Autor Tópico: Comércio de sangue e órgãos  (Lida 5906 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Comércio de sangue e órgãos
« Resposta #50 Online: 05 de Dezembro de 2007, 02:11:56 »
Tem tanta falta de sangue assim que justifique o pagamento por doações?E nesse caso não seria muito melhor uma campanha de concientização para doações voluntárias?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #51 Online: 06 de Dezembro de 2007, 07:47:44 »
Campanhas todo ano tem.

Quando o cara tem uma esposa, um filho, um pai precisando de sangue, o hospital o orienta a repor as bolas que vai gastar pedindo doações com seus amigos, parentes, etc e em geral isto funciona. Mas tem quem prefere pagar para uma turma se apresentar.

Doadores regulares são raros, com exceção da PM e dos soldados, que são recrutados meio que na marra.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 07 de Dezembro de 2007, 08:30:50 »
Eu queria ser um doador regular, mas como já tive hepatite, não posso. Aliás, alguém sabe por que isso? O vírus da hepatite permanece no sangue mesmo anos depois de curada a doença?
"Deus prefere os ateus"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #53 Online: 07 de Dezembro de 2007, 14:59:56 »
Me parece que pelo risco de contaminação (você estaria imune mas outra pessoa não), e inclusive se não me engano você pode soltar células contaminadas e vírus na corrente sanguínea por um bom tempo (elas ficam no pâncreas ou no fígado mesmo, 'congeladas' junto com glóbulos brancos, mas que poderiam voltar na corrente sanguínea a qualquer momento).

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Rhyan

• Visitante
« Resposta #54 Online: 08 de Dezembro de 2007, 21:24:06 »
Também tive hepatite, não posso doar.

Sempre ouço na tv que falta sangue.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #55 Online: 08 de Dezembro de 2007, 22:49:21 »
Teoricamente seria porque "incentivaria" atos que prejudiquem terceiros, no caso, seqüestros para retiragem de órgãos.
Infelizmente, parece que não tem dado resultado. Na verdade, parece que legalizar reduziria muita mais isso do que proibir.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 14:21:23 »
Existe algum motivo plausível para não ser permitido o comércio de sangue e órgãos? Não consigo pensar em nenhum.

O sequestro de pesssoas, serve?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Rhyan

• Visitante
« Resposta #57 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 14:53:44 »
Mas só poderia vender orgãos que sejam os seus.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2008, 19:14:43 por Rhyan »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 15:12:51 »
Hãm? :|

Rhyan

• Visitante
« Resposta #59 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 19:14:23 »
Nossa, escrevi nada com nada... vou editar.

Você só poderia vender seus próprios orgãos, ou os de um aparente falecido.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 19:16:53 »
Ahhh... ai tudo bem. Depois respondo.

Temma

• Visitante
« Resposta #61 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 09:50:22 »
se fosse permitido o comércio de sangue, a quanto ficaria cotado o sangue O-? Imagino que um sangue raro como esse ficaria ainda mais inacessível, pois a doação voluntária seria preterida em vista dos ganhos com a venda de sangue.

pagar por doações de sangue como uma forma de incentivo eu até concordo, mas feita pelo Estado apenas(e com um rigoroso controle sobre as doações), e de forma que esse sangue esteja acessível a qualquer um, indepentente das condições financeiras. mas tornar isso uma mercadoria que possa ser revendida, com "agenciadores", gente que estocaria sangue para obter lucros, ou que se voltaria a um mercado externo mais lucrativo, preterindo a demanda interna. tsc, só pode ser piada.

Começa uma guerra. os investidores correm, o preço do sangue dispara! Um breve comentário sobre o mercado de nosso analista econômico:

-Não é uma boa hora para se sofrer acidentes.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 11:16:47 »
se fosse permitido o comércio de sangue, a quanto ficaria cotado o sangue O-? Imagino que um sangue raro como esse ficaria ainda mais inacessível, pois a doação voluntária seria preterida em vista dos ganhos com a venda de sangue.
não tenho tanta certeza. se qualquer tipo de sangue chegasse a um preço proibitivo isso só daria mais incentivo para que as pessoas doassem, na medida em que receberiam mais dinheiro pelo sangue doado. é razoável supor que o estoque de sangue aumentaria exponencialmente, o que jogaria o preço do sangue pra baixo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Temma

• Visitante
« Resposta #63 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:25:25 »
não tenho tanta certeza. se qualquer tipo de sangue chegasse a um preço proibitivo isso só daria mais incentivo para que as pessoas doassem, na medida em que receberiam mais dinheiro pelo sangue doado. é razoável supor que o estoque de sangue aumentaria exponencialmente, o que jogaria o preço do sangue pra baixo.

bem, não sei até onde esse crescimento exponencial pode ir, ou seja, se a 'produção' sustenta a demanda, porque esse já é um sangue bem raro, juntando a isso o fato dele ser universal e de outras pessoas com O- só poderem receber esse tipo de sangue...

