E um detalhe que muitos não percebem: para quem (ahem, eu por exemplo) que é um ávido leitor de ficção científica, Matrix parecia um prato requentado - muitas das suas ideias "inovadoras" já eram clichés 20 anos atrás. Blade Runner foi feito numa época em que todo aquele cenário noir + high tech + decadente era ainda novidade. E vale lembrar que BR não foi sucesso de público na época do lançamento.
Posso aproveitar e lhe perguntar quais livros de ficção científica você gosta, ou, melhor, que recomenda? Sou praticamente um virgem na coisa; de f.c. li apenas um livro do Asimov e dois do Stanislaw Lem. E bem, eu sou um professor de física, acho que tenho uma tendência a gostar.
Tinha na cabeça de ler algo do Philip Dick, que sempre vejo muitos elogios.
Bem, se você lê em inglês, então aqui vão alguns dos meus autores contemporãneos favoritos: Vernor Vinge, Alaistair Reynolds, Iain M. Banks (ele também escreve não-f.c., sob o pseudônimo de Iain Banks - sem o M

), Charles Stross, Neal Stephenson e Greg Egan.
Um dos melhores livros de f.c. que li recentemente foi "Anathem", de Neal Stephenson. O Greg Egan eu recomendo, mas os textos dele costumam envolver conceitos de matemática avançada que são meio difícieis de entender.
Existem atualmente algumas traduções de clássicos também, como Duna e "The forever war" (esqueci o título em português). E tem também os livros do P. K. Dick, mas nem todo mundo gosta do estilo dele.