Autor Tópico: Vegetarianismo seria uma postura ética com os outros animais?  (Lida 8088 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Vegetarianismo seria uma postura ética com os outros animais?
« Resposta #50 Online: 01 de Dezembro de 2007, 17:25:52 »
Pede-se ética na criação e no abate dos animais que fazem parte das vossas dietas. Vegetarianos, em geral, preocupam-se com os produtos utilizados nas plantações (que podem ser nocivos não só a eles, como a todo mundo, direta e indiretamente, porque agrotóxicos contaminam o lençol freático e tudo o que tocam).

Do mesmo modo, hormônios podem comprometer nutritivamente a carne dos animais em que foram injetados. Morte sofrida também. Ambiente contaminado também. Ambiente limitado também.

Qual é o ponto de vocês? Vocês não estão lá criando os bichinhos...
Então o seu ponto é o de que a ética no tratamento dos animais no criadouro é dependente não do bem-estar do animal, mas da qualidade do produto que acabará chegando em nossas mesas?

Se for, então este também é o meu ponto.

Poxa....é os dois não?!  :(

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #51 Online: 01 de Dezembro de 2007, 17:35:55 »
Pede-se ética na criação e no abate dos animais que fazem parte das vossas dietas. Vegetarianos, em geral, preocupam-se com os produtos utilizados nas plantações (que podem ser nocivos não só a eles, como a todo mundo, direta e indiretamente, porque agrotóxicos contaminam o lençol freático e tudo o que tocam).

Do mesmo modo, hormônios podem comprometer nutritivamente a carne dos animais em que foram injetados. Morte sofrida também. Ambiente contaminado também. Ambiente limitado também.

Então o seu ponto é o de que a ética no tratamento dos animais no criadouro é dependente não do bem-estar do animal, mas da qualidade do produto que acabará chegando em nossas mesas?

Mas as duas coisas não são necessariamente excludentes.
A qualidade de muitos produtos finais de origem animal guarda uma relação direta com a manutenção do bem estar do animal na criação. Carne e leite não podem estar infectados o que exige manejo sanitário adeqüado, instalações apropriadas; couro deve estar livre de feridas e limpo, entre outras coisas. Todas essas exigências envolvem tomar medidas na criação que, pelo menos indiretamente, garantem algum conforto durante a vida do animal.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2007, 17:40:03 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #52 Online: 01 de Dezembro de 2007, 17:38:12 »

Poxa....é os dois não?!  :(
Não é o centro do meu ponto. A mensagem foi direcionada a quem reclama da ética no trato de animais, quando, em verdade, o máximo que o sujeito faz é ir até o açougue. Ninguém está cobrando ética de quem vai ao açougue comprar carne.

Offline Bastet

• Nível 03
  • *
« Resposta #53 Online: 02 de Dezembro de 2007, 05:30:46 »

Mas as duas coisas não são necessariamente excludentes.
A qualidade de muitos produtos finais de origem animal guarda uma relação direta com a manutenção do bem estar do animal na criação. Carne e leite não podem estar infectados o que exige manejo sanitário adeqüado, instalações apropriadas; couro deve estar livre de feridas e limpo, entre outras coisas. Todas essas exigências envolvem tomar medidas na criação que, pelo menos indiretamente, garantem algum conforto durante a vida do animal.

Na minha opinião o bem-estar animal é importante para a produção. Para que chegue ao mercado um produto de boa qualidade, e o produtor obtenha lucro, tem que haver um bom manejo durante toda a vida do animal. Se as condições básicas como conforto térmico, alimentação adequada e sanidade não forem garantidas, não haverá boa produtividade e dependendo do caso, quem cria o animal poderá ter prejuízo.

E o conceito de bem-estar com base nos conceitos da etologia é bem mais abrangente do que eu coloquei. Em uma definição mais geral, deve incluir a possibilidade do animal exercer o comportamento que teria em ambiente natural. Nos países europeus, existe uma cobrança grande nesse sentido, talvez pelo fato do consumidor ser mais exigente. Com isso, a estrutura produtiva tem que ser diferente.

