Autor Tópico: Estudo indica que humanos têm evolução acelerada  (Lida 5954 vezes)

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
Estudo indica que humanos têm evolução acelerada
« Online: 12 de Dezembro de 2007, 08:29:59 »
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2143197-EI238,00.html
Estudo indica que humanos têm evolução acelerada

A espécie humana evoluiu em uma taxa cem vezes mais alta nos últimos cinco mil anos que em qualquer outro período, e como conseqüência, os seres humanos estão geneticamente mais diferentes uns dos outros, sugere um estudo realizado por cientistas americanos e publicado nesta segunda-feira.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Winsconsin-Madison, entre as principais causas da aceleração no processo evolutivo estaria a mudança demográfica, reforçada pela mudança no meio ambiente.

O estudo aponta que processos migratórios e o crescimento populacional podem ter influenciado a adaptação dos seres humanos, como a resistência a epidemias.

"Consideramos que o crescimento demográfico humano está relacionado com as mudanças ocorridas na cultura humana e no meio ambiente. Ambos os processos contribuíram para a rápida evolução crescente da nossa espécie", diz o estudo.

A pesquisa aponta que a aceleração na evolução humana verificada através do estudo é uma das mais radicais já registradas. "Nós somos geneticamente mais diferentes das pessoas que viviam há cinco mil anos do que eles eram do Homem de Neandertal (que viveu entre 350 mil e 25 mil anos atrás)", diz o estudo.
Diversidade

A pesquisa, publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, analisou dados disponíveis no International HapMap, mapa internacional de haplótipos, que relaciona diferenças entre seres humanos de vários continentes.

Para o estudo, os cientistas analisaram a formação genética de 270 pessoas de quatro regiões: chineses, africanos iorubás, japoneses e norte-europeus.

Liderados por John Hawks, os cientistas afirmam que as etnias estão se tornando geneticamente mais distintas. De acordo com o estudo, "pelo menos 7% dos genes humanos sofreram evolução recentemente".

Apesar disso, o estudo sugere que a diferença entre os continentes deve ser reversível, já que a tendência é que as populações futuras sejam ainda mais mescladas.
Transformações

Para indicar a diferença entre a formação genética, os cientistas citam a lactase, enzima que ajuda a digerir o leite.

Segundo o estudo, a maioria dos chineses e africanos não consegue digerir a lactose no leite, enquanto os europeus desenvolveram um gene resistente a enzima.

Para os pesquisadores, o clima frio da região foi crucial para esta diferença, já que em regiões frias as pessoas produzem menos vitamina D, essencial para absorção de cálcio.

Por isso, "a capacidade de digerir leite por toda a vida fez as pessoas em regiões mais frias serem mais saudáveis", diz o estudo.
Fertilidade

A pesquisa aponta que no futuro, a aceleração pode provocar ainda outra mudança genética, relacionada à fertilidade.

O estudo aponta, por exemplo, que o número crescente de pessoas que decidem ter filhos com idade mais avançada pode influenciar os genes que impedem os seres humanos de ficarem férteis por mais tempo, tornando-os cada vez mais raros.

De acordo com a pesquisa, a tendência a começar uma família com idade mais avançada pode guiar o processo evolutivo. "As pessoas estão tendo problemas com a infertilidade. Por isso, qualquer variação genética que aumente o sucesso da fertilidade com idade avançada será selecionada", diz o estudo.

BBC Brasil
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Estudo indica que humanos têm evolução acelerada
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2007, 09:04:43 »
Liderados por John Hawks, os cientistas afirmam que as etnias estão se tornando geneticamente mais distintas. De acordo com o estudo, "pelo menos 7% dos genes humanos sofreram evolução recentemente".
o que é "recentemente"?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2007, 09:52:10 »
"Nós somos geneticamente mais diferentes das pessoas que viviam há cinco mil anos do que eles eram do Homem de Neandertal (que viveu entre 350 mil e 25 mil anos atrás)", diz o estudo.
Diversidade

Sentido de aranha disparou no nível máximo quando li isso aqui... uma separação de 5 mil anos somou mais diferenças genéticas do que uma de ~500-190 mill? (ou mais, supondo que a separação dos chimpanzés também tenha sido anterior, devido a aquele gorila de 10 milhões de anos) :hein:

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:03:37 »
Esse "5.000 anos" parece ser criacionista ...  :hein:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:20:49 »
Eu sei lá. À primeira vista choca um pouco, mas pensando um pouco, somos cerca de 6,5 bilhões de invidívuos vivos, resultantes de um crescimento demográfico absurdamente rápido.

