Enquete

você sente algum tipo de dificuldade com o facto de ser canhoto?

Sinto
0 (0%)
sinto dificuldades relativas
0 (0%)
em algumas ocasões
2 (20%)
quase nunca
5 (50%)
nunca
3 (30%)

Votos Totais: 10

enquete encerrada: 31 de Dezembro de 2007, 05:03:11

Autor Tópico: só para canhotos  (Lida 12710 vezes)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
só para canhotos
« Online: 16 de Dezembro de 2007, 05:03:11 »
Antes que me perguntem, sim sou canhota, dependendo do resultado quem sabe eu posto um tópico sobre o assunto.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: só para canhotos
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2007, 07:59:34 »
Algumas poucas.  No geral acho que é até vantagem, pois me motiva a ser mais criativo e a me colocar mais no lugar dos outros (é impressionante a facilidade com que desconsideram a própria existência de canhotos ao escolher carteiras e assentos para salas de aula).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:24:46 »
Acho que ninguém vai responder, geral aqui deve ser destro. :D

Eu já escutei algo duvidável sobre esta história de ser ou não ser canhoto. A primeira foi que a área que é estimulada desde pequeno, é estimulada pelo fato do neném começar a segurar os objetos com a mão esquerda, ou seja, a mãe pode definir se o neném vai ou não ser canhoto, controlando o ato do bebe segurar objetos.

A outra é que canhotos tentem a ser mais inteligêntes, seria interessante uma lista de pessoas canhotas pra ver se isso é verdade mesmo, mas mesmo assim, isso não provaria nada, de fato.

Mas como jogador de vôlei peladeiro, pegar canhoto é difícil mesmo no ataque. O André Nascimento, que é o jogador oposto da seleção brasileira de vôlei, é canhoto, acredito que o Bernardinho o colocou lá também por isso, tem que ser muito sinistro pra pegar um ataque dele.

Ps - Será que é genético? Enquanto aos ambidestros ?(ou sei lá o nome que se dá pra pessoas que usam os dois lados do corpo pra tudo, sem ter dificuldade).
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:26:13 »
Você sabe qual é a origem da palavra "sinistro", Raphael? :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:26:58 »
Você sabe qual é a origem da palavra "sinistro", Raphael? :)

Não vou te responder enquanto você dizer que viajo em meus argumentos.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:28:29 »
Fico feliz em saber que você não vai viajar mais :)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:42:32 »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:45:32 »
Não... sua mão viaja muito.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:48:27 »
Sou canhoto, votei em quase nunca.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:50:29 »

Seria legal citar em quais casos. :D

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:56:37 »

Seria legal citar em quais casos. :D
Canhoto com a mão e com o pé. E lembrando que esse foi um assunto do último encontro cético, onde descobri que existe até lápis para canhoto.  :biglol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:57:18 »
Lápis? :|

Como assim, é uma coisa reta, ora pois.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:59:25 »
É que a escrita do lápis, com a especificação e tal, é escrita num sentido que normalmente os destros podem ler sem. Para o canhoto teria que interter o lápis. Assim esse lápis para canhoto já vem invertido.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2007, 12:02:26 »
É que a escrita do lápis, com a especificação e tal, é escrita num sentido que normalmente os destros podem ler sem. Para o canhoto teria que interter o lápis. Assim esse lápis para canhoto já vem invertido.

Ahh..legal. Pesquisando alguns imagens no google, vi que vocês realmente tem dificuldades. :D

http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/canhoto.jpg

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2007, 12:43:09 »

Ahh..legal. Pesquisando alguns imagens no google, vi que vocês realmente tem dificuldades. :D

http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/canhoto.jpg
O abridor de latas é o pior. Muito sem jeito para usar.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2007, 12:50:02 »
Para escrever eu sou destro, mas para comer e para usar o computador eu sou canhoto.  :o

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2007, 12:52:18 »
O abridor de latas é o pior. Muito sem jeito para usar.

