Autor Tópico: Sobram vagas destinadas a negros em vestibular da federal do Paraná  (Lida 4882 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Sobram vagas destinadas a negros em vestibular da federal do Paraná
« Online: 08 de Dezembro de 2007, 03:13:20 »
da Folha Online

Sobram vagas destinadas a negros no vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Há 822 vagas no vestibular da instituição, mas apenas 370 candidatos pelo sistema de cotas raciais foram aprovados na primeira fase do concurso, realizada em 18 de novembro.

A universidade destina 20% das vagas para negros e outros 20% para alunos que cursaram os ensinos fundamental e médio em escolas públicas.

Segundo a direção da UFPR, candidatos de cotas para escolas públicas e vestibulandos comuns ficarão com as vagas excedentes. Entre os cotistas raciais, 19% passaram de fase no vestibular. O índice é de 23% entre os cotistas de escolas públicas e de 33% entre os candidatos fora do sistema de cotas.

O reitor da universidade, Carlos Moreira, afirma que o número de inscritos no sistema de cotas para negros também é baixo. "Isso pode traduzir uma falta de informação das pessoas ou que o número de negros aptos a fazer vestibular no país ainda é pequeno", diz.

O candidato aprovado dentro do sistema de cotas raciais na universidade deve fazer uma declaração de que é de negro ou pardo e que possui "traços fenotípicos" do grupo racial negro. Também passará por uma entrevista.

Em 2005 e 2006, também houve sobra de vagas para negros na UFPR. A segunda fase do vestibular ocorre domingo (9) e na segunda (10).

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u352885.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Sobram vagas destinadas a negros em vestibular da federal do Paraná
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2007, 03:14:00 »
Quando eu digo que o problema não está no vestibular e sim na educação básica ninguém acredita... acham que cotas resolve tudo...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2007, 03:40:16 »
COM QUEM E' QUE VOCE ANDA CONVERSANDO FABI?

Por sorte foram poucas as vezes em que vi aguem ser otario o suficiente para defender o sitema de geracao de preconceito e afirmacao de inferioridade da raca negra. Nao vou discutir a idiotice que e' o sitema de cotas para negos porque tem um topico otimo aqui no forum falando sobre isso.

Tambem acho errado cota para quem vem de esocola publica, nao tem que ter cota para ninguem, pra ta na facu e' por que mereceu.

O sistema de ensino publico e' uma merda e entao concerta-se por avantajar injustamente quem o governo assume ter pouca educacao, coisa que o proprio e' responsavel por.

Mas caramba Fabi, sera eu o governo e' tao idiota assim?
Nem mesmo pesquisaram o numero medio de negros quem passam da primeira faze do vestibular, ou da segunda, pra saber a porcentagem que deveriam estipular.

Puta merda, e' foda mesmo.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2007, 04:10:05 »
[...]Por sorte foram poucas as vezes em que vi aguem ser otario o suficiente para defender o sitema de geracao de preconceito e afirmacao de inferioridade da raca negra.[...]
Modere-se, cara. Você não precisa sair xingando todo mundo só porque discordam de você... Isso é totalmente desnecessário.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2007, 09:39:52 »
Essa notícia demonstra que as cotas não colocam incompetentes na universidade aqui no Brasil, e que se estes não forem aprovados no vestibular então estão fora. Além de que no sul a proporção de negros é menor.

Quando eu digo que o problema não está no vestibular e sim na educação básica ninguém acredita... acham que cotas resolve tudo...
Esse é um ponto em comum. Não importa quem é a favor ou contra as cotas, o entendimento de que a educação básica é o problema principal é compartilhado por todos.

Para quem defende as cotas, essa é uma situação provisória enquanto a situação da educação básica não esta resolvida. Uma educação de qualidade para todos manteria a igualdade de condições e de oportunidades para todas as etnicias, possibilitando assim avaliar o mérito individual prioritariamente e não as condições socioeconômicas que distrinquem negros e brancos no Brasil.

[...]Por sorte foram poucas as vezes em que vi aguem ser otario o suficiente para defender o sitema de geracao de preconceito e afirmacao de inferioridade da raca negra.[...]
Modere-se, cara. Você não precisa sair xingando todo mundo só porque discordam de você... Isso é totalmente desnecessário.

Isso mesmo, ainda mais quanto tem um "otário" desses aqui. Vai ver ele não se deu conta disso nos outros tópicos sobre o tema.  <_<

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2007, 14:23:17 »
Essa notícia demonstra que as cotas não colocam incompetentes na universidade aqui no Brasil, e que se estes não forem aprovados no vestibular então estão fora. Além de que no sul a proporção de negros é menor.
Essa notícia demonstra que os negros apesar das cotas não conseguem entrar na universidade, aqui no sul o vestibular elimina as pessoas na primeira fase e as cotas só são válidas na segunda fase, não sei como é no resto do Brasil.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2007, 14:37:21 »
Essa notícia demonstra que os negros apesar das cotas não conseguem entrar na universidade, aqui no sul o vestibular elimina as pessoas na primeira fase e as cotas só são válidas na segunda fase, não sei como é no resto do Brasil.
Isso reforça a minha opinião de que as cotas não são para empurrar pessoas despreparadas para a universidade. O filtro do vestibular é eficaz e este mantem a qualidade dos alunos, sejam com cotas ou não.

