Autor Tópico: Cadê a filosofia???????  (Lida 5113 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Cadê a filosofia???????
« Resposta #25 Online: 08 de Dezembro de 2007, 13:15:47 »
Nao sei se voce percebeu, mas eu estava sendo sarcastico nessa frase.

Entao nao podemos concordar mais.
Ambos concordamos que o texto original e' de extrema importancia mais em ocasioes mais casuiais o comentario podem ser de grande auxilio, ou apos a leitura do original.

Perfeito. Só gostaria aqui de expor minha experiência pessoal sobre o assunto. Eu sou graduando em filosofia na UNICAMP, e meus maiores interesses na área são lógica, filosofia da matemática e filosofia analítica em geral. Hoje eu recebo bolsa de iniciação científica para estudar a obra do matemático e filósofo alemão Gottlob Frege.

Antes de requisitar a bolsa, eu tomei contato com uma edição da primeira obra do Frege, Begrffschrift, cujo editor era um grande comentador de Frege. Até então, tudo o que eu sabia sobre Frege era que este foi o criador do Cálculo Quantificacional Clássico de Primeira e Segunda Ordem, mas que a notação que ele usara havia caído completamente em desuso por sua complexidade. Só um exemplo: http://aima.cs.berkeley.edu/graphics/frege.gif

Ao ler a introdução do comentador, tomei conhecimento dos objetivos de Frege com esta notação. Objetivos que só viriam a ser esclarecidos em textos e obras posteriores ao Begrffschrift. Talvez, sem este comentário, eu teria uma receptividade tão negativa à sua obra quanto alguns dos seus contemporâneos tiveram.

E ainda, o comentador alegou que um lógico polonês, Łukasiewicz, provou, em um artigo chamado "Sobre a História do Cálculo Proposicional" que o terceiro axioma de Frege seria dispensável como axioma, por ser demonstrável a partir dos dois primeiros. Até então tudo o que eu sabia do Łukasiewicz era que este havia desenvolvido a lógica trivalente. Ao encontrar o artigo em uma coletânea de textos do Łukasiewicz, deparei-me não apenas com vários resultados lógicos magníficos, mas também com ótimos textos sobre história e filosofia da lógica.

rizk

• Visitante
« Resposta #26 Online: 08 de Dezembro de 2007, 13:52:21 »
Uh, eu acho que dizer que "filosofia hoje em dia é ler resenha enquanto antigamente se 'viajava'" é um absurdo análogo ao "se não há uma intenção consciente na criação da vida, a evolução é aleatória". Ou seja, fugiram de Lógica I e estão cagando pra filosofia.

Por outro lado, esse raciocínio "filósofo é quem questiona o estabelecido" aí é uma coisa que talvez se dissesse no século XVIII - engraçado lembrar que, afinal de contas, uma das obras eróticas mais famosas e lida ainda hoje tinha o nome "Teresa filósofa", e que o Marquês de Sade ele mesmo escreveu um "filosofia na alcova", ainda mais depravado, sendo que em ambos, em algum grau, se encontra a crítica ao cristianismo e ao dogma e se associa a libertinagem ao pensamento ilustrado etc.

Hoje em dia, filosofia é uma profissão. São vários anos de faculdade, mestrado e doutorado e pós-doc, profissão essa que se realiza no magistério e a publicação. É uma coisa séria, assim como ser economista ou médico. Pretender que filosofar é "viajar" é desconsiderar o trabalho árduo de todos os profissionais da área (os de hoje e os de antes), além de, horror dos horrores, ser demodé e estar parado 300 anos no tempo.

Ou seja, FALTA ESTUDO.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Dezembro de 2007, 15:09:29 »
Certo Dante.

Mas e se o cara que publicou a resenha ou analise estive tendo um visao sobre o autor que apos voce descobriria estar "errada", voce teria absorvido informacoes especuladas por alguem, que nao vao de acordo com a obra original.

Mas no seu caso pareceu otimo, so alerto do perigo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:14:27 »
Certo Dante.

