Quem não quiser saber o que acontece no filme, não leia essa mensagem.
Sim.
Ok, vamos por partes que a história é longa.
No começo, Scarlett está apaixonada por Ashley, mas para seu desespero ele se casa com Melanie. Mas, mesmo casado, volte e meia eles se encontram às escondidas ao longo do filme, o que faz com que ela pense que Ashley tenha interesse nela e que o casamento com Melanie seja apenas uma conveniência. Então ela sempre procura ficar perto de Melanie, para garantir que sempre estará perto de Ashley também. Daí vem o trecho em que Melanie pede a ela que cuide de Ashley, o que ela concorda com evidente satisfação, pois é nisso que ela esteve interessada por todo o filme.
Logo no começo, Scarlett começa a ser cortejada por Butler, mesmo sendo viúva recentemente. No fundo ela gosta de Butler, mas como sempre havia sido mimada e acostumada a ser o centro das atenções, antipatiza com o jeito canalha dele, de quem se importa mais consigo mesmo do que com ela. Por todo o filme ela vai gostando mais dele, mas não tolera se sentir humilhada na frente dele (lembre da cena da cadeia). Depois de muita história, ela acaba se casando com ele, mas não suporta o fato de que volta e meia ele ande com a cortesã, pois julga que ele se interessa mais pela cortesã do que por ela, o que é muito humilhante para sua personalidade vaidosa. Mas como o casamento é conveniente e ela ainda alimenta a esperança de ficar com Ashley, ela acaba relevando temporariamente.
Agora, do ponto de vista de Scarlett, há um paralelo entre a situação de Ashley e a de Butler:
-Ashley é casado com Melanie, mas prefere Scarlett
-Butler é casado com Scarlett, mas prefere a cortesã
Porém depois de um bom tempo, Butler perde a paciência com Scarlett e ameaça deixá-la, pois não aguenta mais suas provocações e seu comportamento egocêntrico. E é nesse ponto que morre Melanie. Scarlett então crê que chegou a sua chance de poder ficar com Ashley, mas quando o encontra, nota que ele está arrasado pela perda. Ela o chama para que finalmente viva com ela, mas ele a repele, deixando claro que nunca esteve muito interessado nela. Ela então percebe que havia sido apenas uma diversão ocasional, mas a pessoa que ele sempre amara fora Melanie. E então ela percebe que o mesmo se dava com Butler: a cortesã era só um capricho, o amor de Butler sempre havia sido Scarlett.
Arrependida de tudo o que havia feito, ela volta desesperada p/ Butler, mas ele já não mais está disposto a aceitá-la e parte, deixando-a sozinha. Ela então chora por ver aonde que seu egocentrismo a havia levado e decide voltar para a sua fazenda, onde, sem amor, recomeçará uma nova vida.
Acho que a parte que você mais achou esquisita, um tanto decepcionante talvez, é quando a Scarlett, após ter sido abandonada, decide voltar p/ Tara, falando: "Irei p/ casa. E pensarei em algum jeito de tê-lo de volta, pois amanhã é um outro dia" (algo assim). Também fiquei um pouco decepcionado com essa parte, por ela muda de uma situação de lamento para a de esperança muito rápido. Acho que se essa fala fosse dita num tom menos esperançoso, mais arrastado, ficaria bem melhor. Mas mesmo assim, o filme é excelente e não foi à toa que recebeu dez oscars.