Enquete

Quem está ganhando em número de foristas no CC? =P

Humanas.
10 (27.8%)
Exatas.
20 (55.6%)
Desocupados.
5 (13.9%)
Nenhuma das acima.
1 (2.8%)

Votos Totais: 30

Autor Tópico: Humanas X Exatas.  (Lida 11031 vezes)

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Offline Oceanos

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #50 Online: 25 de Outubro de 2007, 01:16:16 »
Oce, sua resposta não vale. Você quer puxar a sardinha pro teu labo, bobão.
Eu entendi "bio-tecnologia" como algo tipo computação bio-inspirada, simuladores virtuais, sei lá, tipo aqueles para gerar proteínas ou alguma outra coisa tipo isso. Se sua pesquisa for biologia, e você usar o Word para anotar seus resultados, não dá pra dizer que é de Exatas mesmo..

Offline Raphael

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #51 Online: 25 de Outubro de 2007, 01:22:57 »
Mas é nesta área mesmo que você citou. Bio-tecnologia, neste sentido mesmo. :D
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Offline Südenbauer

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #52 Online: 25 de Outubro de 2007, 09:23:00 »
E quem faz Física Médica?

Offline Ricardo RCB.

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #53 Online: 25 de Outubro de 2007, 09:28:07 »
[jeanioz on]

Exatas Ontem, Hoje e Sempre!!!!!

[jeanioz off]

Exatas, claro.
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Donald Kendall

Offline Adriano

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #54 Online: 25 de Outubro de 2007, 10:07:47 »
não é a filosofia?

enfim, falta biológicas nessa enquete aí. Pobres médicos.
A filosofia está sempre a complementar as ciências. Existe a filosofia econômica, a política. Até mesmo nas exatas tem como a filosofia da informação e a física tem muitos conceitos passíveis de desenvolvimento filosófico. E defendendo a economia, essa é tão exata que muitos sequer sabem que é uma ciência humana.

E também notei a falta das biológicas, esses não devem nem contar.   :hihi:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Jeanioz

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #55 Online: 25 de Outubro de 2007, 11:48:01 »
Oce, sua resposta não vale. Você quer puxar a sardinha pro teu labo, bobão.
Eu entendi "bio-tecnologia" como algo tipo computação bio-inspirada, simuladores virtuais, sei lá, tipo aqueles para gerar proteínas ou alguma outra coisa tipo isso. Se sua pesquisa for biologia, e você usar o Word para anotar seus resultados, não dá pra dizer que é de Exatas mesmo..

Analisando as disciplinas que envolvem a área:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biotecnologia

Citar
A biotecnologia combina disciplinas tais como genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, as quais, por sua vez, estão vinculadas a disciplinas prá(c)ticas tais como engenharia química, tecnologia da informação e robótica.

Podemos ver que a biotecnologia envolve ciências exatas e biológicas.

[alfinetada]

Podemos percer também que nem nessa área tão multidisciplinar, as ciências humanas têm coragem de dar o ar da graça. Devem estar ocupados demais com guerras ideológicas... ::)

[/alfinetada]

Lua

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #56 Online: 25 de Outubro de 2007, 12:03:33 »


Mais uma de humanas... Humanas até o último fio de cabelo...rsrs...

Offline Adriano

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #57 Online: 25 de Outubro de 2007, 12:04:49 »
[alfinetada]

Podemos percer também que nem nessa área tão multidisciplinar, as ciências humanas têm coragem de dar o ar da graça. Devem estar ocupados demais com guerras ideológicas... ::)

[/alfinetada]

Interdisciplinaridade:
Citar
Economia da informação
Mattelart (2002) relata o ponto de encontro da Ciência Econômica com a Ciência da Informação, atribuindo ao economista austríaco radicado nos EUA Fritz Machlup esta convergência. Foi Machlup (1962) quem produziu o primeiro estudo, envolvendo evidências empíricas lastreadas nos modelos teóricos de economia, de que existia uma nova categoria econômica de riqueza, que se sobressaía dos segmentos tradicionais da economia até então conhecidos. Nesse estudo, Machlup identifica uma elevada participação, no PIB norte-americano, de um novo segmento, que denominou de “indústria do conhecimento”. É este economista quem inicialmente fornece uma contribuição singular na ligação da informação e do conhecimento com a economia e alerta amplamente de que a informação já estava consolidada como processo no modo de produção capitalista.
Fonte
A famosa teoria da assimetria da informação surge dessa interação.

