Autor Tópico: Ateismo - Anti-cetico e Anti-filosofico  (Lida 6187 vezes)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
Ateismo - Anti-cetico e Anti-filosofico
« Online: 07 de Dezembro de 2007, 17:51:26 »
Ola pessoal,

Ontem em uma conversa um colega me disse o seguinte:

"O ateismo e' uma posicao obviamente errada, sendo que como cetico, sei que nao posso confiar com certeza em informcoes, portanto, tambem nao posso acreditar com certeza de que as informacoes que leva o ateista a afimar a inexistencia de deus tambem nao sao confiaveis.
Se Ateista e se dizer conhecedor de filosofia e' contraditorio porque segundo muitos filosofos e a propria base da folosofia moderna diz que somos imensamente ignorantes e nao podemos assumir nada com verdadeiro."

Eu concordo de certa forma, A unica coisa que podemos ter certeza e' de que somos, e nada mais. Por isso sou ateista agnostico, todo o conhecimento e reflexao me levam a assumir que nao existe nenhum tipo de deus, mas nunca saberei com certeza.

O que voces acham?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Ateismo - Anti-cetico e Anti-filosofico
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2007, 18:50:50 »
Então não temos certeza que bicho papão não existe... nem fadas-do-dente, saci pererê e nem mesmo uma chaleira da dinastia Ming em órbita de Marte.  :wink:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2007, 18:59:27 »
"O ateismo e' uma posicao obviamente errada, sendo que como cetico, sei que nao posso confiar com certeza em informcoes, portanto, tambem nao posso acreditar com certeza de que as informacoes que leva o ateista a afimar a inexistencia de deus tambem nao sao confiaveis.
Se Ateista e se dizer conhecedor de filosofia e' contraditorio porque segundo muitos filosofos e a propria base da folosofia moderna diz que somos imensamente ignorantes e nao podemos assumir nada com verdadeiro."
Esse cara não entende nada de ceticismo. Existem dois tipos de ceticismos e ambos suportam o ateísmo: o ceticismo filosófico, que é o ceticismo antigo que diz que não se deve acreditar em nada, e o ceticismo científico, que diz que devemos "acreditar na ciência" e em nada mais.

O ceticismo filosófico comporta o ateísmo porque, se você não acredita em nada, não acredita em Deus também. Dãr!

O ceticismo científico, que é o que chamamos de "ceticismo" aqui, diz que não devemos acreditar em nada sem provas. A ciência é o único método de se obter provas razoáveis para se considerar, e ela em nenhum momento indica a existência de um Deus.

Ateísmo não tem nada a ver com filosofia. Ateísmo é não acreditar em Deus e nem em religiões. Não há posição filosófica em uma negação.

Seu amigo é um fanfarrão.

Eu concordo de certa forma, A unica coisa que podemos ter certeza e' de que somos, e nada mais.

Somos? Somos o quê?

Não venha com papinho místico pra cima de mim. Se quiser, escreva "A única coisa que podemos ter certeza é a de que existimos".

Por isso sou ateista agnostico, todo o conhecimento e reflexao me levam a assumir que nao existe nenhum tipo de deus, mas nunca saberei com certeza.

Não existe ateísmo dogmático, ou seja, aquele que diz que Deus não pode existir em absoluto. Nenhum ateu tem certeza absoluta de que Deus não existe. Todo ateu acreditará em Deus se um dia ele for comprovado. Não vejo muito motivo para a posição de agnosticismo aí.

A questão é simples: a chance de Deus existir é ridiculamente pequena, tanto que a hipótese não deveria nem ser considerada. É mais fácil existir caiporas do que Deus.

Aliás, existem.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2007, 19:44:16 »
:)
Bela resposta, cocordo porque voce acabou de me convencer, nao e' anti-cetico ser ateu.

Mas quando a parte filosofica que me refiro, quando eu tinha uns 14 anos eu era ateu, mas discutindo com pessoas e estudando filosofia mudei minha posicao.

Como assim nao me venha com esse papinho????
Descartes! E concordo plenamente! Isso nao deixa de ser parte de extrema importancia para a filosifia e serve de suporte ao ceticismo! E' filosofia pura chegar a essa conclusao e encontrar a unica verdade absoluta.

Sou Ateista Agnostico porque reconheco minha ignorancia e incerteza antes de qualquer opiniao.
Nem se eu visse deus na minha frente eu acreditaria nele. Assim como nao acredito nas minhas maos que agora enxergo teclando. Essa e' minha primeira posicao sobre qualquer coisa.

