Tem um western que eu gosto mais do que Era uma Vez no Oeste: Matar ou Morrer de 1952.Foi o primeiro filme a utilizar o formato de "tempo real", o desenrolar da trama corresponde à duração do filme.
Entendo! Mas quando analiso um filme, não levo em consideração apenas o enredo, o elenco e taus, eu costumo prestar atenção em detalhes que passariam despercebidos pela maioria das pessoas. Costumo assistir a um filme como se eu fosse um crítico de cinema.
O "Era Uma Vez No Oeste" é formidável da primeira a última cena. Sem contar que o momento do duelo, que ficou imortalizado na história da cine-dramaturgia, é simplesmente excepcional. A trilha sonora da armônica, tema do protagonista e a trilha sonora da personagem da Cláudia Cardinalle, contribuíram bastante para que o espectador grudasse os olhos e o coração na trama. Nem Ben Hur, o mais premiado filme de todos os tempos, junto com aquela imundice do Titanic (puro marketing), foi tão "perfeito". Para mim, Watchman só é melhor que o Era Uma Vez No Oeste, em função de uma tecnologia cinematográfica mais avançada e do roteiro, que para mim, é "divino".