Jubilo ter visto um filme muito bom!!
"A História Oficial", fala sobre as Avós da Praça de Maio. Emocionante! Desidratei de tanto chorar...
Fala muito mais, Flavia ! Fala sobre a Historia 'oficial' que tentam nos empurrar versus a Historia de verdade, a vida de mentira que a dituadura tentatva inculcar e o que acontecia de verdade, em contraposição com uma menina adotada pela protagonista, onde vai ficando claro que é filha de 'guerrilheiros'. O pior é que isso aconteceu várias vezes, os filhos eram arrancados de sua familia e adotados entre familias de quinta colunas a favor da ditadura ou com amigões na polícia.
Ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro de 85 ou 86 (Norma Leandro e Héctor Alterio, dois monstros do teatro argentino!)
A cena dos meninos que entram (brincando, gritando, armas de brinquedo em mão) no quarto onde está a menina (adotada, raptada de 'guerrilheiros') em que ela surta é uma cena genial, mas forte... aliás, eu era meio jovem, mas foi aí que a minha ficha caiu.
Outra cena que lembro é do professor, recitando deitado numa das cadeiras.
Eu tive um professor que quando lia (literatura) se apoiava quase deitado na cadeira e colocava os pés na escrivaninha e já chamavam ele de louco por isso. Aliás, esse professor, uma aula dele foi ver (e depois comentar) "The Wall" (de Pink Floyd, aliás, na ditadura o filme era proibido, por causa do famoso "We don't need no education / we don't need no thought control / No dark sarcasm in the classroom /
Teachers leave those kids alone.")
feature=related
O professor também foi criticado por isso.
Enfim, um dos alunos dizia desprezar Borges porque não morreu em solo argentino (argh!). Aliás, esse aluno mereceu a única briga que tive alguma vez na escola.