas lógicas estão perfeitas, mas tem conclusões opostas.
Você considera que a diferença é na conclusão e para mim é na premissa. Defende dos axiomas, das premissas tomadas por cada um. Por isso a história para mim é importante, por buscar as origens do ateísmo e do teísmo, buscando assim seus fundamentos.

Veja como o seu exemplo da lógica matemática não pode ser usado nesse contexto. Você alega que estou tentando defender 2+2=5 por considerar que eu esteja errado. Complementa esse raciocínio dizendo que demonstrou que 2+2=4 e considerando assim que fez uma demonstração correta.

Mas usou conceitos matemáticos que são comuns para todos para tentar validar a sua certeza. Como já fiz outras vezes, posso dizer que a minha argumentação é que equivale a 2+2=4 e a sua igual a 2+2=5. Ou seja essa analogia é falaciosa e apenas quer dizer que está certo por fazer uma associação a matemática. Uma falácia de autoridade, mas ao invés de citar alguém cita conceitos matemáticos, que também foram descobertos por alguém, surgiram na história humana, como bem demonstra Bertrand Russel.

A única relação que tem entre o ateísmo e teísmo com a matemática é que ambas tem um contexto histórico de desenvolvimento, assim como a ciência também. E desses desenvolvimentos históricos. E sobre a lógica da retórica e argumentação, Chaim Perelman que demonstra que a linguagem natural é perfeitamente entendida dentro de um determinado contexto. É ele quem diz que a lógica da argumentação é uma lógica dos valores.

Apenas se você for capaz de demonstrar, através de exemplo, que o seu raciocinio não está errado... afinal, eu apontei o erro dele e dei exemplos que demonstram que ele esta errado.
Volto a pedir, CITE UM ÚNICO EXEMPLO de moral inerente ao teísmo e ateísmo, que prove a sua afirmação.
Para mim qualquer atitude no ateísmo e no teísmo não são amorais. Estou partindo dessa premissa, e você da contrária. Assim a minha conclusão está correta para mim e a sua está correta para você. A lógica formal parte de premissas e não temos as mesmas premissas para julgar um mesmo exemplo. Ocorre isso, você julga que eu não dei nenhum exemplo, e eu digo que dei inúmeros exemplos.

E não estou defendendo uma afirmação e sim uma idéia que não é possível transmitir num post ou num tópico, e nem se reduz a isso. Por isso a questão é mais ampla do que uma suposta refutação da sua parte. Também não quero cair nas considerações morais que derrubam qualquer discussão, como a que você fez sobre a minha capacidade de defender a minha idéia como correta. Para mim estou fazendo bem essa defesa ao demonstrar os meus argumentos.

Quem argumenta que um dos dois é ilógico é você, não eu.
A questão aqui, é que a lógica tem que se basear em evidencias e fatos, não sendo possível provar ou desprovar Deus, por isso, tanto o teísmo quanto o teísmo continuam sendo válidos e discutíveis.
Nem estou dizendo que um dos dois é ilógico pelo contrário, pois eu digo que não se soluciona essa questão numa discussão estritamente "lógica". É necessário ir além dessa visão superficial de que ateísmo e teísmo sejam algo que existe independente dos indivíduos. Isso é falso, existe um contexto histórico, tem uma origem. E isso é possível ver em alguns tópicos do fórum nas discussões de ateísmo x teísmo.

Não tem como se falar em evidências e fatos sem associar os indivíduos. Como você concorda, é um tema que vai além do escopo das ciências naturais.

Já a questão de se o teísmo ou ateísmo são morais ou amorais e se um pode ser "moralmente superior" ao outro, é uma questão que pode ser provada facilmente via lógica com base em exemplos simples.
Eu mesmo já provei que não existe nenhuma moral inerente a nenhum deles, dando como exemplo os diferentes tipos de teístas e ateus.
Aqui estamos caminhando num mesmo sentido. Você usou exemplos de diferentes tipos de teístas e ateus. Isso não contrasta em nada com a minha argumentação de moralidade no teísmo e no ateísmo, que ao meu ver é são compostos pelos teístas e ateus respectivamente. Ser diferente não é ser amoral. E existem exemplos de atos morais e imorais de ambos.

E em ultimo lugar, conhecer algo da realidade NÂO É UM CONCEITO MORAL.
Aqui concordo com você. Mas alguém que defende um ponto de vista é por que o considera real, o considera certo. Ninguém vai defender o que entende como errado e como irreal. E temos aqui dois pontos de vista antagônicos o teísta e o ateísta, sobre uma mesma questão: deus.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Outubro de 2007, 05:38:05 »
Não vou nem te refutar ponto a ponto, por você estar misturando tudo as bolas...