Citar
Neuroeconomia
«A Neuroeconomia é o estudo de como o cérebro interage com o ambiente externo para gerar comportamento económico. A investigação neste campo proporcionará aos cientisas sociais uma melhor compreensão do processo de tomada de decisão dos indivíduos para melhor prever o comportamento económico.»
In Neuroeconomics (pdf) artigo de Kevin McCabe,
da George Mason University (EUA)
na Encyclopedia of Cognitive Science
Nesse caminho segue as finanças comportamentais que avalia os mercados de capitais com base nos comportamentos dos investidores.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Jeanioz

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #58 Online: 25 de Outubro de 2007, 12:14:08 »
[alfinetada]

Podemos percer também que nem nessa área tão multidisciplinar, as ciências humanas têm coragem de dar o ar da graça. Devem estar ocupados demais com guerras ideológicas... ::)

[/alfinetada]

Interdisciplinaridade:
Citar
Economia da informação
Mattelart (2002) relata o ponto de encontro da Ciência Econômica com a Ciência da Informação, atribuindo ao economista austríaco radicado nos EUA Fritz Machlup esta convergência. Foi Machlup (1962) quem produziu o primeiro estudo, envolvendo evidências empíricas lastreadas nos modelos teóricos de economia, de que existia uma nova categoria econômica de riqueza, que se sobressaía dos segmentos tradicionais da economia até então conhecidos. Nesse estudo, Machlup identifica uma elevada participação, no PIB norte-americano, de um novo segmento, que denominou de “indústria do conhecimento”. É este economista quem inicialmente fornece uma contribuição singular na ligação da informação e do conhecimento com a economia e alerta amplamente de que a informação já estava consolidada como processo no modo de produção capitalista.
Fonte
A famosa teoria da assimetria da informação surge dessa interação.

Citar
Neuroeconomia
«A Neuroeconomia é o estudo de como o cérebro interage com o ambiente externo para gerar comportamento económico. A investigação neste campo proporcionará aos cientisas sociais uma melhor compreensão do processo de tomada de decisão dos indivíduos para melhor prever o comportamento económico.»
In Neuroeconomics (pdf) artigo de Kevin McCabe,
da George Mason University (EUA)
na Encyclopedia of Cognitive Science
Nesse caminho segue as finanças comportamentais que avalia os mercados de capitais com base nos comportamentos dos investidores.

Chegou onde eu queria!!!

As ciências humanas só prestam para alguma coisa quando aspiram da essência das ciências exatas! :histeria:

Offline Nyx

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #59 Online: 25 de Outubro de 2007, 12:16:37 »
 :P Mais uma opção para os enjoadinhos.



 :P E exatas continua ganhando.

Offline Adriano

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #60 Online: 25 de Outubro de 2007, 12:34:40 »
Chegou onde eu queria!!!

As ciências humanas só prestam para alguma coisa quando aspiram da essência das ciências exatas! :histeria:
<_<

Ou você quer dizer que as ciências humanas estão contribuindo para humanizar as exatas?  :biglol:

As exatas são o reflexo dos cientistas malucos, tudo doido.  :histeria:


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Offline Südenbauer

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #61 Online: 25 de Outubro de 2007, 13:35:17 »
Humanas



Exatas






Offline Rodion

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #62 Online: 25 de Outubro de 2007, 13:41:52 »
Humanas




. . . . . . . . .
er. talvez eu deva prestar física, sei lá. jeje
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Offline Adriano

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #63 Online: 25 de Outubro de 2007, 14:42:51 »

