Autor Tópico: Ateismo - Anti-cetico e Anti-filosofico  (Lida 6188 vezes)

Offline Rafno

• Nível 02
  • *
Re: Ateismo - Anti-cetico e Anti-filosofico
« Resposta #25 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:07:26 »
A unica coisa que podemos ter certeza e' de que somos, e nada mais.

Porque podemos ter certeza disso... Eu adoraria ver uma prova disso....

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #26 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:10:19 »
Rafno, o seu primeiro post foi muito interessante.

Mas quanto ao terceiro:
Rafno meu caro. Estude descartes e poste novamente.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2007, 02:13:17 por Twinning Hook »

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:11:31 »
Hahaha voce esta estremamente certo.
Estou muuuuuito puto com essa merda de pais em que estou agora, fica dificil nao querem mandar todo mundo tomar no cu.
Outra razao pra eu ter entrado no forum, conversar com gente que tem o que dizer, por aqui.... hahaha, tevem ter uns 10 em toda a cidade.

Mas nao estou tao puto assim, reconheci como interessante o ceticismo de voces e principalmete do alenonimo em questao a mim. E realmente e' bem capaz que eu tenha dito uma besteira com relacao aquela frase. Quando o alenonimo postou a frase correta achei mesmo que aquilo fazia mais sentido, mas realmente conheco tres ateus que defendem essa frase, acho mesmo que repeti uma frase idiota do jeito que ouvi. Me desculpem, ou nao tambem, voces que sabem.

Offline Rafno

• Nível 02
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:13:57 »
Mas quanto ao segundo:
Rafno meu caro. Estude descartes e poste novamente.

Nao me lembro do descartes provando isso... que eu saiba essa é a hipotese dele....

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:19:18 »
Rafno, descartes nao prova a nossa existencia fisica.
Mas da provas definitivas, e tao definitivas que gera a unica verdade absoluta da filosofia, de que "somos".
Melhor especificando, ele confirma que voce, quando refletindo sobre a sua popria existencia encontra-a correta, ano provando a existencia dos outros individuos.
Voce existe, pois pensa e questiona a propria existencia. Em palavras simples.
Prova irrefutavel.

Offline Rafno

• Nível 02
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:23:31 »
Irrefutavel!!!!!
Existem varios filosofos que criticam o penso logo existo....

Me mostre essas "provas definitivas"....

Offline Rafno

• Nível 02
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:26:03 »
Ah!!!
e mais.... mesmo que esse argumento esteja certo, nao prova a existencia de outros individuos...

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:31:28 »
Concordo plenamente com o seu segundo post, foi exatamente o que eu disse, talvez voce nao tenha me compreendido.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:35:00 »
Quanto ao primeiro me desculpo por considerar que voce teria a mesma linha de raciocinio do que eu. E' que me pareceu tao obvio que nao pensei que voce nao aceitasse isso.
Por favor me diga o nome de alguns desses varios filosofos os quais voce diz contradizerem o penso, logo existo.
Peco tambem por favor, que me explique algo que nao consigo compreender...
Nao vejo justificativa na sua posicao de afirmar que voce inexiste.

Obrigado.

Offline Rafno

• Nível 02
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Dezembro de 2007, 19:27:23 »
http://en.wikipedia.org/wiki/Cogito_ergo_sum#Criticisms_of_the_cogito

ai vc encontra um resumo de criticas e ele cita autores...

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Dezembro de 2007, 19:36:58 »
Ok, obrigado, vou ler e depois respondo.

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #36 Online: 09 de Dezembro de 2007, 22:13:11 »
Ola pessoal,

Ontem em uma conversa um colega me disse o seguinte:

"O ateismo e' uma posicao obviamente errada, sendo que como cetico, sei que nao posso confiar com certeza em informcoes, portanto, tambem nao posso acreditar com certeza de que as informacoes que leva o ateista a afimar a inexistencia de deus tambem nao sao confiaveis.
Se Ateista e se dizer conhecedor de filosofia e' contraditorio porque segundo muitos filosofos e a propria base da folosofia moderna diz que somos imensamente ignorantes e nao podemos assumir nada com verdadeiro."

Eu concordo de certa forma, A unica coisa que podemos ter certeza e' de que somos, e nada mais. Por isso sou ateista agnostico, todo o conhecimento e reflexao me levam a assumir que nao existe nenhum tipo de deus, mas nunca saberei com certeza.

O que voces acham?

Você esta bem empolgado para meu gosto, aposto que você deva ter se tornado ateu a pouco tempo, suas dúvidas são plausíveis salvo no que tange a Filosofia, já que a sua conclusão de que acredita na existência do ser pensante contrapôe a sua assertiva de que os filósofos negam o conceito de verdade. Filosofia não é sinônimo de ateísmo, você prescisava estudar os filósofos teístas como Leibniz, William james e tantos outros...
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Dezembro de 2007, 23:06:15 »
Certo alexandre, me tornei ateu aos 13-14, tenho 16. Muito pouco tempo comparado com voces aqui do forum.

