Autor Tópico: Ao custo de uma bala  (Lida 3958 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
Ao custo de uma bala
« Online: 24 de Novembro de 2007, 10:00:30 »
Presídios do país são incapazes de isolar Beira-Mar

Plantão | Publicada em 23/11/2007 às 22h23m
Reuters/Brasil Online

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Não há regime ou sistema prisional no BrAsil capaz de impedir que o megatraficante Fernandinho Beira-Mar continue mantendo contato com o mundo externo e comandando a sua organização criminosa de dentro da cadeia. A avaliação é do próprio secretario nacional de Segurança Pública, Antonio Carlos Biscaia.

"Ele montou uma organização incrível e incontrolável", afirmou Biscaia em entrevista à Reuters nesta sexta-feira. Nesta semana, a Polícia Federal prendeu 11 pessoas ligadas à quadrilha do traficante nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A mulher de Beira-Mar, Jaqueline Alcântara de Morais, também foi presa na operação e, na casa dela, foram apreendidos 200 mil dólares em espécie, além de jóias, documentos e computadores.

Ela é apontada pela PF como a segunda pessoa mais importante da quadrilha comandada por Beira-Mar da penitenciária de segurança máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Segundo Biscaia, o traficante está incluído no regime disciplinar diferenciado (RDD) que o obriga a ficar isolado durante 20 horas ao dia e sem contato com nenhum outro preso.

"Não há como impedir que ele tenha contato com familiares, amigos e advogados que atuam como pombo correio dele. Alguns estão morando na cidade dos presídios onde ele fica preso para facilitar o contato", afirmou Biscaia.

"A lei faculta a ele o direito de receber essas visitas e não temos como impedir. A Justiça não nos daria essa concessão", acrescentou.

Apesar do isolamento, Beira-Mar usa, segundo o secretário, técnicas para tentar intimidar e pressionar os agentes penitenciários que trabalham no presídio. "Outro dia um agente me contou que o Beira-Mar virou para ele e disse: 'muito bonita a moça loira com a qual você estava no shopping em Foz do Iguaçu, no dia tal e na hora tal'. Ele joga pesado", declarou.

"Outro dia no banho de sol ele ofereceu ajuda e auxílio a família de um preso de Campo Grande. Assim ele vai construindo uma rede de confiança e atuação", acrescentou o secretário.

Ele descartou a possibilidade de a estratégia de Beira-Mar facilitar a comunicação do traficante com o meio externo. "Não acredito que isso possa ocorrer lá. São profissionais sérios, concursados e bem remunerados", destacou.

Segundo ele. o salário médio de um agente penitenciário federal é de cerca de 4 mil reais, ao passo que os profissionais estaduais recebem cerca de 800 reais.

"Se não for em presidio federal, não tem como controlar o mínimo possível. Às vezes nem e por má fé, mas o agente fica acuado e se sente intimidado", disse.

O secretário avaliou ser pouco provável que a transferência do traficante para um outro país seja autorizada pela Justiça brasileira.

"Sempre vai ter um magistrado na defesa dos direitos dos presos", avaliou.

O secretário considera Beira-Mar um traficante irrecuperável e irresocializável. Além de defender a segregação do bandido em penitenciárias de segurança máxima, o secretário também se declara favorável ao fim das vítimas íntimas para o traficante.

"Lá fora (no exterior) não tem isso. Quando defendo isso aqui, só faltam me matar, mas se ele é irrecuperável, por que dar vantagens? As visitas intimas estão sendo usadas também para articular a organização criminosa", finalizou.
Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/11/23/327299782.asp

Tenho uma solução para o caso do Fernandinho Beira-Mar ao custo de uma bala...
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ao custo de uma bala
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2007, 10:41:27 »
O que isso resolveria?  Duvido que ele em si seja tão insubstituível para essa estrutura criminosa.  Se ele morrer, algum outro assume o mesmo papel.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:01:40 »
Se ele não fosse insubstituível outro já estaria no seu lugar, uma vez que toda a organização se movimenta em função dele.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:03:38 »
Se ele não fosse insubstituível outro já estaria no seu lugar, uma vez que toda a organização se movimenta em função dele.

Pra que substituir se ele ainda cumpre o papel quelhe é cabido?

Evocê acha mesmo que o tráfico vai acabar se apenas um homem morrer?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:05:16 »
O tráfico não, mas a organização do Fernandinho Beira-Mar vai.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:12:34 »

E para onde vão todos os homens que trabalham para ele?Vão arrumar empregos honestos e pagar impostos?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:39:15 »
Ir para a cadeia? Não, isso seria demais por aqui! Não importa. Falamos de crime organizado. Organiza-se qualquer coisa para melhorar a "eficiência". O crime ficaria bem menos "eficiente". Acho que são duas linhas de atuação: a do desmonte das organizações e a do combate do criminosos comuns - para estes últimos eu proponho cadeia; a bala eu reservo para os criminosos especiais.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:40:21 »

E para onde vão todos os homens que trabalham para ele?Vão arrumar empregos honestos e pagar impostos?