Por exemplo, na suinocultura tradicional, as porcas ficam confinadas em gaiolas durante praticamente toda a vida, de modo que não possam dar uma meia volta. Em um sistema produtivo que respeite esse conceito de bem-estar, elas são deixadas nas gaiolas durante um período limitado, somente enquanto estão amamentando para não esmagarem os leitões e depois são colocadas em um ambiente em que possam se movimentar e fuçar (então o chão não pode ser totalmente cimentado). No Brasil houve um projeto de lei para que isso começasse a ocorrer, mas não foi aprovado, que eu saiba. Iria gerar grandes perdas produtivas, com toda certeza, mas a questão do bem-estar animal tem sido muito debatida. Alguns produtores já vendem carne de frango caipira, mas provavelmente por um valor maior do que o da carne de frango normal (o bem-estar animal é apenas uma das razões para esse tipo de produção).

Eu respeito a decisão de ser vegetariano por conta do bem-estar animal, mas o problema, na minha opinião, é que o ovo-lacto-vegetariano acaba consumindo produtos de animais que são mantidos em condições iguais aos que os que são criados para o consumo de carne e acabam sendo abatidos da mesma forma, ao apresentarem perda na produtividade.

Na criação de galinhas poedeiras, os machos (com exceção dos que vão para a reprodução) são descartados (assim que nascem) pois as linhagens utilizadas não apresentam um bom ganho de peso para serem utilizados para a produção de carne. As galinhas são mantidas em pequenas gaiolas, com  uma possibilidade mínima de movimentação. E o gado leiteiro também não apresenta bom ganho de peso, de modo geral, por isso os bezerros machos acabam sendo descartados, ou utilizados como vitelos. E ao ser vegan eu estaria me privando de fontes de vitamina B12 e na minha opinião a dieta se torna muito monótona, eu não consigo viver dessa forma.

Desculpem pelo tamanho do texto!!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 02 de Dezembro de 2007, 05:38:47 »
Eu respeito a decisão de ser vegetariano por conta do bem-estar animal, mas o problema, na minha opinião, é que o ovo-lacto-vegetariano acaba consumindo produtos de animais que são mantidos em condições iguais aos que os que são criados para o consumo de carne e acabam sendo abatidos da mesma forma, ao apresentarem perda na produtividade.

Queria ter acesso a dados quantitativos confiáveis; eu concordo que a dieta lacto-ovo-vegetariana também acaba por causar criação (frequentemente cruel) e abate de animais, pelo menos em condições urbanas típicas.  Mas não sei ao certo como essa demanda se compara à de uma dieta "carnívora".

Se parar de vez com a carne (ou ovos, ou laticínios) não é confortável ou mesmo possível, uma alternativa é procurar diminuir seu consumo.  Dependendo de como se consiga ovos e laticínios, passar para a dieta lacto-ovo-vegetariana pode (ou não) ser outra.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 02 de Dezembro de 2007, 05:39:24 »
A propósito, já viu nosso tópico de apresentação?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #56 Online: 02 de Dezembro de 2007, 07:47:14 »
Eu não gosto de animais, nunca tive a mínima afinidade com qualquer espécie. Tenho nojo até de bichos de estimação, qualquer um. Mas também não aprovo a tortura gratuita a animais. Acho que se pode muito bem diminuir ao Maximo o sofrimento na criação e no abate. Mas se um mínimo de sofrimento ocorrer, infelizmente para eles que estão abaixo de nós na cadeia alimentar. Pode não parecer bonito dizer isso, mas é a realidade. Nós comendo-os ou não, eles morrerão de forma cruel para virar alimento de outros predadores. A natureza é cruel, ou como diz dawkins indiferente.

