Enquete

Quem está ganhando em número de foristas no CC? =P

Humanas.
10 (27.8%)
Exatas.
20 (55.6%)
Desocupados.
5 (13.9%)
Nenhuma das acima.
1 (2.8%)

Votos Totais: 30

Autor Tópico: Humanas X Exatas.  (Lida 11032 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Humanas X Exatas.
« Resposta #75 Online: 25 de Outubro de 2007, 20:34:44 »
Humanas

Exatas
[...]
Putz, sacanagem!  :lol:

É injusto isso: você não vai encontrar nas exatas tantas figurinhas comprometedoras quanto nas humanas, já que para ingressar no hall da glória da primeira só mesmo tendo mérito, só sendo realmente inteligente.

Já nas humanas a coisa é um pouquinho diferente...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 25 de Outubro de 2007, 20:36:31 »
haha
fernando apelou muito.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #77 Online: 25 de Outubro de 2007, 21:44:40 »
Mas a teoria crítica vai no mesmo sentido no qual você aponta. Mas ela percebe que os formuladores das teorias não estão isentos, não estão analisando uma realidade da qual não fazem parte.

Esse é o erro da teoria política de Hayek, Mises e Popper. Colocam como o capitalismo sento algo natural e não fruto do liberalismo clássico. Da mesma maneira o estado é entendido como algo artificial e não como algo construído pela sociedade e que pode se desenvolver tanto quanto as outras instituições. É um maniqueísmo com o mercado sendo o bem e o estado sendo o mal. Disso surge o conceito de estado mínimo que é uma visão parcial de um grupo que se propõe imparcial como muitos outros utópicos.

Não é o Estado que é mau, é quem se usa da força pra conseguir certo fim (ato que vai contra a propriedade privada e a liberdade). Natural não é o capitalismo, mas a propriedade privada e a liberdade (autonomia), que derivam necessariamente da propriedade sobre o próprio corpo, do direito à vida, da existência da incerteza e da escassez de recursos. O resto se deduz disso. Mises usa a praxeologia, por exemplo, algo que eu considero insofismável.

Mesmo que você não considere reais tais coisas, não acho recomendável adotar uma visão utilitarista para críticá-la (algo que ocorre muitas vezes), pois são coisas díspares. E se eu tomar partido de Hoppe, direi que se você não aceitar o que eu disse acima, ou você prefere correr o risco de ser um escravo, ou de cometer suicídio. Não só: comete uma contradição performativa, visto que para argumentar contra tais coisas, é necessário que você aceite que exista algum tipo de controle independente sobre certos recursos em algum momento, senão você não estaria vivo pra poder argumentar contra isso[1]. Em outras palavras, é da própria natureza da vida e racionalidade humanas a aquisição de bens no mundo, ergo um direito natural, existindo a priori em qualquer ser capaz de proferir um argumento. De todo modo, eu não gosto muito de discutir sobre isso, pois nunca leva a lugar algum.

Se você tem interesse por Habermas e leu sobre a Teoria do Agir Comunicativo[2] (que é interessante, recomendo), deveria ler algo de Hoppe. Ele estudou com Habermas e usou essa teoria para justificar a propriedade privada de maneira muito convincente.

[1] Ver
http://en.wikipedia.org/wiki/Discourse_ethics#Libertarian_approaches
http://www.hanshoppe.com/publications/econ-ethics-10.pdf  -> (eu tenho vontade de traduzir esse texto, qualquer dia farei isso  :hihi:)
http://www.hanshoppe.com/publications/econ-ethics-appx.pdf

[2] Pode encontrar mais a esse respeito em "Consciência Moral e Agir Comunicativo", Habermas, Instituto Piaget, capítulo 3 - Notas programáticas para a fundamentação de uma Ética do Discurso.

PS: não que essa seja a única defesa possível do capitalismo, existem muitas; mas a do Hoppe é a que conheço melhor.
PS2: estamos no papo furado?  :susto:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 25 de Outubro de 2007, 22:38:23 »
haha
fernando apelou muito.
:lol:

___

A conclusão que podemos chegar diante do tópico é que as extas são superiores às huamanas. Axioma. Feito. Boa noite a todos.

__

Worf, eu ia postar essa imagem fodástica só que eu não tinha achado antes.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 25 de Outubro de 2007, 22:57:08 »
e eu achando que jusnaturalismo tava fora de moda...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #80 Online: 26 de Outubro de 2007, 01:24:43 »
Mas a teoria crítica vai no mesmo sentido no qual você aponta. Mas ela percebe que os formuladores das teorias não estão isentos, não estão analisando uma realidade da qual não fazem parte.

