Autor Tópico: Este é o nosso amado e querido EUA  (Lida 5651 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Este é o nosso amado e querido EUA
« Resposta #50 Online: 01 de Dezembro de 2007, 17:45:48 »
Como qualquer governo, o americano comete grandes mazelas obviamente. Mas eu estou plenamente convicto que esta nação muito mais beneficiou o mundo do que o prejudicou. Outra coisa, os EUA são a maior potência que este mundo já viu e, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. Error enormes são cometidos e foram cometidos, mas até aqui, ennhuma outra potência do passado se comportou melhor que os EUA.

A URSS, o Reino Unido, A Espanha, a França, os califados árabes, o Império Mongol, a China, Império Romano e o Império Egipcio, provalmente as nações que um dia foram a maior potência existente no mundo, não se comportaram bem em relação aos EUA.

Mais de 50% da produção científica, avanços tecnologicos, médicos, etc etc provém dos EUA. Tudo isso beneficia o planeta inteiro. Além de que, se não fossem os EUA, embora tenha agido de forma oportunista, mas nem por isso inválida, talvez hoje a Europa estivesse em situação similar a Africana, com um monte de paises pequenos, falidos e em conflito entre sí ou talvez vítimas da Rússia e o Japão fosse um império quase medieval isolado no seu arquipélago.

Amon, deixa eu ver se entendi. Americanos fazem guerras, destroem nações em prol de petróle e poder, mas mesmo assim, são legais porque produzem algo de bom pro mundo, com ciência e produtos de alta tecnologia?

Assimilar "grandes poderes e grandes responsabilidades" não signfica que uma nação tenha que fazer guerras pra dominar o planeta. Os americanos não podiam fazer isso sem guerras então?

Não Raphael. Significa só que os EUA possuem, possivelmente, mais aspectos positivos que negativos. Isso não faz deles uma nação boazinha, mas também não faz deles um bando déspostas descontrolados.
Reclama-se e fala-se mal demais deste país, entretanto, não há a contraposição do que eles fazem de bom.

Ficar reclamando dos EUA, os chamando de imperialistas malvados simplesmente é um radicalismo besta.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #51 Online: 01 de Dezembro de 2007, 17:56:43 »
Concordo com o Amon. Se vamos reconhecer a estabilidade que a existência do Saddam imprimia no oriente médio, ou pontuar as críticas à América-Latina com o grande apoio popular de pré-ditadores como Chavez, Correa e Morales, temos de dar crédito também ao fato de que apesar dos evidentes exageros bélicos da política externa dos EUA, eles são um centro irradiador de conhecimento e técnica (ainda que não o único), e por que não, de ideais também (afinal os movimentos pela independência e abolição no Brasil devem muito à influência de seus correspondentes norte-americanos).

Isso não quer dizer que as políticas norte-americanas devem ser isentas de críticas, mas há que se reconhecer que se os EUA têm qualquer parcela de culpa pelos males do mundo, também é responsável por grandes avanços do mesmo.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2007, 18:10:05 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:06:26 »
Alguém tinha de dizê-lo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #53 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:09:08 »
 :?
Você está sendo irônico, Dantas? Não que eu tenha achado ruim. :)
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:14:56 »
(afinal os movimentos pela independência e abolição no Brasil devem muito à influência de seus correspondentes norte-americanos).

... que os herdaram dos franceses..., que os herdaram dos.........
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:16:32 »
Ironia nenhuma, Thufir. 

Embora eu tenha muitas críticas aos EUA, principalmente na atual administração, eu nunca achei muito defensável a postura de endemoniá-los como é moda aqui no Brasil.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #56 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:21:02 »
(afinal os movimentos pela independência e abolição no Brasil devem muito à influência de seus correspondentes norte-americanos).

... que os herdaram dos franceses..., que os herdaram dos.........
Sim, claro. Mas não deixa de ser verdade que os norte-americanos aperfeiçoaram e divulgaram nas américas muito do que herdaram dos franceses, quando podiam simplesmente tê-lo ignorado em face da dominação inglesa em vez de lutar por esses ideais.

Não que os EUA ainda sejam assim, ou que isso defenda-os frente seus absurdos bélicos, mas como eu disse se vamos excusar com base em argumentos compensatórios as venezuelas e iraques com seus chavez e saddans, por que não tratar os EUA da mesma maneira?

