Defendo as cotas como parte integrante das medidas de ações afirmativas que buscam promover a igualdade substancial. Para a defesa moral e ética não me faltam argumentos e fontes de qualidade, baseadas no direito e na discussão sobre a constitucionalidade das mesmas.
Desde quando Direito é base válida para defesa moral e ética?!?
Existe a filosofia do direito também, tem as bases filosóficas e políticas (filosofia política) dessas explanações teóricas que perfazem a base teórica e prática do direito.
A base teórica mais proeminente é a da teoria da justiça de John Rawls, que faz parte da ideologia liberal mas de esquerda, portanto com base numa economia capitalista. Além disso existe as teorias de igualdade substancial do neomarxismo, no qual tenho muito interesse também.
Me preocupo com a base empírica devido as provas serem argumentos mais importantes no meio cético, mas a discussão qualitativa realmente é muito importante, principalmente para demonstrar a falsa base ética da ideologia (no bom sentido, na falta de uma palavra melhor) anti-cotas.
Então espero que aceite o mesmo questionamento para a ideologia pró-cotas.
Claro, tenho interesse em discutir o assunto, que embora polêmico, me possibilitou muita aprendizagem nas discussões por aqui.
E quanto falo em ideologia é nesse sentido:
Ideologia, criatividade e ética.Mas não foi isso o que você disse. Nada desses detalhes técnicos de "na média", você disse que são mais pobres e ponto final.
Sim, mas qual a diferença? A realidade social é o que considero parâmetro de verdade e não casos individuais e isolados, que são mais evidência anedótica do que um retrato representativo da sociedade.
Se "casos individuais e isolados" não tem peso, então por que não simplesmente desconsiderar os direitos das minorias?
Casos isolados numa demonstração da realidade permitem o uso de falácias, de demontrações de um ou poucos indivíduos em relação a um caso geral. Por exemplo, um tópico de tomou como argumento inicial a diferença entre o forista branco e uma suposta concorrência desleal com um amigo negro, sem considerar a situação social dos dois e o da sociedade.
Já as minorias são uma representação bem maior, ainda mais nos casos dos negros, contando com uma quantidade muito grande de pessoas. Minoria num paíse de 180 bilhões não é a mesma coisa que um indivíduo ou mais. E para a análise social temos os dados empíricos e estatisticos.
No caso de não serem preenchidas as vagas pelos cotistas estas seriam preenchidas pelos demais sem distinção. A opção pelas cotas só é aceita antes do vestibular.
Então. É redundância. Quem não atinge nem a nota mínima não tem direito a vaga na faculdade de qualquer jeito.
Nesse caso não é devido a ter uma nota inferior da mínima e sim por não ter atingindo as primeiras classificações resultando na obtenção das vagas. Como a reposrtagem inicial do demonstra, quem não atingem a nota mínima não entre nem através das cotas.