Mais uma vez, vou colocar um tópico absurdo aqui, absurdo porque poucos vão ler e destes muito menos vão entender, julgando-o como absurdo!!!
A idéia da pergunta que fiz é a seguinte: Cadê a filosofia? - Vocês por acaso já repararam que hoje em dia a filosofia não é mais a mesma, do tempo que eu comocei a filosofar sobre as coisas, era pura filosofia, ou seja, pegar um assunto, um tema, sei lá, algo; e viajar um monte em cima, colocar o abstrato da mente trabalhar em cima, criar mil hipóteses, eliminá-las uma a uma, viajando cada vez mais fundo no tema, até chegar em uma conclusão própria e com argumento para defender a conclusão.
Hoje em dia virou moda professores do além* escreverem livros se dizendo filósofos e impondo as idéias de um grande pensador, e tentando de qualquer maneira fazer você passar a usar o ponto de vista daquele cara, por exemplo: todo ano muitos professores escrevem livros tentando "mostrar que entenderam" o ponto de vista de Nietszche sobre algum tema, e daí muitas pessoas compram esse livro e absurvem aquele mesmo ponto de vista, não criando nada a partir dele, mas acomodando essa idéia lá no fundo da memória e dizendo para si mesmos "aprendi!!!".
A questão não é umr esponder ao tópico dizendo o que filosofia significa em latim, mas sim notar a idéia que hoje em dia ninguem "perde" mais seu tempo viajando sobre alguma coisa.
Se continuarmos desse jeito, a filosofia simplesmente irá deixar de existir, pois cada vez menos pessoas pegarão um tema absurdo e "viajarão" nele demais, até tirar uma conclusão, e sim pegar um livro pronto, sobre um ponto de vista pronto e não evoluir em absolutamente nada em cima daquilo. A filosofia irá virar uma sessão da tarde, uma reprise de um filme que tooooooodos conhecem, já estão cansados de ver... mas no final das contas acabam assistindo.
Ou estou muito certo ou muito errado, mas eu acho mais saudável pegar um tema e tirar minhas próprias conclusões, assim evoluo, e não saber o que um fulado lá da p*** que p**** pensou sobre aquilo. se analizarem a filosofia como um todo ela acaba sendo pobre... então... cadê a filosofia????????????????????????????
professores do além* - digo assim aqueles professores de alguma matéria ridícula de universidade, de uma universidade lá da p*** que p****, que nunca fez nada da vida a não ser viver a rotina como um cachorro, e lá um belo dia, escreve um livro e se torna O cara.