1 - Aprenda o que é uma falácia ad populum, pois eu jamais a cometi.

Exemplo de falácia ad populum:
É a tentativa de ganhar a causa por apelar a uma grande quantidade de pessoas.
Ex : "Deus existe porque grande parte da população mundial acredita nele."

Quando eu fiz isso?
Nunca!
O que eu fiz foi refutar a sua idéia de que o "ateísmo" é moral, por ter uma origem histórica e ir contra o teísmo.
Eu cito que existem ateus que desconhecem essa "origem histórica" e não são ateus por se basearem nela, bem como cito ateus budistas que não só não vão contra o teísmo como também professam uma religião.
No contexto óbvio não estou apelando a pessoas para "ganhar" a causa, estou refutando sua premissa e demonstrando como ela é falsa.

Ou seja, a falácia é sua pois parte de uma premissa falsa.
 Exemplo de premissa falsa:
 Premissa 1: "Todos os chineses são altos" <Falsa>
 Premissa 2:  "John Kennedy era chinês"  <Falsa> 
 Conclusão.: "John Kennedy era alto ".  <Conclusão verdadeira por ter base em premissas falsas> 

De uma estudada: http://br.geocities.com/logica_reencarnacao/como_logica.htm

2 - Não estamos simplesmente partindo de premissas diferentes, eu demonstrei que sua premissa é falsa.
Ser ateu ou ser teísta, significa acreditar/desacreditar em Deus e apenas isso.
Mesmo que a sua "premissa" já não tivesse sido demonstrada falsa, seu raciocínio continuaria errado e você continuaria não conseguindo dar NENHUM EXEMPLO de moral inerente ao teísmo e ao ateísmo, pois eu sempre poderia citar um exemplo de ateu ou teísta sem esse conceito moral.

3 - A discussão sobre lógica, não diz respeito ao teísmo/ateísmo em si, mas a nossa discussão e nossos argumentos. (até isso eu tenho que explicar?)
Se você diz: "O ateu tem uma moral baseada no ateísmo, o ateísmo tem uma estória moral inerente a ele e é superior ao teísmo nesse aspecto".
Você esta fazendo uma afirmação falsa, usa uma lógica que contem erro e pode ser provada falsa via lógica... assim como 2+2=5 pode ser demonstrado falso.
É por isso, que em lógica fala-se sobre FALÁCIAS.
Se eu disser que Deus existe porque 98% da população mundial acredita nele, esse raciocínio é falho e pode ser demonstrado falso via lógica, assim deixa de ser uma "opinião" valida e é chamado de falácia.
O mesmo ocorre com o que você está dizendo e isso se demonstra através da lógica.
Citação de: Adriano
Para mim qualquer atitude no ateísmo e no teísmo não são amorais. Estou partindo dessa premissa, e você da contrária. (...) Ocorre isso, você julga que eu não dei nenhum exemplo, e eu digo que dei inúmeros exemplos.

Aqui estamos caminhando num mesmo sentido. Você usou exemplos de diferentes tipos de teístas e ateus. Isso não contrasta em nada com a minha argumentação de moralidade no teísmo e no ateísmo, que ao meu ver é são compostos pelos teístas e ateus respectivamente. Ser diferente não é ser amoral. E existem exemplos de atos morais e imorais de ambos.
Qual foi o exemplo que você deu?

Se o que você chama de "teísmo" e "ateísmo" é formado pelos "diferentes" ateus e teístas, mesmo que eles tenham morais completamente contrarias... ENTÃO NÂO EXISTE UMA MORAL INERENTE AO TEÍSMO E AO ATEÍSMO.

Por exemplo, teístas cristãos são contrários a orgias... hinduistas praticantes do tantrismo, bem como os integrantes da seita de Mó, praticam orgias inclusive com motivos religiosos.
Qual a "moral teísta" no caso?
As duas?
Ateus conservadores são contrários a orgias, ateus liberais que acreditam no "amor livre" e praticam orgias.
Qual a moral ateista?
As duas?

As duas morais opostas fazem parte tanto do teísmo quanto do ateismo?
Então não existe motivo para se falar em "moral teísta" ou "moral ateista".

