Os canhotos levam vantagens.
Por causa do uso da mão esquerda, estimulam mais o hemisfério cerebral direito, responsável pela percepção e ação não verbal. Por isso grandes gênios da arte como Leonardo e Michelângelo ( não incluo Picasso, um merda na maior parte do tempo ) serem canhotos.
No esporte, principalmente no futebol, possuem um maior domínio corporal, e um chute mais potente e colocado. Todo bom time tem um "esquerdinha" , sem contar outros esportes.
Sobre o fato de forçarem as crianças no passado a escreverem de mão direita, a explicação mais justa são os problemas de se escrever com bico-de-pena usando letra nanquim. As Bic foram as salvação das crianças, porque se borrava mesmo, e, numa alfabetização precoce, era possível ensinar a usar a direita, o que evitaria muitos problemas no futuro. Claro, esta era a idéia original, mas quando se caía nos colégios de padres com suas idéias do "sinistro" ser coisa do dômonho, virava este festival de horrores e traumas.
Enfim, os canhotos levam vantagens em quase tudo. São mais criativos, possuem uma percepção espacial melhor, são mais hábeis, são melhores nos esportes, e a caneta esferográfica resolveu um dos maiores problemas que era a questão da escrita estar sob a mão.
Em tempo, não sou canhoto. Tive que me esforçar para me livrar de minhas limitações, seu bando de sortudos.