Esse é o erro da teoria política de Hayek, Mises e Popper. Colocam como o capitalismo sento algo natural e não fruto do liberalismo clássico. Da mesma maneira o estado é entendido como algo artificial e não como algo construído pela sociedade e que pode se desenvolver tanto quanto as outras instituições. É um maniqueísmo com o mercado sendo o bem e o estado sendo o mal. Disso surge o conceito de estado mínimo que é uma visão parcial de um grupo que se propõe imparcial como muitos outros utópicos.

Não é o Estado que é mau, é quem se usa da força pra conseguir certo fim (ato que vai contra a propriedade privada e a liberdade). Natural não é o capitalismo, mas a propriedade privada e a liberdade (autonomia), que derivam necessariamente da propriedade sobre o próprio corpo, do direito à vida, da existência da incerteza e da escassez de recursos. O resto se deduz disso. Mises usa a praxeologia, por exemplo, algo que eu considero insofismável.
O único problema é partir dessa premissa equivocada de que a propriedade privada deriva necessariamente sobre o próprio corpo. O entendimento de trabalho é o de transformar a natureza para o aproveitamento humano. A visão utilitarista que é a de gerar riquezas. Essa idéia de trabalho como propriedade resultante única do trabalho é reduzida primeiramente por John Locke. E o pensamento neoliberal, representado depois por Robert Nozick toma propriedade privada e liberdade da mesma maneira, prosseguindo com o erro sem ao menos desenvolver algo assim. Desenvolve um ideal de estado nessa premissa.

E o erro de toda a direita é que se desvia desse assunto, o toma como certo, é praticamente um dogma, por qual passa toda a ideologia. E Mises e Hayek não fogem disso, pelo contrário teorizam mais ainda com base nesse dogma capitalista. Os opositores desse pensamento tomam como base a teoria contratualista do estado, como é o caso de John Rawls, é um neocontratualismo.

Toda a crítica de Nozick a Rawls passa por essa defesa da propriedade privada. Mas a questão para entender o pensamento da esquerda, passa por Marx no seu desenvolvimento da mais valia e vai até a teoria do sistema sociometabólico do capital de Meszáros. Há muita teoria importante no marxismo e neomarxismo.

Mesmo que você não considere reais tais coisas, não acho recomendável adotar uma visão utilitarista para críticá-la (algo que ocorre muitas vezes), pois são coisas díspares. E se eu tomar partido de Hoppe, direi que se você não aceitar o que eu disse acima, ou você prefere correr o risco de ser um escravo, ou de cometer suicídio. Não só: comete uma contradição performativa, visto que para argumentar contra tais coisas, é necessário que você aceite que exista algum tipo de controle independente sobre certos recursos em algum momento, senão você não estaria vivo pra poder argumentar contra isso[1]. Em outras palavras, é da própria natureza da vida e racionalidade humanas a aquisição de bens no mundo, ergo um direito natural, existindo a priori em qualquer ser capaz de proferir um argumento. De todo modo, eu não gosto muito de discutir sobre isso, pois nunca leva a lugar algum.
Quando absurdo baseado numa visão perversa do valor trabalho. Não é preciso muito para perceber que no nosso mundo atual o dinheiro é o que manda. Quem tem dinheiro tem liberdade e quem não tem está fadado a falta de liberdade econômica. Mas ainda não se valoriza o trabalho, a possibilidade de todos se desenvolverem através deste. Fica a defesa alienada da propriedade privada, acusando até mesmo o estado de ser ladrão por cobrar impostos. É a ditadura do mercado, a de quem tem dinheiro.

Mas você tem razão, de que adianta discutir sobre um dogma, algo insofismável. Fica apenas a minha impressão.

Se você tem interesse por Habermas e leu sobre a Teoria do Agir Comunicativo[2] (que é interessante, recomendo), deveria ler algo de Hoppe. Ele estudou com Habermas e usou essa teoria para justificar a propriedade privada de maneira muito convincente.
Num texto que eu vi, "Ordem natural, estado e espoliação", não gostei do conceito dele de estado. Mas é exatamente pelo motivo que deve ter gostado, de partir desse conceito de mercado como uma ordem natural ao invés do estado ser uma ordem natural também, como é no contratualismo.

[2] Pode encontrar mais a esse respeito em "Consciência Moral e Agir Comunicativo", Habermas, Instituto Piaget, capítulo 3 - Notas programáticas para a fundamentação de uma Ética do Discurso.
É semelhante a teoria crítica, muito bom.

PS2: estamos no papo furado?  :susto:
Esses temas ninguém mais considera mesmo, já se tornaram papo furado.  :lol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 28 de Outubro de 2007, 18:21:50 »
É injusto isso: você não vai encontrar nas exatas tantas figurinhas comprometedoras quanto nas humanas, já que para ingressar no hall da glória da primeira só mesmo tendo mérito, só sendo realmente inteligente.

