Autor Tópico: Tem muita gente no mundo?  (Lida 5895 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Tem muita gente no mundo?
« Resposta #25 Online: 15 de Dezembro de 2007, 08:24:48 »
Correto, mas enquanto houver esses outros motivos e os problemas mencionados decorrerem, há mais gente do que se pode, nestas circunstâncias, sustentar dignamente.

A questão é que náo se pode generalizar. A distribuição populacional ao longo do planeta é extremamente desigual.
Em muitas regiões, temos grandes vazios, e com recursos a serem explorados, e que podem sustentar um grande contingente de pessoas.
Ou então são regiões que ainda não temos como explorar por deficiência tecnológica, mas isso tende a mudar, como nos prova a história do desenvolvimento científico.

Há algum tempo li um estudo demográfico da ONU que estima a população humana de equilíbrio para o planeta de algo em torno de 11 bilhões de pessoas. Vou ver se encontro alguma referência.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 15 de Dezembro de 2007, 09:06:21 »
11 bilhões em situações ideais.  Mas que alternativas há para o planejamento populacional?

O planeta tem recursos finitos; desenvolvimento tecnológico é algo maravilhoso, mas tem limites, por mais difícil que seja perceber isso em nossa cultura.

E sim, é em tese possível aliviar os problemas atuais através da redistribuição.  Mas essa também é uma solução mais teórica do que prática, dados os desafios da migração e da inserção em uma nova cultura.

Adoraria descobrir que estou errado, mas até onde posso ver o planejamento populacional só tem alternativas bem mais complicadas, traumáticas e impraticáveis.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 15 de Dezembro de 2007, 09:15:00 »
Outra coisa -  vamos supor que esse cálculo esteja errado.  Não acredito que seja infalível, afinal de contas.

Quais seriam as consequências?

Por que fazer uma aposta tão arriscada?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 15 de Dezembro de 2007, 09:25:01 »
11 bilhões em situações ideais.  Mas que alternativas há para o planejamento populacional?

O planeta tem recursos finitos; desenvolvimento tecnológico é algo maravilhoso, mas tem limites, por mais difícil que seja perceber isso em nossa cultura.

Energia nuclear, incluido-se o Sol; materiais renováveis.

E sim, é em tese possível aliviar os problemas atuais através da redistribuição.  Mas essa também é uma solução mais teórica do que prática, dados os desafios da migração e da inserção em uma nova cultura.
Não falo em transferência populacional, mas taxas de crescimento e controle populacional adequadas aos diferentes locais do planeta.
"Por quê?"

Chaves

Narkus

• Visitante
« Resposta #29 Online: 15 de Dezembro de 2007, 09:36:10 »
Lendo alguns textos percebi que há 2 teorias principais para solucionar o problema da superpopulação.

A primeira, a mais conhecida e vista como radical é a "Teoria Malthusiana" que tem como principais características:
- Produção de alimentos em ritmo de Progressão Aritmética;
- Aumento da população em ritmo de Progressão Geométrica;
- Solução prevista por Malthus: “sujeição moral”;
- Só via na abstinência sexual a solução;
- Cada família só poderia ter o número de filhos de acordo com a capacidade de produção de sua propriedade.

Também há uma Teoria "Neo Malthusiana" que defende o seguinte:
- Justifica o subdesenvolvimento como de responsabilidade dos próprios países pobres;
- Estabelece que o excesso populacional é um empecilho para o desenvolvimento;
- Defende o uso de métodos radicais de controle populacional.

A outra teoria, que contradiz as teorias malthusianas é a "Teoria Reformista (ou Marxista)", que estabelece:
- Acredita que o excesso populacional é resultado da desigualdade social e falta de conscientização;
- Estabelece como política o investimento em melhorias da qualidade de vida e em educação como formas de reduzir a natalidade

Eu, particularmente, acredito que ambas as teorias estejam corretas e suas sugestões funcionem, embora a Marxista me parece ser a mais sutil e humana porém, muito mais lenta. E não sei até que ponto os países subdesenvolvidos já evoluíram em suas políticas de controle de natalidade. Eu acredito que no Brasil muito já melhorou, mas não duvido que sofra uma recaída.

Narkus

• Visitante
« Resposta #30 Online: 15 de Dezembro de 2007, 09:38:53 »
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/fecundidade.html

De acordo com o IBGE a taxa de natalidade brasileira já atingiu um nível "aceitável".
Realmente isso me faz concluir que fiz tempestade em copo d'água  :histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 15 de Dezembro de 2007, 09:46:18 »
Nem falo em recaída.  Nesse tipo de assunto os efeitos podem levar décadas para ser sentidos.

