Mas isso não deixa de ser a defesa de uma utopia, a da razão, a da lógica clássica. Richard Rorty fala sobre isso na sua diferenciação entre ocidente e oriente. O ocidente quer aplicar a sua razão e desconsidera a razão do oriente.
Discordo. Quando eu falo de utopia, falo de querer uma organização social de acordo com uma teoria, independentemente da aplicabilidade disso ao mundo real (já que essa teoria é baseada num mundo ideal, utópico, irrelevante para a questão prática, tornando a crítica necessariamente imparcial). O marxismo é um ótimo exemplo disso, assim como a Teoria Crítica.
E não é só Hegel que questiona essa racionalidade Schopenhauer e Nietzsche também.
Eu não pretendia fazer uma lista grande deles, pois são muitos. Também não diria que Schopenhauer é um assassino da lógica clássica, diria que é um platonista, examinador da Arte e da Ética. Kant teve algum êxito ao tratar da Moral, mas não sei se é possível fazer isso com a Arte; talvez deva ser vista a partir de exemplos (como Hegel fez). Quando Kant fala de Estética, ele trabalha mais com os juízos, algo dentro do seu alcance teórico. Portanto, tratar da Arte é fazer perfumaria, não é nada que possa fazer mal à Ciência.
A tentativa de matematização do conhecimento através da filosofia analítica se esbarrou no teorema da incompletude de Godel. Nisso a lógica retórica de Chain Perelman, com seu Tratado de argumentação deixa a lógica matemática de Frege em menor importância.
Mas isso não tira a relevância do trabalho de Frege.
---------------------------
Vocês se esqueceram dessa foto aqui:
Exatas:
estão na foto:
Schrodinger, Pauli, Heisenberg, Dirac, Compton, Bohr, Einstein, Planck, Curie, de Broglie, e Lorenz !Escorre QI dessa foto...