Pra mim este comércio seria extremamente anti-ético e degradante. Olhando do ponto de vista de quem pode comprar, as vantagens são evidentes. Olhando do ponto de vista de quem venderia, seria mais alguns golpes de picareta para aumentar o abismo extremo e desumano entre ricos ou mesmo "remediados" e miseráveis.
Eu não consigo imaginar ninguém que queira em sã consciência vender um rim ou mesmo sangue, a não ser que esteja em extrema penúria. Aliás, pode até ser que a ganância de alguns chegue a este ponto, mas na minha opinião a grande maioria dos "vendedores" seria de pessoas desesperadas e miseráveis.
Acho uma extrema falta de solidariedade o cara comprar parte do corpo de outra, é a definitiva mercantilização da vida e do ser humano. O comércio seria incontrolável, formaríamos em pouquíssimo tempo um mercado negro abastecido por pessoas miseráveis, na "melhor" das hipóteses, e por assassinatos, na pior delas.
Eu, sem demagogia nenhuma, não me sentiria nem um pouco bem comprando um rim de uma pessoa que eu sei que só me vendeu porque está tão desesperado a ponto de vender partes do próprio corpo. Sei muito bem que, se estivesse dependendo de hemodiálises, a tentação de comprar seria enorme, ao ponto de abrir mão deste princípio. Por isso mesmo, nem quero ter este tipo de opção, e não concordo de forma alguma que seja uma coisa normal a venda de sangue ou órgãos.