Autor Tópico: Laicismo no natal?  (Lida 3843 vezes)

Suyndara

• Visitante
Laicismo no natal?
« Online: 20 de Dezembro de 2007, 15:51:18 »
Ontem fui ao shopping com o Carlos comprar um bendito "transformers" pro filhote e estava reparando a decoração...

Um mega presépio cheio de anjinhos  ::)

Se é um local público, não deveriam respeitar o laicismo também?  :hein:

Pq partir do princípio que todos os clientes são cristãos? Pq placas ridículas escritas "vc sem deus não é nada?"  |(

E se eu me sentir agredida? (como aconteceria caso a decoração fosse com outro deus "pagão" ou a frase fosse "vc com deus é uma m*"). Não tenho o direito de reclamar?

A escola tirou o último dia de aula para ensinar os símbolos natalinos e o "verdadeiro sentido do natal", ou seja, mesmo sabendo que eu e meu esposo somos ateus eles se acharam no direito de "pregarem" na cabeça do meu filho  |(

Ano que vem meu filho irá para outra escola, mas eu sei que a longo prazo terei problemas...E eu processo o primeiro que se atrever a perseguir meu filhote por causa do meu ateísmo  :hmph: ah se  :x

Francamente, será que não é hora do movimento cético começar a se movimentar e exigir seus direitos?  :hein:

Não acham?

[]s

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Laicismo no natal?
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2007, 16:22:14 »
shoppings são privados.
eu gosto de decoração de natal.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2007, 16:46:27 »
Em muitas cidades a prefeitura compra enfeites pra colocar nos postes de ruas ou avenidas, reinvindicar uma atitude assim faria mais sentido, dependendo desenho do enfeite.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2007, 16:49:57 »
Não sei, acho que deve partir dos céticos alguma tolerância[1], já que os religiosos parecem ter tão pouca. Senão a gente corre o risco de entrar naquela paranóia norte-americana de ficar com medo de ofender todo mundo.

E, pelo menos pra mim, boa parte dos símbolos natalinos já perdeu a conotação religiosa.

[1]Mas não que a gente deva aturar doutrinação e coisa e tal, só enfeites e coisas do tipo.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2007, 16:53:07 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:21:51 »
Acho que vale positivamente, pelo espírito e atmosfera que esses símbolos promovem.
Eu participo do natal, somente pelo ambiente gostoso com a família toda reunida.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:02:10 »
E, pelo menos pra mim, boa parte dos símbolos natalinos já perdeu a conotação religiosa.
Certamente. Ainda bem! hehe.

Mesmo sendo ateu, algo me atrai na comemoração do natal. Festas, decoração, presentes, panetone, enfim, o "espírito natalino" (pessoas desejando felicidades umas às outras, ainda que fingidamente, hehe). Mas tinha que ter neve, para ficar igual os filmes norte-americanos.  :D

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:05:16 »
Que paranóia...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:12:49 »
Eu odeio ver religiosidade patrocinada pelo estado, por menor que seja o traço. Crucifixos, "deus seja louvado" nas cédulas, etc.

Mas a crítica ao shopping não procede, por ser um espaço privado, como disseram.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:23:08 »
Olha só, por mim momento me senti parte de uma minoria desprotegida. Depois de tamanha comoção com o fato, é melhor eu esquecer antes que comece a pensar em ação afirmativa.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:29:18 »
Eu já desencanei de ser chato com o "espírito natalino".

Pq placas ridículas escritas "vc sem deus não é nada?"

Mas isso realmente irrita. Se achar a placa agressiva,m como essa frase é, faça como eu:

1. Inicialmente, finja que não viu.
2. Aumente significativamente o número de coisas que iria comprar, encha o carrinho. Finja que iria pagar à vista. Antes de pagar, note a placa e proteste. "Não sou nada?". Como nada não compra...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:49:44 »

A escola tirou o último dia de aula para ensinar os símbolos natalinos e o "verdadeiro sentido do natal", ou seja, mesmo sabendo que eu e meu esposo somos ateus eles se acharam no direito de "pregarem" na cabeça do meu filho  |(

Ano que vem meu filho irá para outra escola, mas eu sei que a longo prazo terei problemas...E eu processo o primeiro que se atrever a perseguir meu filhote por causa do meu ateísmo  :hmph: ah se  :x

[]s

Suy, eu concordo plenamente com você e neste momento estou passando pelo mesmo.

