Autor Tópico: impedir a morte  (Lida 4651 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re: impedir a morte
« Resposta #25 Online: 11 de Dezembro de 2007, 07:06:20 »
Eu não vi nada de concreto aqui até agora... o "método" do Temma é tão bom quanto qualquer outro aqui. E ele mesmo disse que a morte seria temporariamente afastada. Twinning Hook, é só brincadeira, não leve tão a sério :).
"Deus prefere os ateus"

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Dezembro de 2007, 13:37:57 »
Não se preocupem com a morte, pois o tempo não existe! Cada um de nós é um resultado acontecendo, ampliando mais possibilidades, num eterno agora!
Quando dominarmos a potencialização dos estados talvez poderemos "reviver" o presente de uma determindada amplitude(vai precisar "criar" energia para isto!) e além do mais,nosso agora nunca acaba, apenas muda o estado.
Não há lógica em eternizar este resultado, a evolução é o melhor para tudo, assim é a vida e a morte na minha compreensão e isto é apenas minha opinião pessoal e não cientifica....sou mais pé no chão a maioria das vezes...rs

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #27 Online: 11 de Dezembro de 2007, 13:41:52 »
Estamos? :) desculpe, Hook, mas por definição "maneiras de impedir a morte" é uma proposta no mínimo um tanto especulativa...

Haha,

voce acha que aquelas acoes proporcionam o minimo de garantia do impedimento da morte???

Nao mesmo.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Dezembro de 2007, 13:42:42 »
Eu não vi nada de concreto aqui até agora... o "método" do Temma é tão bom quanto qualquer outro aqui. E ele mesmo disse que a morte seria temporariamente afastada. Twinning Hook, é só brincadeira, não leve tão a sério :).

Ta certo :)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #29 Online: 11 de Dezembro de 2007, 13:51:40 »
Sinseramente não quero viver para sempre, ainda mais quando a gente não tem como saber o que vão fazer com a previdencia social daqui a alguns anos, se todos formos imortais, deverá haver sérios problemas econômicos com esse contigente de pessoas que certamente só ira aumentar.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Dezembro de 2007, 13:53:23 »
Sinseramente não quero viver para sempre, ainda mais quando a gente não tem como saber o que vão fazer com a previdencia social daqui a alguns anos, se todos formos imortais, deverá haver sérios problemas econômicos com esse contigente de pessoas que certamente só ira aumentar.

Discordo. Aqui ja foram propostas maneira de "imortalizar" seres humanos que seriam uma verdadeira economia de dinheiro.

Temma

• Visitante
« Resposta #31 Online: 11 de Dezembro de 2007, 19:47:03 »
Estamos? :) desculpe, Hook, mas por definição "maneiras de impedir a morte" é uma proposta no mínimo um tanto especulativa...

Haha,

voce acha que aquelas acoes proporcionam o minimo de garantia do impedimento da morte???

Nao mesmo.

probabilisticamente, sim.

mas transplante de cérebro também não é uma solução concreta para impedir a morte, afinal de contas ainda pode cair um meteoro na sua cabeça

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #32 Online: 11 de Dezembro de 2007, 20:01:55 »
É essa é a idéia, uma cópia cuja memória tem um certo atraso em relação à do original.
Thufir, você já leu alguma coisa do Greg Egan? Se não, então leia. E prepare-se para limpar os pedaços de sua mente do teto :).
Recomendo começar por Permutation City.

