Autor Tópico: Vegetarianismo seria uma postura ética com os outros animais?  (Lida 8086 vezes)

Offline forced_existence

• Nível 10
  • *
  • homini est virtutem habere aliud umbram sequi
Vegetarianismo seria uma postura ética com os outros animais?
« Online: 29 de Novembro de 2007, 01:05:50 »
 Sempre que existe debate em torno de ser ou não vegetariano, surge como um dos argumentos mais fervorosos é de que somos seres racionais e que temos padrões morais e que por termos uma onduta moral, não devemos matar os animais. Dá impressão de que nós que não recorremos à dieta vegetariana ou dos lactovegetarianos, depredamos o outro lado do mundo animal. Somos assassinos por instinto. É essa impressão que é deixada nas 'pessoas-viva-a-natureza' ou vegetarianas.
 Se afirmarmos de que somos animais e que 'precisamos atacar o mundo' para sobreviver, acho de uma imprecisão incrível. Sempre que se decorre no debate envolvendo aspectos do relacionamento homem-mundo, é dado como resposta de que estamos nos igualando a animais irracionais e/ou insensíveis.
 Tanto os que conscientemente defendem que um ser humano não deve tirar a vida de outrem quanto os defensores de que somos todos animais, deve-se lembrar que há chimpanzés que formam suas sociedades e que existem assassinatos entre eles. Neste ponto justificaria dizer que sendo animais, nos é igualmente permitido matar. Sabemos que matar não é bom. Preservar a vida é um consenso e valor universais e que não se deve causar sofrimento aos 'seres viventes'. Quer dizer, somos animais e não deixaremos de ser se comermos somente frutas, legumes, cereais e vegetais. Também vivemos em sociedade e ocorre assassinatos entre os homens e não existe correlação entre homicídio e a dieta do homicida.
 Certo que no quesito instinto de sobrevivência, temos um aparelho muito semelhante aos animais, que chamo de inferiores por não possuírem consciência de si entre outras coisas. Este aparelho a que me refiro, o de instinto de sobrevivência, é comum a vários outras espécies de animais incluindo os cordatas aos quais pertencemos.
 Somente neste degrau, o de sermos cordata, já nos é possível dizer que somos 'superiores' assim como superiores também são, de uma maneira geral os cães aos ratos, os golfinhos às sardinhas. Temos portanto algo além deste aparelho cerebral suficiente e necessário para a reprodução e sobrevivência somente. Usando este raciocínio podemos dizer que fazemos o mesmo que fazem os leopardos e tigres para matar a fome: Rasgamos a presa em pedaços e comemos até suas vísceras. Por termos um aparelho neural capaz de fazer com que ao defrontarmos com a realidade que nos cerca, inferimos nesta realidade e tentamos compreendê-la. Podemos também determinar quem vive ou quem morre para suprir as necessidades de outros animais que estão acima de toda cadeia alimentar que somos nós, humanos. Advindo desta capacidade para formar raciocínios, é que também podemos selecionar os melhores nutrientes de origem animal, evitando a matança desnecessária.

Por sermos humanos sabemos como funciona este equilíbrio da cadeia e decidimos sustentavelmente de que alguns devem morrer ou seja, não tem muita  relevância se somos ou não do mesmo grupo de animais e que pra sobrevivermos usamos as mesmas ferramentas naturais para a sobrevivência e que por fazê-la nos tornamos tão irracionais quanto. Não faz sentido. Temos consciência de que pertencemos a uma espécie, somos seres formados pela cultura e formamos valores assim como sabemos sobre o sentimento de bem e mal, bom e ruim. Quero dizer que a cultura é um fator de grande relevância que nos fazem ser humanos, ter uma consciência moral. Justamente por raciocinarmos sabemos que os animais inferiores não são pensantes e não fazem parte de nenhuma conduta ética entre seus membros para o qual um comportamento ético de condutas morais exige reciprocidade. Não há reciprocidade entre os animais irracionais.
 Porque deveria eu ser ser contra matar animais comestíveis ? Praticamente todas as pessoas necessitam ser onívoras para manterem seus organismos em perfeito estado. Há até mesmo outra incoerência de quem defende o vegetarianismo. Dizem os adeptos que matar os animais é uma falta de humanidade mas eles mesmos os vegetarianos, ao invés de adotarem animais adotem outro ser humano. Esquecem que muitos humanos têm fome e fazer escolha em sua dieta é um luxo.

Um resto azul de sono ainda me ilude, mais visível se torna o meu fantasma, turvo entre a névoa da metamorfose.
  Respiro este leve ar que sustenta o mundo, minha vida nada mais que este respiro, meu olhar nada mais do que esta procura...
  Este o mundo a que vim, de pedra e sonho..

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
Re: Vegetarianismo seria uma postura ética com os outros animais?
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2007, 02:08:43 »

Não vejo nenhuma lógica no vegetarianismo, embora não tenha nada contra os vegetarianos.