Assim as cotas só podem beneficiar os negros aptos e com competência para a universidade.

Sobre a proporção das cotas, essa depende da proporção da população, sendo que na Bahia as cotas são de 50% devido a maior proporção negra da população no estado.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2007, 14:45:45 »
Não necessariamente, Adriano.  Sua análise parte da premissa de que o nível de ensino da universidade (e o nível de seleção do vestibular) sejam estáveis e não venham a se degradar ao longo do tempo - seja para preencher cotas ou por outros motivos.

Também tenho minhas dúvidas sobre os critérios usados para determinar percentuais de cotas, mas nem vou insistir nisso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2007, 14:50:40 »
Não necessariamente, Adriano.  Sua análise parte da premissa de que o nível de ensino da universidade (e o nível de seleção do vestibular) sejam estáveis e não venham a se degradar ao longo do tempo - seja para preencher cotas ou por outros motivos.
O vestibular é um processo dinâmico, passível de melhorias ano a ano. Penso que ao contrário dessa degradação ocorra um aumento da dificuldade ano a ano, em razão até mesmo do aumento da demanda por vagas.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2007, 14:55:59 »
Ta bom, talvez eu esteja xingando demais. Mas realmente vi muito poca gente defender as cotas para negors. Ecxistem inumeras entrevistas televisivas onde os proprios negros dizem nao gostar do sistema porque gera preconceito, dentro e fora da universidade, os negros que nao precisariam das cotas sao depreciados e tidos como inferiores ao brancos que nao precisaram de ajuda para passa no vestibular.

E' logico, a educacao e' a solucao para todos os problemas. O problema 'e que o presidente de iniciarar um projeto de mudanca ou avanco no sistema de educacao nao e' que que colhera os frutos dele, mesmo em dois mandatos, por isso, eles preferem realizar obras faraonica e ser reconhecidos rapidamente.

Fora que se eles educarem mais a populacao ela nao vai mais ser tao ignorante e nao vai eleger gente como o atual presidente ;)
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2007, 18:12:01 por Twinning Hook »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:10:59 »
O vestibular é um processo dinâmico, passível de melhorias ano a ano. Penso que ao contrário dessa degradação ocorra um aumento da dificuldade ano a ano, em razão até mesmo do aumento da demanda por vagas.

Isso só faria algum sentido se houvesse garantia da melhora do ensino básico ou médio, você sabe.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:16:31 »
Isso reforça a minha opinião de que as cotas não são para empurrar pessoas despreparadas para a universidade. O filtro do vestibular é eficaz e este mantem a qualidade dos alunos, sejam com cotas ou não.

Assim as cotas só podem beneficiar os negros aptos e com competência para a universidade.

Sobre a proporção das cotas, essa depende da proporção da população, sendo que na Bahia as cotas são de 50% devido a maior proporção negra da população no estado.
Na UFPR só... porque eles nunca foram muito favoráveis as cotas desde o ínicio por isso eles fizeram 2 fases para o vestibular, antes era uma, não sei se no resto do Brasil é assim, se as cotas são válidas só para a segunda fase. E aqui no sul não tem muitos negros mesmo... As vezes parece que você considera negro como sinonimo de pobre.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:21:04 »
No Paraná, bem como nos outros estados do Sul, não há consideravelmente menos negros que a média brasileira? (São 6% de negros no Brasil, se não me engano)

Qual o sentido de se ter 20% de vagas destinadas para negros então? De onde tiraram o número? :hein:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:24:03 »

Isso só faria algum sentido se houvesse garantia da melhora do ensino básico ou médio, você sabe.
Não sei não. O melhor é a sociedade discutir o ensino superior, que está relacionado ao ensino básico. E isso é uma conseguencia natural das discussões sobre as cotas, que revelam os problemas socioeconômicos dos negros e conseguentemente dos demais pobres.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:24:39 »

Mas caramba Fabi, sera eu o governo e' tao idiota assim?
Nem mesmo pesquisaram o numero medio de negros quem passam da primeira faze do vestibular, ou da segunda, pra saber a porcentagem que deveriam estipular?

Pergunto a mesma coisa Banzai.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:27:01 »

Na UFPR só... porque eles nunca foram muito favoráveis as cotas desde o ínicio por isso eles fizeram 2 fases para o vestibular, antes era uma, não sei se no resto do Brasil é assim, se as cotas são válidas só para a segunda fase. E aqui no sul não tem muitos negros mesmo... As vezes parece que você considera negro como sinonimo de pobre.
No Brasil negro é sinônimo de pobre e os negros são pobres em relação aos brancos. São os fatos sociais, não há mal algum em reconhecer isso.