Minha mãe consegue abrir com a direita, é prática. :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2007, 12:55:35 »
Os melhores abridores de lata que já vi para uso por canhotos são os dos canivetes suíços, principalmente o que também serve como abridor de garrafa.

Fonte:

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #18 Online: 16 de Dezembro de 2007, 13:39:22 »
Só para usar tesouras, e o lamentável fato de borrar a página com tinha de caneta

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Dezembro de 2007, 14:14:26 »
Algumas poucas.  No geral acho que é até vantagem, pois me motiva a ser mais criativo e a me colocar mais no lugar dos outros (é impressionante a facilidade com que desconsideram a própria existência de canhotos ao escolher carteiras e assentos para salas de aula).

De facto, no ano passado estudei numa sala, onde haviam 7 alunos e 5 eram canhotos, nenhuma carteira na escola inteira para canhoto. São essas coisas que fico me perguntando. Porque? Minha coluna ficava acabada no final das aulas.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Dezembro de 2007, 14:17:11 »
[

Ps - Será que é genético? Enquanto aos ambidestros ?(ou sei lá o nome que se dá pra pessoas que usam os dois lados do corpo pra tudo, sem ter dificuldade).
[/quote]

Bem, acho que todos os factores levantados por você no texto acima, são plausíveis, mas a questão genética me parece ser apenas uma das causas, eu já cheguei a ter um professor de genética que disse que o gene é ressecivo, por isso a pequena quantidade, mas eu já tive dois amigos que são casados com canhotas, e seus filhos não são todos canhotos, como seria de se esperar, num caso de junção resseciva que produz caracteristicas homozigotas. Não sei se estou sendo correcta.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2007, 14:22:22 por Mafalda »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 16 de Dezembro de 2007, 14:17:24 »

De facto, no ano passado estudei numa sala, onde haviam 7 alunos e 5 eram canhotos, nenhuma carteira na escola inteira para canhoto. São essas coisas que fico me perguntando. Porque? Minha coluna ficava acabada no final das aulas.

Porque dá trabalho considerar exceções.  Não é motivo suficiente, mas é o que há. :)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Dezembro de 2007, 14:25:29 »
Lápis? :|

Como assim, é uma coisa reta, ora pois.

O problema é a escrita da marca do lápis, que fica numa direcção invertida se a gente pega esse lápis com a mão esquerda.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Dezembro de 2007, 14:33:32 »
Os melhores abridores de lata que já vi para uso por canhotos são os dos canivetes suíços, principalmente o que também serve como abridor de garrafa.

Fonte:

Eu até consigo usar um abridor normal com a mão esquerda mesmo, mas as tesouras para mim continuam sendo um problema, e logo que entrei na faculdade de música tive que aprender a tocar violão como instrumento complementar, já tocava um pouco usando as cordas invertidas, e lá na faculdade não havia instrumentos assim, então tive que aprender a tocar com as cordas na posição tradicional, foi um terror, é que como eu sou musista vira e mexe tenho que lidar com alguns apetrechos que não permitem muita simetria na utilização, acho que o único instrumento que se toca usando exclusivamente a mão esqueda é a trompa, a direita é usada para ficar colocando e tirando a surdina no fone.

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Dezembro de 2007, 14:37:39 »
Também sou canhota , minhas maiores dificuldades são com o abridor de latas, e a tesoura, quando estudava a direção da escola sempre me prometia uma cadeira para canhotos mas ficava na promessa. Sou totalmente canhota: na mão, nos pés, para olhar por um microscópio ou mira, uso o olho esquerdo e o ouvido esquerdo para atender o telefone. Não sei se é genético, apenas minha bisavó era em toda família.
Já ouvi besteiras como "Canhoto é coisa do demônio" (antigamente as crianças eram forçadas a usar a mão direita, por causa disso)
No Orkut tem uma comunidade que o símbolo é um urso polar, porque todos eles são canhotos, mas também não sei afirmar se é verdade.

Mas no geral, adoro ser canhota e votei no "quase nunca".
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!