É vegetariano quem quer. É carnívoro quem quer. O fato é que o ser humano é onívoro, isto é, tem a capacidade de retirar os nutrientes tanto de vegetais quanto de outros animais além dos minerais, claro. Acredito que esta capacidade ocorre por questão de sobrevivência. Os biólogos do fórum poderiam explicar melhor esta questão.
Animais caçam outros animais... seres humanos também caçavam (no início) até a inteligência os mostrar que podiam criar animais para o abate, o que facilitaria a vida (e como!). Isso foi um fator importante na mudança de nômades para sedentários.
Se ser vegetariano seria uma postura ética com outros animais, ser carnívoro seria uma postura anti-ética? Imoral? Não penso assim. A ética é universal, porém o que ela estuda, a moral, é variável de acordo com a sociedade em questão. Há uns tempos, na China, era comum comer fetos humanos... este ato era aprovado pela sociedade chinesa. Eles sabiam sobre ética, que o diga Confúcio, porém, pelas normas deles, comer fetos não era imoral. São pontos de vistas diferentes. Sou contra os maus-tratos a animais, portanto penso que o abate deva ser rápido (é claro que morrer com uma pancada na cabeça dói).
Temos opções para escolher, e escolhemos. Nada mais. Agora, rotular esta natureza como ética ou não, para mim, seria impróprio pelo exemplo citado acima.
Até mais.