Eu, já como cidadão, Copen.., ficaria feliz em vê-los reabilitados e não ridicularizados. Então, o sistema carcerário tem este fim pra você? Pra "pagarem o que fizeram, sofrendo"?. Eu pensava que era pra reabilitar criminosos pra sociedade, o que relmente no Brasil de merda não acontece, trasformando, de fato, os presídeos em escolas do crime.
Tatuar é um ato de todo e qualquer grupo, isso é uma opção. E não é halterofilismo, são exercícios físicos, a não ser que você concorde que todos devam viver enjaulados, como animais, pra morrerem atrofiados e sem sol.
Tenho sérias dúvidas sobre reabilitações...
Por que?
Porque sou determinista. Não acho que uns meses ou alguns anos consigam desfazer a genética e todo o desenvolvimento infantil e adolescente que os levaram a praticar crimes. Pode até melhorar em alguns, principalmente os que cometeram crimes por absurda necessidade. Mas criminosos de verdade, não acredito em reabilitação.
Sou da mesma opnião.
E tem mais, cadeia não é apenas para reabilitação, sua função mais imediata é afastar do convívio social, pelo tempo determinado em julgamento, aqueles que demonstraram ser incapazes de respeitar as regras mais básicas do viver em sociedade.
No caso em questão, acho que o fato de o xerife fazer os detentos usarem cuequinhas rosas é o de menor importância: Ele está botando os caras pra trabalhar, pelo comunidade e por eles mesmos e reduziu significativamente os custos por detento. Para mim isso é o que mais se destaca na reportagem, mas não vi ninguém trazer isso a tona aqui, e é o mínimo que qualquer tentativa de reabilitação decente deve contemplar.
E no quesito leis estúpidas, vamos lembrar que a lei mais estúpida com relação à reabilitação de detentos, o tal do induto, que todo feriado aumenta o número de bandidos nas ruas, é brasileira.
EDIT: Correções