Mas e se o cara que publicou a resenha ou analise estive tendo um visao sobre o autor que apos voce descobriria estar "errada", voce teria absorvido informacoes especuladas por alguem, que nao vao de acordo com a obra original.

A vida é feita de riscos, Gancho.  Recorrer a resumos e comentários traz pelo menos dois - o de aprender aspectos novos que não estavam no texto original e o de deixar de captar aspectos originais que não sobreviveram ao viés do comentarista.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:20:14 »
Certo Dante.

A vida é feita de riscos, Gancho.  Recorrer a resumos e comentários traz pelo menos dois - o de aprender aspectos novos que não estavam no texto original e o de deixar de captar aspectos originais que não sobreviveram ao viés do comentarista.

:)
Com certeza, mas nao vamos descartar a importancia do original, certo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 08 de Dezembro de 2007, 19:07:45 »
Não vamos, de fato.  Mas não vi ninguém propor essa idéia, você viu?

Aproveitando o gancho, também não vamos descartar a importância dos comentaristas e sucessores.  Nem mesmo nas religiões que acreditam ter escrituras inerrantes deixa de ser importante tentar entender e reinterpretar a suposta doutrina divina...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Dezembro de 2007, 00:43:51 »
Vi sim Dantas :)

Quando estavam dizendo que nas escolas, nao e' necessario o uso do original, so das analizes.

Mas que bom que todos concordamos nesse ponto.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Dezembro de 2007, 22:37:07 »
Olha eu queria que o Dantas justificasse essa sua afirmação estrambótica de que catolicismo tem um significado diferente de religião, como ele é perito em religião ele dever ter uma boa justificativa.
Sobre a introdução do tópico, eu concordo com o própio Dantas, a Filosofia sempre foi repudiada pelas massas, ninguém lê Filosofia pura, digo por exemplo comprar a CRP de Imanuel kant e ler toda a obra pra tirar suas  próprias conclusões, as pessoas pensam que livros de Filosofia pura devem ser lidos só pelos filósofos, eu por exemplo sou professor de Matemática mas aqui no meu quarto eu tenho uma book case que possue mais livros de Filosofia pura do que propriamente de Matemática, eu não sou filósofo de formação e tenho prazer em estudar Filosofia pura, isto é um fato totalmente paradoxal.
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 09 de Dezembro de 2007, 22:57:11 »
Olha eu queria que o Dantas justificasse essa sua afirmação estrambótica de que catolicismo tem um significado diferente de religião, como ele é perito em religião ele dever ter uma boa justificativa.

Ei, o que eu disse foi que catolicismo e religião (como um todo) não são a mesma coisa... mas já que você perguntou, catolicismo, rigorosamente falando, poderia ser qualquer doutrina que tenha pretensões de ser universal.

Há um tendência forte a julgar outras religiões como algum tipo de "adaptação" do catolicismo (e infelizmente muitas vezes até há motivos para tal).  Esse é um equívoco que eu não quero alimentar.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Dezembro de 2007, 23:47:21 »

O alexandre, tenho gravado em video um padre catolico falando examente isso, apesar de nao ser o que o Luis quiz dizer.. Se quizer assim que eu voltar pra ai te mando.
Vai discutir com o homem de deus???

hahahahaha :)

Pior que tenho mesmo o video, gravei a uns dois ou tres anos, quando tava pequisando mais a fundo diferentes religioes.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2007, 23:50:09 por Twinning Hook »

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #35 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:45:48 »
Uh, eu acho que dizer que "filosofia hoje em dia é ler resenha enquanto antigamente se 'viajava'" é um absurdo análogo ao "se não há uma intenção consciente na criação da vida, a evolução é aleatória". Ou seja, fugiram de Lógica I e estão cagando pra filosofia.

Por outro lado, esse raciocínio "filósofo é quem questiona o estabelecido" aí é uma coisa que talvez se dissesse no século XVIII - engraçado lembrar que, afinal de contas, uma das obras eróticas mais famosas e lida ainda hoje tinha o nome "Teresa filósofa", e que o Marquês de Sade ele mesmo escreveu um "filosofia na alcova", ainda mais depravado, sendo que em ambos, em algum grau, se encontra a crítica ao cristianismo e ao dogma e se associa a libertinagem ao pensamento ilustrado etc.

