Autor Tópico: Leitores comentam artigo de Daniel Sottomaior  (Lida 10419 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
Leitores comentam artigo de Daniel Sottomaior
« Online: 07 de Junho de 2005, 00:32:45 »
Leitores comentam artigo ‘Unifesp abre as portas ao Criacionismo’, de Daniel Sottomaior  

Defendo criteriosamente a opinião de que a ciência, quando utilizada com sabedoria, é a ferramenta humana mais capaz de fornecer a compreensão do mundo no qual vivemos

Mensagem de Alexandre Carlos Aguiar, biólogo de Florianópolis:

A crença é nada mais do que uma forma de nos mantermos seguros quanto aos fenômenos que nos rodeiam e numa sociedade onde as mudanças são rápidas e acentuadas, os medos se disseminam.

É no fundamentalismo religioso e em suas vertentes que se aliviam o medo, acredita a maioria da população. É nos dogmas dos crentes que se dá o sentido da vida, como se propaga por aí.

Esse debate entre as proposições da Ciência e os dogmas religiosos se perpetuará "by a long long time", enquanto o homem possuir a capacidade de tentar entender o mundo que o rodeia.

Isso não começou hoje, não foi na semana passada, nem no último milênio, mas desde que começamos a possuir a aptidão de ver e compreender os fenômenos. E isso, o debate, me parece, continuará para sempre.

Sou evolucionista e ateu até meu último peptídeo, até o mais escondido dos nucleotídeos do DNA em minhas células e não me aborreço com isso! Estou convencido de minhas preferências.

Defendo criteriosamente a opinião de que a ciência, quando utilizada com sabedoria, é a ferramenta humana mais capaz de fornecer a compreensão do mundo no qual vivemos.

Os que preferem a arte, a religião, a filosofia, ou se atém ao senso comum, tem todo o direito de manter suas convicções, mas é pela ciência que temos, ao menos, o nosso conforto material.

Contudo, como educador, sigo a linha de raciocínio amplo.

Embora até possa conduzir um debate em sala de aula para o lado do pensamento científico, através de problematizações e "diálogos impertinentes", ainda assim, o espaço da educação, pretendo que seja o mais democrático possível.

Permito sim, que temas como o da religião possam ser debatidos nesse ambiente, desde que não haja catecismos.

Prefiro o método hegeliano, dos prós e contras, e tenho certeza de que, ao final, prevalecerá a razão. É bom lembrar que as pessoas, quando chegam a uma sala de aula, trazem uma bagagem de suas experiências próprias e isso não pode (nem deve!) ser quebrado por uma opinião do professor.

Porém, do ponto de vista prático, não me importo nem um pouco se a fumaça que sai do Vaticano é branca, preta, rosa ou amarela.

Se o presidente se confessou antes de tomar uma hóstia, ou se o Papa é nazista, pederasta ou conservador. Quero, honestamente, que façam aquilo que é melhor para eles.

Mas, da mesma forma que um biólogo não poderia ir a um culto religioso defender as pesquisas com células-tronco, não aceito que esses de batina invadam os laboratórios e decidam o que pesquisar ou não.

O debate sim, a intervenção jamais. Para isso existem os conselhos de ética, que já são bons o suficiente.

- Mensagem de Alexandre Nowosad, tecnologista do Inpe:

Quero parabenizar Daniel Sottomaior pelo seu respeito aos religiosos.

"Isso não é censura nem obscurantismo, somente aplicação dos critérios mais básicos de avaliação de mérito. Não haveria problema algum se o criacionista fosse palestrar em uma igreja, mas o que ele faz em uma Universidade séria?".

Sendo a Unifesp uma Universidade publica, a palestra se trata de um caso de ensino religioso em escola publica, portanto uma mistura estado-religião. Erra a Unifesp.

- Mensagem de Marcos David Muhlpointner, Biólogo:

É profundamente lamentável que um cientista se posicione de forma tão fundamentalista a favor da ciência. Pelo que se lê no texto, receio que o Sr Daniel Sottomaior nunca leu um texto criacionista.