Mas os nossos filhos AINDA não têm idade para decidir qual o caminho a seguir, e penso que por eles não é bom voce tomar uma atitude radical nesse sentido. Só irá causar constrangimento a ele...

Para mim o Natal é um dia igual aos outros, detesto a idéia do Natal como o nascimento de Jesus e essa treta toda, não gosto dos apelos alusivos e decorativos, não gosto de ver minha filha iludida com o Papai Noel, nunca falei em Deus para minha filha, ela não sabe o que é uma igreja ou coisa parecida.....enfim, também acho tudo isso um saco, MAS por ela e por pedido dela eu fiz árvore de natal, comprei presentes, vamos almoçar na casa da avó católica ( :enjoo:), fui na festinha de Natal da escola dela (ela era uma das ovelhas...), ajudei ela a ensaiar e tudo mais.

Acho um absurdo as escolas não serem laicas, mas apesar disso e pelo bom convívio da minha filha com os colegas, professores, etc. eu prefiro "aguentar".  Prefiro ser sincera com ela quando ela vier me perguntar sobre deus, anjinhos (que por sinal ela não gosta), santinhos e o capeta a quatro.

Esse dia vai chegar com certeza, e aí de uma forma menos agressiva para ela, eu falarei o que eu penso do assunto e porque.

Bem, só quis dar minha opinião!  :ok:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2007, 19:08:20 »
Suy,

Alegra tocou num ponto relevante. Seu filhotinho quer mudar de escola? Ele já não está enturmado e/ou tem alguma namoradinha?

A educação dada em casa pode ser muito mais forte que a cultura da escola. Se em casa lhe é dito e ensinado que o mundo lá fora acredita em coisas doidas, e são ensinados os mecanismos que levam a essas crenças, seu filhotinho já pode ficar vacinado contra os vírus da mente.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2007, 19:18:59 »
Pq placas ridículas escritas "vc sem deus não é nada?"

Mas isso realmente irrita. Se achar a placa agressiva,m como essa frase é, faça como eu:

1. Inicialmente, finja que não viu.
2. Aumente significativamente o número de coisas que iria comprar, encha o carrinho. Finja que iria pagar à vista. Antes de pagar, note a placa e proteste. "Não sou nada?". Como nada não compra...
Gostei dessa.  :histeria:

Francamente, será que não é hora do movimento cético começar a se movimentar e exigir seus direitos?  :hein:

Não acham?

[]s
Me lembro de uma boa iniciativa de laicismo por parte do Banco Real, ao não permitir símbolos religiososo em suas agências. Uma boa iniciativa, sem dúvida.

Seria interessante o movimento cético, tem uns que estão mais politizados nesse sentido, como o Sottomaior, que embora as divergências pessoais que existam com o pessoal daqui, ele faz um bom trabalho nesse sentido. Tem minha admiração.

Sem contar o Apodman, que com suas participações televisivas também contribuiu muito com a divulgação do ceticismo.  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2007, 19:31:29 »
O problema é que lojistas vivem de comércio e essa época é a que mais ajuda nas vendas.Quem vai tirar os simbolos religiosos de suas lojas em uma época assim, se os consumidores em sua grande maioria são pessoas com alguma formação religiosa?

Até entendo os motivos deles.

Narkus

• Visitante
« Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2007, 19:37:39 »
Aceitem a deus, depois se desfaçam...

Se eu ficar toda hora lembrando que não acredito em deus vou acabar sendo frio e rude com muitos que me rodeiam.
Nesta época de viajar, encontrar os familiares, qual o problema de se "auto-enganar" um pouco?

Se bem que ao mesmo tempo desejo uma revolução, mas não tenho dinheiro e ninguém quer me patrocinar.