Eu nao disse que filosofia e' sinonimo de ateismo.

Obrigado pelos nomes, vou procurar esse material tambem, e' que no momento nao estou com muito tempo, estou em provas. :)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #38 Online: 13 de Dezembro de 2007, 02:25:48 »
Não leve a mal, mas acho que você está se tentando se fazer passar por ateu.
Sinceramente me pareceu a mesma coisa  :?  :)
Tambem coisa de gente que gosta de colocar uma polêmica onde ela não existe, explico, se dentro das questões que envolve o ateísmo e o ceticismo acorrem um numero N de posicionamentos e premissas sempre vai haver alguem querendo elevar N a questões acima do necessário. Nesse caso parece que ele está querendo incluir um sistema de crença que na realidade ele não sabe definir num sistema conhecido.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Dezembro de 2007, 02:30:18 »
A redacao do seu post ficou um pouco confusa com o exagero de pronomes, nao sei se entendi direito.

Mas de qualquer maneira me parece que esse topico ja esta desbancado.

Offline Rafno

• Nível 02
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Dezembro de 2007, 16:05:13 »
Porque desbancado...

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #41 Online: 14 de Dezembro de 2007, 10:37:58 »
Uma percentagem surpreendentemente alta dos crentes literalmente não entende o que é ateísmo e - principalmente - como pensam os ateus.

Acho que o contrário também é verdadeiro, não?
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 14 de Dezembro de 2007, 10:42:37 »
Uma percentagem surpreendentemente alta dos crentes literalmente não entende o que é ateísmo e - principalmente - como pensam os ateus.

Acho que o contrário também é verdadeiro, não?

Se a sua expectativa sobre a compreensão dos ateus sobre "os crentes" for maior do que a recíproca, então sim; mas via de regra ateus, pelo menos, acreditam que existam crentes... :)

Você quer elaborar o que exatamente seria esse contrário?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #43 Online: 14 de Dezembro de 2007, 11:40:27 »
Não sei se vale a pena ir tão longe nesse assunto, apenas quis salientar que também deve ser bem alta a porcentagem de ateus que não fazem idéia de como pensam os teístas... inclusive no que se refere aos mecanismos que os levam a crer que 'não existem ateus'.

Como fui evangélico, acho que fica mais clara a forma de pensamento das duas posições.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 14 de Dezembro de 2007, 11:44:46 »
Não sei se vale a pena ir tão longe nesse assunto, apenas quis salientar que também deve ser bem alta a porcentagem de ateus que não fazem idéia de como pensam os teístas... inclusive no que se refere aos mecanismos que os levam a crer que 'não existem ateus'.

Como fui evangélico, acho que fica mais clara a forma de pensamento das duas posições.

É um assunto interessante.  Com certeza há algum grau de dificuldade de se por na posição do outro, mas não sei como mensurá-lo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #45 Online: 14 de Dezembro de 2007, 12:03:16 »

É um assunto interessante.  Com certeza há algum grau de dificuldade de se por na posição do outro, mas não sei como mensurá-lo.

Ah, não tenha dúvida de que é um assunto interessante. Mas realmente penso que só quem vivenciou em algum momento a fé religiosa seja capaz de medir a complexidade da coisa. No meu caso, isso me ajuda a conhecer as armas e as táticas do oponente. Numa guerra, isso poderia até me valer uma vitória, mas num debate, só um risinho de satisfação. :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 14 de Dezembro de 2007, 12:05:39 »
Ah, não tenha dúvida de que é um assunto interessante. Mas realmente penso que só quem vivenciou em algum momento a fé religiosa seja capaz de medir a complexidade da coisa. No meu caso, isso me ajuda a conhecer as armas e as táticas do oponente. Numa guerra, isso poderia até me valer uma vitória, mas num debate, só um risinho de satisfação. :)

Você fala como se achasse que há alguma diferença essencial entre os dois grupos...  o que você chama de fé religiosa é algo que te pareça menos provável entre ateus?  Pode elaborar?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Dezembro de 2007, 12:41:36 »

Acho que o percentual a que você se refere não deve ser alto não. Quase todos os ateus que eu conheci frequentaram alguma religião, ou mais de uma; praticamente todos os ateus aqui no Brasil lidam cotidianamente com teístas, praticamente todos os ateus aqui no Brasil, a menos que opte por um isolamento social, convivem rotineiramente com argumentações teístas (e NÃO estou falando de debates ateísmo x teísmo, falo de pessoas falando sobre suas crenças no trabalho, na escola ou universidade, e até nas conversas de bar). Eu não uso camisas dizendo que sou ateu e não comento esse assunto senão com pessoas do meu convívio pessoal, ou em fóruns como este é claro, e estou sempre ouvindo pessoas se manifestarem à respeito de suas crenças sem saberem exatamente o que pensam as outras a que se dirigem.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #48 Online: 14 de Dezembro de 2007, 17:43:08 »

Você fala como se achasse que há alguma diferença essencial entre os dois grupos...  o que você chama de fé religiosa é algo que te pareça menos provável entre ateus?  Pode elaborar?