Desde a origem da agricultura, a seleção natural foi sendo gradualmente cada vez mais reduzida com a crescente tecnologia que nos coloca "a salvo" de vários fatores de seleção, e permite que a população aumente além dos limites impostos por um ambiente "natural", o que acelera a evolução de forma que não seria possível antes.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:36:50 »
Concordo que aumento do número de indivíduos deve acelerar a evolução. E uma das coisas que deve ter proporcionado isso é a agricultura (+-12.000 anos), então o estudo deveria ser mais abrangente, ou dizer por que isso só ocorreu a 5.000 anos.

Talvez pela falta de dados?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2007, 11:09:11 »
Fácil. Elimine os predadores e favoreça o meio por meio da tecnologia  ::)

Assim não vale  :P

Muito interessante esse estudo, de qualquer forma.

Narkus

• Visitante
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2007, 17:10:49 »
Isso pode significar que as chances de haver diferenças comportamentais (ou até mesmo de inteligência) de origem genética entre populações (inclusive entre etnias humanas) serão maiores.

Isso vai dar o que falar...  :|

APODman

• Visitante
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2007, 17:34:18 »
Isso pode significar que as chances de haver diferenças comportamentais (ou até mesmo de inteligência) de origem genética entre populações (inclusive entre etnias humanas) serão maiores.

Ou não !

Tal idéia me parece um precursor de um argumento Revisionista Neonazi.

[ ]´s

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2007, 03:39:45 »
Apesar do tempo extremamente curto pode ser verdade...

Nao tenho ceteza, mas acho que somos a especie que tem mais seres difrentes entre si...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2007, 05:55:25 »

Nao tenho ceteza, mas acho que somos a especie que tem mais seres difrentes entre si...

Mais do que, por exemplo, cães?  A espécie Canis lupus engloba todos os cães em uma de subespécies.  As outras são os dingos australianos e vários tipos de lobos regionais.

Pessoalmente acho simplesmente fantástica a variedade de tipos de cães, ainda mais quando eles tem em comum a capacidade de se reproduzir entre si (e por vezes até com lobos).  Há desde "chiuahas" (sp?) que cabem em um copo até cães dinamarqueses.  As formas dos corpos também variam de forma impressionante.  Não vejo nada comparável no meio humano.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2007, 10:35:10 »

Ou não !

Tal idéia me parece um precursor de um argumento Revisionista Neonazi.

[ ]´s

E o é... outro dia por exemplo estava querendo discutir isso aqui. Eu fazia proposições e o Buckaro enxugava-as, mas eu não falava de inteligência, mas de doentes incuráveis. Eu comecei a pensar essas coisas por conta de uma priminha minha que tem alergia a comida. Foi tratado como um problema insignificante pelos demais foristas, mas anti-ontem chegou a 91 o número de pais no fórum aqui da minha cidade desesperados por latas de leite especial para seus filhos. Se não me engano, das doentes, 10 bebem latas de 2000 reais por dia.

Não vou entrar em mais detalhes, só peço que assistam a essas reportagens:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM685749-7823-PORTARIA+DO+MINISTERIO+DA+SAUDE+PREOCUPA+PACIENTES,00.html
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM747501-7823-PACIENTES+LUTAM+POR+MEDICAMENTOS+NA+JUSTICA,00.html

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2007, 10:46:14 »
bom, dizer que parece precursor de um argumento nazi não ataca o mérito do argumento, mas a possível conseqüência; trata-se de uma falácia.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:18:29 »
Apagar, por favor.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 18:40:39 por Luz »

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2007, 08:29:53 »
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/agricultura_acelerou_a_evolucao_humana_3.html

Agricultura acelerou a evolução humana

Análise de padrões comuns de variação genética revela que os humanos têm evoluído mais rapidamente na história recente

por David Biello

RITMO ACELERADO – A evolução humana ficou mais rápida graças à explosão populacional motivada pela agricultura.
O Homo sapiens sapiens se espalhou pelo globo e aumentou esmagadoramente em número nos últimos 50 mil anos – de estimados cinco milhões de pessoas em 9.000 a.C. para os cerca de 6,5 bilhões de hoje. Um número maior de pessoas significa mais oportunidades para que as mutações cheguem despercebidas ao genoma humano básico, e novas pesquisas confirmam que nos últimos 10 mil anos assistiram a uma série de mudanças em tudo, da digestão aos nossos ossos.

“Descobrimos muitos genes humanos passando por uma seleção”, explica o antropólogo Gregory Cochran, da University of Utah, membro da equipe que analisou 3,9 milhões de genes que demonstraram uma variação maior. “A maioria é muito recente, o que indica que o ritmo da evolução humana nos últimos milhares de anos é muito mais veloz que nos últimos milênios”.