Mas ao ceitar as coisas que vejo e justifico racionalmente como verdades parciais e racionais, chego a conclusao da improbabilidade da existencia de deus, mesmo considerando existente todo o resto.
E e' disso que esou falando.

"Ateismo num sentido lato, refere-se à descrença em qualquer deus, deuses ou entidades divinas."
Mas entao o que voce esta dizendo e' que a descrenca do ateista em deuses nao e' uma negacao de sua existencia?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2007, 19:49:17 »
Como assim nao me venha com esse papinho????
Geralmente são os místicos a falar do "ser". Geralmente tendem a soar bem vagos também. Aquela frase tinha um tom parecido.

Relaxa pois sei que não foi de propósito. Eu é que gosto de pegar no pé das pessoas.

"Ateismo num sentido lato, refere-se à descrença em qualquer deus, deuses ou entidades divinas."
Mas entao o que voce esta dizendo e' que a descrenca do ateista em deuses nao e' uma negacao de sua existencia?

Uma coisa é você dizer "Eu não acredito que Deus exista". Outra é dizer "Eu acredito que Deus não exista". Parece a mesma coisa, soa como a mesma coisa e quem escreve tende a expressar a mesma coisa, mas a primeira frase é mais acurada pois mostra que o ateu nega a crença em Deus. A segunda dá a entender que ateu tem uma crença também, o que não é verdade.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2007, 20:11:19 »
Muito bom.
Entao voce nao concorda com a frase adotada por muitos ateistas:
"absencia de provas e' prova da absencia"?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2007, 20:25:48 »
Muito bom.
Hã?

Olha, eu estou no meio ateísta já faz quase 10 anos e nunca vi um ateu adotar essa frase. Muito menos dar esmola.

Geralmente eles falam:

“Ausência de evidência não é evidência de ausência.”

…principalmente quando querem refutar certas falácias que certos religiosos tendem a proferir a certos momentos.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2007, 20:27:59 »
:) hahaha, exatamente o contrario!?

Conheco uns tres que defendem esse ponto de vista, mas voce nao respondeu a pergunta XD

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2007, 21:39:34 »
:) hahaha, exatamente o contrario!?

Conheco uns tres que defendem esse ponto de vista, mas voce nao respondeu a pergunta XD
E eu preciso? Se você der uma estudada em Falácias vai ver que a frase que você citou é uma e que a certa é a que eu citei.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2007, 22:53:45 »
Muito bom.

Assim como o Alê, conheço muitos ateus e falo muito sobre o assunto com eles e não me lembro de um único caso de falarem algo similar.  É, como bem dito pelo Alê, uma falácia até bem grosseira.

Não leve a mal, mas acho que você está se tentando se fazer passar por ateu.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:17:21 »
Sinceramente me pareceu a mesma coisa  :?  :)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:27:11 »
Eu?
Nao estou me fazendo passar por coisa nenhuma.
Nunca disse que sou ateu, disse ser ateista agnostico.
E voces dois nem sequer participaram da discussao anteriormente e agora
entram apenas para fazem comentarios sem sentido.
Muito improdutico da parte dos senhores.
Postem algo com conteudo, nem que seja me criticando.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:37:34 »
Sinceramente me pareceu a mesma coisa  :?  :)
Certas coisas batem. O IP dele parece ser fixo e vem da América do Norte. Mas isso ainda não quer dizer muita coisa, pois o IP é de um serviço de hospedagem e pode muito bem ser um proxy.

Outra coisa que coincide também é o fato dele não usar acentos. Não vi ele digitando um só acento, o que combina com o uso de um layout de teclado americano. Isso qualquer computador pode emular, mas acho que seria muito trabalho para um fake fazer isso.

Fake é muito pouco provável que seja, mas não posso garantir que ele seja mesmo ateu. Ele tanto pode ser um crente se passando por um ateu como um ateu ainda inexperiente na Internet. Ele tem trejeitos de iniciantes, como postar euforicamente e necessitar se auto-afirmar na assinatura.

Eu não me preocuparia muito com isso. Se ele for um crente e a máscara cair por exemplo, ele leva um puxão de orelha e pronto. Se ele for um usuário previamente banido, ele será banido de novo e boa. Se ele for um ateu iniciante, das duas uma: ele vai acabar evoluíndo e participando mais ou enjoando e desaparecendo. Eu é que não vou perder o meu sono.