Narkus

• Visitante
« Resposta #32 Online: 15 de Dezembro de 2007, 09:48:16 »
Bom...
Mas o problema que se vê é que a taxa de natalidade é baixíssima entre as classes mais abastadas e ainda muito alta entre os miseráveis, sendo que já temos uma porcentagem considerável de pessoas miseráveis que continuam fabricando novos miseráveis.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 15 de Dezembro de 2007, 09:50:10 »
Exatamente.  O problema é maior do que se pode sentir no momento.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Dezembro de 2007, 09:53:15 »
Bom...
Mas o problema que se vê é que a taxa de natalidade é baixíssima entre as classes mais abastadas e ainda muito alta entre os miseráveis, sendo que já temos uma porcentagem considerável de pessoas miseráveis que continuam fabricando novos miseráveis.

Sem falar que só agora as taxas de natalidade das regiões Norte e Nordeste começam a convergir para níveis mais razoáveis, o que já vem ocorrendo há duas décadas em grandes áreas das regiões Sudeste e Sul.
"Por quê?"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #35 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:21:49 »
 :susto:

Bom, então... pensando friamente, já que estão sendo propostas medidas radicais, a castração masculina parece uma alternativa interessante, devido ao incomparável potencial de reprodução masculino, além do quê, não estou muito certa disso, poderia ser ainda uma medida eficaz no controle à violência?

Se sim, teoricamente, mataríamos dois coelhos num só golpe.

Já os critérios de seleção, não me arrisco a propor.

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2007, 10:24:55 por Luz »

Narkus

• Visitante
« Resposta #36 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:25:36 »
concordo Luz, embora seu texto esteja com um certo ar de revanchismo... <_<

Narkus

• Visitante
« Resposta #37 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:27:03 »
Bom, acho que pelo menos agora não sou o único a sugerir cortar o sacos dos miseráveis

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:27:50 »
Se ela propuser sem anestesia, teremos certeza, Narkus.

Luz

• Visitante
« Resposta #39 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:29:21 »
concordo Luz, embora seu texto esteja com um certo ar de revanchismo... <_<

Imaginei que pudesse parecer isso. Se aconteceu, foi instintivo, pois racionalmente, não tive a intenção.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:30:41 »
AGORA estou oficialmente amedrontado com você, Luz. :)

Luz

• Visitante
« Resposta #41 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:35:29 »

Não fique - eu só tive a coragem de propor tal idéia porque foi, justamente, lendo o conteúdo do tópico que ela nasceu.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:42:16 »
a taxa de natalidade brasileira tende a cair, não é preciso pensar em tão grande cerceamento da liberdade.

. . .
sabem aquele livro, 'guns, germs and steel'? um autor americano, esqueci-me do nome, lançou um meio que em resposta. 'a farewell to alms', se não me engano. a tese central dele, de qualquer forma, é que há um motivo para a revolução industrial ter ocorrido na inglaterra, e não é pelo fato de que na europa as condições eram mais duras e logo os europeus desenvolveram mais artifícios. na verdade ele aponta que durante um longuíssimo período, na grã-bretanha (bem como, em menor medida, na china e no japão), as classes mais abastadas tiveram um crescimento demográfico maior do que as mais miseráveis. como a taxa de mortalidade era imensa, acabava que os indivíduos oriundos do que se podia chamar de classes média e alta da época acabavam abundando na inglaterra bem mais do que, digamos, na etiópia- a 'downward mobility' era imensa, em decorrência de, como já dito, uma taxa de natalidade bem maior entre os ricos do que os mais pobres e a altíssima mortalidade que atingia a todos. o autor sugere que, seja por algum tipo de hereditariedade cultural ou mesmo genética, ter-se-ia assim 'subido o nível' geral da sociedade inglesa, dado que mesmo o mais plebeu tenderia a ter virtudes proto-burguesas como tendência a poupar, austeridade, etc.
se a algum livro o rótulo de 'darwinismo social' se aplicou bem, certamente é a este. e não estou dizendo num sentido pejorativo (com que frequentemente a expressão é usada), acho uma provocação válida.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2007, 10:44:56 por Rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Luz

• Visitante
« Resposta #43 Online: 15 de Dezembro de 2007, 11:01:21 »

Ué, por quê, sinceramente?

Eu não consegui ver a diferença entre essa idéia e, por exemplo, a imposição de esterilização a pessoas miseráveis ou negação da cidania aos filhos desses ou quaisquer outras medidas radicais sugeridas.