Ah, e ele tem um site bem legal:

http://gregegan.customer.netspace.net.au/

Sobre impedir a morte, tenho brincado com uma idéia. É que sempre pensamos sobre vida & morte de forma muito binária.
Tanto a vida como a morte suscitam discussões com forte carga emocional: para alguns, a vida pode se tornar muitas vezes um
fardo pesado. Outros temem a dissolução da personalidade. Mas, e se for possível (aviso: proposta especulativa adiante) encontrar algo intermediário? Quero dizer, algo que satisfaça tanto aqueles que ficam entediados com uma vida longa quanto os outros, que
temem o fim da consciência? Talvez seja possível um dia fazer algo como uma transição contínua entre personalidades: um mesmo
corpo (ou uma simulação de um cérebro) que vai aos poucos tendo os parâmetros de sua personalidade alterados, algumas memórias,
se não apagadas, bloqueadas, até que uma outra pessoa surja? Claro que, para o Humano release 1.0 isso implicaria várias cirurgias
invasivas, com alterações em áreas importantes do cérebro como os lobos frontais. Mas talvez, em uma mente "uploaded" isso possa
se tornar possível. Um dia. Quem sabe.

Ahn... E podem roubar essa idéia.

P.S. Lembrei agora que algo parecido acontece com os "tines", personagens de Vernor Vinge, no livro "A fire upon the deep". Nesse
caso, cada indivíduo é formado por uma matilha de... bichos parecidos com cachorros. A mente do indivíduo é uma propriedade
emergente da mente de cada membro. Conforme os membros vão morrendo e sendo substituidos, o indivíduo vai se tornando outro.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Dezembro de 2007, 04:00:00 »

Haha,

Nao mesmo.

probabilisticamente, sim.

mas transplante de cérebro também não é uma solução concreta para impedir a morte, afinal de contas ainda pode cair um meteoro na sua cabeça

Probabilisticamente nao da para determinar devido a variaveis e a dificuldade da atribuicao de certos fatores a causa do obito.

E nao e' um metodo garantido, estatisticamente.

Eu nunca mencionei transplante de cerebro e nem o defendi.

Recomendo que leia o que eu postei, para entao contra-argumentar sobre minhas ideias se dirigindo a mim.

APODman

• Visitante
« Resposta #34 Online: 12 de Dezembro de 2007, 12:26:27 »
Para atualização do que eu havia postado, o arquivo em PDF de todo o artigo da Sciam ( com infográficos ) sobre o Código da Memória pode ser lido aqui:

- http://redwood.psych.cornell.edu/courses/psych512fall07/papers/Tsien_memorycode_07.pdf

[ ]´s

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #35 Online: 12 de Dezembro de 2007, 12:39:57 »
É essa é a idéia, uma cópia cuja memória tem um certo atraso em relação à do original.
Thufir, você já leu alguma coisa do Greg Egan? Se não, então leia. E prepare-se para limpar os pedaços de sua mente do teto :).
Recomendo começar por Permutation City.
Manhattan, há meses venho tentando conseguir um e-book do Permutation City, ou do Axiomatic e não consigo encontrar.
Semana passada meu pai voltou de uma viagem à trabalho em Nova Iorque, pedi pra ele procurar os dois por lá e eles estavam esgotados. :'(
Estou louco pra ler alguma coisa do Egan, mas não consigo! :chorao:

E o Vernor Vinge é outro, quero muito ler mas não consigo encontrar nada dele.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

APODman

• Visitante
« Resposta #36 Online: 12 de Dezembro de 2007, 12:52:09 »
Citação de: Thufir Hawat
Manhattan, há meses venho tentando conseguir um e-book do Permutation City, ou do Axiomatic e não consigo encontrar.
Semana passada meu pai voltou de uma viagem à trabalho em Nova Iorque, pedi pra ele procurar os dois por lá e eles estavam esgotados. :'(
Estou louco pra ler alguma coisa do Egan, mas não consigo! :chorao:

E o Vernor Vinge é outro, quero muito ler mas não consigo encontrar nada dele.

- http://rapidshare.com/files/23088811/PERMUTATION_CITY__1995__-_Greg_Egan.pdf.html

Procure o restante pelo nome do autor no Emule, vc encontrará todos.

