Autor Tópico: Laicismo no natal?  (Lida 3844 vezes)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
Re: Laicismo no natal?
« Resposta #25 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:20:33 »
Ontem fui ao shopping com o Carlos comprar um bendito "transformers" pro filhote e estava reparando a decoração...

Um mega presépio cheio de anjinhos  ::)

Se é um local público, não deveriam respeitar o laicismo também?  :hein:

Pq partir do princípio que todos os clientes são cristãos? Pq placas ridículas escritas "vc sem deus não é nada?"  |(

E se eu me sentir agredida? (como aconteceria caso a decoração fosse com outro deus "pagão" ou a frase fosse "vc com deus é uma m*"). Não tenho o direito de reclamar?

A escola tirou o último dia de aula para ensinar os símbolos natalinos e o "verdadeiro sentido do natal", ou seja, mesmo sabendo que eu e meu esposo somos ateus eles se acharam no direito de "pregarem" na cabeça do meu filho  |(

Ano que vem meu filho irá para outra escola, mas eu sei que a longo prazo terei problemas...E eu processo o primeiro que se atrever a perseguir meu filhote por causa do meu ateísmo  :hmph: ah se  :x

Francamente, será que não é hora do movimento cético começar a se movimentar e exigir seus direitos?  :hein:

Não acham?

[]s

Sim, eu acho. Para mim o melhor símbolo do Natal continua sendo o Papai Noel, ele consegue trazer uma neutralidade satisfatória à data, mesmo porque sabemos que essa data já era comemorada pelos ditos pagãos muito antes de Cristo ter imaginado que ia nascer, então ensinar esses simbolismos natalinos encharcados de conceitos cristãos alem de ser anti democrático e desrespeitoso para quem não compartilha desse sistema de crença, tambem chega a ser um equívoco histórico, uma vez que não informa que essa data deriva de ritos muito mais antigos, ou seja é desinformação. Concordo com você.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:24:05 »
Tendo exposto que adoro o Natal, vamos à segunda parte :-)

Penso que certas coisas são inevitáveis. Vivemos, nominalmente, na maior nação católica do mundo. Ainda que boa parte dos crentes só vá à igreja poucas vezes por ano, a herança cultural que recebemos é forte e se reflete nessas mensagens sobre o verdadeiro espírito de Natal, da Páscoa, etc. Mas francamente? Qual é o problema disso? Se fosse no Japão haveria todos os dias e festivais xintoístas igualmente religiosos, igualmente "irracionais". Se fôssemos todos Testemunhas de Jeová (que não comemoram o Natal), será que nos sentiríamos oprimidos? Ou judeus, os islâmicos, etc?

Não vejo o menor problema em participar de uma roda de oração com minha família no Natal ou na Páscoa, como não vejo o menor problema nas escolas mandarem mensagens religiosas nestas ocasiões. Se for uma coisa ostensiva muito provavelmente o seriam no resto do ano também - e aí seria motivo para procurar outra. De outra forma, entendo que dar de ombros e conviver com o fato de sermos minoria é um exercício de tolerância e cordialidade :-)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #27 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:28:00 »
Não sei, acho que deve partir dos céticos alguma tolerância[1], já que os religiosos parecem ter tão pouca. Senão a gente corre o risco de entrar naquela paranóia norte-americana de ficar com medo de ofender todo mundo.

E, pelo menos pra mim, boa parte dos símbolos natalinos já perdeu a conotação religiosa.

[1]Mas não que a gente deva aturar doutrinação e coisa e tal, só enfeites e coisas do tipo.

Sim, quanto aos enfeites, não os vejo nem mais nem menos que isso, são realmente enfeites, o interessante é que quando eu fiz a faculdade de desenho industrial por um tempo, passamos a época do Natal estudando por causa de uma greve que atrazou tudo, o professor de desenho então pediu que nós desenhassemos um painel que seria o presépio da faculdade, e resolvemos usar nossos rostos para compor os personagens desse presépio, claro que fizemos o presépio mais cômico do mundo, eu inclusive fui caricaturizada como uma coruja com joelho bichado que estava pousada na famosa vaca do presépio. Ficou bem legal, mais pelo escracho da coisa mesmo. Mas ainda assim acho apelativo algumas coisas nessa época.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Dezembro de 2007, 13:26:41 »

A educação dada em casa pode ser muito mais forte que a cultura da escola.

Exatamente. Esse é o ponto.
Sem esquecer de ensinar também a respeitar ou pelo menos tolerar quem insiste em acreditar "em coisas".  :ok:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #29 Online: 21 de Dezembro de 2007, 13:44:17 »
Minha filha chegou da escola meio chateada dizendo que um coleguinho havia dito que o "Pai Natal" (como o chamam aqui em Portugal) não existia. Ela não quis aceitar (ainda!) a inexistência do Papai Noel e de suas adoráveis renas...
Eu francamente não tive coragem de ser tão realista e ainda mais nas vésperas de Natal, então respondi a ela que eu pessoalmente nunca o tinha visto....