E por mais que possam querer mudar isso, nós somos animais onívoros. Já imaginaram se todas as espécies começassem a adquirir apreço demasiado por outras espécies e se tornassem vegetarianas. Onde encontraríamos vegetais para todos? E como ficaria a população desses animais sem seus predadores naturais?

Só o homem mesmo para tentar mudar sua natureza. Se um dia a evolução nos levar ao vegetarianismo tudo bem. Seriamos adaptados para consumir só vegetais e isso significaria que teríamos passado por uma necessidade dessa mudança. O que não vejo no momento.

Eu não tenho nada contra quem é vegetariano por opção, mas eu não tenho a mínima vontade, e nem vejo necessidade ou possibilidade de parar de consumir carne. Nem mesmo de diminuir o consumo, pois como disse não vejo necessidade para tal.

Bem falei... falei... tanto de carne que ja me deu fome. Vou comer uns pedaços de pizza fria de calabresa de ontem... Alguém ta servido?  :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 02 de Dezembro de 2007, 08:57:53 »
E por mais que possam querer mudar isso, nós somos animais onívoros. Já imaginaram se todas as espécies começassem a adquirir apreço demasiado por outras espécies e se tornassem vegetarianas. Onde encontraríamos vegetais para todos? E como ficaria a população desses animais sem seus predadores naturais?

Está falando de outros animais?  De uma forma geral isso não é possível.  Quanto a predadores naturais e descontrole de população, esse desafio já existe por outros motivos - hoje em dia coelhos são uma praga na Austrália porque não existem raposas em quantidade significativa lá, por exemplo.  Não é um problema novo, embora, suponho, poderia em tese ser agravada por uma coqueluche de vegetarianismo.  Mas é uma possibilidade remota e distante.

Só o homem mesmo para tentar mudar sua natureza. Se um dia a evolução nos levar ao vegetarianismo tudo bem. Seriamos adaptados para consumir só vegetais e isso significaria que teríamos passado por uma necessidade dessa mudança. O que não vejo no momento.

Acontece que até onde posso ver essa de fato é a diferença preciosa entre o ser humano e os outros animais: o animal só faz o que sente ser necessário naquele momento, já o ser humano (às vezes) vai além dessas considerações imediatas, é capaz de planejar e se precaver.

Confesso que não entendo bem o que você quer dizer com isso de "nos tornarmos" vegetarianos.  O ser humano já é perfeitamente adaptado a consumir vegetais.  A capacidade de comer animais também existe e teve um papel evolutivo (atribui-se a ela o desenvolvimento do cérebro).  Mas realmente não entendo como é que uma vantagem que existiu sei lá quantas centenas de milhares de anos atrás nos tira a possibilidade (ou a conveniência) de considerar o nosso próprio impacto na ecologia futura.

Eu não tenho nada contra quem é vegetariano por opção, mas eu não tenho a mínima vontade, e nem vejo necessidade ou possibilidade de parar de consumir carne. Nem mesmo de diminuir o consumo, pois como disse não vejo necessidade para tal.

Há estudos que mostram que de um ponto de vista de desempenho, de capacidade de alimentar uma certa quantidade de pessoas, a dieta vegetariana é mais sensata.  Algo a ver com níveis trópicos, conceito que não domino. 

Como a fome já é um problema real e população humana continua a crescer, há pelo menos indícios de que considerar o vegetarianismo pode ser conveniente e até mesmo necessário.

Bem falei... falei... tanto de carne que ja me deu fome. Vou comer uns pedaços de pizza fria de calabresa de ontem... Alguém ta servido?  :D

Eu adoro calabresa, mas vou deixar para outra vez.  Beem mais adiante.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 02 de Dezembro de 2007, 18:06:54 »
hoje em dia coelhos são uma praga na Austrália porque não existem raposas em quantidade significativa lá, por exemplo.

Dantas, sem querer ser chato (mas já sendo :hihi:) eu acho que na Austrália nunca existiram raposas, por isso a simples introdução dos coelhos pelo homem foi realmente desastrosa, os predadores de lá não "deram conta", claro que também pelo fato de estarem com suas populações bem reduzidas. Mas posso estar enganado.