E por falar em sono… :bocejo: acho que já vou indo pra minha cama…

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:40:08 »
Eu?
Que nem eu fiz agora?

PS: Não se aborreça muito quando alguém duvidar de você. Volta e meia tem sempre um crente idiota querendo encher o nosso saco. Contas falsas é meio que rotina por aqui.

Além do mais, você está lidando com céticos…

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:40:24 »
Eu?

No meu uso pelo menos, ateu e ateísta são sinônimos.  Para quem tem o sexo masculino, digo.

Agnóstico, quase todo ateu é.  Embora haja alguma controvérsia sobre o que exatamente a palavra significa; há quem defenda que são posturas mutuamente excludentes.  Fora do fórum até encontrei quem garanta que agnóstico necessariamente acredita em Deus... (não, eu também não entendi de onde tiraram essa idéia).

Que tal pegar este gancho para elaborar uma descrição da sua posição de fé/filosofia?

Uai, eu só disse que você parece estar fingindo e que nunca vi alguém usar essa frase tosca que você atribui a muitos ateus... acho que o sentido está perfeitamente claro.  Seja como for, o que você queria ouvir?
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 23:42:26 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:53:01 »
Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!

Muito bom!!!

Muito legal voces serem ceticos a meu respeito, menos hipocrisia pra voces!
Gostei do julgamento do Alenonimo, mas, argumentado tanto contra a aceitacao de
menores de idade em igrejas a ponto de contradizer a mim mesmo, provando assim
estar sendo irracional por odiar mais a igreja do que criticala racionalmente?

Acho que voces ficaram putos com o topico Ateismo - ainti-etico e anti-filosofico, nao foi?
Mas quanto mais indago sobre a verocidade do ateismo, mais aprendo sobre tal.
Realmente, nenhum colega me disse porra nenhuma, eu invetei aquilo, por sao coisas
que muitos malditos crentes me empurram com argumentos diferentes.

Como eu disse, aos 13 anos eu queima biblias com alguns comparcas em "atos de rebeldia" como classificado por certas pessoas. Aos 14 me torneia Ateu, sempre fiz muitas pesquisas na biblia, em interpretacoes e inumeros ouros tipos de fontes. Ate entrevistei padres/pastore de 9 diferentes religioes, em filme, para aprimorar minhas conclusoes. Mas o que abalou um pouco a minha descrenca foi um estudo recente e mais profundo de filosofia nesse ultimo ano. Portanto estou meio que reformulando minhas ideias, por isso quero tanto ver opinioes diferentes e discussoes sobre os assuntos e por isso que me cadastrei no forum.
E o resultado tem sido otimo, nao sei se voces perceberam, mas me registrei ontem cerca de duas da manha e tenho estado online desde entao realizando cerca de 60 postagens.

De fato alenonimo bem pensado, eu uso uma proxy sim, porque o site, por ser um forum, e' automaticamente bloqueado no computador que ultilizo, um laptop concedido a mim pelo condado de Henrico, VA, que garante um laptop para cada estudante. A proxy que uso se encontra no site: www.cherrysurf.info , pode verificar o IP e vera que nao estou mentindo.

Bom, acho que isso explica a maioria das ingacoes, ficarei feliz em responder quaisquer outras perguntas.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:54:45 »
sei la, quero ouvir algo como o que o Alenonimo disse.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:57:44 »
Acho que voces ficaram putos com o topico Ateismo - ainti-etico e anti-filosofico, nao foi?

Filho, eu guardo meu emputecimento para quem se esforça de verdade para merecê-lo... faz anos que ouço todo tipo de argumento, com graus variados de qualidade e dignidade.  Uma simples frase inventada mal bate na porta do meu departamento de emputecimento.

Mas quanto mais indago sobre a verocidade do ateismo, mais aprendo sobre tal.
Realmente, nenhum colega me disse porra nenhuma, eu invetei aquilo, por sao coisas
que muitos malditos crentes me empurram com argumentos diferentes.

Uma percentagem surpreendentemente alta dos crentes literalmente não entende o que é ateísmo e - principalmente - como pensam os ateus.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Dezembro de 2007, 00:03:11 »
Outro motivo para sempre estar querendo vez pontos de vista diferentes.