Se teísmo e ateísmo são formados por teístas e ateus respectivamente, então ateísmo e teísmo INCLUEM TODOS OS CONCEITOS MORAIS POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS, pois a soma de todos teístas inclui todo o tipo de moral, inclusive morais completamente opostas e o mesmo acontece com a soma de todos os ateus.
Faz algum sentido isso?  :oba:

Olha que eu parti da sua premissa, mesmo ela não fazendo nenhum sentido de ser.

Acho melhor você tantar novamente, comece criando um novo post e dizendo: Minha premissa é essa, por esse motivo, a moral teísta é assim e a ateista assim, por esses motivos e isso significa isso, isso e aquilo.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 06:22:57 por NadaSei »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 12 de Outubro de 2007, 11:17:25 »
Não vou nem te refutar ponto a ponto, por você estar misturando tudo as bolas...
Você nunca me refutou nessa questão, apenas imagina estar refutando dentro da sua premissa de amoralide.

1 - Aprenda o que é uma falácia ad populum, pois eu jamais a cometi.

Exemplo de falácia ad populum:
É a tentativa de ganhar a causa por apelar a uma grande quantidade de pessoas.
Ex : "Deus existe porque grande parte da população mundial acredita nele."

Quando eu fiz isso?
Nunca!
Me referi a sua citação de ateus que não consideram o contexto histórico do ateísmo. Isso não tem nada a ver com ser ou não correto.

O que eu fiz foi refutar a sua idéia de que o "ateísmo" é moral, por ter uma origem histórica e ir contra o teísmo.
Eu cito que existem ateus que desconhecem essa "origem histórica" e não são ateus por se basearem nela, bem como cito ateus budistas que não só não vão contra o teísmo como também professam uma religião.
No contexto óbvio não estou apelando a pessoas para "ganhar" a causa, estou refutando sua premissa e demonstrando como ela é falsa.
O budismo é um caso a parte, pode-se dizer que não é uma religião ateísta e sim agnóstica, pois eles não valorizam o conceito de divindade, porém não o negam.

E pouco importa se outros ateus não consideram o contexto histórico e consideram o ateísmo amoral. Isso não refuta nada, são exemplos fora do contexto. Apenas está dizendo que são diferentes e não que são amorais.

Ou seja, a falácia é sua pois parte de uma premissa falsa.
 Exemplo de premissa falsa:
 Premissa 1: "Todos os chineses são altos" <Falsa>
 Premissa 2:  "John Kennedy era chinês"  <Falsa> 
 Conclusão.: "John Kennedy era alto ".  <Conclusão verdadeira por ter base em premissas falsas> 

De uma estudada: http://br.geocities.com/logica_reencarnacao/como_logica.htm
Quanta pretensão. ::)  Poderia falar do fator humildade que os religiosos gostam de falar sobre si. Ficar dizendo "eu refutei", "está refutado", não significa nada. A lógica formal é muito falha para discussões em comparação com a nova retórica de Chaim Perelman que tomou como base um Estudo de Frege, o maior lógico de nosso tempo.

2 - Não estamos simplesmente partindo de premissas diferentes, eu demonstrei que sua premissa é falsa.
Ser ateu ou ser teísta, significa acreditar/desacreditar em Deus e apenas isso.
Mesmo que a sua "premissa" já não tivesse sido demonstrada falsa, seu raciocínio continuaria errado e você continuaria não conseguindo dar NENHUM EXEMPLO de moral inerente ao teísmo e ao ateísmo, pois eu sempre poderia citar um exemplo de ateu ou teísta sem esse conceito moral.
Mas nem mesmo acreditar em deus e desacreditar em deus é um significado correto. É tomado por você, pois parte da premissa de que deus é real, portanto ateu não acredita/desconhece. A minha premissa é que deus é um mito criado pelo homem, e portanto não é uma entidade real, apenas mitológica. Eu acredito nesse conceito de deus. Mas digo que nego deus no conceito usado pela maioria das pessoas, que é o mesmo que o seu.

Você nega o conceito de deus que uso e apresenta um outro conceito. Não partimos da mesma premissa sobre o que seja deus. Por isso a sua suposta refutação.

Qual foi o exemplo que você deu?

Se o que você chama de "teísmo" e "ateísmo" é formado pelos "diferentes" ateus e teístas, mesmo que eles tenham morais completamente contrarias... ENTÃO NÂO EXISTE UMA MORAL INERENTE AO TEÍSMO E AO ATEÍSMO.
Essa é a sua conclusão. Para mim está errada por você considerar que as diferenças entre as pessoas justifica dizer que existe uma ausência de moralidade.