Com o Fernandinho Beira Rio. :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:51:28 »
FBM é apenas o líder.  A organização é gerenciada por ele, mas não se sustenta na existência dele.

Até porque crime é crime.  Acontece basicamente por falta de uma estrutura social adequada.  Matar o FBM não criaria essa estrutura, muito menos de uma hora para a outra.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2007, 12:10:47 »
Para mim liderança é tudo. A massa segue atrás...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2007, 12:21:35 »
Duvido que o FBM já não tenha seu sucessor definido. Poderia acontecer de alguém com uma alta posição hierárquica do grupo descordar e haver uma divisão, o que talvez só iria piorar a situação.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2007, 12:23:06 »

E você realmente acredita quem em organizações deste tipo não existem outros prontos (ou desejando até) assumir a liderança caso o atual líder morra?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2007, 12:24:46 »

Mas você por acaso acha que não há substituto provável para o Fernandinho?

Aliás, mesmo que não haja - suponhamos que ele seja indispensável para manter a unidade de sua organização.  Sem ele o que poderia acontecer?  No máximo uma dispersão em organizações menores que não cooperam entre si.   Quem sabe isso seria até pior, poderia levar a uma guerra de quadrilhas.  O que não acho que vai acontecer é uma tendência significativa desse pessoal a procurar trabalho mais honesto.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2007, 12:43:18 »
Pelo que o FBM tem demonstrado não terá substituto à altura.

De fato, poderia ficar pior, pois o FBM chama toda a atenção para si. Mas eu acho que o crime desorganizado é mais fácil de combater e que a violência e morte que causam estão a um grau muito menor.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:04:24 »
Tá, resolver o problema do Beira Mar com uma bala é barato e não tão eficiente. Mas se outros surgirem no lugar dele, lembrem-se que balas continuam sendo baratas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:07:02 »
Aham, "acho" que balas também são baratas para o pessoal do morro, sabem?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:11:14 »
Aham, "acho" que balas também são baratas para o pessoal do morro, sabem?
Eles não hesitam em usá-las.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #17 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:13:04 »
Que pessoal do morro? Devem ser os marginais porque a gente que é maioria lá não pensa em usá-las nunca.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #18 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:35:53 »

E você realmente acredita quem em organizações deste tipo não existem outros prontos (ou desejando até) assumir a liderança caso o atual líder morra?

Dividir para conquistar você acha errado?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:40:45 »

Dividir para conquistar você acha errado?

Não acho que seja uma questão de dividir para conquistar.

É que dada a própria dinâmica deste tipo de grupo líderes devem se formar rapidamente quando o atual líder morre, isso quando o líder atual não é morto por um integrante em ascensão no grupo.

E no caso de uma divisão, uma guerra entre facções poderia acabar envolvendo inocentes no caminho e se é para desmontar, que se identifique toda a organização e corte a cabeça de uma vez.

Uma comparação que talvez possa ajudar a explicar como vejo a questão :

Um organização dessas seria como uma hidra da mitologia, com muitas cabeças e se você corta uma nasce outra no lugar, você tem que acabar com todas ou acertar na base (onde nascem as cabeças, seria o nível intermediário antes do líder atual) de uma vez só e forte, para encerrar a organização.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:48:52 »
Organizações criminosas se formam porque a perspectiva de participar delas é mais atraente do que as alternativas (para certos grupos demográficos).

Matar os líderes não põe em risco sua existência, como é bem ilustrado por sua própria história.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Novembro de 2007, 14:41:44 »
Poderiam tortura-lo até conseguir a informação que precisam... Mata-lo seria um desperdício, ele tem contatos e tal.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Novembro de 2007, 15:46:22 »
Tenho uma solução para o caso do Fernandinho Beira-Mar ao custo de uma bala...

Apologia ao crime.

Tá, resolver o problema do Beira Mar com uma bala é barato e não tão eficiente. Mas se outros surgirem no lugar dele, lembrem-se que balas continuam sendo baratas.

Apologia ao crime.

Poderiam tortura-lo até conseguir a informação que precisam...

Apologia ao crime.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Novembro de 2007, 16:07:14 »
Apologia ao crime.
Que crime? Fazer do mundo um lugar um pouquinho melhor para se viver?

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Novembro de 2007, 16:09:00 »
Que crime?

Homicídio e tortura.

Fazer do mundo um lugar um pouquinho melhor para se viver?

Dificilmente eu acho que o caminho pra isso são o homicídio e a tortura.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!