Quando digo "fé religiosa" me refiro àquela convicção íntima dos teístas de que deus não só existe, como é naturalmente possível se comunicar com ele. Para ele, deus ouve nossas orações e atende às nossas súplicas. O detalhe é que nem sempre a coisa se baseia em 'argumentação lógica' ou é fruto da ignorância do sujeito. A pessoa simplesmente acredita que é real. De verdade. E sinceramente fica chocada quando alguém (como nós) diz que simplesmente não crê que haja deus. Pois para ele é algo não só natural como é evidente. A coisa não é baseada em 'argumentos ou lógica'. Ele simplesmente 'sente' a coisa.

Não consigo imaginar um ateu sentindo a mesma coisa em relação à sua descrença; ele simplesmente não tem razões para acreditar que haja deus. Talvez seja essa a diferença de que você fala.

Traçando um paralelo, diria que a coisa é como na questão das 'mulheres céticas' que está sendo discutido aqui. A maioria das mulheres que conhecemos não são céticas, mas não o são por ignorância, porque são 'burras' ou por má-fé. Simplesmente não são condicionadas a serem assim. Pensam de outra forma, raciocinam de maneira diferente ou simplesmente foram condicionadas pela sociedade (proeminentemente machista) a serem como são. Ter isso em mente, no momento de se debater algo, pode ajudar, e muito, a compreender a posição do outro.

Enfim, antes de entrar num debate com 3 pedras na mão, é importante pelo menos tentar imaginar que o outro tem as razões dele para pensar como pensa e ser como é. Para ele, deus pode ser tão evidente, que ele simplesmente pode não conseguir imaginar como alguém não sente a mesma coisa e, a partir daí, concluir que 'não há ateu convicto', já que todo mundo deve, de alguma forma, sentir o que ele sente.

Como é difícil encontrar esse tipo de abordagem, acabei concluindo, de forma até um tanto errônea, já que não disponho de dados empíricos, que grande parte dos ateus desconhecem o modo teísta de pensar. Pois parece que os julgam como charlatões antes de qualquer coisa.

Acho que o percentual a que você se refere não deve ser alto não. Quase todos os ateus que eu conheci frequentaram alguma religião, ou mais de uma; praticamente todos os ateus aqui no Brasil lidam cotidianamente com teístas, praticamente todos os ateus aqui no Brasil, a menos que opte por um isolamento social, convivem rotineiramente com argumentações teístas (e NÃO estou falando de debates ateísmo x teísmo, falo de pessoas falando sobre suas crenças no trabalho, na escola ou universidade, e até nas conversas de bar). Eu não uso camisas dizendo que sou ateu e não comento esse assunto senão com pessoas do meu convívio pessoal, ou em fóruns como este é claro, e estou sempre ouvindo pessoas se manifestarem à respeito de suas crenças sem saberem exatamente o que pensam as outras a que se dirigem.

Bem, no fundo acho que a tal porcentagem não passa de mera especulação. Nossa percepção não basta para estabelecer 'percentuais'... :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 14 de Dezembro de 2007, 23:24:03 »
Não consigo imaginar um ateu sentindo a mesma coisa em relação à sua descrença; ele simplesmente não tem razões para acreditar que haja deus. Talvez seja essa a diferença de que você fala.

Suponho que sim, mas minha interpretação é um tanto diferente. 

Para mim Deus existe para certas pessoas que tem a inclinação estética a ver a existência como obra dele.  Ou, no caso de religiões não-abraâmicas, os Devas, Bodisatvas e Kami existem como símbolos (que podem mas não precisam ser considerados literalmente existentes) de transcendência e virtude.

Por isso eu não entendi quando você falou em fé religiosa inicialmente.  Você associa essa fé à crença sincera e inabalável na existência de Deus, e para mim essa é apenas uma de várias formas de fé religiosa - a que os hindus chamam de "Bhakti".

Como é difícil encontrar esse tipo de abordagem, acabei concluindo, de forma até um tanto errônea, já que não disponho de dados empíricos, que grande parte dos ateus desconhecem o modo teísta de pensar. Pois parece que os julgam como charlatões antes de qualquer coisa.

Falando por mim, acho que são poucos os charlatões.  Mais numerosos são os acomodados que não tem consciência da responsabilidade que tem - não apenas em entender e aceitar os ateus, mas também às demais religiões e crenças.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!