Por exemplo, teístas cristãos são contrários a orgias... hinduistas praticantes do tantrismo, bem como os integrantes da seita de Mó, praticam orgias inclusive com motivos religiosos.
Qual a "moral teísta" no caso?
As duas?
Ateus conservadores são contrários a orgias, ateus liberais que acreditam no "amor livre" e praticam orgias.
Qual a moral ateista?
As duas?

As duas morais opostas fazem parte tanto do teísmo quanto do ateismo?
Então não existe motivo para se falar em "moral teísta" ou "moral ateista".
Sim, as duas são morais teístas e ateístas. O fato de existerem fatos morais iguais e diferentes não significa amoralidade. E o seu raciocínio vai nesse caminho. Tem diferenças entre si ou são iguais uma com a outra, logo é amoral. É uma raciocínio equivocado.

Se teísmo e ateísmo são formados por teístas e ateus respectivamente, então ateísmo e teísmo INCLUEM TODOS OS CONCEITOS MORAIS POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS, pois a soma de todos teístas inclui todo o tipo de moral, inclusive morais completamente opostas e o mesmo acontece com a soma de todos os ateus.
Faz algum sentido isso?  :oba:

Olha que eu parti da sua premissa, mesmo ela não fazendo nenhum sentido de ser.
Para mim faz todo o sentido. Por isso a validade de um contexto histórico e de um contexto social da atualidade. Já usamos alguns exemplos históricos sobre as mazelas do teísmo e do ateísmo. E no ateísmo é usado constantemente exemplos de atos religiosos imorais e até terroristas.

Em tese é possível todos os conceitos morais e imagináveis, mas na prática, na realidade passada e presente temos um quadro diferente. Por exemplo o ateísmo na atualidade não se compara as atrocidades religiosas feitas em nome da fé teísta.

Acho melhor você tentar novamente, comece criando um novo post e dizendo: Minha premissa é essa, por esse motivo, a moral teísta é assim e a ateista assim, por esses motivos e isso significa isso, isso e aquilo.
Minha premissa é que ateus não acreditam em deus por esse ser um mito criado pelo homem. Os teístas acreditam em deus por considerar esse mito real. Essa é minha premissa e já conhece bem. E o conceito de amoralidade criado pelos ateus foi uma maneira de evitar as ofensas de imoralidade dos teístas e religiosos. Foi uma boa defesa, principalmente pela quantidade numérica reduzida dos ateus. Mas depois do 11 de setembro houve mudanças tanto nas religiões quanto no ateísmo, e agora as diferenças estão mais explícitas configurando uma batalha no campo ideológico (para os ateus, já os religiosos teístas já usaram até homens bomba).

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #20 Online: 12 de Outubro de 2007, 11:35:27 »
Oi ! Vocês lembram  como tudo isso começou ?...rsrs
Beijo rapazes .
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Outubro de 2007, 11:38:10 »
Queria até dizer algo...mas acho que isso ficou muito pessoal , Já não se trata mais do conceito  moral , ateísmo x  teísmo.
Bj's
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 12 de Outubro de 2007, 12:25:57 »
Oi ! Vocês lembram  como tudo isso começou ?...rsrs
Beijo rapazes .
Começou no tópico do Dawkins - Deus um delírio. A discussão de desviou do tema do livro para o ateísmo e teísmo.

Queria até dizer algo...mas acho que isso ficou muito pessoal , Já não se trata mais do conceito  moral , ateísmo x  teísmo.
Bj's
Não vejo por esse lado. Para mim a discussão está sendo produtiva e admiro e respeito o Nada Sei pela sua inteligência e disposição para a discussão. Espero que ele também esteja aproveitando.  :ok:

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Outubro de 2007, 12:31:16 »
ah! sem dúvida  a discussão está em alto nivel...só lamento que ela não esteja dando abertura  para outras opiniãos...mas  vocês dois estão de parabéns  quando  ao entendimento da discoradância..rs
Beijos adriano
(Nelson Mandela)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Moral - ateismo x teísmo
« Resposta #24 Online: 12 de Outubro de 2007, 12:40:10 »
Quem quiser participar que fique a vontade. As posições estão bem claras, estou defendendo a idéia de que ateísmo e teísmo é não são amorais, existe sim um moral envolvida. O Nada Sei diz que ambos são amorais, e aliás é um pensamento corrente entre ateus. Então é só opinar sobre isso. Ateísmo e teísmo, morais ou amorais?
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 12:46:44 por Adriano »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!