Mas existem mulheres que o cigarro completa o quadro.... e uma cena que desde a época que assisti e até hoje me dá o maior "tesão" é esta(...)
Quando vi o filme por segunda vez, com mais cuidado e já sabia que era um robô, entendi finalmente a beleza e inteligência dessa cena. Não sei se você captou a coisa toda dessa forma ou eu que sou assim mesmo 
Não sei se foi a mesmo feeling seu... mas parece que existia uma suspeita que Deckard também seria um replicante... e quando ele percebe que Rachael não sabe disto, percebe nela um mesmo tipo de "padrão" que nele também existia. Pelo que percebi foi o momento que Deckard se deu conta que ele próprio seria também um replicante, fazendo-o encerrar o teste apressadamente, para não descobrir mais coisas nela que levassem-no a descobrir quem ele era na verdade.
Pelo menos foi assim que interpretei a cena. 
Qual foi a sua leitura?
Bom, o livro é tão diferente que nem vale a pena comentar, mas também não fica implícito que seja um replicante. ou quando li não pude determinar isso, ora ele acha ser um robô, ora acha que não.
No filme ele faz um teste 'espacial' perguntando sobre coisas que a sua experiência de robô não conhece, para demonstrar o absurdo (se não me engano pergunta por elefantes, se tinha um em casa ou coisa assim).
O que eu interpretei é que ele ele encerra o teste quando percebe que é ela um robô, e que ele se apaixononou, fica meio brabo consigo mesmo. O legal é que ela também está apaixonada e seus sentimentos ficam 'humanos' enquanto fuma (isto é, algo belo e fútil, que vc não esperaria num robô, com aqueles estereótipos de serem perfeitos, caretas e sem emoções; ver essa mulher belíssima, fumando e se contendo, foi genial).
Mmmm.. deu vontade de ler o livro outra vez, na época estava no meio de um projeto longo numa outra cidade e algumas partes li tão rápido que nem degluti (na verdade tem muito vaivém filosófico e na época eu queria saber o final da estória).
Acho que mesmo sendo diferente o filme captou perfeitamente o 'ambiente' do livro, as ambigüidades, nossos conceitos sobre o que é falso ou verdadeiro, ... pena terem deixado esse final hollywoodiano ridículo por tanto tempo.