a taxa de natalidade brasileira tende a cair, não é preciso pensar em tão grande cerceamento da liberdade.
. . .
sabem aquele livro, 'guns, germs and steel'? um autor americano, esqueci-me do nome, lançou um meio que em resposta. 'a farewell to alms', se não me engano. a tese central dele, de qualquer forma, é que há um motivo para a revolução industrial ter ocorrido na inglaterra, e não é pelo fato de que na europa as condições eram mais duras e logo os europeus desenvolveram mais artifícios. na verdade ele aponta que durante um longuíssimo período, na grã-bretanha (bem como, em menor medida, na china e no japão), as classes mais abastadas tiveram um crescimento demográfico maior do que as mais miseráveis. como a taxa de mortalidade era imensa, acabava que os indivíduos oriundos do que se podia chamar de classes média e alta da época acabavam abundando na inglaterra bem mais do que, digamos, na etiópia- a 'downward mobility' era imensa, em decorrência de, como já dito, uma taxa de natalidade bem maior entre os ricos do que os mais pobres e a altíssima mortalidade que atingia a todos. o autor sugere que, seja por algum tipo de hereditariedade cultural ou mesmo genética, ter-se-ia assim 'subido o nível' geral da sociedade inglesa, dado que mesmo o mais plebeu tenderia a ter virtudes proto-burguesas como tendência a poupar, austeridade, etc.
se a algum livro o rótulo de 'darwinismo social' se aplicou bem, certamente é a este. e não estou dizendo num sentido pejorativo (com que frequentemente a expressão é usada), acho uma provocação válida.