Autor Tópico: Muro das Jubilações!!!  (Lida 573102 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Muro das Jubilações!!!
« Resposta #1550 Online: 28 de Julho de 2008, 18:28:35 »
Acho que ontem ou anteontem eu estava pensando numa coisa interessante: já parou pra pensar como, por exemplo, os celulares da gente sempre têm um monte de recursos que a gente não usa? Até o meu relógio de pulso é assim, tem indicador de fases da lua, nível das marés e um monte de outras funções que eu nunca vou usar.

Isso acontece porque a partir de um certo nível de complexibilidade simplesmente não se compensa ter o trabalho de customizar os aparelhos pra só incluírem aquilo que vai ser utilizado. Ao mesmo tempo que a convergência tecnológica traz economia de material, tempo e espaço, alguns recursos sempre estarão sendo desperdiçados. É inevitável.
A lei dos 20/80 é verdade, mas sua conclusão está errada. A customização dos aparelhos não costuma ser tão cara hoje em dia e o único problema com ela é o preço inicial. Você gasta mais no começo para lucrar mais depois. No caso dos celulares é puro marketing: se tirar calculadora, calendário e os recursos que quase ninguém usa, ninguém compra. Não é porque fica caro tirar uma calculadora de um celular que ela é posta lá (mesmo porque, principalmente em relação à software, ficaria mais barato tirar; se os dois casos utilizarem processadores de propósito genérico, você vai economizar comprando um com poder computacional menor) é porque vende mais com ela.

Aqui está meu ponto: você tem um software que custou 10 dólares e roda em um chip de 2 dólares e você tem um software que custou 10 (isso porque estou levando em consideração que o recurso foi colocado sem qualquer overhead no preço, o que é mentira) mas precisa de um chip de 3 porque ele necessita de mais complexidade computacional. Os dois resolvem o mesmo problema. Qual usar para lucrar mais?

Leis do mercado x Leis da natureza... Se você viola as primeiras você só perde dinheiro. Se você viola as últimas, bem... ah, é, nã dá!  :P
Não é questão de comparar uma lei com outra... É que se for querer colocar o filme em termos reais, que seja o mais real possível. Nenhuma empresa vai perder dinheiro por nada em tempo que planta nenhuma nasce dentro de uma geladeira. No mundo real isso não aconteceria pelos dois motivos.

O pior tipo: nerd pobre sem TV a cabo :'(
E sem internet? :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1551 Online: 28 de Julho de 2008, 18:37:50 »
Não é questão de comparar uma lei com outra... É que se for querer colocar o filme em termos reais, que seja o mais real possível. Nenhuma empresa vai perder dinheiro por nada em tempo que planta nenhuma nasce dentro de uma geladeira. No mundo real isso não aconteceria pelos dois motivos.

Para ficar mais real ainda o filme deveria ser em live-action também :P  Mas pequenos desvarios econômicos são explicáveis, ao passo que violar as leis da natureza não. E fazer com que a planta nascesse em um lugar iluminado não mudaria em nada o roteiro do filme, já robôs sem emoções o arruinaria completamente.

Mas se você quer uma explicação, lá vai: O Wall-E é programado para, toda vez que detectar uma avaria, procurar peças de reposição para a parte danificada (e vemos ele fazendo isso várias vezes no filme). Suponhamos que ao longo dos 700 anos que ele passou na Terra ele tenha detectado pelo menos uma vez um mal-funcionamento em uma de suas placas e não tenha encontro por perto nenhum robô de seu modelo para executar a substituição; em vez disso ele encontrou um robô destinado a outro serviço e dotado de personalidade - e por sorte suas placas-mãe eram compatíveis e havia uma mídia com os drivers de instalação do software necessário junto com ele! Pimba! Wall-E ganhou a personalidade do robô CQD!