Ou, se o fez, o fez de modo muito preconceituoso.

Se evolução é boa ciência, é ciência de qualidade, mostre-me o que aconteceu em algo inanimado (como os coacervados) para que adquirisse vida!!! Como eles adquiriram capacidade reprodutiva?

Se a evolução é ciência de boa qualidade, como se explica o fato das mutações serem, na maioria silenciosas, as responsáveis pelo surgimento de novas espécies?

Com mecanismos de reparo para correção das mutações, como elas seriam a explicação para mudanças tão radicais no código genético?

Sou biólogo e estou farto dessa onipotência arrogante dos cientistas evolucionistas. Anos e anos de pesquisa não fizeram a mente dos evolucionistas “evoluir” para o debate aberto sobre as falhas inexplicáveis dessa teoria.

Ora, se a evolução é um fato, mostre-me a sua ocorrência casual em laboratório. Mostre para a sociedade provas e evidências, não indícios, de que a evolução realmente aconteceu.

Onde já se viu, um número tão limitado de fósseis ser utilizado para a explicação da transição entre indivíduos, ou filos....

Se eu usar um número limitado de informações e resultados em minhas pesquisas, jamais serei aceito em alguma revista científica. Mas a evolução pode.

Presunçosa, arrogante e estúpida a posição de um cientista ao se fechar para o diálogo. Justo um cientista, que deve sempre estar aberto ao diálogo.

Pior ainda, conclamar outros pra que se fechem em seus mundinhos laboratoriais. Mais arrogante ainda é desqualificar um palestrante sem ouvi-lo antes (pelo menos é o que se infere do texto escrito).

É realmente muito lamentável.

- Mensagem de Enézio E. de Almeida Filho, coordenador do NBDI:

O NBDI - Núcleo Brasileiro de Design Inteligente vem a público rejeitar as ilações infundadas de Daniel Sottomaior (filósofo agnóstico) no artigo "Unifesp abre as portas ao Criacionismo" sobre a palestra "Criacionismo Científico" a ser proferida por Adauto J. B. Lourenço na Unifesp no próximo dia 7.

Sottomaior no seu artigo, que a História da Ciência vai registrar como um exemplo de 'cancela epistemológica' e de patrulhamento do livre debate de idéias na Universidade, associou aleivosa e intencionalmente a Teoria do Design Inteligente [TDI] com o criacionismo científico e o palestrante com o Movimento de Design Inteligente no Brasil.

Não somos criacionistas e nem o prof. Adauto faz parte do NBDI.

Nós teríamos o maior prazer de apresentar a suficiência epistêmica da TDI e livremente questionar a Darwin nas Universidades brasileiras, mas isso já nos foi negado em importante Universidade pública e o bom senso recomenda: é melhor que o NBDI fique à margem mas salvo dessa nova inquisição sem fogueiras.

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=28754
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Leitores comentam artigo de Daniel Sottomaior
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2005, 01:27:16 »
Até o Enézio meteu o bedelho.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2005, 01:41:50 »

Se evolução é boa ciência, é ciência de qualidade, mostre-me o que aconteceu em algo inanimado (como os coacervados) para que adquirisse vida!!! Como eles adquiriram capacidade reprodutiva?

biólogo? será? deveria então saber que a evolução não trata do início da vida.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Edson Martins Medrado

• Nível 15
  • *
Re: Re.: Leitores comentam artigo de Daniel Sottomaior
« Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2005, 14:32:01 »
Citação de: bruno

A abiogêneses é um calo no pé da T.E..Por isso a fuga!
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão que existe um tal relógio e um relojoeiro não"
Voltaire