Hoje em dia, filosofia é uma profissão. São vários anos de faculdade, mestrado e doutorado e pós-doc, profissão essa que se realiza no magistério e a publicação. É uma coisa séria, assim como ser economista ou médico. Pretender que filosofar é "viajar" é desconsiderar o trabalho árduo de todos os profissionais da área (os de hoje e os de antes), além de, horror dos horrores, ser demodé e estar parado 300 anos no tempo.

Ou seja, FALTA ESTUDO.

Acho que isso surgiu, em grande parte, por causa da própria filosofia.

Existe uma diferença entre aquele menino que é forçado a estudar filosofia na escola e aquele que, livremente, escolhe filosofar. Acho que se você fizer uma pesquisa nas escolas sobre as aulas de filosofia, provavelmente uma grande maioria se mostrará descontente com o fato de ter essa disciplina no currículo.

A passagem da filosofia do ensino fundamental e médio para o ensino superior e a consequente profissionalização não são nada além de consequências da própria filosofia.
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #36 Online: 10 de Dezembro de 2007, 14:54:08 »

Ou seja, FALTA ESTUDO.

Para complementar o que você disse, Rizk, de fato existiram grandes filósofos sem formação acadêmica em filosofia. Por exemplo, Gottlob Frege, pai da filosofia analítica, e Husserl, pai da fenomenologia; ambos matemáticos.
Da mesma forma, houve um jurista que era matemático amador e que fez grandes descobertas nesta área, Fermat.
O que todos estes indivíduos tem em comum (além de serem excepcionais) é que eles dialogam com todo desenvolvimento anterior na área que eles se dedicaram.
O célebre "Último Teorema de Fermat" foi exposto por este numa nota da sua tradução da obra de Diophantus, primeiro algebrista grego.
No Fundamentos da Matemática, Frege analisa, discute e critica vários concepções de outros autores sobre a ontologia dos números e a verdade matemática.

Ou seja, tanto na filosofia quanto em qualquer outra área, é um absurdo começar do zero, ignorando séculos ou milênios de conhecimento acumulado. É disto o que o autor do tópico se esquece.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #37 Online: 10 de Dezembro de 2007, 15:39:35 »
Para complementar o que você disse, Rizk, de fato existiram grandes filósofos sem formação acadêmica em filosofia. Por exemplo, Gottlob Frege, pai da filosofia analítica, e Husserl, pai da fenomenologia; ambos matemáticos.
Da mesma forma, houve um jurista que era matemático amador e que fez grandes descobertas nesta área, Fermat.
O que todos estes indivíduos tem em comum (além de serem excepcionais) é que eles dialogam com todo desenvolvimento anterior na área que eles se dedicaram.
O célebre "Último Teorema de Fermat" foi exposto por este numa nota da sua tradução da obra de Diophantus, primeiro algebrista grego.
No Fundamentos da Matemática, Frege analisa, discute e critica vários concepções de outros autores sobre a ontologia dos números e a verdade matemática.

Ou seja, tanto na filosofia quanto em qualquer outra área, é um absurdo começar do zero, ignorando séculos ou milênios de conhecimento acumulado. É disto o que o autor do tópico se esquece.

Na minha singela opinião o autor do tópico esta querendo que nós voltemos ao período da filosofia antiga donde o filosofar era praticado dialeticamente pelos gregos por meio de diálogos e argumentações orais nas praças gregas denominadas de ágoras. Você é estudante de Filosofia? Que legal, no ano que vêm eu pretendo fazer 6 matérias isoladas dessa área do conhecimento para eu me nivelar para o mestrado em Filosofia, estou terminando uma pós lato sensu em Educação matemática mas eu não quero cursar o mestrado em educação não, acho que vou me enveredar a partir do ano que vêm para a sua área amigo. Abraços!
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

rizk

• Visitante
« Resposta #38 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:01:00 »
Ah, Alexandre, nem mesmo os gregos nas Ágoras começaram do zero. Nessa vida, todo mundo está dialogando com todo mundo.