Claro mesmo assim ela não aceitou....mas ficou pensativa e começou já a questionar. Quando ela ganhar o presente com o papel que me viu comprar, mais questionamentos vai fazer.... e aí sim aos poucos vou deixando ela ver por ela mesma, até o dia que eu sentirr que ela está mais preparada para ouvir a verdade. Sem traumas.  ::)

Fiz assim com os meus outros filhos e deu certo.   :lol:  E até se tornaram ateus antes de mim... :hihi:

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #30 Online: 21 de Dezembro de 2007, 13:46:19 »
Minha filha chegou da escola meio chateada dizendo que um coleguinho havia dito que o "Pai Natal" (como o chamam aqui em Portugal) não existia. Ela não quis aceitar (ainda!) a inexistência do Papai Noel e de suas adoráveis renas...
Eu francamente não tive coragem de ser tão realista e ainda mais nas vésperas de Natal, então respondi a ela que eu pessoalmente nunca o tinha visto....

Claro mesmo assim ela não aceitou....mas ficou pensativa e começou já a questionar. Quando ela ganhar o presente com o papel que me viu comprar, mais questionamentos vai fazer.... e aí sim aos poucos vou deixando ela ver por ela mesma, até o dia que eu sentirr que ela está mais preparada para ouvir a verdade. Sem traumas.  ::)

Fiz assim com os meus outros filhos e deu certo.   :lol:  E até se tornaram ateus antes de mim... :hihi:

Boa sorte com essa filha também.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #31 Online: 21 de Dezembro de 2007, 13:48:43 »
 :)  Obrigada!!!!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:16:27 »
Pq ser bonzinho só uma vez por ano? :?
Mas o Natal não prega isso. É para lembrar de bondade e serve de divulgação disso.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:20:38 »
E a querstão não é tão simples quanto parece. Se a prefeitura não enfeitar a cidade, quem o fará? A população gosta desse agrado e gostam que a prefeitura faça isso.

Sobre empreendimento privado na decoração não há o que discutir. Se um judeu quer enfeitar celebrando o Hanukkah que o faça, assim como algum pagão colocar um bode do Yule. Como nossa população é majotariamente cristã, não vejo nada errado neles enfeitarem suas lojas com decoração natalina. E, na boa, se sentir ofendido é ser muito amargo. Não concordar tudo bem, mas que é bonito, é.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:22:23 »

Alegra, isso que estás fazendo com teus filhos é muito saudável para o desenvolvimento crítico delas. Parabéns!

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #35 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:29:46 »
     Bonito? As vezes acho brega.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #36 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:32:13 »
    O pessoal do CIB daqui do Rio de Janeiro já monta uma Hannukah na praia para ser acesa numa cerimônia coletiva. Mas fica por aí.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #37 Online: 21 de Dezembro de 2007, 23:43:22 »
:histeria: :histeria:

Ok. Ninguém mexe com o coelhinho tá Maycon?  :D

Ufa!!!!!!  :yahoo:

*Em tempo, mande um abraço pro Carlos em meu nome, por favor.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #38 Online: 22 de Dezembro de 2007, 14:59:59 »

A maioria discorda -- e este é o ponto :-)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #39 Online: 22 de Dezembro de 2007, 17:13:48 »

Alegra, isso que estás fazendo com teus filhos é muito saudável para o desenvolvimento crítico delas. Parabéns!

Obrigada Fernando. As vezes eu também acerto...  :D
Como eu detesto que me imponham idéias e que me obriguem a aceitá-las SÓ por ser politicamente correto então não acho justo fazer isso aos meus filhos.  :ok:

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2007, 17:17:20 por Alegra »

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #40 Online: 23 de Dezembro de 2007, 00:16:50 »

Nunca fiz questão de estar com a maioria, continuo achando brega.

rizk

• Visitante
« Resposta #41 Online: 23 de Dezembro de 2007, 00:34:48 »

Dane-se você, então. :D
E o pior é que é, mesmo. Ou a gente leva a vontade da maioria a sério, ou, deus nos livre, quando a maré virar é na nossa bundinha.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 23 de Dezembro de 2007, 00:44:02 »
a coisa a gente resolve com um sopesamento, basta levar em conta a idéia de proporcionalidade. de um lado a satisfação da maioria com a consecução de uma tradição de décadas, e de outro 15 pessoas que acham tudo isso brega. a maioria leva.
se, no entanto, a maioria realizasse a tradição de sacrificar crianças virgens no natal, bem, aí o que estaria sendo ferido não seria o senso estético de 15 pessoas mas a vida das criancinhas e toda nossa ordem social e os principais bens jurídicos protegidos por ela, e aí as criancinhas levam. 
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #43 Online: 23 de Dezembro de 2007, 02:12:26 »

Dane-se você, então. :D
E o pior é que é, mesmo. Ou a gente leva a vontade da maioria a sério, ou, deus nos livre, quando a maré virar é na nossa bundinha.

O problema é que eu já tive mais de 40 fracturas pelo corpo, já levei tiro, facada, lutar contra a maré é de menos...

rizk

• Visitante
« Resposta #44 Online: 23 de Dezembro de 2007, 03:49:07 »
Mafalda, com todo o respeito que se deve à pessoa acidentada, você acha que pode falar e viver livremente a sua ausência de crença por causa das suas fraturas? Você as conseguiu lutando por essa liberdade?