Eu concordo com o que já foi dito aqui, quem quiser ser vegetariano, que seja, quem quiser ser carnívoro, também.

Eu me incluo no segundo grupo, adoro um bifinho mal passado ou um belo churrasco, gosto muito mesmo de carne. Mas não sou nenhum sádico, se existem métodos de abate que causem menos dor ao animal, claro que prefiro que este método seja usado.

As criações de animais são realmente muito estressantes para eles, geralmente o espaço é muito limitado. Mas isso tem um motivo, a redução de custos. Galinhas e porcos "caipiras" tem uma "qualidade de vida" em tese melhor, mas no final saem bem mais caros. Eu até concordaria em pagar, mas o que vejo por aí é que as pessoas reclamam das condições em que estes animais são criados mas reclamam mais ainda quando o preço da carne sobe...
"Deus prefere os ateus"

Tarcísio

• Visitante

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #60 Online: 02 de Dezembro de 2007, 20:23:10 »
eu acho que na Austrália nunca existiram raposas, por isso a simples introdução dos coelhos pelo homem foi realmente desastrosa, os predadores de lá não "deram conta", claro que também pelo fato de estarem com suas populações bem reduzidas. Mas posso estar enganado.

Até onde sei é por aí mesmo.

Eu concordo com o que já foi dito aqui, quem quiser ser vegetariano, que seja, quem quiser ser carnívoro, também.

Eu me incluo no segundo grupo, adoro um bifinho mal passado ou um belo churrasco, gosto muito mesmo de carne. Mas não sou nenhum sádico, se existem métodos de abate que causem menos dor ao animal, claro que prefiro que este método seja usado.

As criações de animais são realmente muito estressantes para eles, geralmente o espaço é muito limitado. Mas isso tem um motivo, a redução de custos. Galinhas e porcos "caipiras" tem uma "qualidade de vida" em tese melhor, mas no final saem bem mais caros. Eu até concordaria em pagar, mas o que vejo por aí é que as pessoas reclamam das condições em que estes animais são criados mas reclamam mais ainda quando o preço da carne sobe...

Não vejo do que discordar.  Apenas ressalto que consumir carne não é, no fim das contas, necessário.  Não para todo mundo, pelo menos.  Eu também adoro carne, mas não acho que valha a pena consumi-la.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 02 de Dezembro de 2007, 21:30:40 »
Apesar de ser um carnívoro convicto, eu concordo que é perfeitamente possível viver sem comer carne (embora seja bem sem graça :hihi:). Mas eu respeito e compreendo a opção pelo vegetarianismo.

No final, guardadas as devidas proporções, acredito que o problema todo é o radicalismo. Religiosos radicais são chatos, vegetarianos radicais também, ateus radicais idem... cada um pode acreditar, comer ou se comportar do jeito que quiser, desde que não prejudique as outras pessoas e respeite quem pensa diferente dele.
"Deus prefere os ateus"

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #62 Online: 02 de Dezembro de 2007, 21:36:57 »
hoje em dia coelhos são uma praga na Austrália porque não existem raposas em quantidade significativa lá, por exemplo.

Dantas, sem querer ser chato (mas já sendo :hihi:) eu acho que na Austrália nunca existiram raposas, por isso a simples introdução dos coelhos pelo homem foi realmente desastrosa, os predadores de lá não "deram conta", claro que também pelo fato de estarem com suas populações bem reduzidas. Mas posso estar enganado.
Isso é verdade, por outro lado, os predadores de lá não deram conta por que foram caçados até a extinção, como o lobo da tazmânia.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 02 de Dezembro de 2007, 22:30:40 »
Isso é verdade, por outro lado, os predadores de lá não deram conta por que foram caçados até a extinção, como o lobo da tazmânia.