O colega criador do tópico está é com preguiça de estudar e com medo que os comentaristas sejam mais espertos que ele, isso sim. Comigo acontece o tempo todo: vou eu e tenho uma idéia brilhaaante e fantástica e, em seguida, descubro que algum daqueles franceses lá pensaram isso antes de mim, 300 anos antes de mim, muito demodé!!! :lol:

A sério, agora. Uma coisa é Filosofia A Disciplina, outra coisa é aquelas coisas muitolôcas que a gente pensa quando fuma porcaria - o que, naturalmente, não é uma crítica a quem produz apesar de não inserido na academia, afinal, vide o físico surfista e a teoria de tudo, ou o próprio Einstein que era funcionário público (?). É uma crítica, sim, aos colegiais prepotentes. Calooouro buuurro, etc.

--------

A propósito, Alexandre, eu não entendi isso de "entender para trás" na sua assinatura.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #39 Online: 11 de Dezembro de 2007, 01:55:18 »
Na minha singela opinião o autor do tópico esta querendo que nós voltemos ao período da filosofia antiga donde o filosofar era praticado dialeticamente pelos gregos por meio de diálogos e argumentações orais nas praças gregas denominadas de ágoras.

Para isto existem bares e fóruns. A academia não e lugar para dar pedestal para qualquer Zé Ruela que achar que sua opinião vale algo.
E ainda assim, existe o perigo de parecer idiota quando pretende-se filosofar sem ter o devido embasamento. Várias vezes em vários fóruns eu discuti acerca dos fundamentos do conhecimento matemático, posicionando-me contra quem afirmava que todo conhecimento é empírico. Certa hora, estas pessoas argumentavam que alguém desprovido de sentidos não teria conhecimento nenhum. PQP! Mais de dois milênios de filosofia e tem infeliz achando que o problema da fundamentação do conhecimento se resume a precisarmos ou não dos sentidos para ter conhecimento de algo. Kant já dizia que a experiência é o começo do conhecimento, mas não seu fundamento.
Mas para que levar em consideração Kant ou dois milênios de filosofia? Para o colega criador do tópico basta viajar na maionese que está tudo bem.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 01:57:50 por Dante, the Wicked »

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #40 Online: 11 de Dezembro de 2007, 01:59:03 »
Ah, Alexandre, nem mesmo os gregos nas Ágoras começaram do zero. Nessa vida, todo mundo está dialogando com todo mundo.

O colega criador do tópico está é com preguiça de estudar e com medo que os comentaristas sejam mais espertos que ele, isso sim. Comigo acontece o tempo todo: vou eu e tenho uma idéia brilhaaante e fantástica e, em seguida, descubro que algum daqueles franceses lá pensaram isso antes de mim, 300 anos antes de mim, muito demodé!!! :lol:

A sério, agora. Uma coisa é Filosofia A Disciplina, outra coisa é aquelas coisas muitolôcas que a gente pensa quando fuma porcaria - o que, naturalmente, não é uma crítica a quem produz apesar de não inserido na academia, afinal, vide o físico surfista e a teoria de tudo, ou o próprio Einstein que era funcionário público (?). É uma crítica, sim, aos colegiais prepotentes. Calooouro buuurro, etc.

Do jeito que voce anda falando parecere que quer dizer que todos sao "calouros burros" menos voce.
O Amon ja nao te pediu pra moderar no uso disso?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #41 Online: 11 de Dezembro de 2007, 02:04:13 »
Do jeito que voce anda falando parecere que quer dizer que todos sao "calouros burros" menos voce.

Ah... mas o cara mereceu.
O Cara abre um tópico falando que sente falta da época que filosofia era uma viagem... e ainda diz que a palavra vem do Latim...
Merece muito ouvir um "calouro burro"!

