Ao que parece vai ser mais rápido do que pensei:
http://www.estadao.com.br/internacional/not_int81415,0.htmMatéria com título...Militares da Venezuela invadem GUIANA e destróem garimpo
"...SÃO PAULO - O Ministério das Relações Exteriores da Guiana informou que tropas do país foram enviadas à fronteira ocidental nesta sexta-feira, em reação a uma suposta invasão do território do país por soldados venezuelanos. Os militares da Venezuela teriam explodido duas dragas de garimpos de ouro em um rio próximo da fronteira... ...De acordo com os militares da Guiana, as tropas da Venezuela usaram helicópteros e explosivo C-4 para destruir as dragas; ninguém teria ficado ferido no incidente, que os militares da Guiana não sabiam dizer se aconteceu no rio Wenamu, que faz a fronteira entre os dois países, ou no rio Cuyuni, em território da Guiana.
O ministro das Relações Exteriores da Guiana, Rudy Insanally, convocou o embaixador venezuelano na capital, Georgetown, Dario Morandy, para dar explicações sobre o incidente. Funcionários do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela disseram que não havia nenhum comunicado oficial a divulgar sobre o assunto.
No ano passado, um soldado da Guarda Nacional da Venezuela matou a tiros um garimpeiro guianense no lado da fronteira pertencente à Guiana. Ninguém chegou a ser preso depois desse incidente. As informações são da Associated Press, citada pela Dow Jones.
http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac76348,0.htm""De olho em Chávez, militares da Amazônia vão treinar no Haiti
Exército mandará pela primeira vez no próximo ano tropas de selva para a missão de paz da ONU no Caribe... ...A decisão de enviar uma tropa de selva para um ambiente urbano na capital haitiana, Porto Príncipe, pode parecer estranha, mas decorre da preocupação de que os militares da fronteira tenham treinamento de combate real.
A região amazônica tem 2.200 quilômetros de divisa com a Venezuela e outros 1.605 quilômetros com a Guiana, cuja parte do território rica em minérios, o Essequibo, é reivindicada pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez..."