Nenhum delas parece se importar muito com pessoas, ou pelo menos, com um certo grupo de pessoas, mas apenas com os resultados dessas medidas. Pensei que estivesse partindo do mesmo pressuposto.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #44 Online: 15 de Dezembro de 2007, 13:57:31 »
sabem aquele livro, 'guns, germs and steel'? um autor americano, esqueci-me do nome, lançou um meio que em resposta. 'a farewell to alms', se não me engano. a tese central dele, de qualquer forma, é que há um motivo para a revolução industrial ter ocorrido na inglaterra, e não é pelo fato de que na europa as condições eram mais duras e logo os europeus desenvolveram mais artifícios. na verdade ele aponta que durante um longuíssimo período, na grã-bretanha (bem como, em menor medida, na china e no japão), as classes mais abastadas tiveram um crescimento demográfico maior do que as mais miseráveis. como a taxa de mortalidade era imensa, acabava que os indivíduos oriundos do que se podia chamar de classes média e alta da época acabavam abundando na inglaterra bem mais do que, digamos, na etiópia- a 'downward mobility' era imensa, em decorrência de, como já dito, uma taxa de natalidade bem maior entre os ricos do que os mais pobres e a altíssima mortalidade que atingia a todos. o autor sugere que, seja por algum tipo de hereditariedade cultural ou mesmo genética, ter-se-ia assim 'subido o nível' geral da sociedade inglesa, dado que mesmo o mais plebeu tenderia a ter virtudes proto-burguesas como tendência a poupar, austeridade, etc.
se a algum livro o rótulo de 'darwinismo social' se aplicou bem, certamente é a este. e não estou dizendo num sentido pejorativo (com que frequentemente a expressão é usada), acho uma provocação válida.
Talvez isso tenha tido uma certa influência, mas não seria o sucesso da Inglaterra devido muito mais às instituições lá existentes? Quer dizer, o progresso tecnológico não necessita apenas de boas cabeças, mas também de um ambiente com instituições adequadas, que permita usar todo esse potencial. A Inglaterra era protestante e essa vertente do cristianismo valorizava muito mais o trabalho com fins lucrativos do que o catolicismo. E lá o estado não era tão forte e centralizador. Isso criava um ambiente que estimulava o empreendedorismo mais do que em qualquer outro lugar.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2007, 14:00:21 por Procedure »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:14:20 »

Eu não consegui ver a diferença entre essa idéia e, por exemplo, a imposição de esterilização a pessoas miseráveis ou negação da cidania aos filhos desses ou quaisquer outras medidas radicais sugeridas.

Nenhum delas parece se importar muito com pessoas, ou pelo menos, com um certo grupo de pessoas, mas apenas com os resultados dessas medidas. Pensei que estivesse partindo do mesmo pressuposto.

Concordo.  Mas ver você se rebaixar a esse tipo de argumentação é assustador.

Luz

• Visitante
« Resposta #46 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:47:41 »

Concordo.  Mas ver você se rebaixar a esse tipo de argumentação é assustador.

Assustador foi você não desconfiar de uma atitude, notoriamente, intencional.

Em um tópico tão sugestivo, como esse, a idéia só poderia ser: fazer parecer assustador, tanto quanto.

Afinal, soa tão natural analisar friamente os supostos benefícios do sacrifício de um determinado grupo ao qual, evidentemente, não pertencemos em benefício próprio que não consegui pensar numa maneira melhor de mostrar que num suposto mundo em que tudo é permitido, tudo é permitido - não estamos imunes.

Somente onde os próprios testículos não estão sob ameaça a melhor alternativa encontrada é cortá-los, mas é sempre bom considerar que uma alternativa "melhor" pode ser proposta, a partir da própria idéia, inclusindo-os.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 15 de Dezembro de 2007, 15:59:06 »
Uma vez ouvi (acho que no Discovery), uma reportagem tratando disso, diziam que nosso planeta suportaria bem 3 bilhões de humanos, atualmente tem o dobro.

Atualmente são 6,5 bilhões.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 15 de Dezembro de 2007, 17:46:18 »
Bom...
Teve uma época que eu curtia ler sobre conspirações (ainda gosto, é um assunto excitante), e tinha uns boatos sobre uma política dos países de primeiro mundo em castrar povos sub-desenvolvidos com alguma substância presente em vacinas.
A Alemanha, os EUA, a Suécia e o Canadá já implantaram políticas de esterilidade compulsória.

___

Bruno: Jared Diamond.

___

Sobre o tópico: Sim, tem.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2007, 17:56:25 por Fernando »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!