Pelo ponto de vista utilitarista, a idéia até que é razoável por incentivar as pessoas a doarem, mas a "intermediação" é que me parece o grande problema.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 14:49:20 »
é de se supor que o crescimento vá longe, até porque muito mais gente doa do que precisa de sangue. o que determinaria o preço do sangue a ser comprado seria o ponto em que o sangue fica tão barato que não justifica os custos operacionais e a pequena margem de lucro dos bancos de sangue, que seria próxima do custo marginal dado que houvesse uma concorrência razoável. não sei como anda a 'situação sanguínea' brasileira, mas faz sentido supor que nesse ponto haveria muito mais sangue disponível do que há atualmente.
 quanto à questão específica do sangue O-, há motivos pra pensar que não teria um custo mais caro do que os outros tipos; sendo mais caro, os receptores de outros tipos sangüíneos teriam incentivos para receber do próprio tipo, de maneira que a demanda por sangue O- não seria tão alta para fazer de seu preço algo abusivo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Danieli

• Visitante
« Resposta #65 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:11:47 »
E as plaquetas? Só eu doei plaqueta até hoje? :|
Tanta gente precisa, pena que não posso mais doar.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:16:11 »
eu nunca doei, apesar de querer. sempre esqueço. outro dia saí pra doar mas os cornos queriam cobrar estacionamento, aí voltei pra casa.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #67 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:23:53 »
E quanto ao comércio de esperma? Não vejo razão (lógica) nenhuma para a proibição...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Danieli

• Visitante
« Resposta #68 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:27:00 »
E quanto ao comércio de esperma? Não vejo razão (lógica) nenhuma para a proibição...

Estimularia a variabilidade da espécie. Era uma boa.

Danieli

• Visitante
« Resposta #69 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:28:14 »
eu nunca doei, apesar de querer. sempre esqueço. outro dia saí pra doar mas os cornos queriam cobrar estacionamento, aí voltei pra casa.

Dá frio. O sangue é reprocessado naquela centrífuga e entra geladinho no corpo e demora mais, isso é chato. :|

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:29:22 »

Estimularia a variabilidade da espécie. Era uma boa.

Ou não. As mulheres procurariam os altos, olhos claros, com título de doutorado ou com alguma formação que ela aprecie, que falem vários idiomas etc, sem histórico de doenças e tal...

Talvez melhorasse a qualidade genética.

Se alguem se interessasse pelo meu "currículo" eu não me importaria de espalhar meus genes mundo a fora hehe...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Danieli

• Visitante
« Resposta #71 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:34:22 »
Ou não. As mulheres procurariam os altos, olhos claros, com título de doutorado ou com alguma formação que ela aprecie, que falem vários idiomas etc, sem histórico de doenças e tal...

Se alguem se interessasse pelo meu "currículo" eu não me importaria de espalhar meus genes mundo a fora hehe...

Nunca pensei no currículo do futuro pai do meu futuro filho :|
Me parecia tão... Eca.
Mas me fez começar a pensar :rolleyes:
Embora meu instinto feminino diga que comprar esperma seja muito estranho se é algo que tecnicamente pode ser conseguido de maneira gratuita de por finalidades mais interessantes, mas isso não vem ao caso no tópico.  ::)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:37:15 »

Nunca pensei no currículo do futuro pai do meu futuro filho :|
Me parecia tão... Eca.
Mas me fez começar a pensar :rolleyes:
Embora meu instinto feminino diga que comprar esperma seja muito estranho se é algo que tecnicamente pode ser conseguido de maneira gratuita de por finalidades mais interessantes, mas isso não vem ao caso no tópico.  ::)

Tá, vamos supor que a mulher fosse solteira e desejasse ter um filho? Acho complicado chegar em potenciais "pais" e perguntar que tal fabricarmos um bebê?

Então ela poderia fazer inseminação artificial e escolher (comprar) num banco de espermas de acordo com o perfil que ela desejasse.   

Danieli

• Visitante
« Resposta #73 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:41:43 »
Tá, vamos supor que a mulher fosse solteira e desejasse ter um filho? Acho complicado chegar em potenciais "pais" e perguntar que tal fabricarmos um bebê?

Então ela poderia fazer inseminação artificial e escolher (comprar) num banco de espermas de acordo com o perfil que ela desejasse.   

É desta perspectiva faz bastante sentido. :ok:

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #74 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 18:07:15 »

pagar por doações de sangue como uma forma de incentivo eu até concordo, mas feita pelo Estado apenas(e com um rigoroso controle sobre as doações), e de forma que esse sangue esteja acessível a qualquer um, indepentente das condições financeiras. mas tornar isso uma mercadoria que possa ser revendida, com "agenciadores", gente que estocaria sangue para obter lucros, ou que se voltaria a um mercado externo mais lucrativo, preterindo a demanda interna. tsc, só pode ser piada.
Sim, isso é o que foi proposto. Não se poderia vender o sangue de terceiros, a transação só poderia ser feita entre as duas partes e o sangue extraído em local autorizado (além das exigências quanto à saúde do doador). Com a parte doadora tendo total liberdade na determinação do preço.

Com relação à preferência pela venda à doação, qual o problema? Eu também acho que a oferta de sangue aumentaria muito se fosse permitida a venda, mas, antes disso, não é justo que alguém possa dispor de seu próprio sangue e escolher entre vendê-lo e doá-lo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!