[ ]´s

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #37 Online: 12 de Dezembro de 2007, 12:53:56 »
 :D Valeu APODman! :ok:
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 12 de Dezembro de 2007, 14:35:42 »
Errrr... para que evitar a morte? Ela é extremamente necessária. Só assim a humanidade não fica estagnada socialmente e culturalmente.... riquezas passam de geração em geração, muitas diluindo-se... idéias obsoletas são substituídas por outras mais eficientes.

A morte é necessária... haveria o colapso da humanidade sem ela.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Dezembro de 2007, 19:00:33 »
Impedir tipo...chegar aos 100 anos de idade para acabar como aposentado em fila do INSS?

Tô fora... prefiro um fim digno muito antes disso.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #40 Online: 18 de Dezembro de 2007, 14:52:38 »
Se lhe perguntassem como é possível impedir a morte, quais alternativas tecnológicas você apresentaria?

Acho que não deu tempo!!!Ele sumiu
Infelizmente eu acho que Pesquizaz morreu.

Descanse em paz!!!!!
:rip:
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #41 Online: 18 de Dezembro de 2007, 16:30:56 »
Não sei porquê algumas pessoas tem fixação com a imortalidade. Ela não vale à pena. Se eu me esforçar muito, posso pensar em um monte de coisas legais para fazer nos primeiros séculos de existência. Mas e depois, o que é que eu vou fazer com a minha eterna e tediosa vida? Viver por mais do que um punhado de séculos deve ser horrível. Depois que você conhece todos os lugares que queria, experimenta todas as sensações que que desejava e cumpre todos os seus projetos de vida, restará apenas um imenso e esmagador tédio. É como uma história com começo, meio e nenhum fim. Ah, e seria muito pior se a tal vida eterna não viesse junto com uma juventude eterna.

Agora se é para prolongar a vida, aí sim seria uma coisa legal. O mundo moderno tem muitas opções de coisas a se fazer e eu também acho que seria melhor se tivéssemos um pouco mais de tempo para poder aproveitar tudo isso.

Além das propostas apresentadas, também seria possível fazer o que Dawkins comenta em um livro: fazer com que as pessoas passassem a ter filhos cada vez mais tarde. Assim, aquelas com organismos com um envelhecimento mais lento gerariam mais descendentes e a seleção natural faria com que os humanos vivessem mais.

Se lhe perguntassem como é possível impedir a morte, quais alternativas tecnológicas você apresentaria?

Acho que não deu tempo!!!Ele sumiu
Infelizmente eu acho que Pesquizaz morreu.

Descanse em paz!!!!!
:rip:

:lol: :lol:
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2007, 16:33:21 por Harry »

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #42 Online: 18 de Dezembro de 2007, 16:55:28 »
Não sei porquê algumas pessoas tem fixação com a imortalidade.
Deve ser algo impresso em nossos genes, uma defesa contra o desconhecido, para evitar maiores desastres. rs...rs...rs...

Ela não vale à pena. Se eu me esforçar muito, posso pensar em um monte de coisas legais para fazer nos primeiros séculos de existência. Mas e depois, o que é que eu vou fazer com a minha eterna e tediosa vida? Viver por mais do que um punhado de séculos deve ser horrível. Depois que você conhece todos os lugares que queria, experimenta todas as sensações que que desejava e cumpre todos os seus projetos de vida, restará apenas um imenso e esmagador tédio. É como uma história com começo, meio e nenhum fim. Ah, e seria muito pior se a tal vida eterna não viesse junto com uma juventude eterna.

A vida é curta com certeza, queria ter mais tempo para poder tentar entender e aprender mais sobre o universo, sobre nosso planeta, sobre as criaturas que aqui vivem.
Viver uma vida tal qual vivemos hoje muito prolongada e desanimador, viver como máquinas de produzir e consumir e deplorável e intediante com certeza.