Thufir, é isso mesmo, eu não estava querendo passar a impressão de que os predadores australianos são incompetentes :hihi:.
"Deus prefere os ateus"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #64 Online: 02 de Dezembro de 2007, 22:50:42 »
Ah bom, eu já estava prestes a te acusar de discriminação racista contra os pobres predadores australianos... :)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 02 de Dezembro de 2007, 23:25:33 »
Dantas, nada contra os predadores australianos :hihi:, afinal controlar uma população de coelhos que se reproduzem como... coelhos :!: não deve ser nada fácil.
"Deus prefere os ateus"

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #66 Online: 02 de Dezembro de 2007, 23:56:35 »
[intrometida sem noção]

Cotas para os predadores australianos! :hmph:

[/intrometida sem noção]

Offline forced_existence

• Nível 10
  • *
  • homini est virtutem habere aliud umbram sequi
« Resposta #67 Online: 05 de Dezembro de 2007, 04:51:25 »
(...)

Eu estava achando que tinha valido a pena ler. Já que se desculpou foi por que perdi meu tempo então.
Tá desculpada.
Um resto azul de sono ainda me ilude, mais visível se torna o meu fantasma, turvo entre a névoa da metamorfose.
  Respiro este leve ar que sustenta o mundo, minha vida nada mais que este respiro, meu olhar nada mais do que esta procura...
  Este o mundo a que vim, de pedra e sonho..

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #68 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:10:17 »
eu acho que na Austrália nunca existiram raposas, por isso a simples introdução dos coelhos pelo homem foi realmente desastrosa, os predadores de lá não "deram conta", claro que também pelo fato de estarem com suas populações bem reduzidas. Mas posso estar enganado.

Até onde sei é por aí mesmo.

Não vejo do que discordar.  Apenas ressalto que consumir carne não é, no fim das contas, necessário.  Não para todo mundo, pelo menos.  Eu também adoro carne, mas não acho que valha a pena consumi-la.

Melhor vir com um colete a prova de balas quando vir aqui no sul...

Quero só ver você convencer o povo daqui que consumir carne não é necessário... Churrasco aqui é estilo de vida, filosofia e cultura.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #69 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:20:29 »

Quero só ver você convencer o povo daqui que consumir carne não é necessário... Churrasco aqui é estilo de vida, filosofia e cultura.

Gente, será que eu sou sonâmbulo e ando esmurrando comedores de carne à noite?  Do jeito que você e o Beto falam parece que eu sou algum tipo de vingador justiceiro do vegetarianismo...

Como foi que eu peguei essa fama de vegetariano "radical"?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #70 Online: 06 de Dezembro de 2007, 01:29:28 »

Gente, será que eu sou sonâmbulo e ando esmurrando comedores de carne à noite?  Do jeito que você e o Beto falam parece que eu sou algum tipo de vingador justiceiro do vegetarianismo...

KKKKK......... Seu ecochato radical preconceituoso.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #71 Online: 06 de Dezembro de 2007, 14:11:32 »
(...)
Eu estava achando que tinha valido a pena ler. Já que se desculpou foi por que perdi meu tempo então.
Tá desculpada.
Comentário mais sem propósito. Você está se profissionalizando em ser chato.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 07 de Dezembro de 2007, 08:11:08 »

A falta de carne está deixando você agressivo contra os pobres carnívoros inocentes.  :D
"Deus prefere os ateus"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #73 Online: 07 de Dezembro de 2007, 08:14:25 »

A falta de carne está deixando você agressivo contra os pobres carnívoros inocentes.  :D

O único carnívoro inocente é o carnívoro morto.  Morte aos radicais!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #74 Online: 07 de Dezembro de 2007, 11:10:35 »

O único carnívoro inocente é o carnívoro morto.  Morte aos radicais!

Viram? Essa barba do avatar aí também referenda a tese do Dantas ser, na verdade, aqueles revolucionários radicais, facínoras e intolerantes que andam com uma camiseta vermelha com a voto do Chê e não tomam banho...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!