“Acreditamos que isso possa ser explicado por um aumento no poder da seleção à medida que os humanos se tornaram agricultores – uma grande mudança ecológica –, e houve uma grande elevação no número de mutações favoráveis à medida que a agricultura levou a um aumento populacional”, ele afirma.

Há cerca de 10 mil anos, a humanidade passou pela transição de uma vida de caçadores e coletores para o plantio de alimentos e a domesticação de animais. Como isso concentrou as populações, doenças como a malária, a varíola e a tuberculose, entre outras, se tornaram mais virulentas. Ao mesmo tempo, a nova alimentação com base na agricultura impôs seus próprios desafios – incluindo a deficiência de ferro no organismo devido à falta de carne, além das cáries e uma estatura mais baixa por causa da má alimentação, explica o antropólogo John Hawks, da University of Wisconsin–Madison, outro membro do grupo.

“O corpo e os dentes dessas pessoas encolheram, assim como seu cérebro”, ele completa. “No entanto, elas começaram a apresentar novos alelos (formas alternativas de genes), que os ajudaram a digerir os alimentos com maior eficiência. Os novos alelos protetores permitiram a uma fração da população sobreviver melhor às terríveis doenças.”

Ao observar as fileiras de material genético que mudavam pouco de pessoa para pessoa dentro dessas seções de grande variação, os pesquisadores identificaram regiões que apareceram recentemente e conferiam algum tipo de vantagem (porque se tornaram comuns rapidamente). Por exemplo, o gene conhecido como LCT deu aos adultos a capacidade de digerir leite, enquanto o G6PD ofereceu algum tipo de proteção contra a malária causada pelo parasita Plasmodium falciparum.

“Há dez mil anos, ninguém no planeta tinha olhos azuis”, ressalta Hawks, pois esse gene – OCA2 – ainda não tinha se desenvolvido. “Somos diferentes das pessoas que viveram 400 gerações atrás em maneiras muito óbvias, visíveis a olho nu.”

A comparação da quantidade de diferenciação genética entre os humanos e nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, indica que o ritmo das mudanças foi acelerado entre 10 e 100 vezes, relatam os pesquisadores no Proceedings of the National Academy of Sciences USA.

Mas nem todas as populações demonstram a mesma “velocidade evolutiva”. Os africanos, por exemplo, mostram um ritmo um pouco mais lento de mutação. “Os africanos não tiveram que se adaptar a um clima muito diferente”, já que a humanidade evoluiu onde eles moram, explica Cochran. “Europeus e asiáticos do Leste, por sua vez, vivem em ambientes muito diferentes daquele de seus ancestrais africanos e primeiros agricultores, e eram mal-adaptados a eles”.

Esse ritmo acelerado de evolução não diminuirá até que toda mutação benéfica possível comece a acontecer – no ritmo máximo de adaptação. Isso já começou a ocorrer em algumas regiões com a cor da pele: grupos diferentes de genes são responsáveis pela tez mais clara de europeus e asiáticos do Leste, de acordo com os pesquisadores.

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 28 de Dezembro de 2007, 18:58:12 »
Porra! Estava tentando lembrar disso lá no outro tópico!!!

Estou fascinadíssima. Daquelas coisas que a gente imaginava e estava esperando medirem, hein, e agora CABUM! Hehe. Eu sou mais é nurture!!! :D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Dezembro de 2007, 19:07:26 »
Uma pequena correção de algum comentário anterior que eu fiz.

Estão considerando falando nesses trabalhos de evolução por seleção natural, não por diminuição de seleção natural, como eu tinha imaginado.

O raciocínio é que o aumento da população dá maior variabilidade e maior área para "mortes seletivas" que não decrescem a população e etc.

Mas isso está apenas começando, inicialmente é uma deteção estatística, sem saber quais são as diferenças exatamente. Ao mesmo tempo, não significa nada que alegrasse muito aos racistas, porque a maior parte das coisas provavelmente tem a ver com adaptações imunológicas e de dieta, por exemplo.

Conforme aumentam as populações, maior é a probabildade de grandes epidemias exterminarem boa parte da população.

Offline Almir

• Nível 00
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Abril de 2008, 11:18:59 »

Pelo que já li os humanos são uma espécie com baixa variabilidade genética e remonta a alguns milhares de indivíduos somente. Já li em algum lugar que existe mais variabilidade genética em dois chimpanzés do que em toda a população humana (obviamente imagino que de grupos distintos :) ).