E sem internet? :P

Até tenho. Meu computador lá em Sanca é que não está funcionando direito, mas vou trocar.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1552 Online: 28 de Julho de 2008, 19:57:36 »
Vocês estão matando o filme pra mim... |(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1553 Online: 28 de Julho de 2008, 20:21:05 »

SPOILER

E no final eles vivem felizes para sempre...   :hihi:

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #1554 Online: 28 de Julho de 2008, 20:29:36 »
Aqui está meu ponto: você tem um software que custou 10 dólares e roda em um chip de 2 dólares e você tem um software que custou 10 (isso porque estou levando em consideração que o recurso foi colocado sem qualquer overhead no preço, o que é mentira) mas precisa de um chip de 3 porque ele necessita de mais complexidade computacional. Os dois resolvem o mesmo problema. Qual usar para lucrar mais?
Seu raciocínio é simplista demais. Pequeno exemplo: se a demanda for muito grande e o chip de 2 dólares demorar demais pra ser fabricado, compensa mais usar o chip de 3 dólares pra não perder mercado.

Ah, e um outro exemplo, por sinal muito recorrente: uma empresa quer lançar um produto novo, mas para produzir um chip específico pra ele seria necessária a implantação de toda uma linha de montagem de microprocessadores, o que se mostra simplesmente inviável. Então a empresa simplesmente aproveita os processadores de uma linha de montagem já existente, porque apesar do produto não precisar de todos os recursos dos processadores que essa linha fabrica, essa é a alternativa mais barata. Somente um tempo depois, se a demanda pelo produto for suficiente, é que a empresa resolverá implantar uma linha de montagem de processadores específicos para aquele produto.

Esses foram só dois exemplos, e no mundo real tem muitos outros. Toda empresa sempre acaba tendo que desperdiçar alguma coisa, isso é natural.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1555 Online: 28 de Julho de 2008, 20:56:11 »
Seu raciocínio é simplista demais. Pequeno exemplo: se a demanda for muito grande e o chip de 2 dólares demorar demais pra ser fabricado, compensa mais usar o chip de 3 dólares pra não perder mercado.
O mesmo maquinário fabrica a bolacha na mesma velocidade sempre... Chips mais baratos, inclusive, *provavelmente* são mais barato por serem menores: o que faz ter menos desperdício na bolacha e fazem caber mais dentro de uma (fabricando mais em menos tempo).

Ah, e um outro exemplo, por sinal muito recorrente: uma empresa quer lançar um produto novo, mas para produzir um chip específico pra ele seria necessária a implantação de toda uma linha de montagem de microprocessadores, o que se mostra simplesmente inviável. Então a empresa simplesmente aproveita os processadores de uma linha de montagem já existente, porque apesar do produto não precisar de todos os recursos dos processadores que essa linha fabrica, essa é a alternativa mais barata. Somente um tempo depois, se a demanda pelo produto for suficiente, é que a empresa resolverá implantar uma linha de montagem de processadores específicos para aquele produto.
Existem empresas especializadas em fabricação de chips. A Altera mesmo, por exemplo. Você manda o projeto pra ela e ela fabrica o chip para você. Não sei o tamanho do projeto limite, mas, por exemplo, com ela é possível fabricar 10.000 chips por 12.000$ (fonte: Meu professor :) )...

O caro da fabricação de um chip é a criação da máscara para o mesmo e o projeto... Se você já tiver o maquinário, o resto é areia (literalmente!).

Esses foram só dois exemplos, e no mundo real tem muitos outros. Toda empresa sempre acaba tendo que desperdiçar alguma coisa, isso é natural.
Esse desperdício acontece porque é caro inicialmente haver co-projeto de hardware e software. Evitar comprar recursos de hardware para um software desnecessário não desperdiça e não faz custar mais caro...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1556 Online: 28 de Julho de 2008, 20:59:51 »

SPOILER

E no final eles vivem felizes para sempre...   :hihi:
Mentira! Ele morre no final!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #1557 Online: 28 de Julho de 2008, 21:25:53 »

{Snip}
Aproveito a deixa para expressar minha indignação pela forma estereotipada com que os físicos são apresentados
em The Big Bang Theory. Nenhum Poucos Só alguns físicos são estranhos como aqueles caras.