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2005, 14:38:21 »
Citação de: Edson Martins Medrado

não senhor. a teoria da evolução (por ser científica) propõe-se a explicar o que se puder explicar. a respeito do início da vida, tudo que podemos fazer, com o que temos, são suposições. sinceramente? eu prefiro ficar na dúvida a aceitar simplesmente uma fábula que me enfiaram na cabeça quando eu era criança (uma com gente pelada e maçãs).
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2005, 14:50:34 »
Citação de: Mr.Hammond
Provem cientificamente que o homem veio do barro e a mulher da costela. Vamos lá. Eu espero.

oh aurélio... abra essa sua mente fechada e cética ranheta. isso é supra-científico, é divino. é muita prepotência que homem, criatura limitada que é, tente entender os mistérios divinos. isso não precisa de prova não, é só olhar à sua volta. você realmente acredita que isso é produto do acaso? ra ra ra

mas sério, o único tipo de interferência divina que eu acho ADMISSÍVEL alguém acreditar é o da evolução guiada. isso porque há buracos, e não há realmente como provar o contrário. é o teísta sensato, quem acredita acredita, fazer o que.
agora, a terra tem 5.000 anos? deus me livre.

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2005, 15:10:38 »
5765 para ser exato.  :twisted:
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline LorD

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2005, 15:50:10 »
A Abiogênese é uma teoria COMPLETAMENTE separada da teoria da evolução (sim, eu sei q não é uma única teoria, uso apenas o termo)?
Pergunta: além da abiogênese, quais as outras teorias científicas sobre a origem da vida?
:louva:  Worship me :louva:

Civilization Rules!

A luz tem aceleração?

• Nível 15
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2005, 17:33:22 »
Provem cientificamente que o homem veio do barro e a mulher da costela. Vamos lá. Eu espero.

Eu também , alias a humanidade está esperando uma prova da abiogêneses(a evolucionista a criacionista não).
Aguardo o tempo também.
Agora se acontecer de se CRIAR uma forma "simples" de vida em um laboratório, é ponto para a criação!! :D
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão que existe um tal relógio e um relojoeiro não"
Voltaire

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2005, 17:36:51 »
Citação de: LorD
A Abiogênese é uma teoria COMPLETAMENTE separada da teoria da evolução (sim, eu sei q não é uma única teoria, uso apenas o termo)?
Pergunta: além da abiogênese, quais as outras teorias científicas sobre a origem da vida?

A vida sempre existiu no planeta?
Se a resposta é não , dizer que a abiogênse é completamente separada da teoria da evolução é uma atrocidade!
É uma fuga obviamente!
Voltaire

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2005, 19:10:02 »

Eu também , alias a humanidade está esperando uma prova da abiogêneses(a evolucionista a criacionista não).
Aguardo o tempo também.
Agora se acontecer de se CRIAR uma forma "simples" de vida em um laboratório, é ponto para a criação!! :D
Não desconversa. Prova aí que o homem foi criado por Deus!

Dizer que o evolucionismo é falso não torna nada do criacionismo verdadeiro...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2005, 19:11:43 »

Se a resposta é não , dizer que a abiogênse é completamente separada da teoria da evolução é uma atrocidade!
É uma fuga obviamente!
Existem mais teorias. Uma delas é a de que um meteoro carregando seres unicelulares tenha nos entregado uma forma de vida de outro planeta. Obviamente convence muito pouco, mas convence mais que um Deus que surge do nada e cria os animais já prontinhos e com garantia de fábrica... ;)

• Nível 15
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2005, 19:17:09 »
Citação de: Alenônimo

É uma fuga obviamente!
Existem mais teorias. Uma delas é a de que um meteoro carregando seres unicelulares tenha nos entregado uma forma de vida de outro planeta. Obviamente convence muito pouco, mas convence mais que um Deus que surge do nada e cria os animais já prontinhos e com garantia de fábrica... ;)

Bom neste fórum aqui eu espero de tudo.
Santa,santa , santa é a T.E. aqui!
Até parece um partido político um tempinho atraz eheheh!
Voltaire

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2005, 19:27:01 »
Citação de: Alenônimo

Aguardo o tempo também.
Não desconversa. Prova aí que o homem foi criado por Deus!