Porém, os seus argumentos são puramente antropocêntricos e carecem de argumentação mais convincente, afinal, este mesmo mecanismo intitulado instinto de sobrevivência é o que faz você pensar que é superior as outras formas de vida por ser consciente. Concorda que não é um julgamento neutro o próprio homem se definir mais importante segundo os seus próprios critérios?

Há muitas justificativas para comer carne, entre elas, "eu posso, porque não deveria?" , "é mais conveniente",  entre outras, mas também creio que não há justificativas suficientes para não ser vegetariano, é apenas uma questão de escolha.

Somos imorais quando estamos matando um animal? Esta questão depende essencialmente da moralidade vigente, de nosso acordo como civilização. O ser humano é imoral quando produz carne para comer? Ainda haverá muita discussão sobre este assunto, principalmente porque a carne perde em muito para os cereais em produtividade e pode não ser o alimento ideal dependendo do tamanho da população.

Mas admitir que por ser superior (segundo o seu ponto de vista) o homem deve comer os outros animais não é um argumento lógico nem convincente.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2007, 03:48:49 »
Citação de: forced_existence link=topic=13981.0.html#msg264240
Porque deveria eu ser ser contra matar animais comestíveis ?

O principal motivo é porque assim não se encoraja a criação de animais apenas para abatê-los.

Praticamente todas as pessoas necessitam ser onívoras para manterem seus organismos em perfeito estado.

Desculpe, mas isso simplesmente não é verdade.  A única coisa que faz falta verdadeira para um vegan típico é vitamina B12.  Para lacto-ovo-vegetarianos como eu, nem isso.

Há até mesmo outra incoerência de quem defende o vegetarianismo. Dizem os adeptos que matar os animais é uma falta de humanidade mas eles mesmos os vegetarianos, ao invés de adotarem animais adotem outro ser humano. Esquecem que muitos humanos têm fome e fazer escolha em sua dieta é um luxo.

Esquecem?  Quem?  Não me lembro de ter visto vegetariano algum sendo tão tapado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2007, 07:32:57 »
... lá vamos nós de novo...

Eu não sou vegetariano porque gosto de obter minhas proteínas animais "direto da fonte", por assim dizer. Não sou avesso a técnicas de criação menos brutais para animais, mas o fato permanece que a estrutura agrícola não é grande o bastante para suportar uma mudança generalizada de dieta.

Agora, nem por isso acho vegetarianismo absurdo. É uma escolha pessoal, e se feita com responsabilidade, muito saudável. Eu mesmo gostaria de ter uma dieta vegetariana cinco ou seis dias por semana...

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2007, 10:03:00 »
Um coisa que eu gostei do texto é um fato interessante que vem acontecendo em nossa sociedade. Atualmente é mais fácil falar e ver pessoas defendendo direitos dos animais do que direitos humanos. 

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2007, 10:13:56 »
... lá vamos nós de novo...

Eu não sou vegetariano porque gosto de obter minhas proteínas animais "direto da fonte", por assim dizer. Não sou avesso a técnicas de criação menos brutais para animais, mas o fato permanece que a estrutura agrícola não é grande o bastante para suportar uma mudança generalizada de dieta.

Agora, nem por isso acho vegetarianismo absurdo. É uma escolha pessoal, e se feita com responsabilidade, muito saudável. Eu mesmo gostaria de ter uma dieta vegetariana cinco ou seis dias por semana...

Concordo em genero, numero e grau!!! :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Suyndara

• Visitante
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2007, 11:01:35 »
Alfaces tb são amigas, oras  :P

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2007, 11:03:35 »
Um bife bem passado acompanhado com salada de alface, tomate e cebola é tudo de bom :-)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2007, 16:24:55 »
Ja pensei em ser vegetariano......Por simples empatia pelo sofrimento dos animais.mas é muito difícil manter uma dieta vegetariana , que tem que ser bem balanceada, no ritmo de vida corrido das grandes cidades, onde voce come quando da tempo e o que for mais rápido.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2007, 21:01:24 »
Vou ter uma postura ética com os animais quando eles tiverem uma postura ética comigo.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2007, 21:05:45 »
Vou ter uma postura ética com os animais quando eles tiverem uma postura ética comigo.

Hein?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2007, 21:10:40 »
Sem verde e amarelo no meu prato, por favor. :)

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2007, 21:38:30 »
...Eu mesmo gostaria de ter uma dieta vegetariana cinco ou seis dias por semana...
Ja eu gostaria de uma dieta completamente vegetariana 1/4 de dia por semana no maximo.  :hihi:

Antes os animais do que eu...  :)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2007, 21:47:52 »
La vamos nós para a eterna briga sobre a necessidade ou não de carne na alimentação.

Bom a unica coisa que a carne provém exclusivamente é o complexo B, facilmente obtido em vitaminas sintéticas.