Ironia nenhuma, Thufir. 

Embora eu tenha muitas críticas aos EUA, principalmente na atual administração, eu nunca achei muito defensável a postura de endemoniá-los como é moda aqui no Brasil.
Ah, tá certo  :) !
É que sou meio aspie, às vezes tenho dificuldade de interpretar intenções...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:24:47 »
A única reserva que faço aos EUA é a excessiva intromissão nos assuntos internos de outros países por todo o planeta.
E isso semeia o ódio, obviamente. Nenhum povo se sente confortável com tropas estrangeiras em seu território.

E essa política pode acabar por exaurir seu poderio. Os custos bélicos representam uma sangria que cedo ou tarde pode se tornar irresistível.
"Por quê?"

Chaves

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #58 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:32:20 »
A única reserva que faço aos EUA é a excessiva intromissão nos assuntos internos de outros países por todo o planeta.
E isso semeia o ódio, obviamente. Nenhum povo se sente confortável com tropas estrangeiras em seu território.

E essa política pode acabar por exaurir seu poderio. Os custos bélicos representam uma sangria que cedo ou tarde pode se tornar irresistível.
Sem dúvida HSette, inclusive por que suponho que esses gastos bélicos devem formar boa parte da imensa dívida pública norte-americana.

E acho que você colocou muito bem o adjetivo "excessiva" antes de intromissão. Posso estar profundamente enganado, mas numa certa medida, a excessiva omissão da Liga das nações, principalmente da Europa foi responsável pela ascensão do fascismo nos anos 30 e 40 do século XX.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #59 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:43:11 »
Aliás,  HSette, aproveitando o assunto do tópico, me tira uma dúvida, por favor:
 :umm: O seu nick é uma referência geopolítica à "2001 - uma odisséia no espaço"? :|

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:56:13 »
Aliás,  HSette, aproveitando o assunto do tópico, me tira uma dúvida, por favor:
 :umm: O seu nick é uma referência geopolítica à "2001 - uma odisséia no espaço"? :|

Nunca tinha pensado nisso! Boa idéia. :-)

Mas na verdade é a inicial do nome + o sobrenome Sette.
"Por quê?"

Chaves

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #61 Online: 01 de Dezembro de 2007, 18:58:21 »
Valeu HSette  :ok: , essa é uma dúvida que me assombrava desde os tempos do sulista no fórum do projeto Ockham...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 01 de Dezembro de 2007, 19:00:37 »
Valeu HSette  :ok: , essa é uma dúvida que me assombrva desde os tempos do sulista no fórum do projeto Ockham...

Grande sulista.  :histeria:

Pagava pra ver ele aparecer por aqui.
Ia ter gente aqui arrancando os cabelos de raiva.  :biglol:
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 01 de Dezembro de 2007, 19:05:37 »
Agora que eu lembrei. O Sulista já esteve aqui.

../forum/topic=7174.0.html

Muito engraçado. :-)
"Por quê?"

Chaves

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 02 de Dezembro de 2007, 14:18:30 »
Muitas vezes se confunde o atual governo americano com os EUA em si. Tudo bem, ninguém aqui vai afirmar que os americanos são perfeitos, eles tem MUITOS defeitos sim, e sua política militarista causa um antagonismo muito grande em outros países.

Mas como nação temos que reconhecer que os EUA são realmente admiráveis, pela democracia, avanços tecnológicos e pesquisa científica, etc.

Bom seria se não tivéssemos que ter uma superpotência, que todos os países do mundo vivessem em paz e harmonia. Aliás, melhor ainda se nem existissem países, mas apenas uma comunidade mundial sem disputas muitas vezes tribais com um verniz "século 21".

Mas já como isso é uma utopia, eu estou muito contente que a superpotência seja os EUA... ou alguém acha que se fosse a URSS, China, ou a festejada  (pela esquerda da américa latina) Cuba, estaríamos em melhor situação? E se fosse o Irã? Arábia Saudita, Líbia?

Os americanos fazem muita merda, é verdade, mas pesando seus prós e contras, eu não negaria que eles trazem mais benefícios do que malefícios ao mundo. A balança está pendendo contra eles atualmente por causa do IMBECIL do GWB, mas eles podem ser recuperar. Aliás, se for pra falar de presidente ruim, nós também temos um belo telhado de vidro :nojo:...

"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!