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Maio de 2008, 12:47:50 »

Pelo que já li os humanos são uma espécie com baixa variabilidade genética e remonta a alguns milhares de indivíduos somente. Já li em algum lugar que existe mais variabilidade genética em dois chimpanzés do que em toda a população humana (obviamente imagino que de grupos distintos :) ).

Como assim??? Não entendi...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Maio de 2008, 16:30:01 »
É mais ou menos isso, dois chimpanzés da mesma espécie, separados por apenas um rio, diferem mais, geneticamente, que um humano asiático e um africano, por exemplo.

Ao mesmo tempo, um humano africano pode diferir mais de outro africano do que difere de um europeu ou de um asiático, e o mesmo vale para os outros grupos, com indivíduos podendo diferir mais de outros do mesmo grupo do que difere de indivíduos de outros grupos. Há, de qualquer forma, conjuntos de diferenças agrupadas nos continentes e localidades que são responsáveis por características particulares mais evidentes de cada grupo humano, cor de pele, tipo de cabelo, estatura e variações fisonômicas, além de diferenças imunológicas, freqüências de tipos sangüíneos e, em menor grau, algumas adaptações à dietas e clima locais.

Offline Almir

• Nível 00
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2008, 10:57:38 »

Como assim??? Não entendi...

Completando... os grupos dos chimpanzés são pequenos (imagino que por volta de 10-20 individuos) e imagino que normalmente com um macho dominante que tende a ser o responsável pela maioria da prole. Dessa forma se vc escolher 2 individuos dentro do mesmo grupo existe uma grande probabilidade de se pegar individuos com um alto grau de parentesco (pai e filha por ex), ou seja com uma pequena variabilidade genética.

Offline COACERVADO

• Nível 03
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Setembro de 2008, 00:09:04 »

Mais do que, por exemplo, cães?  A espécie Canis lupus engloba todos os cães em uma de subespécies.  As outras são os dingos australianos e vários tipos de lobos regionais.

Pessoalmente acho simplesmente fantástica a variedade de tipos de cães, ainda mais quando eles tem em comum a capacidade de se reproduzir entre si (e por vezes até com lobos).  Há desde "chiuahas" (sp?) que cabem em um copo até cães dinamarqueses.  As formas dos corpos também variam de forma impressionante.  Não vejo nada comparável no meio humano.

Concordo com você Luis Dantas quando você cita os cães como um exemplo de maior variabilidade genética que o ser humano, mas não devemos esquecer que o Canis lupus familiaris sofreu essa variabilidade devido a seleção artificial proposta pelos seres humanos e os exemplos podem ser diversos, tal como o peixe Kinguio (Carassius auratus).

Não mais citando Luis Dantas, mas no geral:
Sempre são muito complexas as pesquisas sobre a evolução humana, pois os fatores que influênciam a distruibuição dos genes não são somente fatores naturais, talvez essa data de 5000 anos descrita no trabalho tenha levado em conta que a sociedade humana "recente"  sofre grande influência na distribuição dos genes devido aos fatores políticos, sócio-culturais e econômicos.
E também tem lógica citar o termo evolução acelerada, pois na sociedade humana moderna existe um menor isolamento de populações (etnias), aumento da longevidade (maior possibilidade de geração de descendentes) e ainda a possibilidade de geração de descendentes através de métodos de fertilização de indivíduos naturalmente inférteis.
Também não devemos esquecer do princípio da OSCILAÇÃO GÊNICA, que altera e minimiza a variação gênica em populações pequenas e isoladas, ou seja, um cenário altamente possível na pré-história.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Setembro de 2008, 00:33:01 »
Pergunta de um leigo:

é possível, com o avanço das pesquisas, chegarmos ao ponto de eliminarmos um gene defeituoso (não sei se esse é o termo correto), fazendo com que as futuras gerações não corram o risco de desenvolverem certos tipos de doenças?

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Setembro de 2008, 00:48:23 »

Com o desenvolvimento tecnológico pode ser possível eliminar-se genes defeituosos sem se utilizar de seleção, mas apenas no embrião. Em um indivíduo adulto, seria algo muito improvável, embora utilizando retrovírus como cápsula para o DNA substituto, através de terapia gênica, algo que já está sendo estudado, haja esta possibilidade.

A maior barreira para este tipo de estudo, para variar, será ética.

A humanidade terá que escolher e regular muito bem o poder da genética, porque ela possui um potencial gigantesco, e ele é totalmente neutro.

« Última modificação: 13 de Setembro de 2008, 00:50:56 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!