Hayek

Friedman

Mises

Nozick
O pessoal de direita das humanas, e que deixaram grandes contribuições ao mundo moderno. Não é por não concordar em tudo que não se pode reconhecer os seus méritos.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2007, 15:56:05 por Adriano »
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Offline Raphael

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #64 Online: 25 de Outubro de 2007, 14:54:59 »
Vocês estão por esquecer uma simples pessoa, na qual é a razão do meu viver. :D

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Offline Adriano

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #65 Online: 25 de Outubro de 2007, 15:22:06 »
Não vale apelar  :P

Daqui a pouco vem os físicos com o Einstein.

Mais um grande das humanas:

Adam Smith
« Última modificação: 25 de Outubro de 2007, 15:55:21 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Raphael

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #66 Online: 25 de Outubro de 2007, 15:29:36 »
Seria legal o pessoal colocar o nome dos caras, não sei quem é a grande maioria. :D

A que coloquei, foi de Charles Darwin.
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Offline Worf

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #67 Online: 25 de Outubro de 2007, 17:36:47 »
Mas existem os rapazes de humanas - uma minoria - que seguem uma linha clássica do pensamento liberal, da lógica, da racionalidade. E existem os continuadores de Hegel e Marx, assassinos da lógica clássica. Quando as humanidades se meteram a querer justificar as utopias, indepentendemente do fato empírico, começaram a destruir essa ferramenta.

Não é a toa que os maiores representantes das humanas, na minha opinião, também trabalharam com questões importantes relativas às Ciências Exatas. Kant, Russell, Frege, Leibniz, Popper.
 
Como diria Quine, "Philosophy of science is philosophy enough." O resto ou é perfumaria, ou é perigoso. :lol:

Offline Nightstalker

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #68 Online: 25 de Outubro de 2007, 18:57:00 »
Exatas:



Leibniz.



Pauling.



Bohr.



Euclides.



Newton.

Humanas:



Kant.



Weber.



Locke.



Bastiat.



Mises.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Adriano

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #69 Online: 25 de Outubro de 2007, 19:08:13 »
Mas existem os rapazes de humanas - uma minoria - que seguem uma linha clássica do pensamento liberal, da lógica, da racionalidade. E existem os continuadores de Hegel e Marx, assassinos da lógica clássica. Quando as humanidades se meteram a querer justificar as utopias, indepentendemente do fato empírico, começaram a destruir essa ferramenta.

Não é a toa que os maiores representantes das humanas, na minha opinião, também trabalharam com questões importantes relativas às Ciências Exatas. Kant, Russell, Frege, Leibniz, Popper.
 
Como diria Quine, "Philosophy of science is philosophy enough." O resto ou é perfumaria, ou é perigoso. :lol:


Mas isso não deixa de ser a defesa de uma utopia, a da razão, a da lógica clássica. Richard Rorty fala sobre isso na sua diferenciação entre ocidente e oriente. O ocidente quer aplicar a sua razão e desconsidera a razão do oriente.

E não é só Hegel que questiona essa racionalidade Schopenhauer e Nietzsche também. Não estranho essa participação do pessoal mais das exatas na direita, como é o caso de Popper, que participou do acordo de Breton Woods, e defende o estado mínimo até mesmo para a educação, com esta totalmente particular.

A tentativa de matematização do conhecimento através da filosofia analítica se esbarrou no teorema da incompletude de Godel. Nisso a lógica retórica de Chain Perelman, com seu Tratado de argumentação deixa a lógica matemática de Frege em menor importância.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #70 Online: 25 de Outubro de 2007, 19:09:47 »


Mises.
Mises é de humanas, economista e já postei a imagem dele entre os grandes direitistas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nightstalker

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #71 Online: 25 de Outubro de 2007, 19:12:25 »
Citação de: Adriano

Mises é de humanas, economista e já postei a imagem dele entre os grandes direitistas.