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 20 de Dezembro de 2007, 21:14:11 »
Suy,

Alegra tocou num ponto relevante. Seu filhotinho quer mudar de escola? Ele já não está enturmado e/ou tem alguma namoradinha?

A educação dada em casa pode ser muito mais forte que a cultura da escola. Se em casa lhe é dito e ensinado que o mundo lá fora acredita em coisas doidas, e são ensinados os mecanismos que levam a essas crenças, seu filhotinho já pode ficar vacinado contra os vírus da mente.
Pois é. Eventualmente, ele iria ficar sabendo que a maioria das pessoas é diferente da mãe... Melhor ficar sabendo ainda menininho, enquanto ele não se adolescentou e deixou de acreditar no que você diz :D

O Natal aqui em casa vem ficando cada ano menos Natal. Quando a gente era criança tinha luz, árvore, ceia e missa do Galo e leitura e diversas coisas. Esse ano, nem árvore vai ter. A gente comprou vários metros daquela "mangueira" cheia de lampadinhas dentro e passou em volta da casa, e vamos cozinhar e trocar presentes e só. É da hora.
Naturalmente que a culpa é minha. Papai foi criado batista e nunca deu bola pra Natal, nem pro bem nem pro mal. Agora que eu e o irmão somos grandinhos e não damos mais bola pro que mamãe diz, aparentemente vencemos pelo cansaço :lol?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #16 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:07:47 »
Eu não concordo que shopping seja um espaço privado e concordo menos ainda com a prefeitura gastar uma fábula montando um presépio  :wink:

Sobre a placa, ela agride sim e aposto os meus dois olhinho à porrada que se a frase fosse o inverso iria rolar protestos, processo e mídia enxendo o saco  :ok:

Fingir de católico, santo e cristão bonzinho só pra agradar a todos no natal me parece um atitude covarde, mas enfim...cada um sabe até onde pretende assumir suas idéias  ::)

Esse ano meus pais fizeram algumas insinuações toscas, em relação ao meu ateísmo e claro, o do Apodman  que assusta mais ainda pq ele foi na TV  :P. Decidi não ir e com isso vou me livrar da insuportável oração de fim de ano e da hipocrisia dos meus irmãos com a troca de presentinhos  :biglol: (vou economizar uma nota aliás).

Sobre a escola, acho que fora o Sotto ninguém ainda chegou nessa fase não é?  :hihi: É irritante pq eu fiz uma porcaria de ficha e coloquei que éramos ateus, então eu considero desrespeito a mim essa tentativa de "salvar a alma" do meu filho  |(

Pensei que algum colega aqui, da área de direito, poderia dar algumas sugestões.

[]s

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Dezembro de 2007, 11:51:12 »
 Bom, não me dei ao trabalho de ler tudo.

Mas concordo com a Suyndara em partes.

Creio que vocês têm o direito de lutar pela restrição de alguns enfeites e frases pagas com dinheiro público.

Se em locais públicos utilizarem enfeites com conotação religiosa pagos com dinheiro público, que lhe ofendam, vocês como cidadãos honestos têm todo o direito de reclamar.

Só acharia exagero se passassem a reclamar de decorações natalinas que já transcenderam ou nunca tiveram conotação religiosa como papai noel, renas e etc  :P

Senão daqui a pouco vão passar a perseguir o coelhinho da páscoa  :biglol:

E se um dia ele me deixar de trazer ovinhos eu ficarei muito bravo com vocês!  :x

Abraços!
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 21 de Dezembro de 2007, 11:52:12 »
Eu não concordo que shopping seja um espaço privado e concordo menos ainda com a prefeitura gastar uma fábula montando um presépio  :wink:

Desculpe, mas shoppings são espaços privados sim.  Por mais que os Paulos Otávios da vida participem da política.

Sobre a placa, ela agride sim e aposto os meus dois olhinho à porrada que se a frase fosse o inverso iria rolar protestos, processo e mídia enxendo o saco  :ok:

Fingir de católico, santo e cristão bonzinho só pra agradar a todos no natal me parece um atitude covarde, mas enfim...cada um sabe até onde pretende assumir suas idéias  ::)

Acho meio estranho esperar que os shopping centers, que por sua própria natureza tentam agradar todo mundo, sejam vanguarda de questionamento social.

