Vivi e visitei muitos países, pobres e ricos,morei no Brasil e estou aqui novamente passeando.Tudo o que vi e vivi me dão base pra comparar.Até países pobres como Tailândia e Indonésia são melhores e mais seguros que o Brasil.O Bradesco tem o maior lucro na história do país, enquanto a seca continua matando de fome no nordeste....... É a mesma coisa desde sempre... A mesma corrupção, o mesmo povo querendo bancar o esperto.
Subjetividade é tudo.
Trabalho com gente que morre de saudades da Ditadura, dizendo que naquela época os militares sabiam cuidar do problema da violência, que não tinha tanta decadência moral, que não tinha corrupção e que a economia não estava estagnada e os salários viviam aumentando.
Curiosamente, são as mesmas pessoas que reclamam dos pobres manipulados por meio do Bolsa-Família votando no Lula.
Realmente, subjetividade é tudo.
Pelo menos para mim, que vivo aqui, o país melhorou, e não foi pouco, nesses 10 anos.
E penso que temos tudo para melhorar ainda mais.
Você sabe, eu tenho emoções muito conflitantes a esse respeito. Melhoramos muito nos últimos 10 anos, sem dúvida, mas quando eu penso no tanto que
poderíamos ter avançado e ficamos parados por causa de burocracia, corrupção e quetais (para não falar em pura e simples burrice), não posso deixar de dar um pouco de razão ao Tenno. Por mais que ache que ele exagere no tom da crítica

O que eu acho é o seguinte: não é porque o nosso pedaço de chão (seja ele qual for) é bom ou ruim que temos ou não o direito de criticar o país alheio. Nós
sempre temos o direito de fazer crítica ao que quisermos; e se for bem embasada, melhor ainda. Cabe à outra parte ouvir para concordar ou discordar e debater. Negar isso é falácia
tu quoque.
Quanto à Venezuela, se a população aprovar as mudanças no referendo popular marcado para dezembro, não vejo porque a comunidade internacional criar caso.
Depende do que se tntende por criar caso. Eu, por exemplo, vou lamentar muito. Mas daí a exigir que o Chavez entregue o poder? Isso é problema dos Venezuelanos.