Além das propostas apresentadas, também seria possível fazer o que Dawkins comenta em um livro: fazer com que as pessoas passassem a ter filhos cada vez mais tarde. Assim, aquelas com organismos com um envelhecimento mais lento gerariam mais descendentes e a seleção natural faria com que os humanos vivessem mais.
Quem sabe em um futuro próximo, nossa consciência não possa ser movida para super computadores, com o avanço da robótica quem sabe poderíamos nos transformar robôs.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #43 Online: 20 de Dezembro de 2007, 02:50:56 »

Discordo. Aqui ja foram propostas maneira de "imortalizar" seres humanos que seriam uma verdadeira economia de dinheiro.

Ah é??  primeiro deve haver uma mudança de mentalidade, pois já vi casos de gente com 40 e poucos anos serem descartadas de possíveis empregos por estarem velhos, e preferirem pessoas jovens.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Dezembro de 2007, 23:50:46 »

Ah é??  primeiro deve haver uma mudança de mentalidade, pois já vi casos de gente com 40 e poucos anos serem descartadas de possíveis empregos por estarem velhos, e preferirem pessoas jovens.

Desculpe, seu comentario me parece incoerente com a primeira indagacao, poderia esclarecer?

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #45 Online: 21 de Dezembro de 2007, 02:42:30 »

Desculpe, seu comentario me parece incoerente com a primeira indagacao, poderia esclarecer?

A minha colocação tanto a anterior quanto essa ultima, foi no sentido de que imagine um monte de pessoas que não vão morrer nunca, e outras vão continuar nascendo, então uma população que costuma manter o equilíbrio porque uns morrem outros nascem, cria-se uma estabilidade populacional, meu problema é de nível macro-econômico, o que o INSS vai fazer com esse povo todo???.......que tipo de reformas o processo de aposentadoria vai ter que passar???......numa sociedade que pessoas idosas sofrem com descaso das instituições pensar em viver para sempre é uma afronta....sei lá....posso estar enganada, mas isso pode complicar muito a vida política e social do planeta....

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #46 Online: 21 de Dezembro de 2007, 02:44:50 »
    No caso de pessoas arranjarem emprego numa certa idade, pois se eles não vão morrer pressupõe-se que devem estar economicamente ativo.....e se a mentalidade continuar de não empregar gente numa certa faixa etária....vai complicar...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 21 de Dezembro de 2007, 02:47:06 »
Esse é um dos motivos por que "curar" a morte não é uma meta desejável, Mafalda.  Há outros, mais sutis mas talvez mais importantes ainda.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #48 Online: 21 de Dezembro de 2007, 02:50:40 »
Esse é um dos motivos por que "curar" a morte não é uma meta desejável, Mafalda.  Há outros, mais sutis mas talvez mais importantes ainda.

É verdade, eu sei que existem outros factores que podem aparecer durante esse tipo de novidade. Mas eu pensei nesse porque esse é um que eu saberia explicar direito, pois sou filha de pai e mãe doutores em economia, estou acostumada com esse tipo de argumento. Mas claro que existem outras questões envolvidas.

Offline Johan

• Nível 04
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Dezembro de 2007, 14:22:33 »
Olá xD, deixa eu participar que esse assunto eu gosto bastante

Bom, primeiro quanto ao problema que isso poderia trazer para a sociedade.
Eu acredito que "impedir a morte" vem diretamente ligado com rejuvenescimento, saúde, então teriamos pessoas mais velhas com disposição e capacidade tão boas quanto de pessoas mais novas. Pensando dessa maneira é obvio que as empresas iriam preferir contratar pessoas com mais experiência e com ainda boa atenção. Hoje em dia é justamente esse o problema, as empresas não querem contratar pessoas inexperientes demais, ou até imaturas para trabalhar numa empresa, e também não querem contratar pessoas velhas, porque seu rendimento diminui.

Mas imagina você ter no curriculo uma experiência de mais de 60 anos em determinado ramo, e render tanto quanto um jovem de 25... imbatível oO. Claro que a idade de aposentadoria deveria subir consideravelmente, ou ser iliminada tlvz (?). Seria um problema muito grande para os jovens (se bem que haveria uma grande diferença de faixas salariais, acredito).