Não sei sobre as fases do vestibular, mas sobre a reserva de vagas tem um critério na Unb de que o aluno que concorre as cotas não pode concorrer as demais vagas.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #16 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:27:41 »
Qual o sentido de se ter 20% de vagas destinadas para negros então? De onde tiraram o número? :hein:
Boa pergunta...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:27:51 »
6% de negros, mas 40 e tantos por cento dessa escorregadia categoria que chamam de "pardos".

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=987

Aliás, me lembrei agora; não se deveria adequar o percentual das cotas ao de minorias a "proteger" de acordo com a faixa etária típica de quem está terminando o ensino médio e a região em que é feito o vestibular?  Não sei como anda a taxa de natalidade de negros e pardos em relação à de "brancos".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:29:23 »
Não sei não.

Mas é tão evidente...

O melhor é a sociedade discutir o ensino superior, que está relacionado ao ensino básico. E isso é uma conseguencia natural das discussões sobre as cotas, que revelam os problemas socioeconômicos dos negros e conseguentemente dos demais pobres.

Por que o superior em vez do básico em si?

Acha mesmo que essa discussão não existia antes da idéia das cotas, ou está só bancando o vendedor de enciclopédia? :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:29:28 »
No Paraná, bem como nos outros estados do Sul, não há consideravelmente menos negros que a média brasileira? (São 6% de negros no Brasil, se não me engano)

Já disse várias vezes nos tópicos relacionados sobre o tema, mas parece não ter dado muita atenção.  |(

Negro no Brasil, estatisticamente e metodologicamente são os pardos e pretos. Os pardos são os mestiços e até existe um movimento mestiço que é contra as cotas e ao movimento negro.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:30:14 »
6% de negros, mas 40 e tantos por cento dessa escorregadia categoria que chamam de "pardos".

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=987

Aliás, me lembrei agora; não se deveria adequar o percentual das cotas ao de minorias a "proteger" de acordo com a faixa etária típica de quem está terminando o ensino médio e a região em que é feito o vestibular?  Não sei como anda a taxa de natalidade de negros e pardos em relação à de "brancos".

Bem pensado.

Mas nao existe um certo criterio para pardos?

Tipo o pai,mae ou avo,avo tem que ser negro "puro"?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:31:55 »

No Brasil negro é sinônimo de pobre e os negros são pobres em relação aos brancos. São os fatos sociais, não há mal algum em reconhecer isso.
Não é fato social é preconceito, achar que todo negro é pobre... nem todos os negros são pobres, nem aqui no Brasil, nem nos Estados Unidos, e o mesmo é válido para a África onde existe até reis negros...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:33:59 »

Depois você reclama quando digo que você faz afirmações levianas... não quer rever essa frase em itálico?

Não sei sobre as fases do vestibular, mas sobre a reserva de vagas tem um critério na UnB de que o aluno que concorre as cotas não pode concorrer as demais vagas.

O que seria concorrer às demais vagas?  Fazer o vestibular duas vezes no mesmo semestre?

Se por acaso isso quer dizer que quem se declara negro (pois na UnB o critério é a auto-avaliação étnica do candidato) não vai conseguir vaga se tirar nota melhor que os demais candidatos "brancos" mas pior do que os demais cotistas, então é uma medida simplemente imbecil.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:36:55 »
Não sei não.

Mas é tão evidente...
Não é não, é algo muito obscuro.

O melhor é a sociedade discutir o ensino superior, que está relacionado ao ensino básico. E isso é uma conseguencia natural das discussões sobre as cotas, que revelam os problemas socioeconômicos dos negros e conseguentemente dos demais pobres.

Por que o superior em vez do básico em si?
O superior está atrelado ao básico, sendo que a elitização das universidades públicas ocorre devido a melhor qualidade do ensino privado em relação ao público. Estão necessariamente atrelados. Por isso as cotas sociais e raciais são defendidas como medidas políticas importantes para a promoção da igualdade material.

Acha mesmo que essa discussão não existia antes da idéia das cotas, ou está só bancando o vendedor de enciclopédia? :)
Não entendi.  :?

Não existe nada mais forte para polemizar uma questão do que a questão racial e as cotas fazem isso com maestria, evocando a contrução étinica de nosso povo. A contribuição do povo africano para o nosso país é muito pouco valorizada sendo necessário um resgate cultural.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:38:10 »
Mas quantos dos mestiços seriam considerados "negros", e por quais critérios?

Porque existem tanto os "pardos" no sentido de pendendo para pele mais escura quanto os que se costuma dizer serem "morenos" (ainda que o termo possa ser usado até para negros mesmo) ou até "brancos". Enfim, de onde tiram o número da porcentagem a ser reservada?

Esses critérios de definir quem é negro e quem não é ficam mudando o tempo todo. Há algum tempo ouvi que teria uma comissão para julgar a pureza racial, depois da auto-declaração; se a pessoa se auto-declarou negra mas não é considerada como tal, mesmo que tenha passado, perde a vaga.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!