Olá xD, deixa eu participar que esse assunto eu gosto bastante
Bom, primeiro quanto ao problema que isso poderia trazer para a sociedade.
Eu acredito que "impedir a morte" vem diretamente ligado com rejuvenescimento, saúde, então teriamos pessoas mais velhas com disposição e capacidade tão boas quanto de pessoas mais novas. Pensando dessa maneira é obvio que as empresas iriam preferir contratar pessoas com mais experiência e com ainda boa atenção. Hoje em dia é justamente esse o problema, as empresas não querem contratar pessoas inexperientes demais, ou até imaturas para trabalhar numa empresa, e também não querem contratar pessoas velhas, porque seu rendimento diminui.
Mas imagina você ter no curriculo uma experiência de mais de 60 anos em determinado ramo, e render tanto quanto um jovem de 25... imbatível oO. Claro que a idade de aposentadoria deveria subir consideravelmente, ou ser iliminada tlvz (?). Seria um problema muito grande para os jovens (se bem que haveria uma grande diferença de faixas salariais, acredito).
Caso o rejuvenescimento não venha junto (o que eu acho que se tornaria improvavel para uma imortalidade) apenas sustentariamos "pesos mortos" em questão de trabalho...
Agora quanto as soluções para chegar numa imortalidade:
Não sou doutor, e não faço nenhum curso ligado a biologia molecular ou etc, mas gosto de ler.
Do que já andei pesquisando, o primeiro estudo que me chamou atenção era onde pegaram um grupo de pacientes entre 60 e 80 anos e injetaram hormonio do crescimento, artificial, durante 6 meses. Depois disso foi observado uma melhora significativa como se tivessem rejuvenescido cerca de 10 a 20 anos. A gordura baixou, a elasticidade da pele melhorou, etc.
Já apareceu até no fantástico uma mulher lah pelos 40 anos que começou a usar isso. Existem algumas contra indicações, provavelmente possa até ser um pouco de marketing daqueles só pra ganhar dinheiro. Dizem que pode criar desproporções no corpo, causando o crescimento de certas partes, também pode dar câncer. Talvez alguns outros problemas.
Já ouvi relatos de que isso seria principalmente no caso da injestão do hormonio na sua forma artificial, e que haviam criado um estimulante para o corpo produzir naturalmente.
Enfim, é algo ainda duvidoso.
Li um livro que gostei bastante chamado "Longevidade do cérebro", Autor: Dharma Singh Khalsa, M.D. A área de atuação desse médico é especialmente quanto a problemas de degeneração cerebral, problemas quanto a idade, problemas de memória relativo a idade, e o Mal de Alzheimer. Ele cita um tratamento criado por ele onde é composto por uma melhor alimentação, exercícios, ele também da uns exercícios de relaxamento, suplementos e em alguns casos remédios.
Nosso corpo se desenvolve +- até os 20 anos, a partir dessa idade uma série de hormonios começam a baixar sua produção. Nesse tratamento ele trata de repor através da alimentação e suplementos, que ajudariam na memória e até disposição e atenção da pessoa. Nesse sentido obedece uma certa congruência com o fato da reposição hormonal do hormonio do crescimento. Mas também recomenda cuidados em alguns remédios e controle dos suplementos.
Bom, além da queda dos hormônios (que seria uma das principais causas do envelhecimento), existem também a destruição a partir dos radicais livres. Os radicais livres são substâncias(não sei se é esse o termo adequado) que acabam destruindo as células, podem desestruturar seu DNA, e provocam o envelhecimento.
Quando uma célula sofre danos altos, ela tem a capacidade de perceber e se auto-destruir. Dessa forma podemos pensar que se uma célula está deficiente ela pode simplesmente se destruir e podemos reproduzir outra célula, então surge um novo problema: O limite de Hayflick.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Limite_de_HayflickNo final dos cromossomos temos o que chamamos de Telômeros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tel%C3%B4meroCada vez que uma célula se divide, dando origem a outra, os telômeros diminuem de tamanho. Quando se chega em certo ponto, o telômero está tão pequeno que a célula não consegue mais se dividir.
Esse limite tlvez possa ser contornado com a utilização de células tronco. Também existe outro detalhe. As células cancerigenas conseguem reestruturar o tamanho dos telômeros a cada divisão celular, sendo considera então uma célula imortal.
Mas então teriamos que ter a capacidade de controlar isso, sem que visse a ficar uma célula maléfica. Numa pesquisa esses tempos ouvi que as células cancerígenas são células que não conseguem se auto destruir, por serem carentes de uma certa substância. Ao inserir no organismo essa substância que falta, as células conseguiram se destruir. =)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/08/060828_cancertratamentomv.shtmlExiste ainda a Melatonina, que parece ser um grande anti-oxidante
http://br.noticias.yahoo.com/s/070828/48/gjdsp5.html&printer=0"Estudo revela como células 'podem ter vida eterna'":
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/04/040429_celulasml.shtml