Caso o rejuvenescimento não venha junto (o que eu acho que se tornaria improvavel  para uma imortalidade) apenas sustentariamos "pesos mortos" em questão de trabalho...

Agora quanto as soluções para chegar numa imortalidade:

Não sou doutor, e não faço nenhum curso ligado a biologia molecular ou etc, mas gosto de ler.

Do que já andei pesquisando, o primeiro estudo que me chamou atenção era onde pegaram um grupo de pacientes entre 60 e 80 anos e injetaram hormonio do crescimento, artificial, durante 6 meses. Depois disso foi observado uma melhora significativa como se tivessem rejuvenescido cerca de 10 a 20 anos. A gordura baixou, a elasticidade da pele melhorou, etc.

Já apareceu até no fantástico uma mulher lah pelos 40 anos que começou a usar isso. Existem algumas contra indicações, provavelmente possa até ser um pouco de marketing daqueles só pra ganhar dinheiro. Dizem que pode criar desproporções no corpo, causando o crescimento de certas partes, também pode dar câncer. Talvez alguns outros problemas.
Já ouvi relatos de que isso seria principalmente no caso da injestão do hormonio na sua forma artificial, e que haviam criado um estimulante para o corpo produzir naturalmente.

Enfim, é algo ainda duvidoso.

Li um livro que gostei bastante chamado "Longevidade do cérebro", Autor: Dharma Singh Khalsa, M.D. A área de atuação desse médico é especialmente quanto a problemas de degeneração cerebral, problemas quanto a idade, problemas de memória relativo a idade, e o Mal de Alzheimer. Ele cita um tratamento criado por ele onde é composto por uma melhor alimentação, exercícios, ele também da uns exercícios de relaxamento, suplementos e em alguns casos remédios.

Nosso corpo se desenvolve +- até os 20 anos, a partir dessa idade uma série de hormonios começam a baixar sua produção. Nesse tratamento ele trata de repor através da alimentação e suplementos, que ajudariam na memória e até disposição e atenção da pessoa. Nesse sentido obedece uma certa congruência com o fato da reposição hormonal do hormonio do crescimento. Mas também recomenda cuidados em alguns remédios e controle dos suplementos.

Bom, além da queda dos hormônios (que seria uma das principais causas do envelhecimento), existem também a destruição a partir dos radicais livres. Os radicais livres são substâncias(não sei se é esse o termo adequado) que acabam destruindo as células, podem desestruturar seu DNA, e provocam o envelhecimento.
Quando uma célula sofre danos altos, ela tem a capacidade de perceber e se auto-destruir. Dessa forma podemos pensar que se uma célula está deficiente ela pode simplesmente se destruir e podemos reproduzir outra célula, então surge um novo problema: O limite de Hayflick.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Limite_de_Hayflick

No final dos cromossomos temos o que chamamos de Telômeros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tel%C3%B4mero

Cada vez que uma célula se divide, dando origem a outra, os telômeros diminuem de tamanho. Quando se chega em certo ponto, o telômero está tão pequeno que a célula não consegue mais se dividir.

Esse limite tlvez possa ser contornado com a utilização de células tronco. Também existe outro detalhe. As células cancerigenas conseguem reestruturar o tamanho dos telômeros a cada divisão celular, sendo considera então uma célula imortal.

Mas então teriamos que ter a capacidade de controlar isso, sem que visse a ficar uma célula maléfica. Numa pesquisa esses tempos ouvi que as células cancerígenas são células que não conseguem se auto destruir, por serem carentes de uma certa substância. Ao inserir no organismo essa substância que falta, as células conseguiram se destruir. =)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/08/060828_cancertratamentomv.shtml

Existe ainda a Melatonina, que parece ser um grande anti-oxidante
http://br.noticias.yahoo.com/s/070828/48/gjdsp5.html&printer=0

"Estudo revela como células 'podem ter vida eterna'":
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/04/040429_celulasml.shtml

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!