Esse ano meus pais fizeram algumas insinuações toscas, em relação ao meu ateísmo e claro, o do Apodman  que assusta mais ainda pq ele foi na TV  :P. Decidi não ir e com isso vou me livrar da insuportável oração de fim de ano e da hipocrisia dos meus irmãos com a troca de presentinhos  :biglol: (vou economizar uma nota aliás).

Sobre a escola, acho que fora o Sotto ninguém ainda chegou nessa fase não é?  :hihi: É irritante pq eu fiz uma porcaria de ficha e coloquei que éramos ateus, então eu considero desrespeito a mim essa tentativa de "salvar a alma" do meu filho  |(

Concordo. É preciso romper essa mentalidade de que "ateu não é boa gente".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #19 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:02:13 »
:histeria: :histeria:

Ok. Ninguém mexe com o coelhinho tá Maycon?  :D

E não dá, pq o calendário é cheio de feriados religiosos e o comércio abusa disso  :P Mexer no capitalismo não vai funcionar...

E tb não vejo necessidade de abrir guerra contra religiosos, só acho que certos espaços deveriam de fato ser laicos sim, ao menos os públicos  :ok:

Eu estou num dilema terrível, quero que meu filho seja alfabetizado numa boa escola e todas as boas escolas da cidade são religiosas  :stunned:

Discriminar uma criança pela crença dos pais é crime, como tb é crime se intrometerem na minha educação (quero que meu filho conheça todas as religiões e mitos...se quiser acreditar em alguma, ok. Mas sem imposição de uma delas como foi comigo  :ok:)

[]s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #20 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:03:17 »
Dantas,

É sim. É sim.

Eu sou uma coruja do bem :D:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:08:35 »
Posso estar viajando, Su, mas acho que você está dando importância demais ao que a escola diz. 

Não é exatamente frequente de crianças se guiarem pelo que lhes é dito lá, ainda mais quando encontram questionamento no exemplo dos pais.

Claro que é mais difícil nessa idade, quando a socialização com os pares e professores é mais delicada... não deve ser fácil para um garoto em idade de alfabetização ouvir os questionamentos e estranhamentos toscos que ainda existem sobre o ateísmo.

Acho que no seu lugar eu tentaria duas coisas - uma, procurar uma escola que passasse firmeza já na conversa com os diretores e professores, lançando de cara o fato de que o seu lar é cético-ateísta.  Se eles aceitarem com naturalidade, bom sinal.  A outra, ensinar discrição e a importância de evitar confrontos inúteis na medida do possível.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #22 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:10:40 »
Bom, eu adoro o Natal.

Meus pais são daqueles que são cristãos no nome e em algumas atitudes - como, de resto, a enorme maioria de nós somos, já que herdamos a moral judaico-cristã. Mas nunca vão a igreja nenhuma, nem costumam rezar, etc. Meus irmãos são católicos praticantes, mas nunca encheram o saco com proselitismo.

Daí segue que o nosso Natal é mais uma ocasião para reunir todo mundo, encher a mesa de boa comida e bebida, refletir sobre o ano que passou, comemorar por sermos uma família unida e feliz e planejar o próximo ano. E de todos os sentimentos cristãos que a data evoca, paz e esperança não são exatamente anti-céticos ou anti-racionais. São apenas humanos :-)

E se adorar o Natal faz de mim um cético menor, bom, problema do ceticismo :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:10:55 »
Uma vez, por motivos perdidos nos labirintos da história lendária, conheci a Escola Logosófica.  Me ficou a sensação de que sistemas que não "terceirizam" a responsabilidade de formação para a crença em Deus ou em alguma religião específica são os melhores.  Ou, na falta deles, ser "minoria" já ajuda a ter uma perspectiva mais inclusivista.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #24 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:11:55 »
O Natal não, o presépio sim :)

Pq ser bonzinho só uma vez por ano? :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!