Já nas humanas a coisa é um pouquinho diferente...

Coisas das ciências retóricas...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 28 de Outubro de 2007, 19:05:51 »
ciências retóricas é um bom nome.

rizk

• Visitante
« Resposta #83 Online: 28 de Outubro de 2007, 21:01:32 »
4 páginas. E eu que achei que era pra entrar e votar. :)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #84 Online: 29 de Outubro de 2007, 12:05:12 »

E perder a chance de defender nossa Bandeira e ganhar mais almas para a Nossa Ciência?! :biglol:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #85 Online: 29 de Outubro de 2007, 12:47:08 »

E perder a chance de defender nossa Bandeira e ganhar mais almas para a Nossa Ciência?! :biglol:

Você está parecendo um proselitista religioso.

Mas pelo menos é por uma boa causa. (Exatas)
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Suyndara

• Visitante
« Resposta #86 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:22:04 »
Você colocou duas opções iguais, Lela: Humanas e Desocupados. Quer que eu conserte a enquete pra você? :p

E não colocou "biológicas" :(

Logo, eu estou "desenquadrada"...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:22:54 »
biológicas conta como exatas.
deveria ter sido a divisão "ciências naturais" e "ciências humanas" (ou retóricas, que gostei hehe)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #88 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:25:19 »
deveria ter sido a divisão "ciências naturais" e "ciências humanas" (ou retóricas, que gostei hehe)

:twisted:

Gostei  :ok:

Se bem que eu ia dizer que adoro física, tanto que pretendo extender minhas pesquisas nesse ramo  :vergonha: (claro, os cálculos eu passo tudo pro cunhado...hihihihi)

Viva as extas  :hihi:

Luz

• Visitante
« Resposta #89 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:04:29 »
Você colocou duas opções iguais, Lela: Humanas e Desocupados. Quer que eu conserte a enquete pra você? :p

E não colocou "biológicas" :(

Logo, eu estou "desenquadrada"...

Entendeu agora por que disse que passasse aqui...  :P

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #90 Online: 29 de Outubro de 2007, 18:04:11 »
 :P Ei, tem a opção "Nenhuma das acima".  :P

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #91 Online: 29 de Outubro de 2007, 18:23:04 »

:twisted:

Gostei  :ok:

Se bem que eu ia dizer que adoro física, tanto que pretendo extender minhas pesquisas nesse ramo  :vergonha: (claro, os cálculos eu passo tudo pro cunhado...hihihihi)

Viva as extas  :hihi:

Hahahahaha agora as almas do rebanho de Biológicas pertencem a Jes... ás Exatas!!!! :biglol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 29 de Outubro de 2007, 21:48:45 »
Retomando o o raciocínio...

Humanas

Exatas

Suyndara

• Visitante
« Resposta #93 Online: 30 de Outubro de 2007, 10:29:10 »
:P Ei, tem a opção "Nenhuma das acima".  :P

Eu usei...

E só tem meu voto, o que mais continuar me sentindo excluída :(

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #94 Online: 30 de Outubro de 2007, 10:49:00 »
O povo das biológicas é tão baixa auto-estima que prefere ser acoplado pelas exatas a lutar por um grupo próprio...

tcs tcs... é a política dos vencidos que se deixam anexar por falta de força...  :no:

:hihi:
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #95 Online: 30 de Outubro de 2007, 11:15:08 »
O problema é que só eu me manifestei  |(

Um grupo de um componente só não dá  :P

Mas se for pra ir contra as humanas... :histeria:

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
« Resposta #96 Online: 30 de Outubro de 2007, 20:22:06 »
Na verdade é o pessoal de Direito...
Nunca. Não viaja. Exatas domina.
Mas é claro que humanas vence, é mais lógico, mais sublime, mais lindo, mais vida, mais biologia.
Você realmente não é de exatas...

Mais um voto para as exatas!  :hihi:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #97 Online: 30 de Outubro de 2007, 22:52:57 »
 :hihi: E com isso concluímos que ao menos por enquanto o povo das exatas é maioria no CC.  ::)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 30 de Outubro de 2007, 23:35:15 »
Mais um voto para as exatas!  :hihi:
Exatas domina. :D

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #99 Online: 31 de Outubro de 2007, 00:01:56 »
:hihi: E com isso concluímos que ao menos por enquanto o povo das exatas é maioria no CC.  ::)

Não não...pode parar. Se tu fizer as contas, vai ver que 5 votaram em desocupados, o que nos leva a crer, que todos os de humanas, o são. :P

E ainda falta o voto do que votou no "das nenhuma acima", o que com certeza, é de humanas.

Por isso, há um empate. :lol:
« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 00:05:54 por Raphael »
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!