E um detalhe que muitos não percebem: para quem (ahem, eu por exemplo) que é um ávido leitor de ficção científica, Matrix parecia um prato requentado - muitas das suas ideias "inovadoras" já eram clichés 20 anos atrás. Blade Runner foi feito numa época em que todo aquele cenário noir + high tech + decadente era ainda novidade. E vale lembrar que BR não foi sucesso de público na época do lançamento.
Posso aproveitar e lhe perguntar quais livros de ficção científica você gosta, ou, melhor, que recomenda? Sou praticamente um virgem na coisa; de f.c. li apenas um livro do Asimov e dois do Stanislaw Lem. E bem, eu sou um professor de física, acho que tenho uma tendência a gostar.  Tinha na cabeça de ler algo do Philip Dick, que sempre vejo muitos elogios.
 Tinha na cabeça de ler algo do Philip Dick, que sempre vejo muitos elogios.
Bem, se você lê em inglês, então aqui vão alguns dos meus autores contemporãneos favoritos: Vernor Vinge, Alaistair Reynolds, Iain M. Banks (ele também escreve não-f.c., sob o pseudônimo de Iain Banks - sem o M 

), Charles Stross, Neal Stephenson e Greg Egan.
Um dos melhores livros de f.c. que li recentemente foi "Anathem", de Neal Stephenson. O Greg Egan eu recomendo, mas os textos dele costumam envolver conceitos de matemática avançada que são meio difícieis de entender.
Existem atualmente algumas traduções de clássicos também, como Duna e "The forever war" (esqueci o título em português). E tem também os livros do P. K. Dick, mas nem todo mundo gosta do estilo dele.