Hmm... Meio off-topic: alguem aqui conhece o pensamento dos liberais (ou dos libertários mesmo) acerca da Tragédia dos Comuns? [1]
Da forma como entendi, ela parece indicar que agentes que atuam com estratégias visando apenas a maximização do seu benefício acabam consumindo os recursos comuns de forma que o benefício do grupo seja menor do que o ótimo. Parece um bom argumento contra o anarco-capitalismo.
Eu acho que numa forma de ("não-") governo mais libertária, as pessoas não precisariam seguir literalmente as coisas dessas definições dicionáricas, poderiam ser mais "gente", mesmo, tal como no capitalismo as pessoas não põem "o capital antes das pessoas", vendendo a mãe, o pai e os irmãos, etc. Assim, se há a possibilidade da tragédia dos comuns, ela pode ser prevista e as pessoas entrarem num acordo que favoreça a todos; não há a necessidade de um governo para que isso ocorra, nem a garantia de que um governo seria capaz de resolver isso efetivamente.
Quanto aos libertários, penso que o sentimento que os une é o egoismo. Por isso não consigo evitar uma
certa repulsa natural aos seus defensores (com o devido respeito aos foristas que assim se identificam).
Eu já tenho a impressão oposta. Acho que são mais altruístas, pois não há altruísmo forçado - que não é necessariamente altruísmo, uma vez que dentre os beneficiários pode estar "eu".
Achei esse texto interessante:
"The poor would have more in a libertarian society"Alguns pontos:
- algumas mulheres/adolescentes engravidam para receber ajuda do governo;
- quando o governo de Ohio colocou como parte do requerimento para receber ajuda que as pessoas trabalhassem, 40% delas decidiram que não precisavam mais de ajuda alguma;
- no Oregon, o governo iria subsidiar empregadores que contratassem pessoas recebendo ajuda do governo, e então 80% das pessoas sob ajuda arranjaram empregos não-subsidiados;
- quando Winsconsin colocou como requerimento que as pessoas sob ajuda procurassem trabalho ou treinamento profissional, as pessoas recebendo ajuda diminuíram em 55%, enquanto no resto do país, aumentaram em 16%;
- É estimado que a troca da ajuda governamental pela privada
quadruplicaria os recursos disponíveis aos pobres;
- calculando apenas o trabalho voluntário com base no salário mínimo, esse é maior do que a receita da ajuda governamental - e as pessoas contribuem tanto, apesar de ao mesmo tempo serem forçados a pagar impostos para a ajuda governamental;
- regulamentações governamentais diversas sobre empreendedorismo, mercado e habitação dificultam, não ajudam, aos pobres trabalharem e terem moradia;
Etc.
Acho que eles não levaram em consideração a massa de desempregados que resultaria da diminuição do governo e toda sua burocracia, de qualquer forma.