Eu conheço um arquiteto que não apenas se comporta como o Sheldon como é mais ou menos fisicamente parecido com ele... e o cara não assiste BBT por se sentir incomodado com a identificação :lol:

Já eu não podia me importar menos com o estereótipo. Só não consigo achar graça na série, que acho previsível demais. A não ser pelo epísódio da gincana de Física. Aquela do faxineiro russo ex-físico nuclear era previsível E engraçada :-D

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1558 Online: 28 de Julho de 2008, 21:29:31 »
Por que eles retratam os caras de modo tão afetado? :hmph:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1559 Online: 28 de Julho de 2008, 21:31:51 »
O Leonard e os outros não são afetados. Já o Sheldon precisa sair do armário, só isso.

:-)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1560 Online: 28 de Julho de 2008, 21:34:32 »
Por que eles retratam os caras de modo tão afetado? :hmph:

Porque são físicos, ué... :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1561 Online: 28 de Julho de 2008, 21:36:03 »
Torturar policial por motivo alheio a sua profissão é crime? ¬¬
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #1562 Online: 28 de Julho de 2008, 21:38:41 »
O caro da fabricação de um chip é a criação da máscara para o mesmo e o projeto... Se você já tiver o maquinário, o resto é areia (literalmente!).
Prazos.

O mesmo maquinário fabrica a bolacha na mesma velocidade sempre...
Algumas possibilidades:
- Maquinário do tipo A fabricando o chip X, maquinário do tipo B fabricando o chip Y
- Maquinário mais recente de um lado, maquinário mais antigo no outro
- Percentual de falhas W num maquinário, percentual de falhas Z no outro
- Processo de fabricação (por exemplo, 0,25 mícron num equipamento, 0,18 mícron no outro)
- Quantidade de máquinas do tipo A, e quantidade de máquinas do tipo B
- Localização do maquinário do tipo A, e localização do maquinário do tipo B
- etcetera

E só estou falando do maquinário usado na fabricação. Ainda existe uma tonelada de outros fatores.

Bom, deixa pra lá.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1563 Online: 28 de Julho de 2008, 21:40:31 »

Não sabia que o Elton curtia BDSM  :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1564 Online: 28 de Julho de 2008, 21:41:27 »

Yup...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1565 Online: 28 de Julho de 2008, 21:46:58 »
Engraçado que quando eu estudava na Unicamp a maioria dos Físicos e Engenheiros que conheci eram de alguma forma estereotipados. Quando mudei para a UERJ encontrei gente muito mais "normal". Eu me pergunto por quê... :-)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1566 Online: 28 de Julho de 2008, 21:50:27 »
Engraçado que quando eu estudava na Unicamp a maioria dos Físicos e Engenheiros que conheci eram de alguma forma estereotipados. Quando mudei para a UERJ encontrei gente muito mais "normal". Eu me pergunto por quê... :-)

Campinas tem lá sua fama... ::)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1567 Online: 28 de Julho de 2008, 22:01:21 »
Tu o disseste, não eu :lol:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #1568 Online: 29 de Julho de 2008, 08:42:47 »
Estou programando minha viagem também! Todo mundo que foi me recomendou.

Legal!
Navio também? Vai pra onde?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #1569 Online: 29 de Julho de 2008, 09:12:19 »
Eu quero ir pro Egito... um mês antes eu deixo de fazer a barba...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #1570 Online: 29 de Julho de 2008, 09:13:21 »
Estou programando minha viagem também! Todo mundo que foi me recomendou.

Legal!
Navio também? Vai pra onde?
Provavelmente saída e chegada em Santos, visitando o litoral do sudeste e nordeste do Brasil. Não vejo a hora.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #1571 Online: 29 de Julho de 2008, 16:06:00 »
EU AMO CAFÉ!

HAHAHAHAHAHAHA!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1572 Online: 29 de Julho de 2008, 16:22:03 »
Eu quero ir pro Egito... um mês antes eu deixo de fazer a barba...

Não esquece da circuncisão. :lol:

Eu também tenho vontade de conhecer o Egito, mas houve um tempo em que os extremistas de lá estavam
atacando propositalmente os turistas!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #1573 Online: 29 de Julho de 2008, 18:56:52 »
Jubilo ter passado um fim-de -semana ótimo em Parati  :D ( e lamento estar a 48h do fim das férias :chorao:)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1574 Online: 29 de Julho de 2008, 18:59:27 »
Meu amigo diz que o quinto cavaleiro do apocalipse é o "fim de férias". E sabe que eu concordo? :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!