Dizer que o evolucionismo é falso não torna nada do criacionismo verdadeiro...

Eu não tenho nenhuma teoria (declaração deste fórum),sou um fanático religioso defendendo um mito Judaico-Cristão, então invertidos estão os papéis correto? :D
Voltaire

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2005, 23:02:04 »

LorD, se por acaso você ver um artigo que mostre Biogênese e Evolução como sinônimos pode ter certeza que é de um criacionista e ,sendo assim, não possui nenhum valor científico.Digo isso porque ele comete o erro básico de não saber nem o que é Evolução.Evolução é nada mais do que isso: Mudança nas freqüências relativas de alelos no conjunto gênico de uma espécie..Ela começa a partir de quando um sistema orgânico possui uma estrutura capaz de se auto-replicar.Pois é aí que começa os três elementos da evolução biológica:Hereditariedade-Variabilidade-Seleção Natural.Quer a vida tenha surgido por processos espontâneos, quer por intervenção divina , o fato é que ela existe, e uma vez que existe, ela Evolui.Da mesma forma que o fato de não sabermos como "começou" a história, quais foram as primeiras tribos, qual foi o primeiro humano a usar a  a escrita, não impede que estudemos a História.Mas tudo isso não quer dizer que os cientistas fujam da questão da Origem da Vida.teorias biogênicas repetiram a experiência do tipo "Miller"de modificando-se os gases utilizados e colocando-se algumas substâncias minerais; os cientistas chegaram a obter mais de 100 tipos de “tijolos” orgânicos simples, incluindo nucleotídeos e ATP.Ou seja, os arranjos  não são aleatórios, e as propriedades químicas e físicas reduzem muito o número de combinações possíveis para se arranjar a célula.Isso desmantela aquele argumento da improbabilidade da biogênese,  porque probabilidade é calculada assim: nº de eventos desejados/ nº de eventos possíveis.Sem falar que a natureza teve um "mar" de moléculas disponíveis que não dá para entrar nesses cálculos.Também não entra no cálculo o número de planetas no Universo pode superar qualquer número astr . Obviamente, as pessoas se perguntam porque não é possível criar uma célula primitiva ainda, e é aí que entra um outro aspecto na questão da probabilidade: o tempo.Obviamente, os cientistas poderiam criar uma célula primitiva , caso mantivessem suas pesquisas por muitas e muitas décadas.O problema é que eles começam as experiências e terminam poucos anos depois.A natureza teve um luxo de possuir de 300 milhões a 1 bilhão de anos para gerar vida espontaneamente.Muitas pessoas acham que é impossível reproduzirmos tal experiência em questões de anos.Mas não duvidem do avanço científico, a maioria das pessoas não acreditava que poderíamos voar com máquinas mais pesadas que o ar há pouco mais de um século.Agora respondendo sua pergunta: uma teoria científica que explique a origem da vida precisa desse raciocínio para prosperar:NA NATUREZA UMA COISA SÓ SURGE DE ALGUMA OUTRA COISA, E PROGRESSIVAMENTE.Sendo assim, aplicando a Navalha de Occam, a criação sobrenatural da vida está em apuros,por violar as leis químicas e físicas, além de não explicar a origem do criador.Entre uma coisa improvável e outra mais improvável ainda, eu fico com a primeira.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

O Pensador

• Visitante
« Resposta #15 Online: 08 de Junho de 2005, 03:12:12 »
(Alenônimo)Existem mais teorias. Uma delas é a de que um meteoro carregando seres unicelulares tenha nos entregado uma forma de vida de outro planeta. Obviamente convence muito pouco, mas convence mais que um Deus que surge do nada e cria os animais já prontinhos e com garantia de fábrica

Mas esta teoria levanta outros questionamentos:E como teria surgido a vida neste planeta? Este planeta teria sempre existido e teria sempre abrigado vida mesmo com as evidências cosmológicas testificando contra esta pressuposiçâo?Penso que se a vida terrena procedeu de seres unicelulares entâo a abiogênese está mesmo descartada.