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #42 Online: 11 de Dezembro de 2007, 02:14:19 »

Ah... mas o cara mereceu.
O Cara abre um tópico falando que sente falta da época que filosofia era uma viagem... e ainda diz que a palavra vem do Latim...
Merece muito ouvir um "calouro burro"!

Por que ele nao merece ouvir uma resposta educada e que o ensine a nao cometer o mesmo erro?

Nao vejo nada de construtivo em ficar repetindo essas duas palavras que sao ofensivas a quem voce se dirige e auto afirmativas a quem as enuncia.

Quem as enuncia e' que esta se provando merecedor de escuta-las.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 11 de Dezembro de 2007, 04:46:39 »
Por que ele nao merece ouvir uma resposta educada e que o ensine a nao cometer o mesmo erro?

A primeira parte é até questionável, mas a segunda acho que foi atendida... :)

Nao vejo nada de construtivo em ficar repetindo essas duas palavras que sao ofensivas a quem voce se dirige e auto afirmativas a quem as enuncia.

Infelizmente nem sempre é simples assim.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #44 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:20:58 »

A primeira parte é até questionável, mas a segunda acho que foi atendida... :)

Infelizmente nem sempre é simples assim.

Entao voce defende o uso de ofensas pessoais?

O que e' que voce esta defendendo?

Nao acha que todos merecem respeito aqui no forum???

Art. 24 – É proibido aos foristas:
I – Ter conduta descortês, rude e mal-educada em relação aos demais participantes do FCC, proferindo ofensas e agressões pessoais, prática esta conhecida como “trollismo”;
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 14:44:07 por Twinning Hook »

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #45 Online: 11 de Dezembro de 2007, 15:43:20 »
O autor do tópico faltou ao respeito com o trabalho de muita gente, ao mesmo tempo que demonstrou uma ignorância enorme.

E ainda, trollismo seria o seguinte:

Citação de: Troll
Seu idiota! "Filosofia" é uma palavra grega. Você é um imbecil! Vai estudar ao invés de ficar fumando maconha e viajando, achando que isto é filosofia. Não sabe bosta nenhuma e fica aí falando merda.

Pelo contrário, a Rizk discutiu seriamente a postagem e depois deu um toque no autor do tópico. "Bixo burro" é o equivalente acadêmico à "fica experto, mano" ou "se liga, cabeção"
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 15:55:20 por Dante, the Wicked »

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #46 Online: 11 de Dezembro de 2007, 15:49:33 »
O autor do tópico faltou ao respeito com o trabalho de muita gente, ao mesmo tempo que demonstrou uma ignorância enorme.

Entao ele esta errado, em desrespeitar a quem o fez. Mas isso de maneira alguma e' justificativa para que aja da mesma maneira.

Se alguem te ofende e voce o ofende de volta, ambos estao desrespeitando as normas de conduta do forum.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 12 de Dezembro de 2007, 02:00:37 »
Entao voce defende o uso de ofensas pessoais?

Não.

O que e' que voce esta defendendo?

Responsabilidade pessoal.  O que não significa automaticamente ser completamente educado.

Nao acha que todos merecem respeito aqui no forum???

Todos merecem respeito, dentro ou fora do fórum.  Nem todos, dentro ou fora do fórum, sabem permitir que os outros os respeitem.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Dezembro de 2007, 03:31:53 »
Achando que estao justificando bem ou nao suas acoes, chamar alguem de "calouro burro" e' uma ofensa pessoal e portanto contra as regas do forum , mesmo nao sendo trollinismo.

E mesmo que nao fosse, nao existe ganho nenhum em ofender alguem.

Nao acredito que estao se gastando tanto nessa discucao.

Alguns fizeram, nao e' bom, vamos mudar. Pronto, tudo certo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 12 de Dezembro de 2007, 03:39:02 »
Você está basicamente certo, Hook.  No entanto, continua sendo prerrogativa dos foristas falar o que quiserem - e correr os riscos e pagar os preços decorrentes.

Quando necessário, os demais foristas podem clicar em "Denunciar à Moderação" para pedir intervenção.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!