Agora nos sobra o prazer de se comer carne, e isso é muito importante, o que deve se balisar é se isso é mais ou menos importante que o sofrimento físico imposto aos animais.

Simples questão de empatia.....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2007, 04:21:57 »
Quereu, Copelli: do que vocês estão falando? 

Que eu saiba ninguém, muito menos animais, andou propondo que humanos sejam criados para abate, então... a que vocês se referem quando pedem que animais tenham postura ética, ou que "antes eles do que eu"?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2007, 04:41:33 »
Sugiro, então, aos naturebas e vegetarianos que além de se abster de comer carne não consumam remédios, nem se submetam a procedimentos cirúrgico, pois eles usam animais como cobaias. Quando um ente querido estiver doente faça um chazinho e, para aqueles que tiverem fé, reze. Ah, para gerar energia elétrica faz-se represas que destroem os habitats dos bichos. Vivam no escuro. Enfim, àqueles profundamente éticos, a selva tá aí. Eu vou adorar visitar os novos índios, inclusive vou levar minha câmera - eu não tenho ética.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2007, 05:13:31 »
Sugiro, então, aos naturebas e vegetarianos que além de se abster de comer carne não consumam remédios, nem se submetam a procedimentos cirúrgicos, pois eles usam animais como cobaias.

Os direitos dos animais são uma consideração que merece mais atenção também no campo médico, isso está correto.  Por que você extrapola essa consideração a um ponto tão dramático, isso eu já não sei.  A pesquisa médica pode se ajustar aos direitos animais sem estagnar.

Quando um ente querido estiver doente faça um chazinho e, para aqueles que tiverem fé, reze. Ah, para gerar energia elétrica faz-se represas que destroem os habitats dos bichos. Vivam no escuro. Enfim, àqueles profundamente éticos, a selva tá aí. Eu vou adorar visitar os novos índios, inclusive vou levar minha câmera - eu não tenho ética.

Postura de vítima é algo muito besta, se me permite a palavra.

Ainda mais quanto mal tem alguma relação com o assunto.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #17 Online: 30 de Novembro de 2007, 05:20:17 »
Não posso ser vegetariana....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2007, 09:06:56 »
Os direitos dos animais são uma consideração que merece mais atenção também no campo médico, isso está correto.  Por que você extrapola essa consideração a um ponto tão dramático, isso eu já não sei.  A pesquisa médica pode se ajustar aos direitos animais sem estagnar.

Repetindo.
Atualmente é muito mais fácil falarmos de direitos dos animais do que sobre direitos humanos. É mais fácil compadecemos de pena de um boi em um curral do que de um ser humanos que passa fome a menos de 1 km de nossas casas.
Como ja foi dito lá em cima, muitos não tem o luxo de poder decidir o que será a sua dieta.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2007, 09:17:33 »

Repetindo.
Atualmente é muito mais fácil falarmos de direitos dos animais do que sobre direitos humanos. É mais fácil compadecemos de pena de um boi em um curral do que de um ser humanos que passa fome a menos de 1 km de nossas casas.
Como ja foi dito lá em cima, muitos não tem o luxo de poder decidir o que será a sua dieta.

O que isso tem a ver?

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2007, 09:20:13 »
é só uma constatação.
Temos mais pessoas defendendo os direitos do boi do que da familia que mal tem o direito de sobreviver. 

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2007, 09:26:11 »
Sugiro, então, aos naturebas e vegetarianos que além de se abster de comer carne não consumam remédios, nem se submetam a procedimentos cirúrgicos, pois eles usam animais como cobaias.

Quando um ente querido estiver doente faça um chazinho e, para aqueles que tiverem fé, reze. Ah, para gerar energia elétrica faz-se represas que destroem os habitats dos bichos. Vivam no escuro. Enfim, àqueles profundamente éticos, a selva tá aí. Eu vou adorar visitar os novos índios, inclusive vou levar minha câmera - eu não tenho ética.

Postura de vítima é algo muito besta, se me permite a palavra.

Ainda mais quanto mal tem alguma relação com o assunto.

Os direitos dos animais são uma consideração que merece mais atenção também no campo alimentício, isso está correto. Por que você extrapola essa consideração a um ponto tão dramático, isso eu já não sei.  A alimentação carnívora pode se ajustar aos direitos dos animais sem estagnar.   :hihi:

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 30 de Novembro de 2007, 09:26:11 »
é só uma constatação.
Temos mais pessoas defendendo os direitos do boi do que da familia que mal tem o direito de sobreviver. 

Baseado em que números você afirma isso?
« Última modificação: 30 de Novembro de 2007, 09:29:15 por Dbohr »

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Novembro de 2007, 09:32:15 »
E desde quando para fazer uma declaração aleatória precisa ser feito um paper científico?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 30 de Novembro de 2007, 09:35:03 »
Não sei, Darkshi.  Eu só perguntei o que a sua declaração tinha a ver com o texto meu que você citou.

Ainda não vejo relação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!