O que alguns aqui gostariam de poder tirar dos outros é justamente o que dá a eles o que têm e tanto prezam. :?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #45 Online: 23 de Dezembro de 2007, 08:20:31 »
Tendo exposto que adoro o Natal, vamos à segunda parte :-)

Penso que certas coisas são inevitáveis. Vivemos, nominalmente, na maior nação católica do mundo. Ainda que boa parte dos crentes só vá à igreja poucas vezes por ano, a herança cultural que recebemos é forte e se reflete nessas mensagens sobre o verdadeiro espírito de Natal, da Páscoa, etc. Mas francamente? Qual é o problema disso? Se fosse no Japão haveria todos os dias e festivais xintoístas igualmente religiosos, igualmente "irracionais". Se fôssemos todos Testemunhas de Jeová (que não comemoram o Natal), será que nos sentiríamos oprimidos? Ou judeus, os islâmicos, etc?

Não vejo o menor problema em participar de uma roda de oração com minha família no Natal ou na Páscoa, como não vejo o menor problema nas escolas mandarem mensagens religiosas nestas ocasiões. Se for uma coisa ostensiva muito provavelmente o seriam no resto do ano também - e aí seria motivo para procurar outra. De outra forma, entendo que dar de ombros e conviver com o fato de sermos minoria é um exercício de tolerância e cordialidade :-)

Não poderia estar mais de acordo... :ok:

E ainda tem a reunião da família, a mesa cheia de comida que a gente só encontra no Natal, o churrasco, o amigo-oculto, o tio bêbado inconveniente que desmaia no meio do amigo oculto, o primo que aproveita pra te pedir um dinheiro emprestado... tudo isso faz parte... :lol:
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2007, 08:22:47 por DiegoJaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #46 Online: 23 de Dezembro de 2007, 08:21:50 »
Também com todo respeito às suas cicatrizes (e lamento profundamente se as conseguiu por causa de sua não-crença), por que é mesmo que se deve lutar por um Natal laico? Por que as pessoas religiosas não deveriam poder gastar seu dinheiro em decorações bregas se lhes aprouvesse, da mesma forma que pessoas de todo o espectro de crença gastam dinheiro com livros, roupas e entretenimento bregas?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #47 Online: 23 de Dezembro de 2007, 13:11:36 »
 :| Well, não gosto do Natal e faz tempo que não o comemoro, mas só pra dar um pitac o no tópico.

:) Pessoalmente, já não vejo o Natal como uma comemoração religiosa, e sim cultural.

Eu vejo judeus, pagãos e até ateus (vide esse tópico  :P) comemorando o dito cujo Natal, então como posso considerá-lo uma festa exclusivamente Cristã?

A minha cidade está completamente enfeitada para a comemoração ( ::) e viva o turismo), sem dúvida houve gastos do dinheiro público para tanto, mas agrada a muitos.

E mesmo que não acreditemos na questão religiosa da comemoração, há os significados dela como já foi citado, principalmente a família reunida. 

:) E se no meio da decoração tiver anjos e presépio, paciência, eles fazem parte da festa, mas se aceitamos Papai Noel (que também não existe) qual o problema de aceitar anjinhos e Jesus?  :P

:) E quanto aos filhotes, eu ao menos considero saudável que eles vivenciem um pouco de religião. Eles não vão virar teístas apenas por causa disso e terão experiências diferentes.  :)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #48 Online: 23 de Dezembro de 2007, 13:49:24 »
Engraçado, eu não sei explicar como isso acontece, mas saibam que eu não enxergo mais, e não se trata de um problema de visão hehehe, certas coisas que antes eu não gostava, e as notava exatamento por me desagradar. Entre essas coisas estão os presépios e quase toda a decoração natalina em lojas e espaços públicos. Sei lá, eles se incorporaram à paisagem, eu sei que tem algum tipo de decoração mas eu não presto a mínima atenção, nem sei dizer se as acho bonitas ou feias. Pra mim são indiferentes de outras decorações como páscoa, dia das mães, pais, namorados, etc...

Mais alguém aqui é assim?

rizk

• Visitante
« Resposta #49 Online: 23 de Dezembro de 2007, 15:03:06 »
Engraçado, eu não sei explicar como isso acontece, mas saibam que eu não enxergo mais, e não se trata de um problema de visão hehehe, certas coisas que antes eu não gostava, e as notava exatamento por me desagradar. Entre essas coisas estão os presépios e quase toda a decoração natalina em lojas e espaços públicos. Sei lá, eles se incorporaram à paisagem, eu sei que tem algum tipo de decoração mas eu não presto a mínima atenção, nem sei dizer se as acho bonitas ou feias. Pra mim são indiferentes de outras decorações como páscoa, dia das mães, pais, namorados, etc...

Mais alguém aqui é assim?
Eu sempre reclamo, "sai natal entra carnaval, sai e vem dia das mães, etc. etc!", mas é pro forma. :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!