As condiçôes do meteoro nâo teriam sido basicamente as mesmas da terra primitiva?
Se a resposta for afirmativa,no meu entendimento, desde que uma nâo teve êxito na fabricaçâo de seres vivos a outra igualmente nâo teria tido.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Junho de 2005, 10:55:38 »
Eu fiz uma profecia que se cumpriu e nem por isso ganhei seguidores... bah

No tópico em que esta o texto do Danniel bem que eu disse: O pessoal que vai criticar este texto vai falar de tudo, MENOS de criacionismo. Vão responder sim, criticando evolução.
Dizer o que ha de errado no texto que é bom, nada.

E que continue assim. Melhor para a gente porque as criticas são todas fáceis e ingênuas.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 08 de Junho de 2005, 11:13:05 »
Citação de: O Pensador
(Alenônimo)Existem mais teorias. Uma delas é a de que um meteoro carregando seres unicelulares tenha nos entregado uma forma de vida de outro planeta. Obviamente convence muito pouco, mas convence mais que um Deus que surge do nada e cria os animais já prontinhos e com garantia de fábrica

Mas esta teoria levanta outros questionamentos:E como teria surgido a vida neste planeta? Este planeta teria sempre existido e teria sempre abrigado vida mesmo com as evidências cosmológicas testificando contra esta pressuposiçâo?Penso que se a vida terrena procedeu de seres unicelulares entâo a abiogênese está mesmo descartada.

As condiçôes do meteoro nâo teriam sido basicamente as mesmas da terra primitiva?
Se a resposta for afirmativa,no meu entendimento, desde que uma nâo teve êxito na fabricaçâo de seres vivos a outra igualmente nâo teria tido.
Por isso não é aceita. Entendeu? Mas ela tem mais lógica e possibilidade do que a criação divina... Sabe-se que é possível haver vida em outros planetas (não que eles vão vir até aqui, mas pelo número de planetas, é bem provável que existam...).

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Junho de 2005, 13:02:24 »

não senhor. a teoria da evolução (por ser científica) propõe-se a explicar o que se puder explicar. a respeito do início da vida, tudo que podemos fazer, com o que temos, são suposições. sinceramente? eu prefiro ficar na dúvida a aceitar simplesmente uma fábula que me enfiaram na cabeça quando eu era criança (uma com gente pelada e maçãs).

A abiogêneses é uma fábula enfiada na mente de adultos que querem aceita-la.
Voltaire

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Junho de 2005, 13:21:49 »

e a criação divina é o que?? :x
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

• Nível 15
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Junho de 2005, 13:29:37 »
Citação de: esperto

e a criação divina é o que?? :x

Leia a minha assinatura e raciocine por si mesmo! 8)
Voltaire

Rhyan

• Visitante
« Resposta #21 Online: 08 de Junho de 2005, 14:17:16 »
Rejeita Teorias científicas só porquê vão contra sua fé, que coisa não.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #22 Online: 08 de Junho de 2005, 14:26:04 »
Sua assinatura não condiz com a realidade, Edson... Só achei um único site que a cita e é criacionista. Porque não pega de um evolucionista? Seria até melhor pra você "zoar" com a gente...

Mas desesperados apelam pra qualquer coisa...

Termino com uma citação que é dele mesmo:

Qualquer coisa estúpida demais para se dizer é dita... Voltaire

Temos mais delas por aqui. Não sei se são todas verdadeiras, mas...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #23 Online: 11 de Junho de 2005, 01:19:00 »

:what:  :bua:  :medo:  :eba:  :cadeira:  :depre:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #24 Online: 11 de Junho de 2005, 01:21:00 »

:?:  Evolução da vida sem vida?

:o
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!