Postei o Mises como de humanas mesmo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
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Offline Adriano

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #72 Online: 25 de Outubro de 2007, 19:23:17 »
Citação de: Adriano

Mises é de humanas, economista e já postei a imagem dele entre os grandes direitistas.

Postei o Mises como de humanas mesmo.
Falha minha  :vergonha:

Grandes nomes postados.  :ok:
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Offline Worf

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #73 Online: 25 de Outubro de 2007, 19:39:59 »
Mas isso não deixa de ser a defesa de uma utopia, a da razão, a da lógica clássica. Richard Rorty fala sobre isso na sua diferenciação entre ocidente e oriente. O ocidente quer aplicar a sua razão e desconsidera a razão do oriente.
Discordo. Quando eu falo de utopia, falo de querer uma organização social de acordo com uma teoria, independentemente da aplicabilidade disso ao mundo real (já que essa teoria é baseada num mundo ideal, utópico, irrelevante para a questão prática, tornando a crítica necessariamente imparcial). O marxismo é um ótimo exemplo disso, assim como a Teoria Crítica.

Citar
E não é só Hegel que questiona essa racionalidade Schopenhauer e Nietzsche também.
Eu não pretendia fazer uma lista grande deles, pois são muitos. Também não diria que Schopenhauer é um assassino da lógica clássica, diria que é um platonista, examinador da Arte e da Ética. Kant teve algum êxito ao tratar da Moral, mas não sei se é possível fazer isso com a Arte; talvez deva ser vista a partir de exemplos (como Hegel fez). Quando Kant fala de Estética, ele trabalha mais com os juízos, algo dentro do seu alcance teórico. Portanto, tratar da Arte é fazer perfumaria, não é nada que possa fazer mal à Ciência.

Citar
A tentativa de matematização do conhecimento através da filosofia analítica se esbarrou no teorema da incompletude de Godel. Nisso a lógica retórica de Chain Perelman, com seu Tratado de argumentação deixa a lógica matemática de Frege em menor importância.
Mas isso não tira a relevância do trabalho de Frege.


---------------------------

Vocês se esqueceram dessa foto aqui:

Exatas:

estão na foto:
Schrodinger, Pauli, Heisenberg, Dirac, Compton, Bohr, Einstein, Planck, Curie, de Broglie, e Lorenz !



Escorre QI dessa foto...  :hihi:

 :ok:
« Última modificação: 25 de Outubro de 2007, 19:43:34 por Worf »

Offline Adriano

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Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #74 Online: 25 de Outubro de 2007, 20:12:21 »
Mas isso não deixa de ser a defesa de uma utopia, a da razão, a da lógica clássica. Richard Rorty fala sobre isso na sua diferenciação entre ocidente e oriente. O ocidente quer aplicar a sua razão e desconsidera a razão do oriente.
Discordo. Quando eu falo de utopia, falo de querer uma organização social de acordo com uma teoria, independentemente da aplicabilidade disso ao mundo real (já que essa teoria é baseada num mundo ideal, utópico, irrelevante para a questão prática, tornando a crítica necessariamente imparcial). O marxismo é um ótimo exemplo disso, assim como a Teoria Crítica.
Mas a teoria crítica vai no mesmo sentido no qual você aponta. Mas ela percebe que os formuladores das teorias não estão isentos, não estão analisando uma realidade da qual não fazem parte.

Esse é o erro da teoria política de Hayek, Mises e Popper. Colocam como o capitalismo sento algo natural e não fruto do liberalismo clássico. Da mesma maneira o estado é entendido como algo artificial e não como algo construído pela sociedade e que pode se desenvolver tanto quanto as outras instituições. É um maniqueísmo com o mercado sendo o bem e o estado sendo o mal. Disso surge o conceito de estado mínimo que é uma visão parcial de um grupo que se propõe imparcial como muitos outros utópicos.

Marx cometeu esse erro, mas muito do neomarxismo melhorou as suas propostas e readequou ao mundo moderno. A Teoria Crítica avança em não ter esse pressuposto de imparcialidade, para mim é ótima nesse sentido.

E por falar em escola de Frankturt

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