Se nao te emputeci pelo menos voce nao gostou.
postou uma frase de afeitos sem argumentos escritos para apoia-la
nao seria esse um sinal de pelo menos um pouco de desgosto?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2007, 00:05:12 »
Eu gostaria de ver você se esforçar mais para ser coerente e argumentar com qualidade, se é isso que você está perguntando.

Mas se quer saber se me emputeceu... a verdade é que você ainda não fez por merecer o direito de estar entre os que tem chance de me emputecer.  Vai ter de se esforçar mais, se por acaso tem essa meta.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2007, 00:11:27 »
Agora e' voce quem esta argumentando sem qualidade XD
Desviando a conversa para algo como: "voce so quer me emputecer"
hahahaha.
Voce sabe muito bem que nao tenho isso como objetivo, como voce abou de ler, meu unico objetico e' aprender mais, e para esse fim tenho que contrapor as minhas proprias opnioes, gerando as vezes, assim como nessa ultima, seu fortalescimento.

Se pudermos voltar ao assunto da conversa, ou qualquer outro assunto mais interessante seria otimo.
Obrigado pela opiniao mesmo assim colega.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2007, 00:12:27 »
Eu?

Ah você não é ateu... é ateista.... (Interessante, pra mim não vejo diferença, deixa eu procurar um dicionário aqui)  :wink:

O fato de eu não estar participando da discussão não quer dizer que não a esteja acompanhando. Eu costumo ler e acompanhar todos os tópicos mas não vou ficar escrevendo em todos se não tenho nada a dizer.

Algumas pessoas (como eu) acharam estranha a frase que você atribuiu a ateus, por nunca ter olvido algum ateu a dizer. E como é muito comum crentes se passarem por ateus eu disse o que me pareceu sobre você. O que não deixa de estar fora de contesto, ja que para mais algumas pessoas soou estranha essa sua frase.

Ja que estou falando o que me parece sobre você, sinto que você está muito na defenciva, em todas as suas postagens e não aceita muito que as pesoas descordem de você. Me passa a impressão de ser muito estressado, relaxe cara  :ok:  :D

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2007, 01:55:36 »
Hahaha voce esta estremamente certo.
Estou muuuuuito puto com essa merda de pais em que estou agora, fica dificil nao querem mandar todo mundo tomar no cu.
Outra razao pra eu ter entrado no forum, conversar com gente que tem o que dizer, por aqui.... hahaha, tevem ter uns 10 em toda a cidade.

Mas nao estou tao puto assim, reconheci como interessante o ceticismo de voces e principalmete do alenonimo em questao a mim. E realmente e' bem capaz que eu tenha dito uma besteira com relacao aquela frase. Quando o alenonimo postou a frase correta achei mesmo que aquilo fazia mais sentido, mas realmente conheco tres ateus que defendem essa frase, acho mesmo que repeti uma frase idiota do jeito que ouvi. Me desculpem, ou nao tambem, voces que sabem.

Nao colega, nao sou ateu, sou ateista AGNOSTICO, acho que voce nao leu a palavra XD

Offline Rafno

• Nível 02
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:02:11 »

O ceticismo filosófico comporta o ateísmo porque, se você não acredita em nada, não acredita em Deus também. Dãr!

O ceticismo científico, que é o que chamamos de "ceticismo" aqui, diz que não devemos acreditar em nada sem provas. A ciência é o único método de se obter provas razoáveis para se considerar, e ela em nenhum momento indica a existência de um Deus.

Ateísmo não tem nada a ver com filosofia. Ateísmo é não acreditar em Deus e nem em religiões. Não há posição filosófica em uma negação.

Se voce nao acredita em nada, entao vc nao acredita que o homem foi a lua, vc nao acredita que vc existe, vc nao acredita em nada... Que eu saiba ateismo é nao acreditar em deus e em religioes(como vc disse)... mas ateus costumam acreditar em coisas, como o homem ter ido para a lua por exemplo.... Se for assim entao ateismo nao é compativel com o que vc definiu como ceticismo filosofico.....

Outra coisa foi vc dizer que nao ha posicao filosofica em uma negacao... qualquer afirmacao pode ser transformada em uma negacao.... e vice-versa....

Sobre o ceticismo cientifico, troque a palavra provas por evidencias....

Offline Rafno

• Nível 02
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:05:31 »
eu acho que ateista agnostico = http://en.wikipedia.org/wiki/Agnostic_atheism

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!